sábado, 28 de agosto de 2010

Optimismo estival

Vi com algum desinteresse a desenxabida Supertaça Europeia. O Inter, mantendo a mesma estrutura, parece ter-se esquecido de como ganhar, apesar de ter aviado recentemente a Roma no troféu congénere no seu país. Mourinho não levou consigo apenas o sobretudo, a polémica e a atenção dos média. Parece ter levado na pasta o mapa do tesouro, e, sem ele, o Inter ontem parecia um condutor em terra estranha, sem GPS.

E enquanto reflectia sobre a importância de um treinador numa equipa, dei comigo a pensar que Quique, um treinador limitado, à frente de uma equipa com menos recursos que o Inter, acabou por inscrever o seu nome, pela 2º vez consecutiva num curto espaço de tempo, na galeria restrita de vencedores de competições europeias. Ora se Quique o conseguiu em Madrid, com o Atlético, porque não há-de Paulo Sérgio ser campeão com o Sporting, em Portugal, superando Villas Boas, Jesus e Domingos, contra todas as perspectivas e ponderações?

O futebol está cheio de exemplos contraditórios sendo por isso sempre difícil fazer previsões. A importância de um bom treinador é decisiva. Mas, como vimos na 5º feira, a vontade de ganhar e o espírito de grupo também o são e, por vezes, permite superar as limitações próprias, as dificuldades impostas pelos adversários e vencer até a história e a estatística. Foi assim que nasceu o apuramento para a Liga Europa, até porque ninguém ignorará, estou certo, que grande parte dos Sportinguistas, queriam mais do que criam passar o Brondby, na Dinamarca. Se isso chega para fazer uma equipa campeã? Creio que não. Mas sem essa vontade é que não vamos lá de certeza absoluta.

PS: O "ANorte" cumpre hoje dois anos de actividade ininterrupta. O facto será devidamente assinalado com um post a propósito, que, por falta de  tempo, ficará para data mais oportuna. Para já, e para assinalar essa data, criámos uma nova coluna no blogue, do lado esquerdo, onde incluímos os blogues de Sportinguistas, que, tal como nós, e independentemente da opinião, têm o  Sporting como paixão.

19 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    nos escassos minutos que vi da Supertaça Europeia constatei o 4-4-2 clássico do Quique e coloquei-me as mesmas questões. O 4-4-2 de PS é sensivelmente parecido, embora esteja dependente de mais velocidade do que o do Quique, e de mais situações de 1x1. Não vejo, por exemplo, o PS contentar-se com um Ujfalusi a lateral direito, o seu modelo de jogo assente na velocidade das transições e nos desequilíbrios individuais não o permitiria.

    Há, de facto, um ponto em comum entre os dois (PS e Quique) que é o facto de haver apenas um jogador a posicionar-se como referência vertical (no Atlético, Forlan, no Sporting o avançado/10 que costuma ser o HP23), mas entre os dois modelos parece-me haver bastante mais proximidade entre os jogadores no modelo do Quique do que no de PS. Por exemplo, o Simão e o Reyes não abrem tanto nas alas quanto o fazem os alas do Sporting. São portanto modelos parecidos, mas não iguais.

    Mas tudo isto nem sequer responde à questão inicial. Pode o Sporting almejar ao sucesso como o atingiu o Quique? Na minha opinião, o sucesso de Quique foi bem localizado: as competições europeias onde - por exemplo - penou para ultrapassar um dos piores Sporting de sempre e numa Liga Europa onde foi parar depois de o Atlético ter sido enxovalhado pelo FCPorto... As competições a eliminar, principalmente a competição de segunda linha, é um local onde as equipas que dispõem de excelentes individualidades podem atingir grandes feitos e foi o que o aconteceu ao Atlético na temporada passada.

    Já no campeonato, o 9.º lugar do Atlético atrás de Getafe, Maiorca e Athletic Bilbao são elucidativos da qualidade daquele colectivo de fazer face ao desafio de ter de ganhar sempre...

    ResponderEliminar
  2. PLF:
    Pois...

    E é na particularidade das competições a eliminar que reside a explicação porque ganhamos taças e não conseguimos ser campeões. Fazendo um paralelismo é como estar num centro comercial e pensar que vive num mundo fantástico, cheio de possibilidades. Mas uns compram na Worten e outros na Bang & Olufsen. Pode parecer mas não é a mesma coisa. Mas há quem diga é quase a mesma coisa. Uma questão de ouvidos...

    E lá se foi o meu optimismo. :)

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    do pouco que pude ver, deu-me a sensação de que as linhas do 4-4-2 do Quique estavam mais juntas e o Atlético defendia num bloco mais baixo do que o PS. Não há, no modelo do Quique, correrias à maluca para a "pressão alta" (que por uma qualquer razão que me escapa entrou no imaginário do adepto médio como uma coisa boa... adepto médio que também considera o Mourinho o maior depois de ter conquistado um campeonato assente numa equipa que jogava num bloco baixo... enfim...) nem, em fase ofensiva, um distanciamento dos apoios muito grande - nomeadamente da linha de quatro de trás.

    Entre um e outro 4-4-2 há a enorme diferença dos laterais: no 4-4-2 do PS, tanto os laterais como os alas sobem muito, para dar muita profundidade ofensiva à equipa (o desenho em campo, com a bola nos defesas centrais em fase de construção faz um 2-4-4). No 4-4-2 do Quique não, colocam-se na mesma linha que os defesas e médios, fazendo um verdadeiro 4-4-2. Nem Dominguez nem o Ujfalusi dão a mesma profundidade. Nem sequer teriam essa capacidade individual... Recorde-se, por exemplo, que um jogador que cairia como sopa no mel no 4-4-2 clássico do PS e que estava no Benfica quando chegou o Quique - o Léo - foi rapidamente encostado.

    No futebol, quando há equilíbrio entre individualidades, há sempre uma percentagem de hipóteses de ganhar. E até por isso o PS pode levar o Sporting a ser campeão, ainda que a forma como coloca o Sporting a jogar reduza substancialmente as suas hipóteses (que já de si eram escassas, atendendo à qualidade das individualidades dos opositores, para não falar dos respectivos treinadores). Se na teoria ter-se apenas 50% de hipóteses de ganhar em cada jogo pode ser suficiente para ganhar todos os jogos (porque cada jogo é um evento independente), na prática nos campeonatos costumam ganhar aqueles que aumentam muito a sua percentagem de sair vitoriosos.

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar os meus sinceros parabéns. O A Norte é uma referência e a data merece ser assinalada.

    Depois, dizer que a garra e o espírito de equipa são mais fáceis de manter ou potenciar se estiverem alicerçados num trabalho de qualidade. Um trabalho fraco trará fracos resultados e, por acréscimo, convulsões internas. O Paulo que faça o melhor que sabe e pode e é ficar à espera que nos surpreenda.

    ResponderEliminar
  5. É mesmo optimismo e o verão já está a acabar..

    O Inter não é o mesmo e realmente já não sabe como se ganha. Não basta ter equipa e filosofia de jogo. É preciso ter um tempero certo, apurado e testado para cada jogo como Mourinho tem porque ele estuda e planeia cada adversário com precisão.

    Quique ganhou com a qualidade dos seus jogadores que são mais irreverentes e mais rápidos. Mostraram sempre mais vontade e mais precisão nos momentos do jogo.

    Foi só um jogo que pendeu para um lado e valeu um troféu.

    Um campeonato não se ganha assim. Além de que não temos um treinador que saiba cozinhar os adversários nem sequer construir uma equipa com uma filosofia de jogo. E ter um treinador competente é fundamental para um projecto ter sucesso.

    Os nossos trintões parecem-me mais os do Inter do que os irreverentes e rápidos jogadores do Atlético. Salvam-se em nós os baratuchos cheios de qualidade formados na Academia. Mau foi termos vendido os melhores e emprestados os muito bons. Os da Academia, não os outros. Excepção ao Tonel que tinha ligar no plantel e também foi baratucho.

    O Optimisto não era o mesmo antes da Dinamarca e mesmo lá o que se viu além da vontade e do resultado foi muito pouco ou nada. O Verão caminha para o fim e os Invernos têm sido rigorosos.

    Salva-se sim a grande vontade demonstrada pela equipa. Esperemos que dure e sobreviva sempre aos infortúnios e às incompetências.

    Parabêns ao "ANorte" !! Continuem sempre!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar, um grande abraço de parabéns a todos os membros do "ANorte", blogue que leio com muita regularidade, embora nem sempre tenha tempo para participar mais activamente nas discussões. Vou tentar estar mais perto.

    Quanto ao podermos ser campeões com o Paulo Sérgio, é óbvio que podemos, mas ele terá de mostrar que percebe um pouco mais de bola do que tem mostrado até aqui.

    Só vontade não chega, ajuda, mas não chega. São precisas rotinas, trabalho e alguma sorte, a tal estrelinha de campeão.

    E até essa estrelinha se procura! Oxalá a encontre.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
    Oxalá continue a ser um local obrigatório para todos nós por muito tempo.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ao "ANorte" e seus editores.

    Continuem por mais dois anos, sempre em defesa do Sporting Clube de Portugal, o clube que todos nós amamos independentemente das opiniões.

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo 2º Aniversário deste blog fantástico e que muito orgulha todos os Sportinguistas!
    Agradeço também a referência ao nosso blog Porta10A na nova coluna da esquerda.
    É um prazer vir aqui.

    Saudações Leoninas da Porta 10A
    Marcelo Silva e João Ramos

    ResponderEliminar
  10. Caríssimos:
    Obrigado pelas vossas palavras!

    ResponderEliminar
  11. LdA:


    Dois anos de dedicação à causa! Os meus parabéns ao fundador desta casa, em primeiro lugar, aos restantes editores e tb a todos os que nos visitam. Sem vcs isto não tinha piada nenhuma. Obrigado! :)

    e...


    PELO SPORTING, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  12. Os meus sinceros parabéns aos editores deste excelente espaço.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns a um dos locais que mais gosto me dá visitar (quase) diariamente! É um prazer visitar este núcleo virtual repleto de paixão leonina.
    Abraço de Leão

    ResponderEliminar
  14. Um abraço leonino para o pessoal "a Norte". Um dos meus 2, 3 pontos de paragem obrigatória na blogosfera leonina. Concordo, discordo, mas nunca duvido do sportinguismo que move os donos desta casa. Que sejam os primeiros 2 de muitos.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Malta, e parabéns ao LdA em particular!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns aos oito magníficos sportinguistas que compõem o A Norte.
    Espero que antes de mais dois anos possamos fazer aqui a festa do título!
    SL

    ResponderEliminar
  17. Parabéns a todos que fazem parte deste grande blogue..e que todos juntos conseguimos transformar o SPORTING num grande clube..Pois cada ano que passa os adeptos vão se afastando dos estádios e se não houver adeptos o clube vai ficando cada vez mais fraco..Para mim esteja lá quem tiver apoio sempre o SPORTING..Nos anos das eleições logo se vê quem apoio...

    ResponderEliminar
  18. Amigo parabéns pelo blog, um espaço muito bom para os adeptos leoninos e nao só.

    Também tenho dois blogues, um dedicado a tudo sobre futebol e outro mais virado para as sondagens. Aceita uma troca de links e de passarmos a seguir os blogs um do outro?
    Eu coloco o seu blog nas minhas listas e voce fazia o mesmo com os meus.
    Peço para dar uma resposta num dos meus blogues por favor.
    Abraços e continuação de excelente trabalho!!

    Links:
    http://futebolquiz.blogspot.com/

    http://filipefuteboltotal.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.