domingo, 29 de agosto de 2010

Dois anos de paixão "ANorte"

Dois anos não são dois dias e, por isso, contrariamente ao que vem sendo a filosofia deste blogue, vou hoje incidir o foco da atenção para dentro. Uma vez sem exemplo, porque, não duvidem, aqui a protagonista é a paixão pelo Sporting.

Depois de algum tempo a comentar sob anonimato, resolvi criar uma identidade própria, constituindo-me como blogger em Abril de 2008. No mês seguinte, e depois de, nas inúmeras reflexões sobre o Sporting, ter concluído que o Sporting se estava a acantonar demasiado a Lisboa, abandonando a sua vocação de clube com generalizada implantação a toda a nação lusitana, resolvi criar o meu próprio espaço, o “ANortedeAlvalade”. A 28 de Agosto foi dado o primeiro passo para dois anos de actividade ininterrupta. As minhas fontes de inspiração assinalei-as por altura do primeiro Natal na blogosfera. Contrariamente ao que eram as minhas intenções, a estreia acabou por ficar assinalada por um post de indignação por uma prestação confrangedora, beliscando em Madrid o seu prestígio. Foi aliás o advento para um ano horrendo do ponto de vista internacional que acabou com uma eliminação humilhante às mãos do Bayern de Munique.

Antes disso o “ANorte” conhecia o primeiro alargamento da linha editorial, com o ingresso do Leão Transmontano (o nick carimba-lhe a origem). Apesar de ser muito convicto nas minhas ideias e reflexões, nunca me senti dono da verdade. Por acreditar que uma das virtudes ímpares do nosso clube reside na forma abrangente da sua base de apoio e na sua pluralidade, hoje a equipa do “ANorte” é constituída por 8 editores: o JVL(de editor mais a norte tornou-se no mais a sul), o LMGM (da Lusa Apenas), o Virgílio (Beirão de Castelo (verde e) Branco, o Hugo Malcato (de Lisboa e se for preciso da Polónia), Bruno Martins (da Inbicta, carago!) e o 8 (ex-atleta e campeão nacional de Leão ao peito), além,claro está, de mim próprio e do citado LT. Se há algo de que me orgulho é a forma como conseguimos articular as diferentes opiniões sem perder de vista que o que nos é comum – a paixão pelo Sporting- tem muito mais importância que diferenças pontuais. Afinal ninguém duvidará que foi esse o espírito que presidiu à fundação do Sporting Clube de Portugal: entre os seus 10 fundadores foi a ideia comum de fazer do Sporting "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa" que prevaleceu sobre as 10 visões pessoais. Na nossa pequenez é esse o espírito que pretendemos honrar e homenagear. Os posts conjuntos são uma imagem de marca deste espaço.

Há dois momentos altos neste espaço que me parecem merecer destaque. Tentando ser fiel e consequente ao espírito de pluralidade conseguimos levar a efeito, num momento particularmente difícil para o clube uma Reflexão Leonina, contando para isso com a opinião individual de alguns sócios e adeptos e de blogues leoninos de referência, a quem renovamos os agradecimentos e altruísmo. É pouco vulgar na blogosfera este tipo de atitude desinteressada e julgo que o que levamos a efeito honra a todos os participantes. Saliente-se a grande qualidade das reflexões e a sua ainda premente actualidade. Lembro que este evento realizou-se após o Congresso e com as eleições no horizonte.

O segundo momento foi sem dúvida a entrevista a Morais o homem do mais famoso cantinho do futebol nacional, por ocasião dos 45 anos da nossa maior conquista internacional no futebol. Infelizmente as alegrias são embrulhadas ou desembrulhadas com o fino papel da tristeza. Hoje, passado tão pouco tempo, Morais já não está entre nós. E não me poderei esquecer da humilde tristeza nos seus olhos pelo afastamento em que vivia do clube: “Sabe como é, eles têm muito que fazer e eu moro muito longe”.

Os momentos baixos são infelizmente em maior número do que os esperados e os desejados. Não foi para falar deles que criei o “ANorte”. Mas nos últimos 2 anos são esses que têm prevalecido na história do clube e imposto, para quem escreve sobre o Sporting, uma ditadura implacável. É impossível ser insensível a tão dura agenda e não reflectir sobre que papel podemos desempenhar em favor do clube e qual o nosso grau de comprometimento com o mesmo. E, obrigatoriamente, reflectir no que é hoje a blogosfera, que a mim me parece ter decrescido em qualidade e interesse, em especial ao nível do comentário. Dois anos passaram, quantos mais valerão a pena?

Obrigado a todos aqueles que nos ajudaram a crescer e cresceram connosco.

18 comentários:

  1. Muitos parabéns, quantos muitos e com o Sporting a ganhar e a jogar bem entretanto

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão de Alvalade e restantes cronistas deste espaço,

    Deixo-lhes os meus parabéns, pelo fórum que criaram, pela qualidade do mesmo, sempre animada de salutar Sportinguismo e promoção do pensamento livre, com respeito e elevação e somente comprometido com a causa comum que une todos aqueles que são deste nosso grande Clube - porque não poderíamos ser de mais nada.

    Abraços Leoninos

    BAR

    ResponderEliminar
  3. Querido Leão de Alvalade,

    De quando em vez cá me tens de volta como culpada pela tua decisão de criares este maravilhoso espaço de reflexão leonina.
    Agora para te dar os parabéns, claro está extensivos a todo o corpo redactorial.
    Quanto à fase menos boa, vamos aqui e agora formular um voto de que o nosso Sporting, contra ventos e marés, nos dê muitas alegrias para podermos celebrar e levantar o ânimo que tão de rastos tem andado.
    E hoje não vou falar em mais nada para não estragar o positivismo "do que ainda não foi feito".

    FORÇA para as duas equipas - do ANORTE e do SPORTING
    A Paixão é de todos nós!
    Rugidos de muita CONFIANÇA

    ResponderEliminar
  4. Parabens Leao de Alvalade, a si em particular, aos restantes cronistas do espaco, e a forma como neste espaco se desenvolve a interaccao com os leitores. E um espaco de referencia. Como o sao a Bancada Nova e a Centuria Leonina, sem descortesia para outros que nao conheco.

    Continuem porque prestam um enorme servico ao Sporting.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao A Norte e a todos os seus editores em excepção!

    É claramente um espaço de referência no quotidiano leonino! Um Blog sério e credível onde a qualidade, a independência, a pluralidade e a actualidade são uma realidade.

    Um abraço e Saudações Leoninas

    LMP

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a todos !!!

    Mantenham a qualidade e a objectividade que vos tem acompanhado.

    SL,

    ResponderEliminar
  7. Nunca fui muito de ler blogues porque sempre lhes vi associado a irresponsabilidade da opinião a coberto do anonimato. Alertado por um leão nortenho para o A Norte de Alvalade, sendo também eu um leão do norte, vim aqui descobrir imensas afinidades assim como uma visão responsável sobre a vida do clube, que foge ao imediatismo muitas vezes irresponsável do adepto tradicional. Só lamento a minha vida profissional não me permitir acompanhar com frequência este espaço de leões. Parabéns pelo trabalho e dedicação.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. "E, obrigatoriamente, reflectir no que é hoje a blogosfera, que a mim me parece ter decrescido em qualidade e interesse, em especial ao nível do comentário".

    Ao contrario de grande parte da blogosfera, este blog combate e bem essa frase. Acho que aqui ainda se consegue ter uma troca de opiniões e debate sem se descer o nivel e sem se passar para o insulto gratuito.

    Muito parabens.

    SL

    ResponderEliminar
  10. LdA e restante equipa:

    Muitos Parabéns!

    O 'norte' é desde há algum tempo o "meu" blog incortonável, o primeiro espaço onde me dirijo qd penso em futebol! Os meus parabéns mais uma vez!

    (O 'bancadanova' era o outro espaço que complementava o meu sentir leonino, ficou um pequeno vazio, acredito que o PLF o tenho vedado a pensar no superior interesse do Sporting, não fechem o Norte, pf!:) ).

    Abraço,
    Miguel

    ResponderEliminar
  11. Zé:
    Não é a altura de desanimar. Parabéns a ti e a toda a equipa que soubeste cativar. São indiscutível exemplo toda a blogosfera leonina.

    ResponderEliminar
  12. Amigo LdA:

    É para mim um orgulho pertencer a esta casa e equipa que tu foste criando com tanto empenho, carinho e um sportinguismo impar. Se aqui, desde o primeiro dia, me sinto verdadeiramente em casa, a ti o devo, ao teu amável convite, ao acolhimento recebido por ti e pelos restantes quatro ‘nortenhos’ já então existentes qd o afortunado destino permitiu que eu viesse aterrar neste cantinho de excelência no que ao amor mais puro e desinteressado pelo Sporting Clube de Portugal diz respeito.

    A inerente filosofia deste blogue, que é constituída por sportinguistas que vivem e sofrem pelo SCP à distancia, fizeram com que desde o seu início me revisse mais aqui do que noutros espaços, apesar de existirem outros blogues com enorme e indubitável qualidade. Felizmente que assim é, pq o Sporting merece tudo e os espaços existentes na blogosfera são, actualmente, um grande vector na manutenção e desenvolvimento do sentimento sportinguista. A verdade é que por aqui costumam publicar artigos, leões que são naturais e/ou residentes de/por todo o Portugal continental e ilhas, confirmando (como se fosse sequer preciso…) a dimensão deste nosso enorme clube. Vejamos, contribuições que partem desde o nordeste trasmontano, da invicta e muy nobre cidade (e área metropolitana) do Porto, passando pelas Beiras com representantes na cidade dos doutores e da capital da Beira Baixa, do Algarve, com um conterrâneo da cidade donde partiram os maiores heróis lusos: os pioneiros que ‘deram novos mundos ao mundo’, mas que começou a sua 'nortenha' aventura qd andava pelas terras de França e ‘assentou arraiais’ recentemente às portas do nosso Santuário, e terminando no Funchal, capital da pérola do Atlântico. A excepção, que confirma a regra, dá pelo nome de Hugo Malcato, que ainda assim tem a correr nas suas nobres e leoninas veias sangue beirão, mais propriamente da cidade que possui o único castelo de cinco quinas em Portugal… É Isto o Sporting.


    Amigo LdA:

    Para além dos momentos altos que identificaste, muitos outros momentos de deleite tenho vivido ‘ANorte’. É um prazer ler e reler alguns dos enormes post’s publicados por ti, que para além de mentor do espaço és, igualmente, o seu grande dinamizador. Não restam quaisquer dúvidas que dos parabéns que eventualmente venhamos a receber, a maioria desse quinhão a ti pertence. E, se para além dos teus post’s, outros momentos me têm emocionado e deliciado, ao LT, ao JVL, ao LMGM, ao Hugo, ao Bruno e ao 8 o devo… E tb a mts dos leitores que contribuem com excelentes comentários. Pq temos que ser justos e notar que, apesar de um crescente tom mais 'áspero', tb se têm observado mt boas participações a esse nível.

    É verdade que foram dois anos duros, que colocaram à prova a nossa resistência e paixão pelo SCP e cuja realidade não pudemos fugir, tendo-a reflectido nas nossas opiniões. Mas mesmo não tendo sido dos pares de anos mais felizes da história do clube, mt longe disso, ainda assim pudemos assistir a alguns momentos de alegria. Há quem compare o amor que sente pelo SCP ao amor filial, ou paternal, ou o que se sente por uma bela mulher (no caso das meninas que nos visitam: um gajo mt bem parecido assim tipo George Clooney... baseio-me na opinião da minha mulher :P)… Ao longo da vida vamos amando o SCP de todas essas maneiras, e se enquanto criança e jovem eu olhava para o SCP como fonte de orgulho, inspiração e ensinamento, contribuindo decisivamente na formação da minha personalidade e carácter, hoje, comparo-o mais com o meu próprio filho a quem desejo ver crescer sadio, cada vez mais forte, mais preparado e a quem desejo (desejamos tds os que têm a sorte de ser pais) os maiores triunfos… E será isso que nos fará (continuar a) contribuir para o engrandecimento do SCP. Cada um à sua maneira e dentro das suas possibilidades.

    VIVA O SCP!

    Gde abraço a todos.

    ResponderEliminar
  13. Uns dias fora e mais afastado da blogosfera leonina, não podia deixar de aqui vir para vos desejar as maiores felicidades na continuidade por largos anos deste espaço de fervor leonino.
    Ser do Sporting não é uma questão geográfica, é mesmo uma questão de AMOR espalhado pelos diversos quadrantes mundiais.

    Força pessoal e Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Sei que sou persona non grata mas vocês às vezes até dizem umas coisitas interessantes.

    ResponderEliminar
  16. Vem fora de tempo, mas sinto-me obrigado a elogiar o vosso blogue. Tudo o que seja pró-Sporting merece o meu apoio e, no contexto deste blogue, a minha visita.

    Grande abraço,
    Saudações Leoninas,

    DAniel

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.