sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Psicossomática leonina

São vários os factores que concorrem para o sucesso até agora registado na campanha europeia do nosso clube. Desde logo a pouca valia dos adversários e, quer-me parecer, o fraco conhecimento que os respectivos técnicos têm de nós. Mas, como se dizia no post anterior, a nossa obrigação é fazer pela vida, mesmo que todos sintamos que o Sporting não nasceu para jogar com Gent(e) assim… Mas é preciso ganhar-lhes para alcançar outros patamares.

Por cá qualquer técnico parece melhor habilitado a fazer-nos sofrer, como tem acontecido e como veremos no domingo, porque, a menos que marquemos cedo, todos os jogos do campeonato são provas de sofrimento. E, para lá dos aspectos tácticos e de valia dos plantéis, o condicionamento psicológico é um factor decisivo, numa equipa, num clube e até para os adeptos que vêm os anos passar sem por as mãos no caneco. Mais ainda quando se constata que, desde o último campeonato ganho, o Sporting não consegue pousar a cabeça no travesseiro e dormir um sono tranquilo entre jornadas, sem ver ninguém no lugar de cima do beliche da classificação.

Para dar um pontapé neste cenário que ameaça tornar-se uma maldição, o Sporting tem de preparar de forma sólida e serena, acautelando todos os factores, as épocas antes de elas se terem iniciado. Não foi isso que aconteceu este ano, como várias vezes, e pelas diversas razões, aqui fomos antecipando.

Para planear bem uma época e para que esta se inicie de forma segura são necessários vários cliques certeiros, da dispensas às aquisições, à escolha do treinador. As recidivas do insucesso geram desconfiança e um clube, uma equipa e até os adeptos desconfiados de si mesmos dificilmente formam um colectivo vencedor.

5 comentários:

  1. Curioso falares em preparação de épocas no dia a seguir a uma vitoria por 5 na Europa.

    Sou sincero, acho mesmo curioso ou se calhar já é normal estes auto flagelos.

    ResponderEliminar
  2. @leo@ :

    Autoflagelos? Não deves ter lido o post.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    Até se pode planear muito bem a época, o que não foi o caso no meu ponto de vista, mas se falhar uma peça fundamental, como o treinador por exemplo, todo o planeamento vai por àgua abaixo...

    Domingo veremos como vamos enfrentar o Rio Ave. É normal o treinador mudar a equipa de jogo para jogo, além do sistema táctico, e tem sido normal também esta época falharmos depois de uma vitória europeia.

    Apesar de detestar este treinador, acredito que até podemos ganhar bem no Domingo. Penso que esta forma de jogar do Sporting é propícia a ganhar com muitos golos alguns jogos e também perder e empatar muitos outros.

    À parte do post, queria destacar dois aspectos positivos desta gerência do clube (ainda cai um burro do céu..)

    1- A homenagem aos mineiros. Ainda noutro dia foi aqui discutido esta questão. Estava em falta a homenagem que vem a propósito pela mediatização do caso e pelo facto do Sporting ter no seu plantel dois jogadores chilenos em que Matias Fernandez é um caso ímpar de popularidade no Chile. Sendo assim faz todo o sentido o Sporting homenagear os mineiros e será concerteza uma grande jornada de propaganda para o clube. E como alguém dizia a propósito da homenagem a Malcom Alison, "mais vale tarde do que nunca" ;)

    2- Talvez muitos já conheçam esta faceta do clube, mas quero aqui realçá-la. Na passada semana fiz anos e fui brindado com um rol de ofertas do clube. Um bilhete grátis para o jogo com o Rio Ave num lugar à escolha, 6 bilhetes para amigos a preço reduzido e 15% de desconto em compras na Loja Verde. É de agradecer e louvar esta iniciativa!


    SL

    ResponderEliminar
  5. pedro,

    E o desconto na Loja Verde para sócios aumentou de 5 para 10%. Comprei uma camisola oficial e só no desconto foi metade da mensalidade.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.