domingo, 11 de julho de 2010

Nice? Nem por isso...


O titulo do post serve quer para a final do campeonato do Mundo quer para o jogo que o Sporting disputou hoje com o clube da Côte D'Azur. O brilho da final parece ter-se esgotado na magnifica cerimónia de encerramento. O do jogo do Sporting está ainda para chegar.

Se ainda é cedo para deliberações definitivas, posso dizer, após a segunda partida, que me custa a perceber com clareza as ideias que Paulo Sérgio procura implementar para o nosso futebol. Mais preocupante parece-me ser a sua insistência na adaptação de um central às funções de 6. Depois de Coelho foi Carriço o sacrificado. À espera de Pedro Mendes e de quem mais?

Atendendo aos jogadores que ainda faltam, e crendo que representarão acréscimo de qualidade na oferta individual, o melhor é esperar. Mas não deixo de lamentar que o que parece o melhor planeamento dos últimos tempos  de uma pré-época  possa significar uma partida falhada motivada pelas circunstâncias. Uma questão que não pode ser ignorada quando se analisa o trabalho do treinador.

15 comentários:

  1. Devemos continuar acreditar no Paulo Sérgio. Até agora que lhe deram?? deixem-no trabalhar, ele é um excelente treinador.

    ResponderEliminar
  2. Tive acesso ao planeamento do Guimarães da época passada. Fiquei deveras impressionado.

    Não estava tudo especificado (por exemplo, apontava como objectivo de determinados treinos, a movimentação colectiva ofensiva, mas não especificava qual era). Ou seja, não dá para dizer se concordo com as suas ideias, mas o facto de não lhe faltarem as tais ideias, é um excelente sinal. Acreditem que com 2/3 dos treinadores da nossa Liga (ou mais) é tudo aleatório. Paulo Sérgio não! Esperemos para ver...

    ResponderEliminar
  3. Lamento não concordar, Paulo Sérgio está longe ser um excelente treinador e é um calcanhar de aquiles na época do Sporting que aí vem.

    ResponderEliminar
  4. Jogo fraquinho, a mostrar que há várias peças que estão no plantel e lá não deviam estar (e nem conto cm AMartins e Owusu que irão concoerteza progredir, e ajudar no futuro), mas essencialmente Grimi e Abel - arrisco a dizer que não teriam lugar em qualquer equipa da 1ªLiga.

    Um bom Vuk de 20minutos. Pongolle, em forma, com a versatilidade que tem pode vir a ser importante. O resto, muito pouco para além do esforço de Santos, e de um natural domínio contra 10, já com laterais em campo!


    RDS
    www.sportingseculoxxi.blogspot.com

    P.S. - Uma selecção que marca 7 golos em 7 jogos merece ser campeão do Mundo de Futebol? Talvez sim, porque cada vez este futebolzinho de FIFA's e marketing merece esta vulgaridade, estes técnicos medrosos dos 0-0, estes Prof's Queiroz da vida...

    ResponderEliminar
  5. O Nice jogou 5 min com 10...um 11º jogador reentrou por comum acordo entre os clubes.
    Mais atenção.

    ResponderEliminar
  6. O Sporting matou esta época antes da anterior acabar ao escolher o treinador e vai fazer o funeral antes desta começar com os casos e descasos na formação do plantel.

    ResponderEliminar
  7. O Sporting não jogou contra 10. Jogou sempre contra 11

    Este é o momento certo para Paulo Sergio inventar e efectuar os testes que entender.

    ResponderEliminar
  8. calma pessoal: jogámos anteontem, de novo hoje, e as pernas pesam. o porto empatou com uma equipa amadora e os passarinhos espetaram-se de frente contra o sion, essa potência helvética.

    de preocupante apenas a falta de qualidade evidenciada pelos que jogaram no primeiro tempo e, sim, essa insistência em experimentar centrais na posição de pivot defensivo. tá visto que nem o nac nem o carriço têm a mínima vocação para a coisa.

    falta chegar muita gente e aí sim podemos cobrar. e espero que chegue gente que já cá estava mas também outros de fora - precisamos de contratações que façam a diferença e a contagem decrescente para o primeiro jogo da liga europa já começou, faltam duas semanas.

    ResponderEliminar
  9. É exasperante ver tanto sportinguista com sede de sangue ... assim não haverá quem dure nem quem consiga acabar com a nossa sede de VITÓRIAS.

    Calma minha gente estamos na pré época já fizemos tantos jogos como na pré época passada com plantel ainda curto.

    Vejo em todo o lado toda a gente a malhar no PS por causa de colocar o NAC a trinco ... já viram os jogadores que lá temos ????? o mais próximo de trinco é o André Santos que tal como o Adrien não é um trinco de natureza mas sim um 8 médio box-to-box.

    O jogo contra o Nice não foi nice é certo mas daqui a 3 dias temos mais um teste ainda mais complicado frente com PSG esperemos que nesse jogo já possamos aferir melhor o trabalho do nosso treinador e dos nossos jovens jogadores.

    ResponderEliminar
  10. Por aquilo que eu já vi dos dois últimos jogos efectuados, facilmente percebo que á 5ª jornada algumas cabeças poderão rolar em Alvalade. Oxalá me engane e com todo o plantel á disposição de PS as coisas serão diferentes. Oxalá.

    SL

    ResponderEliminar
  11. As vezes arrepia-me ler algumas coisas que aqui se escrevem...

    Sinceramente não entendo o porque de tanta aflição sobre um resultado num treino onde não estão todos os jogadores a disposição e onde a carga fisica da pre-epoca tem sido intensa (o Sporting treina sempre antes dos jogos).

    Caso não tenham reparado tanto o Young Boys como o Nice levam a sua preparação da epoca mais adiantada que os seus campeonatos começam antes do nosso e estamos a falar do 2º classificado do campeonato suiço e o 15º (não é brilhante de facto mas tendo em conta que na primeira parte jogamos com o que vai ser na teoria a equipa suplente e dispensada do Sporting até foi bastante bom) do ultimo campeonato Frances.

    Já andam ai as vozes derrotistas e mal dizentes, eu sou um dos muitos criticos de JEB e das suas decisoes mas acredito que ele desde as ditas ferias no canada até que começou a abrir um bocado os olhos, se calhar os ares fizeram-lhe bem não sei.

    Vamos aguardar para ver quando for a serio, mas para já e como atleta fui fiquei agradado com a disponibilidade fisica da equipa no decorer dos jogos tendo em conta, e volto a repetir, que treinaram de manhã.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  12. Benfica e Porto escalpelizados por aquilo que, respectiva e efectivamente, são: "uma doença mental" e "um complexo de inferioridade"...

    Toda a Guerra Santa em
    sporting 74.blogspot.com

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  13. Para mim está tudo tão embrulhado que não dá nem para comentar.
    Como é que se pode preparar uma equipa numa fase em que há jogadores à espera de serem vendidos para que o Sporting possa comprar os reforços pedidos pelo Treinador?
    E se não se venderem? Não se compram os tais reforços e tudo volta a repetir-se para nossa mágoa e vil tristeza.
    Não dizia o Paulo Bento e os seus admiradores que não se podia fazer omeletes sem ovos?
    Pois é essa a questão!

    Pobre coração leonino que bate e volta a bater descompassadamente.

    ResponderEliminar
  14. Caro Norte de Alvalade,

    Sem dúvida o vosso blogue é um dos melhores, mas estão a usar esse facto somente para bater no nosso clube.

    ex" "Mas não deixo de lamentar que o que parece o melhor planeamento dos últimos tempos de uma pré-época possa significar uma partida falhada motivada pelas circunstâncias".

    Um elogio tem de vir complementarizado por uma critica.

    Deixem lá a pré época chegar ao fim...Depois falem..

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Top Leão:
    acusas-me mas fazes exactamente o mesmo: elogias e criticas.

    O "somente" é notóriamente redutor do que aqui se faz e cai num erro muito comum: confundir o Sporting com apenas algumas pessoas.

    Diz-me uma coisa: faz ou não faz sentido o lamento - é assim que o vejo, não como um critica, muito menos direccionada para alguém em particular - que tenhamos uma pré-época bem planeada e não tenhamos os jogadores para a cumprir?

    Pode ou não vir a ser um factor decisivo no contexto de uma época seguramente difícil?

    Se as respostas forem não, aí ficarei preocupado. Mas continuarei convicto de que o escrevi faz sentido.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.