domingo, 29 de agosto de 2010

É só escolher

Paulo Sérgio deixou hoje de forma muito clara qual a sua visão das necessidades da equipa principal: “falta um pinheiro com 1,90 metros, que lhe possamos acertar com a bola na cabeça e ela vá para dentro da baliza". Várias questões podem ser colocadas de imediato:

Trata-se de uma solução no mínimo anacrónica, tendo em conta a filosofia conservacionista que se opõe ao uso desregrado da natureza. A menos que a solução preconizada recaia num qualquer barrote queimado, resultante dos incêndios sem fim que pintaram de negro o País.

Tendo em conta os pergaminhos do clube, porquê a opção pelo pinheiro, sem especificar se ele é manso, bravo, das Canárias, cepo, perdão, do alepo e não uma madeira nobre como sejam o mogno, cedro, imbuía, cerejeira, freijó, amendoim, ipê, cumaru, angico, jatobá, itaúba, tatajuba, pau roxo, maçaranduba, sucupira, garapa, jarana  que embelezam as nobres casas?

Tendo em conta o passado pioneiro do clube, porque não antes uma solução de moderna engenharia e arquitectura como uma das torres das Amoreiras? Já imaginaram os proventos resultantes da rentabilização de tanto espaço envidraçado com vista privilegiada para os relvados? Se Taveira e respectivo rebento conseguiram a visão epifânica – direi diarreia cromática? – e colorida para o exterior do nosso estádio mais perto estariam de resolver os problemas da deslocação da estrutura.   Ou porque não o recurso a um monumento histórico como a Torre de Belém? Por certo que o risco de cair permanentemente em fora de jogo seria compensado com as dificuldades de marcação para as defesas contrárias e pela mais sólida e eficaz barreira vista num campo de futebol, para oposição aos sempre perigosos cantos e bolas paradas.

Seja como for saúde-se o realismo do nosso treinador: a vida não está fácil e o dinheiro muito caro. Um pinheiro é sem dúvida uma solução original e barata. Só não percebo uma coisa. Se Paulo Sérgio tinha identificado a baliza como um dos pontos a reforçar porque não pede a Bettencourt um taipal? E  já nem pergunto porque não se interroga o nosso treinador sobre as soluções que preconiza e a forma descuidada como as verbaliza. É que para cuidar de pinheiros ou construir taipais fica-nos mais barato contratar jardineiros ou trolhas.

P.S: Sei que não rima com as linhas anteriores (será assim tão difícil comunicar bem?) mas não posso deixar sem referência as  bonitas palavras de Tonel. Obrigado!

17 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    se há uma coisa que consigo concluir desta conferência de imprensa é que o Nuno Dias não é estúpido (daí as palavras sobre o Tonel, claramente instruídas e no sentido de uma comunicação que tem sido, desde o princípio da época, direccionada para o populismo fácil - no qual não podemos excluir toda esta ânsia por centímetros e nem sequer podemos excluir as explicações mais ridículas), mas que o Paulo Sérgio é um básico.

    Há outros blogs (em que se cultiva a parvoíce) em que as pessoas gostam desta "linguagem da bola", como se houvesse valor em dizer banalidades. E estou certo que todos aqueles que gostaram do jeito "põe-te a milhas senão viro-te ao contrário", se identificam com mais esta anormalidade. Pessoas para quem o futebol é parecido com um jogo de matraquilhos, logo, ter um matreco grande lá a frente pode ser útil. Pena que nestes campos não haja tabelas. E pena também que não haja uma comunicação social ou uma opinião sportinguista capaz de se fazer ouvir.

    Esta é a expressão do sportinguismo mais irracional.

    ResponderEliminar
  2. "Meirelles ganhou 4 titulos de campeão nacional nos ultimos 5 anos. Varias taças e supertaças e foi titular e um dos melhores no ultimo mundial. Valor da venda? 13M
    Montinho desde que se afirmou na 1 equipa leonina nunca ganhou um titulo de campeão. Tendo no seu peculio 2 taças e 2 supertaças. Uma ultima época horrivel nem direito ao mundial lhe deu.
    Valor da venda? 11M com um jogador incluido.

    Nesta meus amigos temos que tirar o chapeu a JEB."

    Qual irracionalidade PLF?
    O Paulo Sergio ao pe de outras coisas e a melhor coisa que o Sporting la tem ...

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Sportinguista
    Parabens pelo artigo, mas sobretudo Muito Obrigado:
    Por me faze rir com a anedota do taipal.
    Porque tenho que efectivamente colocar o coração ao alto ao ver as noticias do Sporting.
    Já agora em lugar de um pinheiro, não dá um poste com duas pernas. É que emprestámos um ao Belenenses que custou 2 milhões.

    ResponderEliminar
  4. PLF:
    Fiquei-me pela comunicação. Sobre o que representa para o futebol do Sporting um treinador que preconiza uma solução desse tipo nem vale a pena comentar.

    ResponderEliminar
  5. Caro Francisco:
    Nestas situações não vale a pena uma abordagem séria. Rir ainda é o melhor remédio.

    ResponderEliminar
  6. Caro LdA,

    “falta um pinheiro com 1,90 metros, que lhe possamos acertar com a bola na cabeça e ela vá para dentro da baliza"

    Por acaso acho que estas palavras são um pouco a "gozar" com o Cardozo que ontem parecia claramente um pinheiro e a bola bateu-lhe na cabeça e foi lá para dentro.

    É óbvio que estamos dia para dia a ficar mais popularuxos, e estas conferências de imprensa e quase todas as declarações do Presidente desde que tomou posse são prova disso.

    Amanhã temos muito que correr e começar a mostrar mais trabalho, senão nem com um pinhal inteiro lá chegamos.

    Abr

    ResponderEliminar
  7. Este treinador é um cretino! Só diz asneiras! Tem uma lista de 20 pinheiros..deve ser linda!..

    Nem consigo comentar tamanha besteira.

    ResponderEliminar
  8. Treinador de cubes pequenos = Futebol de clubes pequenos = Comunicação de clubes pequenos...

    É chocante a mediocridade deste tipo de declarações (futebolês) e este tipo de visão brejeira do fenómeno futebolístico por parte de P. Sérgio!

    Inácio, Carvalhal e Peseiro eram tribunos ao lado deste labrego...

    Eu já tinha uma vergonha incomensurável de cada vez que JEB abre a boca, agora é outro que se junta à festa! O exemplo continua a vir de cima...

    LdA,

    Não captei a referência ao Nuno Dias sobre o Tonel...

    ResponderEliminar
  9. "Este treinador é um cretino! Só diz asneiras! Tem uma lista de 20 pinheiros..deve ser linda!.."

    O Paulo Sérgio é um autêntico eucalipto, destroi tudo à volta dele...

    ResponderEliminar
  10. Fiquei surpreendido agora porque não me apercebi da noticia ontem. E depois de muito matutar não consigo articular uma única frase que não me obrigue a recorrer ao calão.

    ResponderEliminar
  11. Não foram estas declarações que faz do PS mais ou menos. São declarações de quem não é um intelectual, um teorico do futebol...é um gajo com trabalho e mais trabalho. Se ele for campeão, logo terá direito, a um curso de boas maneiras e bem estar.

    Temos aqui um bimbo ao lado no carnide, que cada vez que abre a boca, nem português correcto sabe falar...mas foi campeão.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Caro Dezperdo,

    A questão não é como fala, é o que diz. Isso é que é problemático.

    Paulo Sérgio personifica a falta de ambição e banalização do futebol profissional do Sporting: "qualquer merda serve"

    ResponderEliminar
  13. o que o paulo sergio disse que queria, era um ponta de lança com caracteristicas diferentes dos outros 4 que lá estavam.

    o que ele disse é que tinha 4 pontas de lança( liedson, postiga, saleiro e pongolle), que jogava com 2 e os outros 2 iam para o banco, só que os 2 que estavam no banco tinham caracateristicas semelhantes aos que estavama jogar, logo não permitiam outro tipo de abordagem de jogo á equipa.

    os lamps jogam com 2 pontas de lança: 1 fixo( cardozo9 e o outro mais móvel( saviola) e no banco normalmente tem uma alternativa a cada 1 deles com caracteristicas semelhantes.

    ora no sporting o ponta de lança mais alto que lá está é o saleiroe o paulo sergio quer um jogador alto para poder jogar com um esquema de avançados semelhante ao que os lamps utilizam , com 1 pl fixo e outro mais móvel.

    ao chamar pinheiro quis dizer isso mesmo, um pinheiro é 1 jogador como era o jardel que tá quietinho dentro da area, metem as bolas lá e ele finaliza, que é algo que não temos e que lamento dizer o purovic não era.

    ele no estrela vermelha jogava com o zigic ao lado e o zigic era quem ficava mais fixo e ele jogava nas costas como 2º ponta

    ResponderEliminar
  14. "Se Paulo Sérgio tinha identificado a baliza como um dos pontos a reforçar porque não pede a Bettencourt um taipal?" LOL!

    Aposto que o Taipal seria o melhor gr de tds os tempos... inté que o Roberto, caraças! O vilão que mais rápido se transformou em heroi lá prás bandas lampiónicas.

    Diz José Mourinho em larga entrevista concedida à revista Visão desta semana, referindo-se ao inevitável ajustamento que um treinador deverá ter em função do clube que irá treinar (no caso dele ao Real Madrid)…

    “A idiossincrasia é fundamental. Podemos ter princípios de jogo, podemos não abdicar deles, mas a idiossincrasia do clube e da própria Liga são fundamentais. Se tentarmos jogar contra esses princípios, estamos a jogar contra nós próprios”


    Isto td para dizer que oxalá PS consiga primeiro perceber e segundo atingir esse equilíbrio… Espero q de uma vez por todas interiorize o cube que está a treinar e deixe-se de bacoradas. Isto, se for capas, é claro.

    A altura por si só, não resolve um peido em nada desta vida. No futebol não é diferente. Quer um avançado de jeito? Descubra(m) (ele e/ou a estrutura q o apoia) alguém q concretize as jogadas perigosas. Fazem faltas golos. Tem dia e meio de tempo útil…

    SL!

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Eu optaria por um pinheiro bravo, como os transmontanos (pinheiros). São altos, bem verdades, cheios de resina e de bravura :)

    Grande Tonel.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.