quinta-feira, 22 de julho de 2010

Think Big!




Em digressão pelos Estados Unidos da América o Sporting parece querer encarnar um dos lemas principais daquela sociedade, pensar grande. Na terra das oportunidades este é um factor basilar, podem limitar-te tudo mas ninguém te pode condicionar o pensamento e a ambição, e se assim é o melhor é pensar grande!

É o lema que diversos homens de sucesso têm vindo a apresentar como motivação para o seu sucesso, na garagem onde Bill Gates iniciou a sua empresa pensava-se grande, independentemente dos recursos serem escassos e a concorrência a poderosa IBM.

No Sporting pensa-se assim, e não, não estou (ainda) a falar de Paulo Sérgio, Costinha, Salomão ou Veloso. Falo da malta do Hóquei em Patins e em particular do seu porta-estandarte o Eng. Gilberto Borges, ontem ao ler no Sangue Leonino o seu texto apenas uma palavra me viajava pela cabeça, emoção.

O projecto do Hóquei em Patins sabia de antemão e como verdades assumidas que não teria qualquer apoio do clube (continua a não ter), que era um projecto impossível de realizar, que não tinha meios, nem atletas, nem locais para treinar. Esta conjuntura era capaz de assustar muita gente, mas um grupo de Sportinguistas conhecedores das palavras do fundador devem ter sorrido e dito entre si - “Vamos fazer uma secção de Patinagem grande! Tão grande como as maiores da Europa!” – imagino o Eng. Gilberto Borges a um canto a corrigir, “Da Europa não. Do Mundo!”, e deitaram mãos à obra antes que se fizesse tarde.

Para levar a cabo aquilo que têm em mente (sim que o projecto ainda nem no principio deve estar) apostaram naquilo que é, e devia ser sempre, o “core business” do Sporting Clube de Portugal fazer desporto ao mais alto nível de competência. E foram iniciar o trabalho por onde se deve começar, pelo princípio, uma resma de miúdos a quem deram o melhor do seu conhecimento. Esse conhecimento é tão bom, que os putos foram crescendo, ganhando, chamando mais amigos para fazer parte daquela família, e crescer mais, ganhar mais, até que ninguém lhes podia ficar indiferente.

Parabéns a todos os incluídos que nunca desanimaram com as dificuldades, tenho uma infeliz noticia para vos dar, as dificuldades só vão aumentar, mas perante a têmpera que têm demonstrado isto se calhar só vos vai motivar.

O Hugo Malcato deu voz aqui no A Norte a um dos miúdos da equipa de juniores do Sporting. Veio aqui, através dele, fazer um apelo, não veio pedir dinheiro, nem sticks, nem um pavilhão, nem rolamentos, nem reconhecimento. Veio pedir Sportinguistas a gritar Sporting no local onde iam jogar. Veio pedir bancadas cheias a motivar quando se falha aquele remate, quando se perde aquela bola, quando intersectam aquele passe. Era esse o seu único desejo, o desejo de um desportista que veste a nossa camisola e que quer ganhar, ser grande, tão grande como os maiores da Europa. Do Mundo diria o Eng. Gilberto Borges!

Ontem de madrugada, as bancadas estavam cheias, talvez por essa razão os “putos” da bola já nem se lembrem da importância de usufruir desse imenso valor – “Todo estádio a cantar…” – talvez por essa razão tenham dificuldade de identificar os seus lideres, esqueceram o que é ser uma família que durante um ano vive diferentes percalços que conhece a glória e a derrota mas que tem de se manter solidária entre si e firme no seu objectivo comum. Num conjunto de indivíduos é difícil identificar os líderes apenas se encontram as diferentes motivações individuais, num grupo forte eles naturalmente despontam e crescem. Gostei do que vi ontem, duas equipas completamente diferentes a tentar interpretar duas filosofias tácticas distintas mas com um bom espírito de entreajuda, muito diálogo, muita chamada de atenção, muita preocupação com o colega.

Até gostei da cara de desilusão do Liedson por ter falhado o penalty e do conforto que os colegas lhe deram. Mais do que resultados espero que a equipa traga dos Estados Unidos da América um novo espírito, esqueçam lá as dificuldades, o árbitro, a estrela que foi e a outra que nunca mais vem. Pensem Grande, tão grandes como os maiores da Europa!

Ups, desculpe Sr. Eng., do Mundo!

11 comentários:

  1. Já tive a oportunidade de escrever no Sangue Leonino que o texto do Eng. Gilberto Borges arrepia! De que maneira! É uma lição de SPORTINGUISMO!

    Publiquei-o no meu blog. Acho que toda a blogosfera sportinguista deve fazer o mesmo. É esta a narrativa que precisamos a todos os níveis. Parabéns ao Eng. Gilberto Borges! Viva o SPORTING! SEMPRE!

    No futebol, temos EQUIPA, o que, só por si, já me agrada. Estou confiante! Espero os próximos capítulos.

    ResponderEliminar
  2. Quem começou numa garagem foi Steve Jobs da Apple...

    ResponderEliminar
  3. Foi um crime, em tempos, terem terminado com a secção de Hóquei em Patins! Uma modalidade com tradições ENORMES no país e no clube: ganhámos campeonatos de Portugal e taças da Europa... O mais triste é pensar que com os milhões que se gastam na contratação dum coxo qualquer pra equipa de futebol, poderíamos organizar uma das melhores secções da Europa e do Mundo!

    saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. LMGM:
    Como sabes tive a oportunidade de ter estado recentemente no Solar do Norte com o Eng.º Gilberto Borges e que dei conta aqui:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/07/o-que-ves-ao-espelho.html

    Não deixa de ser curioso que, falando do mesmo SENHOR, utilizemos ambos uma abordagem similar e que tem a ver com a forma como nós, Sportinguistas perspectivamos o clube. Continuo a recusar olhar para o actual momento do clube como uma fatalidade ou como "ou ganhamos agora ou nunca". Pelo menos enquanto houver Sportinguistas como ele.

    Se essa atitude for encarnada dentro de campo pela equipa será com certeza mais difícil de bater. Não é tudo para ganhar, mas é um belo principio com o qual os Sportinguistas se identificarão seguramente.

    ResponderEliminar
  5. As palavras do Eng. Gilberto Borges, são sábias, são sentidas é o sportinguismo no seu mais alto expoente e quando todos nós falamos do sporting era bom que reflectisse-mos nas palavras do Sr. Eng. Gilberto Borges, somos acima de tudo uma institução centenária e como tal a palavra RESPEITO nunca deve ser esquecida.

    ResponderEliminar
  6. Tim, o Gates, a HP também, o Jobs também e o que é um acontecimento vulgar na história da informática as mães destas criaturas não deviam ver com muito interesse um monte de circuitos, fios, monitores e teclados espalhados pela sala de jantar...

    ResponderEliminar
  7. ALMA GRANDE e o resto é conversa!

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Uma nota negativa para os adeptos do SPORTING pois mesmo com campanhas não vão ao estádio..Viu-se no sabado em alvalade apenas 24.000 e hoje sabendo que a mesma hora no porto ajax estavam mais de 40.000 e no porto sampdória vai ter lotação esgotada e já não falo no nosso vizinho do lado que no próximo sabado vai ter a etar esgotada...È preciso estarmos presentes no futsal no andebol no futebol e agora no hoquei..Só com grande apoio dos nossos adeptos conseguimos vitórias, Basta ver os videos do acosta e do cézar prates e parece-me que esta época não vamos ter razão para dizermos mal do futebol pois pelo que vi vamos fazer uma grande época..Mas eu a ganhar ou a perder lá estarei SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. O Engº Gilberto Borges é na realidade um Engº do Mundo... do MUNDO SPORTING!!!

    Que grande LEÃO ele é. Para além de ser uma pessoa encantadora do ponto de vista Humano. Todos nós como sportinguistas lhe deveremos estar agradecidos por tudo o quanto ele tem feito pelo Hóquei em Patins e por acréscimo pelo nosso Clube. A "Academia do Tojal" é um local de Campeões!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, o vosso blog foi adicionado ao Mercado Sporting, se pudessem colocar o MS ficaria muito grato.

    Link do Mercado Sporting:
    http://mercadosporting.blogspot.com/

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.