segunda-feira, 12 de julho de 2010

Questões de identidade

Quem apenas olhar do lado da estatística poderá ser levado a concluir que Portugal poderia ser hoje campeão do Mundo: tal como a Espanha, marcou 7 golos e sofreu apenas um. E tal, como a Espanha, perdeu a apenas um jogo e precisamente com o campeão do mundo em título. Ou olhando para a vice-campeã Holanda, com os seus 12 golos marcados, e futebol de indiscutível qualidade, há até quem diga que lhe ficaria melhor o título. Talvez, mas teve um pequeno grande problema: teve que defrontar a Espanha. E, tal como todos que os precederam, tiveram que jogar com muito maiores cuidados do que anteriormente. Essa é a melhor homenagem que se pode prestar aos campeões, o justo reconhecimento da sua categoria e a explicação para os poucos golos marcados pelos campeões: com eles todos meteram tracção atrás. E mesmo quando perderam, numa daquelas improbabilidades que o futebol por vezes desmente, nuestros hermanos não perderam a identidade.

É esse o Sporting com que muitos de nós sonhamos. Um Sporting de personalidade vincada, que, ao invés de se preocupar com os adversários, obriga estes a temerem-no e adaptarem-se.  Jogar à Sporting, identidade que já existiu e que hoje se descaracterizou. Um objectivo perfeitamente realista a nível interno. Um Sporting à Sporting e não apenas uma caricatura. A imagem, roubada ao Armazém Leonino, lembra-me a equipa do Sporting que mais gostei de ver jogar e que jogava à Sporting!

1 comentário:

  1. É simples.

    "Um objectivo perfeitamente realista a nível interno. Um Sporting à Sporting e não apenas uma caricatura". Uma frase feliz.

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.