quarta-feira, 30 de junho de 2010

É o mercado, estúpido!

Parece-me que passou despercebida a notícia da renegociação do contrato televisivo que liga o Sporting à Olivedesportos, ou pelo menos não lhe foi dada a devida importância que ele tem no contexto do financiamento da actividade mais representativa do nosso clube. Falamos afinal de vender o nosso produto mais valioso e que, ao contrário dos jogadores, não representa uma ameaça ao nosso valor competitivo.

(É já inútil perceber porque vendemos as imagens dos nossos jogos a um intermediário, que, dos lucros que retira, faz dos usurários parecer bons samaritanos. Enquanto a Olivedesportos vinga o futebol português mirra. Neste momento, a empresa dos manos Oliveiras despende cerca de 50 milhões de euros, quando se pensa que os resumos e publicidade estática valham o dobro ou o triplo. Beneficiam da negociação individual, ao contrário do que se faz nos países onde esta receita é melhor rentabilizada em favor dos clubes. Perceber tudo isto seria desvendar segredos que ajudariam a perceber porque o futebol nacional é hoje o que é.)

Voltando ao início, estranho o momento escolhido para a renegociação, que só pode ser ditado pela necessidade. É que se estamos a vender o nosso melhor produto, quando a sua qualidade tem deixado muito a desejar há vários anos para cá, ao ponto de ter deixado de interessar a muitos Sportinguistas, como esperar ser bem remunerado? Não é pois por acaso que o nosso contrato é terceiro no seu valor entre os 3 grandes, e a sua assinatura, por parte dos nossos representantes, significa a confissão pública da sua visão particular do valor do nosso clube ou da sua incapacidade de conseguir melhor na hora de negociar. Mais, à assinatura deste novo contrato deve corresponder a respectiva antecipação de receita, o que é eticamente questionável e de legalidade duvidosa, tendo em conta o mandato da actual direcção.

Não se pode estranhar também que o SLB se sirva das audiências para tirar proveitos. Fazem o que lhes compete, assim fizessem os nossos dirigentes. Se bem que, em termos estratégicos, é de vistas curtas pensar que o “orgulhosamente sós” pode ser proveitoso a médio / longo prazo. Todos teríamos a ganhar com um futebol mais saudável, quer financeira quer desportivamente e tudo a perder com clubes a falir em cascata ou sem capacidade competitiva. A menos que se pretenda ganhar sozinho, o que compreende vindo de onde vem. A matriz de um Sportinguista é bem diversa, quanto melhor estiveram os adversários mais agradável são as nossas vitórias. Digo isto porque os encarnados são hoje os maiores opositores a uma negociação conjunta dos direitos televisivos, aproveitando o vento que lhes sopra nas velas.

Nenhum de nós deve estranhar ser confrontado com estes factos que nos causam desgosto profundo. Não são mais que o resultado de anos consecutivos de actos de gestão ruinosa, que só não tem piores consequências pela grandeza do Sporting como instituição. A imagem que o Sporting reflecte para o exterior é de um clube em esforço para manter o seu estatuto e isso paga-se caro na hora de vender, mas na hora de comprar cobram-nos pela medida grande.

Não é por não gostar do Sporting que aqui várias vezes tenho colocado a debate as movimentações do clube no sentido de se reforçar para a época 2010/11. Bem antes pelo contrário. O Sporting é acima de tudo um projecto desportivo e é com equipas sólidas e vencedoras que esse projecto vingará e sem elas continuará a definhar. Mas construir uma equipa não pode significar hipotecar o futuro. Não é apenas por não se poderem rentabilizar numa futura venda que a aquisição de vários jogadores em fim de carreira é um erro. Quando hoje se sabe que a criação de um fundo de jogadores é uma das ferramentas de financiamento, que a venda de Di Maria rendeu aos investidores 5 milhões de euros, apetece-me perguntar que jogadores temos nós para atrair o mercado, para lá dos que saíram da formação. Pois, o mercado pode ser cruel mas não é estúpido, estúpido…

10 comentários:

  1. LdA, várias considerações.

    Já tinha conhecimento da renovação do contrato do fcp, por valores inferiores aos que são anunciados para o Sporting.

    Isto não é uma verdadeira negociação, para o ser teria de saber de quanto era a proposta do concorrente da Olivedesportos, e esta entidade não existe.

    Sobre o clube que tem a mania das grandezas, já que são os maiores, gostava de saber por quanto é que iriam vender os seus jogos contra ninguém. É que com a bela solidariedade que demonstram pelo mercado que lhes dá dinheiro era bom que todos os clubes se recusem a fazer os seus jogos na Luz, no fundo é só uma derrota no campeonato e se eles se recusarem a jogar todos os jogos fora... nós agradecemos.

    "A imagem que o Sporting reflecte para o exterior é de um clube em esforço...", não concordo, a imagem que transmitem ou que alguns querem transmitir pode ser essa, a que o clube reflecte é bem diferente. Mas cada um é livre de utilizar a areia que quiser para os seus olhos. Eu não tenho visões miserabilistas do Sporting, a única imagem que vejo reflectida é do maior clube desportivo nacional. Tudo resto são épocas há melhores e piores.

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  2. Sobre os direitos de TV só tenho pena que, mesmo com o benfica de fora, o Sporting não tome a iniciativa em conjunto com o FCP e, agreguem os Clubes profissionais todos para uma negociação em bloco. Penso que nem o FCP nem o Sporting perdiam relativamente a negociar sozinhos e, pelo menos, ficavam com uma posição mais forte relativamente ao benfica.
    É que os senhores do clube das grandezas usam as audiências da última época, mas pergunto-me, porque não usaram as das épocas anteriores?
    Aliás, penso que até o benfica ganharia mais dinheiro com uma negociação em bloco, só não o faz porque por essa via teria adversários que também iriam receber mais dinheiro. Eles pretendem receber 40M por 15 jogos que são os que podem vender, mas isto é como eu dizer que a minha casa vale X milhões de euros. A realidade é simples, as coisas valem o que alguém estiver disposto a pagar por elas. Se o benfica não aceitar a oferta da Olivedesportos, que ofertas vai receber? Provavelmente nenhuma...Os canais actuais não podem dar grandes quantias, e não vão fundar um canal só para transmitir 15 jogos, e não há interesse em meter os jogos na benficaTV.

    Mas repito a minha ideia inicial. O Sporting como Grande Clube Nacional e Clube inovador que é, devia concentrar todos os clubes para uma negociação em bloco e, que, também envolvesse a criação de um fundo de solidariedade para as equipas que descem de divisão, para assim termos um futebol português mais interessante e competitivo...

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  3. Retiro ainda uma ideia do comentário do LMGM.

    De facto, o benfica cada vez mais vem mostrando interesse em ganhar de uma maneira agressiva. Isto é, a conversa não se resume a ganhar. É ganhar e destruir o que há à volta, os adversários. Permanentemente é usado um discurso agressivo face aos outros competidores e de grandeza com bacoradas como "os outros sem nós não são nada".

    Nada mais errado. O futebol português é muito pouco competitivo porque é toda a gente do benfica e os clubes pequenos não têm adeptos. E cada vez mais, tenho a impressão que o que ainda vai safando as equipas pequenas é haver o Sporting e o FCP, porque assim, 2 vezes por ano as ainda têm adeptos...

    Por mim fazia-se o que o LMGM disse, ninguém ia jogar à Luz como forma de protesto...

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  4. LMGM:

    "A imagem que o Sporting reflecte para o exterior é de um clube em esforço para manter o seu estatuto".

    Uma coisa é o que queremos para o Sporting, a forma como vemos o clube, e outra bem diferente é como o clube projecta a sua imagem e é visto do exterior, o tratamento que é dispensado pelas entidades com o Sporting se tem de relacionar e a forma como esse tratamento é aceite por quem tem a missão de dirigir.

    Não tenho do Sporting uma visão miserável, ou não teria afirmado na frase anterior que o Sporting é uma grande instituição.

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  5. LdA, uma grande instituição é o Grupo Stromp, o Sporting é o maior clube desportivo nacional.

    Eu percebo onde queres chegar mas não concordo em dar eco a imagens distorcidas do Sporting, excepto se for para as negar ponto por ponto.

    JPDB, se é para analisar audiências só do ano anterior o melhor é fazer só contratos anuais e não de longa duração.

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  6. O que o slb está a fazer, é defender os seus interesses da maneira que acha mais conveniente. O que o SCP tem que fazer, é o mesmo.

    O problema é que quem neste momento o tem que fazer, são os mesmos que o delapidaram e desvalorizaram.

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  7. sobre os direitos televisivos e respectiva negociação:

    - a indústria de media está em acelerada revolução: migração para o digital, mobilidade, multiplicação de suportes
    - antes era preciso dinheiro, muito dinheiro, para ter os meios de produção e distribuição, fosse um jornal, uma rádio, uma televisão. Com a internet e as redes de banda larga, tudo muda. Um canal televisivo online é um negócio low-cost
    - dito isto, negociar os direitos com intermediários é negociar no passado. Os clubes de futebol são proprietários de um produto com potencial inigualável. E não há outro Benfica nem outro Sporting nem outro FC Porto a venderem jogos à Olivedesportos
    - mais: não percebo, sequer, o que ganha o Benfica em associar-se ao Meo. Alguém duvida do sucesso da Benfica TV a funcionar só na internet? O mesmo é válido para o Sporting e FC Porto.

    Na minha opinião, o passo que os clubes de futebol têm que dar é o de partirem eles próprios para a distribuição dos conteúdos na internet e em todas as plataformas móveis: de modo individual nos próprios sites ou em conjunto criando um canal da primeira liga com o apoio da LPFP. E aí poderiam ficariam com as receitas de publicidade, podendo vender o produto no modelo que melhor os servisse (pay per view, assinatura, etc)

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  8. Kova:
    Excelente comentário, mas crês ser possível que os clubes portugueses dêem esse passo. No caso do Spoerting, p.ex., ficaremos presos, de forma literal, a um contrato até 2019. O que, tendo em conta o fenómeno volátil que são as comunicações é quase criminoso, mesmo acautelando juridicamente os direitos sobre plataformas já hoje conhecidas.

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  9. Acho que há aqui alguns mal entendidos em relação ao novo contrato.

    "Não é pois por acaso que o nosso contrato é terceiro no seu valor entre os 3 grandes, e a sua assinatura, por parte dos nossos representantes, significa a confissão pública da sua visão particular do valor do nosso clube ou da sua incapacidade de conseguir melhor na hora de negociar."

    O Sporting apartir de 2013/2014, quando entar em vigor o novo contrato, irá receber 15 milhoes por epoca, o fcp 16, e fala-se que os bimbos 25. Isto chama-se mercado, os bimbos tem 6 milhoes (fora estrangeiro), o fcp a esmonia dos ultimos anos no nosso futebol...epá só se tivessemos o guru das negociações é que conseguiriamos um valor superior aos outros dois.

    "Mais, à assinatura deste novo contrato deve corresponder a respectiva antecipação de receita, o que é eticamente questionável e de legalidade duvidosa, tendo em conta o mandato da actual direcção."

    Isto é um absurdo...o contrato foi revisto nesta altura, segundo o que li, porque foi revisto já o contrato em vigor no proximo ano. Em vez de recebermos 8 milhoes como tem acontecido, vamos receber 11 milhoes e apartir de 2013, 15 milhoes.
    Em relação à legalidade e há ética, não costumas ver os politicos a negociar contratos para alem dos anos que vão estar à frente do governo?

    Acho que temos de continuar a negociar com os Oliveirinhas vir não haver outro. Será que conseguiriamos vender directamente a qualquer canal de tv (que estão na penúria). É claro que temos de apostar nas televisões on-line, nos pay per views, mas acho ainda cedo. Se não, até era estranho, os bimbos com um canal já seu, continuarem a negociar com os Oliveiras.

    Em relação ao Bolacha Ti Maria, a criação de fundos e antecipação de receitas, são uma das formas de gerir o negocio...Os investidores ganharam neste negocio 5 milhoes, e quanto podem perder nos outros?? visto que o fundo englobava diversos jogadores e para analisar, não basta pegar na pérola.

    Em relação a passarmos uma imagem de clube em esforços, se nós sócios e adeptos falassemos menos de passivos, de falencias e ate de um dia fechar portas, os que estão do outro lado, ficavam com outra ideia, agora assim, parece que passamos sempre pelos coitadinhos que andamos a contar os tostões.

    SL

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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