No passado mês de Julho, estive no Chile. Enquanto fazia o check-in no hotel, em Santiago, perguntaram-me de onde era. Quando disse que era português, perguntaram imediatamente: "Do Sporting?" Ao longo dos 9 dias que lá estive, foram várias as pessoas que associaram Portugal ao Matias Fernandez e ao Sporting, e isso naturalmente encheu-me de orgulho e, também, de esperança. "Parece que comprámos um craque a sério", pensava eu.
Pensava e penso - cada vez mais. Para mim, é claro: não há um "caso Matias Fernandez". Convém ter presente que a mesma lógica que faz com a imprensa goste de "ruído" para vender os seus jornais também se aplica a alguns blogs e a alguns fazedores de opinião.
É óbvio que eu espero muito do Matias Fernandez. E acho que que não é só aquela minha mania, segundo o meu pai, de eu gostar de tudo o que é sul-americano que vá parar a Alvalade. Na recta final do consulado de Paulo Bento, as fintas e os passes do Matias foram a única coisa luminosa que se viu saída dos pés de um dos nossos. Vibrei com o golo em Guimarães, descongelei em Vila do Conde com o seu golo e pensei que finalmente estávamos a ver o verdadeiro Matias. Lamento que o seu espaço tenha encolhido nos últimos jogos, mas a verdade é que Izmailov regressou e Adrien está muito melhor, o que faz com que as opções para o meio campo tenham aumentado - e a equipa agora está melhor. É simples. Eu julgo que reportório que o chileno possui de magia e bom futebol faz com esteja sempre da linha da frente do plantel: se agora não está a jogar, chegará rapidamente a sua altura. A naturalidade das coisas trará isso ao de cima em breve. E isso acontecerá sem dramas, sem casos, sem empresários a marcar território e sem abutres. Se não há um caso, não façamos o jogo de quem o quer criar.
Como é óbvio! Completamente de acordo!
ResponderEliminarO Matias é craque, um excelente jogador e como qualquer outro precisa do seu tempo de integração, o que não é fácil se olharmos para o que se passou no Sporting desde que chegou cá este miúdo. É do tipo de jogadores que não enganam...
Desculpa lá, Bruno, mas há caso Matías, sim. Que explicação encontras para que ele, nos últimos 3 jogos, tenha entrado em campo nos descontos? É que a questão não é ele estar a jogar ou não, são estas substituições...
ResponderEliminarAna, na minha opinião, ele tem entrado para perder tempo - é verdade - mas ao menos naquele pouco tempo que está em campo, consegue segurar a bola, fazer passes inteligentes e resolver bem situações em que seja mais pressionado. Viu-se em Leiria que entrou nos descontos e assistiu para golo (ou quase). Ou seja: julgo que o Carvalhal deve pensar que, já que vai fazer uma substituição para perder tempo, ao menos mete em campo o Matias que sabe o que fazer com a bola.
ResponderEliminarComo treinador de bancada, eu acho que ele, mesmo sendo suplente, deve entrar mais cedo. Acho que ultimamente seria uma mais-valia em relação ao Moutinho ou mesmo ao Izmailov. Mas, apesar de não concordar, a explicação que vejo para a sua entrada nos descontos tem a ver com aquilo que disse acima, e não com qualquer tipo de humilhação ou lição de humildade que o Carvalhal que queira dar. É assim que interpreto.
No jogo com o Leixões, a coisa não estava a correr muito bem... não achas que, já que tanto faz em três minutos, devia ter entrado muito mais cedo? Até podes ter razão, mas cheira-me a esturro...
ResponderEliminarSe ele é jogador profissional do Sporting só tém que aceitar todas as regras do jogo.Se é sempre ele que entra no minuto final é porque o CC quer queimar mais alguns minutos.Por isso é que ele lá está.Concordo com o Bruno.Náo há caso matias e só a imprensa vermelha inventa casos no Sporting alimentados pelos blogues sportinguistas.Interessa a imprensa vermelha criar casos nos rivais para abafar a pouca vergonha do apito encarnado..este fim de semana é mais uma vergonha do apito avermelhado com os arbitros do braga e do maritimo a entrarem mais uma vez na pouca vergonha do futebol português..È uma vergonha estas nomeações e que ninguém fala..Aqui sim é que são os casos que a imprensa vermelha abafa..Vai ser mais um fds de VERGONHA para as bandas de coimbra e da madeira..Um até é meu vizinho e só anda vestido de vermelho..VERGONHA esta merda de arbitros..
ResponderEliminarrenato, sabes bem que eu não me sigo pela imprensa vermelha, azul ou Com as cores todas do arco-íris. Só estranho esta situação, mais nada.
ResponderEliminarAna ele é jogador do Sporting e se é sempre ele a entra no minuto final o que dirão os outros que não saiem do banco? Se o CC tém confiança nele para queimar tempo só temos que apoiar.Agora inventar casos é que não. E depois vamos tirar quem para ele entrar? Todos os outros estão a jogar bem e a aumentar a euforia entre os sócios.Eu já estou a gostar mais de ir ao estádio pois já se nota mais ambiente de grandes jogos..Só é pena os adeptos não estarem a aderir mas contra isso nada se pode fazer..Tinha que ser os blogues a fomentarem mais a ida aos estádios mas o que se nota é que estão sempre a espera de casos para empolarem ainda mais..Eu vou sempre e amanhã mais uma vez vou aqui de sines para apoiar sempre..Mas eu sou fundamentalista pelo SPORTING..
ResponderEliminarBruno de acordo, reconheço a ambos os intervenientes qualidade suficiente para isto não passar de um acaso de ocasião, há qualidade a mais nos pés de Matias e estupidez a menos na cabeça do Carvalhal para desperdiçar talento.
ResponderEliminarPenso que brevemente vão "fazer as pazes" com o Matias a ser titular e outro qualquer a entrar nos minutos finais.
Bruno:
ResponderEliminarClaro que não existe qlq caso Matias Fernandez!!!
Isto, dd não há problemas no SCP e as coisas parecem querer encarrilar aparece sp algo nos pasquins desportivos para chatear.
O Mat14s não engana! Palavra de escoteiro (que nc fui)! LOL
Por mim era ele que jogava a 10. O Moutinho está necessitado de descanso.
SL!
Bruno:
ResponderEliminarEsta é uma das questões do momento, sem dúvida. Pegando nas tuas observações diria o seguinte:
Quem gosta de "fazer sangue" comentaria com igual "gosto" o facto de Moutinho ter sido finalmente remetido ao banco. Estás a ver o filme certamente: "De titular indiscutivel a proscrito" seria provavelmente um dos titulos mais amenos.
Matias poderia ser titular neste momento? Para que tal acontecesse, e mantendo o mesmo modelo de jogo, só vejo como possível a saída de Moutinho. E se Matias poderá não fazer pior a criar jogo, fica a léguas de Moutinho na hora de defender. Numa equipa ainda à procura de estabilidade emocional de resultados este poderia ser um desiquilibrio fatal ou pelo menos de dificil superação. Aceito por isso que CC aposte em Moutinho, pese a sua fase menos exuberante.
Outra hipótese seria Matias jogar no lugar de um dos avançados, atrás de quem fizesse a função, podendo o chileno jogar mais solto. Não sei se resultaria, mas creio que,neste momento, seria a hipótese mais viável.
Caros amigos,
ResponderEliminarPrimeiro que tudo quero dizer-vos que este blog é neste momento aquele em que se "respira" melhor Sporting. Bons posts e nível elevado daqueles que aqui comentam.
Sigam por este caminho!
Quanto ao Matias Fernandez considero-o um jogador evoluído tecnicamente e com pormenores só alcance dos predestinados. Falta-lhe contudo pulmão para ser um jogador ao mais alto nível. É contudo jovem e depois de se ambientar quem sabe não será uma mais-valia importante a médio prazo. Assim o desejo e qualidades não lhe faltam
Claro que não há caso. Com o CC joga quem trabalha melhor durante a semana.
ResponderEliminarEdu Mart
Caríssimo Juvenal:
ResponderEliminarOs elogios são sempre bem vindos, tal como as criticas pertinentes. Os primeiros servem-nos de alimento e ajudam-nos a crescer, as segundas servem-nos de remédio para as nossas maleitas, permitindo-nos ser mais saudáveis.
Quando os elogios vêm daqueles que consideramos e nos servem de exemplo, ficamos cheios de vaidade mas também responsabilizados para fazer melhor. Obrigado e aquele abraço.
Concordo plenamente com o post. Não me parece que haja qualquer caso apesar de gostar de ver o Matías jogar mais tempo.
ResponderEliminarComo aqui disse anteriormente:
- não vale a pena estarmos a colocar "macaquinhos no sotão". É uma opção do Carvalhal que me parece que privilegia o equilíbrio defensivo do meio-campo só que...
- ...por mim tirava o Moutinho que se encontra em baixo e colocava o Matías. Como disse ao LdA, o papel do Moutinho é actualmente mais de construção que de recuperação e por isso, preferia que o fosse desempenhado pelo Matigol. Ainda por cima quando parecia estar a subir de forma e a adaptar-se.
Edu Mart,
Isso é o que acontece com todos os treinadores, segundo a óptica deles.
Mas há duvidas que o Matias entrava de caras na equipa trocando aquele n~23 que para lá anda. É que sinceramente, já pensei mais do que uma vez que esta avestruz que lá anda a protestar com os colegas e a falhar golos em catadupa foi a melhor jogada que o PdC alguma vez fez na sua vida de corrupção.
ResponderEliminarTambém não acredito num "Caso Matias Fernandez" e que tudo não passa de simples opções e gestão técnica por parte do Carlos Carvalhal.
ResponderEliminarApenas me faz impressão um jogador como ele seja utilizado para queimar tempos quando é obviamente dos mais talentosos do plantel.
TENHO A MINHA OPINIAO DESDE DO INICIO SOBRE O MATIAS MAS NESTA ALTURA ACHO QUE O MAIS IMPORTANTE E O COLECTIVO E NAO AS INDIVIDUALIDADES E PENSARMOS QUE SO PODEM JOGAR 11 DE CADA VEZ E O MATIAS QUANDO TIVER A SUA OPORTUNIDADE TEM DE AGARRA LA.
ResponderEliminarNAO EXISTE NENHUM DRAMA UM PLANTEL TAMBEM E COMPOSTO POR SUPLENTES POR VEZES PARECE QUE MUITA GENTE SE ESQUECE DISSO E NOS NO SPORTING SE QUISERMOS TER UM ESPIRITO VENCEDOR TEMOS DE NAO ALIMENTAR ESTAS NOVELAS E PENSAR APENAS QUE OS ADEPTOS TEM DE APOIAR O COLECTIVO E NAO AS INDIVIDUALIDADES.
CONCORDO COM O JUVENAL ESTE BLOG TEM SIDO UM EXEMPLO DE SPORTINGUISMO.
Também não acho que há uma caso matias, se sempre que o jogador não jogar for caso estamos lixados.
ResponderEliminarNum posto anterior disse que o "caso" matias poderia trazer problemas para CC mas disse isso a pensar na imprensa que vai começar a fazer presão sobre o treinador e se nós sportinguistas alimentar mos isso, ainda pior.
Claro que preferia velo a jogar mas para já o grupo esta a evoluir bem sem ele em campo, vamos ver se ele consegue recuperar a tituaridade .