sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Do meu cantinho

Em equipa que perde… não se mexe! No mar de dúvidas em que o Sporting navega era o que eu faria. Para amanhã, no jogo contra o bicho papão, apostava na mesma equipa que jogou contra o Vitória: 

R. Patrício, Abel, D. Carriço, Torsiglieri, Evaldo, A. Santos, Maniche, J. Valdés, J. Pereira, Vukcevic, H. Postiga.

Sem tirar nem pôr. E porquê? Porque o jogo é para ganhar, porque foi com este conjunto de homens que se mostrou o melhor futebol da época, porque as opções no banco melhoraram muito desde esse jogo até hoje.
Estive em Alvalade no jogo com o Vitória e senti-me um personagem da Twighlight Zone, na SMS que enviei no final do jogo ao LdA dizia, tudo para ganhar, tudo para perder… Foi um golpe profundo, mas a cura destas feridas faz-se a reentrar em campo, faz-se a lutar por um destino melhor, foram estes homens que falharam era neles que confiava para corrigir o erro, eles mostraram também nesse jogo que são capazes de melhor e não há melhor jogo para se redimirem que este.

Amanhã, na minha tertúlia antes do jogo quando me perguntarem o meu prognóstico vou repetir um que já fiz anteriormente, na noite em que Vukcevic foi herói e mergulhou nos braços dos adeptos. Respondi na altura, como isto está, tanto podemos ganhar por 3 como perder por 7. Ganhámos por 2. Estou com o mesmo estado de espírito, o jogo é de tripla mas o favorito é o nosso adversário.

Não apostaria de início em Liedson e Pedro Mendes, dada a sua prolongada ausência da equipa, seriam os meus trunfos de banco para “jogar” com o decorrer da partida. Liedson só entraria se estivesse a ganhar e precisar de defender o resultado, utilizaria a sua capacidade de fazer pressão sobre a saída de bola para defender a minha equipa de recuar perigosamente para a sua área e o seu instinto matador para aumentar o resultado, Pedro Mendes só entraria se Maniche “rebentar”. 

Como joker, Salomão ou D’jálo, o fundamental é, como diria Robson, attack, attack, attack, é para mim a única forma de vencer o jogo. Sobre o Givanildo, não há nada a fazer de especial, não devem ser precisas grandes chamadas de atenção a Evaldo, Torsi e Maniche para eles saberem que têm de ser perfeitos nas marcações e preenchimento de espaços para evitar dissabores, mas para mim o perigo vem mais de Belluschi do que de Givanildo, é ali que está o cérebro e se o Sporting o anular o músculo não funciona (ou funciona pior…).

Dito isto resta-me garantir aos meus que lá estarei, no meu lugar de bancada a fazer aquilo que sei melhor, apoiar os onze que entram em campo com a minha camisola e a criar o pior ambiente possível ao nosso adversário. Let the game begin!!!!

Força Sporting! Vence por nós!

Nota: post da autoria do LMGM, que, por estar impedido de postar, me solicitou a sua publicação.

25 comentários:

  1. Também seria quase o meu onze ... tirava o Maniche e colocava o PM.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. o abel comigo nunca jogaria.

    o meu onze
    RP
    J.pereira- carriço-polga-evaldo
    p.mendes
    a.santos-valdes
    vuk-Postiga-djalo

    isto porque a dinamica do joão pereira como defesa é muito melhor do que como ala. o vuk irá abrir para o meio abrindo espaços para apenetração do jp coisa que com o abel não aconteceria.
    djalo porque simplesmente é o extremo que mais trabalha para a equipa sem bola e o evaldo precisa de muita ajuda a fechar o lado dele.
    valdes sempre no meio nunca na linha.

    o maniche por mim via o resto da epoca no sofá, entre entrevistas sobre o mourinho...

    XI que pal serge vai meter a jogar
    Rp
    abel-carriço-NAC-Evaldo
    Pedro mendes- maniche
    joão pereira vuk
    liedson postiga

    ResponderEliminar
  3. Seja qual for a equipa estou confiante numa vitória.

    ResponderEliminar
  4. Também acho que Paulo Sérgio vai apostar em Pedro Mendes (tal como em Polga), eu não o faria de inicio.

    Se tivesse Izma disponivel, J. Pereira seria de certeza defesa direito, com as opções que existem não quero perder poder ofensivo.

    Abel é pior? É, mas eu quero é attack, attack, attack!!!

    ResponderEliminar
  5. Dina:
    é desta que o nosso amigo marca à anterior equipa :)

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. LMGM:

    Por acaso tb estou com uma fezada parecida com a tua... Ou damos uma cabazada, igual à de Abril(talvez ainda melhor), ou levamos uma coça das valentes... Não sei explicar... é cá um feeling.

    De modo que vou a Alavalade, fazer mts figas... Feitas 'in loco' devem produzir um efeito mais efectivo do que feitas pela tv e a duzentos e tal kms de distância do epicentro do clássico.

    Qt ao onze, estou como o amigo PTM. Tds menos o Abel q até parece bom rapaz, simpático mas deste que se saiu com umas caravanas e uns cães, q me ficou cá um pc atravessado. Bem, até nem é isso, é mesmo o facto de achar que ele já não se aguenta à bronca...

    Dina, LdA:

    Mantenho a minha aposta no hat-trick... ;)

    FORÇA SPORTING!

    Nota - eliminei o comentário acima que continha a msm mensagem q este... á excepção de um letrinha trocada inadmissivelmente... :)

    ResponderEliminar
  8. para escolher esse onze mais vale la ficar o paulo sergio!! :)

    Agora mais a serio, não concordo com o pereira a estremo. perdemos um excelente lateral( alem de ter que aturar as abeladas) e nada ganhamos com ele a estremo.

    quanto ao prognostico... quando ganhamos dessa vez que citas o treinador deles era o jesualdo, este e um bocadinho diferente, por isso espero mto pouco para este jogo!

    SL

    ResponderEliminar
  9. Ah, esqueci-me de um pormenor, o pior do Sporting este ano é a gritante incapacidade de travar as transições rápidas do adversário, seja ele qual for, será determinante manter uma concentração irrepreensível em lances como cantos e lançamentos laterais no meio campo do adversário (nós devemos ser a única equipa do mundo que faz asneiras com lançamentos laterais...).

    ResponderEliminar
  10. (nós devemos ser a única equipa do mundo que faz asneiras com lançamentos laterais...)

    ou até nos cantos a favor...

    ResponderEliminar
  11. aacluf, havia uma grande diferença entre mim e o Paulo Sérgio, eu era mais coerente com uma escolha :)

    Apesar do resultado final desastroso, houve méritos no jogo com o Vitória em que eu apostaria, não revolucionaria de novo a equipa por ter perdido, tentava estimular a confiança do grupo com uma mensagem concreta e não só de garganta. Se só falta um clik, porque raio é que ando a trocar os fusiveis todos?

    P.S.- Eu falo dos cantos, não disse "a favor" porque dos cantos contra não resultam transições perigosas para nós. Podem é resultar coisas piores...

    ResponderEliminar
  12. Eu acho o torsi um jogador muitíssimo mal adaptado ao futebol nacional. Não tem experiência nem traquejo para ser titular do Sporting, seja contra os corruptos ou seja contra outra equipa pequena.

    E nem falo das qualidades do jogador, basta-me o facto da inadaptação que foi evidente e teve custos à equipa nos jogos que participou a defesa central.

    Com muitos defeitos e virtudes, sem dúvida nenhuma que a melhor dupla de centrais é Carriço-Polga!

    J.Pereira a defesa! Mas cuidado porque seja onde for que jogue os corruptos vão explorar o sangue quente deste jogador. Este temperamento especial ainda não foi reflectido e tratado pela equipa técnica. Um bom treinador já o tinha "domado" (imagine-se uma espécie de Mourinho..). Mas tem-se visto as explosões precipitadas que tem vindo a ter.

    De resto, é preciso um meio campo forte!! E Maniche, apesar de detestar e de não aceitar esta contratação, pode ser a melhor solução. Tem de mostrar aos adeptos a paga pela expulsão e tem experiência a mais que os outros para saber ver o que o técnico não vê.

    A minha equipa:

    -------------Rui Patrício---------------

    - J.Pereira - Carriço - Polga - Evaldo -

    ----- A.Santos P.Mendes Maniche -----

    ----- Valdés --- Postiga --- Vukcevic

    ResponderEliminar
  13. Pedro, gosto dessa equipa em 4-4-2 losango, com laterais bem ofensivos (que são), Valdes no meio e Vuk a fazer de Sobreiro (é uma árvore mais do meu agrado)junto com o Postiga. Penso mesmo que essa seria a nossa melhor equipa e táctica, com armas (laterais) que o anterior Paulo nunca cheirou.

    Mas como não abdico de Valdes no meio, sonhei com o Givanildo a ser virado ao contrário pelo Torsi, não estive na pré-época e o PS quer extremos a centrar para o Pinhal de Vila do Conde... fui por este onze.

    ResponderEliminar
  14. __________Rui Patrício___________

    J.Pereira__Carriço__Polga__Evaldo

    ____________P.Mendes_____________

    _____A.Santos______Maniche_______

    _____________Valdés______________

    _______Postiga____Vukcevic_______

    ResponderEliminar
  15. RP

    JP, DC, AP, Evaldo

    PM

    SV, Maniche

    Valdés

    HP, Liedson


    atack, atack, atack...


    Resultado final: 4-1

    Hat- trick de HP, levezinho, Falcão

    Moutinho falha penalty inventado.

    ResponderEliminar
  16. Virgílio, Pedro, Mike,
    Mil perdões pelo off-topic porque só agora pude retomar a leitura mas era só mesmo para agradecer o insight sobre a forma como Pinto da Costa consolidou a sua (portista) presença no futebol português. Lá está ... todas essas histórias existem, e são tantos a contá-las que não custa - atendendo à história recente da pessoa que nas escutas se revelou - entender como verdadeiras. Por isso disse, de tudo o que vi, vi muita competência. O que foi a génese, desconheço, mas acredito na vossa palavra.
    Na palavra de quem viu.
    Abraços fortes.

    E já agora,

    Hildebrand
    João Pereira
    Daniel Carriço
    Evaldo
    Maniche e Pedro Mendes
    André Santos
    Vukcevic, Valdés
    Postiga
    Ledson

    ResponderEliminar
  17. MM, calma pá, confiança mas não tanto! Só um central é demais!

    ResponderEliminar
  18. LOL!

    Ó LMGM... ñ foste tu q pediste 'atck, atack, atack'?

    O MM só te fez a vontade... hehehe

    ResponderEliminar
  19. Num jogo deste tipo em que o adversário entra em campo confiante, descansado, com 13 pontos de vantagem e apresenta atributos técnicos melhores do que os nossos, o normal jogo não nos fará ganhar. Não temos indícios nenhuns que isso venha a acontecer. Mais, jogamos em casa perante o nosso público e por isso temos a obrigação e o dever de lhes mostrar que vamos tentar mandar e ter iniciativa.
    A melhor forma de ter iniciativa é procurar ter desde logo toda a iniciativa. Não temos de ser modestos nem ela nos penaliza. O estádio é nosso, as gentes são as nossas, e por isso tudo o que ali acontecer será ditado por nós. Para que tal aconteça - e como temos qualidade mas não temos qualidade superior à do adversário - precisamos de recorrer àquilo que nunca nos deixará ficar mal: instintos defensivos na inteligência e ânimo emocional mas, rapidez, fulgor e força na movimentação dos nossos homens para que eles possam depois embutidos de confiança expressar as qualidades técnicas que os caracterizam.
    "A rendição é ignóbil e tola. Acima de tudo lembrem-se nós atacando temos a iniciativa, sabemos exactamente o que vamos fazer enquanto o inimigo é ignorante das nossas intenções e apenas pode tentar esquivar-se dos nossos golpes. Temos de a todo o custo reter esta vantagem atacando com rapidez, de forma implacável, vil e cruel.
    E temos de fazê-lo sem descanso".

    Resta encontrar forma de passar a mensagem aos nossos jogadores de forma a que a compreendam.

    ResponderEliminar
  20. Abel out!

    Salomão (wtf?!) igualmente out...

    LMGM, LMGM... prognósticos: só fim do jogo! :)

    ResponderEliminar
  21. -
    http://www.sportingapoio.com/presidente-genova-%C2%ABveloso-prefiro-burros-que-correm-a-cavalos-parados%C2%BB/

    Triste família a que afasta um dos seus para que seja enxovalhado e maltratado desta forma. Para quando o dia em que começaremos a cuidar dos nossos.

    ResponderEliminar
  22. O meu feeling para amanhã é de muito sofrimento mas...

    (sinto que tudo vai ser uma grande surpresa)

    Yes we can!

    ResponderEliminar
  23. Tite:

    http://www.sportingapoio.com/sporting-e-a-26-%C2%AA-melhor-equipa-europeia-da-decad/

    Somos os melhores, mesmo quando por baixo. Melhores que aqui é curto, porque tivesse o Sporting aproveitado todo o talento desportivo que desperdiçou por via das suas miseráveis gestões e podíamos ter tido uma época simplesmente fenomenal. 2005 e a final europeia de Lisboa não foi aviso suficiente para aquilo que 7 ou 8 elementos bem orientados saídos de Alcochete podem atingir sem grande dificuldade.
    Pena, muita pena que não nos conheçamos a nós próprios convenientemente.

    Força Vukcevic.
    Força Miguel Veloso.
    Força André Santos.
    E força Adrien, Custódio, Miguel Garcia, Moutinho, Beto, Carlos Martins, Hugo Viana, Djaló, Varela, Rui Patrício, Hildebrand, Pereirinha, Cardinal, João Benedito, João Pinto, Branislav Pokrajac, Sinisa Mihajlovic e Liedson.

    Somos os melhores.
    Não sei se somos os maiores mas somos os melhores. O mundo que ponha os olhos em nós porque daqui a um tempo o Futebol Europeu verá aquilo de que o Leão é feito. Virá o dia em que a força e a categoria dos resultados do passado serão brilhantemente reproduzidos.

    ResponderEliminar
  24. O meu 11 seria a equipa do Pedro:

    __________Rui Patrício___________

    J.Pereira__Carriço__Polga__Evaldo

    ____________P.Mendes_____________

    _____A.Santos______Maniche_______

    _____________Valdés______________

    _______Postiga____Vukcevic_______


    Djaló e Salomão ficam no banco para poderem desequilibrar na 2ª parte.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.