terça-feira, 30 de novembro de 2010

A perspectiva do umbigo

Após os acontecimentos verificados este fim-de-semana assistimos a tomadas de posições públicas por parte de quer da Juve Leo quer de Eduardo Barroso de certa forma surpreendentes, se tivermos em conta o que têm sido o discurso e alinhamento de "ambos".

Nada do que relatam é novo na actuação do clube e está até longe de ser o que de pior vimos até hoje. Recordo-me, p.ex., após o jogo com o Bayern, ver a PSP, em plena bancada sul,  de cacetetes em punho, a malhar em todos os que impunham cartazes incómodos. Não me lembro da direcção de então, da qual fazia parte o actual presidente, se ter incomodado com o sucedido. À luz disto a censura de sábado foi até bem mais suave, mas igualmente digna profundo repúdio.

Por isso, mesmo reconhecendo que mais vale tarde do que nunca, lamento que esta repentina consciencialização sobre a forma como o Sporting  trata os seus (para proteger os que há décadas nos destratam) se faça pela perspectiva interesseira que dista dos olhos ao umbigo. O Sporting merece muito mais. O Sporting precisa de melhor.

P.S.- Pede-nos a A.A.S a divulgação do seguinte comunicado:

Parabéns aos Campeões

A Associação de Adeptos Sportinguistas vem por este meio felicitar a equipa de futsal do Sporting pela qualificação para a final­four da UEFA Futsal Cup.

Os grandes clubes vivem de grandes feitos e a secção de futsal do Sporting Clube de Portugal voltou a elevar o nome do nosso clube e galvanizou os adeptos sportinguistas que, correspondendo aos apelos lançados estiveram incansáveis no apoio aos comandados de Orlando Duarte.

Não podemos também deixar de enaltecer uma vez mais as palavras do capitão leonino, João Benedito. Sempre emotivo e dedicado, João Benedito ao discursar no Estádio José Alvalade voltou a demonstrar a capacidade natural para aliciar e impulsionar a paixão dos adeptos pelo seu clube.

Comité Executivo,
Associação de Adeptos Sportinguistas.


11 comentários:

  1. Ontem vi uma reportagem na SIC sobre os relvados de Alvalade onde se falava de um blogue do Sporting. Um colega meu, que almoçava a meu lado disse-me logo olha o a norte de Alvalade. Resolvi ver o que era este blogue com nome estranho (norte e Sporting...) mas que merece honras de televisão. É porque dos que conheço até hoje não estava a ver como, eh eh eh.

    Então os meus parabéns, é uma bela surpresa esta gente do norte. Especialmente pela reportagem que a sic referiu, está soberba e não vi nada tão bem elaborado nos jornais.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,
    A posição do Eduardo Barroso é importante na medida em que é alguém que aparece na televisão. Aparecendo na televisão influência quem o vê. Influenciando quem o vê, aquilo que pensa e/ou diz (porque pode muito bem pensar uma e dizer outra) é importante. Não sou particular adepto do Eduardo Barroso mas também não é preciso que o sejamos. Basta que lhe seja reconhecido aquilo que é mais ou menos evidente e que se soma ao efeito que leva o aparecimento nas televisões: é um sujeito de renome com uma carreira profissional - na sua área - tida como de altíssimo nível por lhe serem nela reconhecidas competências elevadas, quando aquilo que ele faz não é propriamente algo simples ou desimportante. Não faz dele um entendido de futebol mas faz dele alguém a quem não pode ser colado o selo de estúpido, quando há muita gente que passa por painéis de comentários televisivos e mais não faz do que passar essa exacta imagem ... por ser uma que lhe assenta muito bem. Lembro-me nestes casos do patético cineasta, do antigo ministro e empregado do Santana Lopes Rui Gomes da Silva, a abécula do PP que também andou em tempos a representar o Benfica na SIC, o sujeito das Indústrias do Porto, e até do Rui Oliveira e Costa, não por ser um individuo pouco inteligente - percebe-se na desenvoltura com que trata a fala que não o é - mas por ser alguém que tem notórias dificuldades em tecer críticas a outros indivíduos. Lembro-me de um programa há uns anos em que o pequeno Major sendo convidado dirige-se ao Rui Oliveira e Costa como "menino", não tendo havido do outro lado qualquer reacção, ou a reacção que seria a mais natural e esperada. Há ali evidente falta de coragem que manifesta-se também na hora de ter de versar sobre o estado actual do seu Clube. De resto, percebe-se até muitas vezes no seu olhar e expressão que não está ali a fazer mais do que fretes e a ser simpático demais com o "Sporting", não separando aquilo que é o Sporting das acções perpetradas por seres humanos em nome do Sporting, porque há Sporting e "Sporting" naturalmente.

    ResponderEliminar
  3. Por isto, é importante.
    Por aparecerem na televisão e haver gente a dar-lhes muito crédito. Mais não seja por isso é importante, ou talvez só mesmo por isso. Cada caso será um caso.
    Se o Eduardo Barroso teceu críticas públicas aos dirigentes do Sporting, seu funcionamento, passado recente e episódios que estiveram relacionados com o último clássico ... então óptimo. É bom sinal.

    Sobre a Juventude Leonina, subscrevo o que já disseste muitas vezes: são importantes, porque são um grupo de apoio. Limitem-se ao cumprimento desse papel e à boa promoção do Sporting como era seu timbre no passado e estarão a prestar um enorme serviço ao Sporting e a si próprios. Envolvam-se com o poder instalado no Sporting e só terão a perder, porque o poder instalado no Sporting - seja ele qual for - só se deixará envolver com a Juventude Leonina com o singular propósito de instrumentalizá-la, em benefício próprio. Na hora de votar ou fazer escolhas nenhum sportinguista está interessando naquilo que a Juventude Leonina acha ou não acha, porque ninguém no seu perfeito juízo se deixará influenciar pelas inclinações ou opinações de uma claque, seja ela qual for. Isto hoje, porque "ontem" ainda possuíam crédito suficiente para forçar a uma qualquer mudança, ou para ela contribuir. Hoje não o têm porque os movimentos de claques em Portugal gozam de muito má fama e são cada vez menos procurados, e também ... porque deixaram-se precisamente instrumentalizar, perdendo por completo a aura que tinham de uma claque de algum modo diferente de outras.

    ResponderEliminar
  4. Mas Leão de Alvalade,
    No fim de tudo o que conta é isso mesmo que o post diz: vale o que vale. Tem valor mas vale o que vale. Só existirá mudança no Sporting quando os sportinguistas quiserem e desejarem que ela aconteça. Nada disto é novo, os sintomas levam já muito tempo de vida (recordar essa eliminatória com o Bayern que sirva para isso mesmo) e o Clube ao fim do dia terá a condução que os sócios do Sporting quiserem forçar.
    Quando essa hora vier, e ela virá, que tomemos as opções certas. Se cada um o fizer todas essas individuais opções somadas resultarão na manutenção de algo, com ou sem Bettencourt, ou, num efectivo salto em frente, definitivamente sem Bettencourt. Porque Bettencourts há muitos, vão-se na prática sucedendo uns aos outros por isso importa não desviar a atenção do quadro todo: substituir este presidente é apenas metade daquilo que tem de ser feito, não pode ser em si um fim.

    ResponderEliminar
  5. LdA:

    Eduardo Barroso - vale mais tarde do que nunca. Oxalá, hoje de manhã, não tenha acordado de olhinhos novamente fechados...
    É que já vi volte-faces inimagináveis (hj nem tanto...) de outras personagens mediáticas e, igualmente, paineleiras.

    JL - estou em sintonia com a opinião do MM.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Ricardo:
    Estimo que seja o primeiro de muitos comentários. Sê bem-vindo ao "ANortedeAlvalade". O nome nasceu porque, quando o blogue foi iniciado, era apenas feito por alguém radicado a norte. Hoje, embora a maioria está de facto radicado a Norte de Alvalade, mas espalha-se por Vila do Conde, Matosinhos (temporariamente mais perto do polo norte, do verdadeiro), Porto, Coimbra, Castelo Branco, algures em Telheiras, um guardião do Marquês, e Madeira ou onde haja um porto para encostar.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Virgilio e MM:

    de acordo que é importante estas tomadas de posição, especialmente vindo de onde vêm, mas delas não retiro mais do que o despeito que lhes dão origem.

    Não espero muito mais que isto, quando o que Sporting precisa de uma postura verdadeiramente critica e não faltam matérias para análise.

    Enquanto cada um andar apenas preocupado com o seu quintal dificilmente daremos passos seguros em melhor direcção.

    ResponderEliminar
  8. Virgílio,
    Uma coisa que é muita má tem essa vantagem: pode ser defendida ou sobre ela oferecer-se aval mas, só até certo ponto. Talvez os ecos do Eduardo Barroso indiciem isso mesmo, esperemos. Mais sentados ou mais de pé mas esperemos.
    Um abraço forte, a ti e extensível ao Norte luso em que te encontras (julgo).

    ResponderEliminar
  9. PS,
    Muita má porque escrita pelo Jesus.

    ResponderEliminar
  10. Não podia estar mais de acordo com estes comentàrios. O Dr. Eduardo Barroso, é menos politicamente correto em relação a comentadores adversàrios que outros, supostamente Sortinguistas, entre os quais, lamentàvelmente, Sr. Rui Oliveira e Costa. As intervenções desse Sr. na defesa do nosso clube são muito moles para que se respeite o bom nome do Sporting Clube de Portugal. Ou é medo (não sei de quem) ou, para parecer gentil e simpatico. Não serve. Saudações a todos.

    ResponderEliminar
  11. Foi preciso tirarem os privilégios ao sr. barroso para ele se revoltar, até aqui estava tudo bem. O abraço ao JEB em fim de emissão era uma constante, mas prontos, tiraram-lhe o acesso ao camarote e as croquetes e o homem despertou para uma nova realidade.

    O outro senhor, sr. dias, é ainda mais desprezível. Anda no Sporting há anos e é o elo de ligação entre todos os miseráveis presidentes que passaram pelo Sporting. Não sai de lá! Arranja sempre maneira de lhe oferecerem um tacho, e quando têm a ousadia de querer ser califa, empurram-no pelas escadas abaixo.

    São estas células cancerígenas que andam a roer o Sporting por dentro. O mal do Sporting são estes pseudo comentadores, que décadas a fio intoxicam as massas, manipulando-as sempre para beneficio próprio, nunca pelo e para o Sporting.

    O Sporting precisa de sangue novo! Estes, a mim, já não me enganam!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.