terça-feira, 19 de outubro de 2010

Só se colhe o que se semeia

Em Julho do ano passado o Bruno Martins esteve no Chile e, já no mês de Janeiro seguinte, brindou-nos aqui com uma nota deliciosa da surpreendente popularidade de Matias Fernandez, que aqui recordo o essencial:

"No passado mês de Julho, estive no Chile. Enquanto fazia o check-in no hotel, em Santiago, perguntaram-me de onde era. Quando disse que era português, perguntaram imediatamente: "Do Sporting?" Ao longo dos 9 dias que lá estive, foram várias as pessoas que associaram Portugal ao Matias Fernandez e ao Sporting, e isso naturalmente encheu-me de orgulho e, também, de esperança. "Parece que comprámos um craque a sério".

Já na passada semana o site “MaisFutebol” declarava-se espantado por, em plena “crise do resgate dos mineiros chilenos”, a notícia mais vista no site do jornal de referência chileno ser precisamente uma notícia do treino do Sporting onde Matias terá marcado quatro golos.

Apesar de não vivermos o momento mais pujante da nossa história nada justifica que não se continue a trabalhar no sentido de projectar o nome do Sporting. Aliás, será até mais do que justificado, por essas mesmas razões, fazê-lo para ontem. E para que tal aconteça nem sempre é necessário elaborar grandes campanhas de marketing. Basta por vezes deitar mão dos recursos que já estão disponíveis. Era o que Sporting poderia fazer na próxima quinta-feira, aproveitando o facto de ter no seu plantel dois internacionais chilenos, Matias e Valdés. Solicitando a colaboração da embaixada chilena, que, à semelhança do que aconteceu com o SLB, certamente não se faria rogada, o Sporting podia de uma assentada solidarizar-se com os mineiros conterrâneos dos nos nossos atletas e respectivos familiares, levando mais longe o nome do Sporting Clube de Portugal pelos melhore motivos.

Só se colhe o que se semeia. Ainda há tempo para tal homenagem aconteça, mas, a avaliar pela última newsletter do Sporting os órgãos sociais parecem agora mais virados para a religião, atacando os falsos profetas. Isto depois de pedido desculpas aos terroristas em plena A.G.

16 comentários:

  1. Completamente de acordo.

    Potenciar internacionalmente a popularidade do nosso clube é fundamental para a nossa expansão e consequentemente, consolidar a nossa grandeza.

    ResponderEliminar
  2. "...a avaliar pela última newsletter do Sporting os órgãos sociais parecem agora mais virados para a religião, atacando os falsos profetas. Isto depois de pedido desculpas aos terroristas em plena A.G."

    LdA:

    Precisamente o que disse na caixa de comentários do post anterior! O absurdo continua... Unir com discursos oficiais divisionistas...Assim se vê como estamos no bom caminho...

    Qt à 'questão chilena' quero apenas acresecentar isto: como se sentirão os próprios futebolistas do SCP ao ver o clube que representam ignorar completamente uma matéria humanitária e de interesse global, com epicentro no seu País Natal e verificar a atitude completamente oposta no principal rival???


    Lembram-se do que ocorreu há um ano com a catástrofe na Madeira e CR7? Pois agora repetiu-se a estória... E a culpa é dos...'profetas'!


    Pela enésima vez: ACORDA SCP!!!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a ideia Lda.

    Mas parece que, hoje, já seria o timing errado, visto que ontem os porquinhos já fizeram tal coisa...e agora parceria "copianço" da nossa parte, (imagino o que viria nos jornais).

    Deixamos passar (mais um!!!) momento para projectar o nosso nome fora de portas, aproveitando até o facto de contarmos com 2 chilenos no nosso plantel.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Virgilio:
    A parte final do post é inspirada no teu comentário. :)

    Dezperado:
    Realmente tivemos muito tempo para agir, que perdemos. Mas mais vale um timming errado que não fazer nada. E tenho quase a certeza que mesmo assim, se levássemos a cabo a acção a nossa seria mais visível no Chile que a do SLB.

    ResponderEliminar
  5. LdA:

    :)

    Inadvertidamente fiz uma assistência para golo!!! hehehehe

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Uma questão um pouco mais-além do SCP: não acham que já chega de mineiros chilenos ? Não acham uma palhaçada tanto buzz à volta deste tema? É que estes sobreviveram. Foi uma história bonita e para recordar para sempre, agora fazer homenagens porque sim e porque também já me parece um exagero.

    SL

    ResponderEliminar
  7. LdA

    Na 5ª Feira penso que será difícil, devido à organização UEFA. Mas penso que o Sporting poderia chamar ao jogo de domingo “jogo de homenagem aos mineiros chilenos”. “Apalpar” o treinador para saber se Matias e Valdez iriam jogar e entregar um Leão de Ouro ao embaixador(?) ou aos jogadores para quando forem ao Chile entregarem a quem de direito.

    Logicamente que os independentes da CS teriam que ser “encurralados” para mostrarem o acontecimento. Porque no Estoril as claques (não sei se os Árabes se os Judeus) tinham um cartaz com referência aos mineiros, mas na TV nunca mereceu um 1º plano, nem uma referência do relator. Se fosse qualquer coisa do género “JEB vai para casa”, “Paulo Sérgio não prestas”, ou “Costinha não gosto dos teus fatos” aí mostravam a cada interrupção do jogo e o locutor repetia e comentava as frases a cada mau passe da equipa.

    O Sporting a primeira vez que foi à Madeira após a catástrofe de Fevereiro deu uma quantia em dinheiro para ajudar a recuperação de algumas casas. Aperceberam-se disso? Eu sei porque assisti, e veio referido na CS da ilha, mas na CS nacional não dei por nada…

    ResponderEliminar
  8. Sim, acho que o SCP podia e deveria associar-se ao salvamento dos mineiros.

    Sim, acho que o SCP deveria pedir para ser respeitado um minuto de silêncio em memória do Big Mal neste fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. muito bem, LdA

    é caso para dizer, és o maior! :)

    The LC

    ResponderEliminar
  10. LdA,
    A sugestão é interessante, de facto, e ficáva-nos bem. Mereceríamos aplausos se o fizéssemos, mas é daquelas situações em que o facto de não o fazermos não constitui uma falha gritante, na minha opinião. Inclusivamente, tenho uma visão um pouco cínica acerca de toda essa situação dos mineiros chilenos. Outras notas que deixas no post suscitam-me maior inquietação.

    Ainda assim, admito sem qualquer dificuldade a existência de algumas eventuais vantagens nessa tua sugestão. Quando digo que essa atitude seria bem-vinda, penso no nosso prestígio - como todos têm referido - mas penso também em Matias e Valdés, no sentido em que com isso se sentiriam, talvez, ainda mais acarinhados pelo Clube e identificados com o nosso ADN Sporting. Um jogador motivado é, potencialmente, um jogador mais útil.

    Só uma nota final: a questão do prestígio internacional é, para mim, muito importante. E as medidas que, efectivamente, contribuem para um reforço desse prestígio nem sempre precisam de ser grandiloquentes ou pretensiosas. Aquando do jogo com o Atlético de Madrid, a homenagem do Sporting às vítimas dos atentados terroristas de 11 de Março caiu muitíssimo bem, e reforçou a nossa respeitabilidade. Mais do que uma coroa de flores, o que valeu foi uma atitude sincera e genuína, que, por isso mesmo, foi muito bem acolhida.

    ResponderEliminar
  11. 8,
    "no Estoril as claques (não sei se os Árabes se os Judeus)"

    Eram os cristãos. Era a Torcida

    ResponderEliminar
  12. Bruno,

    "Aquando do jogo com o Atlético de Madrid, a homenagem do Sporting às vítimas dos atentados terroristas de 11 de Março caiu muitíssimo bem, e reforçou a nossa respeitabilidade. Mais do que uma coroa de flores, o que valeu foi uma atitude sincera e genuína, que, por isso mesmo, foi muito bem acolhida."

    Completamente de acordo com o teu comentário, principalmente com esta parte.

    ResponderEliminar
  13. Virgílio:
    "Inadvertidamente fiz uma assistência para golo!!! hehehehe"

    Faz lembrar o Abel a cruzar para a área em pleno Old Trafford.

    ResponderEliminar
  14. Bruno:

    também não considero que não havendo qualquer evento/homenagem haja uma falha gritante da parte do Sporting, é apenas uma oportunidade perdida.

    Mas fossem esses todos os nossos males.

    ResponderEliminar
  15. O novo presidente do Barça deve ser merengue, para se atrever a ter feito uma auditoria às contas.

    ResponderEliminar
  16. LdA,

    Enviei este email a um amigo blogger no dia 18/10! Devia ter enviado para aqui...


    SCP Sempre a reboque....

    Quer dizer nós é que temos ( Valdés e Matias) e tivemos chilenos no Sporting ( Tello e Contreras) e os fdp's que não têm ninguém é que fazem as homenagens e almoços com o embaixador do Chile...?

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/10/18/nuno_gomes_termino_de_jogar_no_.html

    Também acredito que haja má vontade ou sabotagem da CS em relação às iniciativas extra-desportivas do Sporting!

    Virgilio,

    É difícil acordar dum coma profundo...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.