quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Sporting em primeiro lugar!

Imagem Armazém Leonino
Um conjunto de declarações inconcebíveis e inaceitáveis caíram com estrondo no seio do do clube, marcando a semana, ainda esta não tinha chegado a meio. Um jogador com menos de meia-dúzia de meses de clube atreve-se a dar lições de Sportinguismo. Um empregado do clube, cuja folha de serviços recomendaria humildade e recato, arroga-se o direito de lhe dar lições de vida e, não satisfeito, o ameaçar. Um ex-jogador e confesso sportinguista, perante a eliminação na Taça de Portugal, declara que o Sporting merece o castigo pesado que vem sofrendo. O presidente entende  que "a eliminatória e o resultado foram desagradáveis."

Sobre as declarações de Maniche e Costinha já foi dito quase tudo. Ficam as reacções ao sucedido, reveladoras da mais que sabida divisão existente na nação leonina. Houve quem se indignasse com a arrogância de Costinha, houve quem pusesse em causa a legitimidade de Sousa Cintra. Retenho que os mesmos que habitualmente entendem que os  actuais corpos sociais estão mais que legitimados, até para cometer disparates, não reconhecem o direito de opinião a um ex-presidente eleito e reeleito, mesmo tendo este dito apenas o óbvio.

Não pude ignorar também as declarações de Aguiar Matos, que me desiludiram. O ex-dirigente preferiu deixar falar o ódio figadal que o une à sombra de Sousa Cintra, do que entender o que realmente era relevante no afrontamento protagonizado por Costinha.

Paulo Torres acha que o Sporting merece ser punido como tem sido. No mesmo acto, declara a sua satisfação pela manutenção em prova do grande Manel, pela sua qualidade de Sportinguista mas, imediatamente a seguir já pede que seja Manuel Machado a ganhar a taça de Portugal por aquele ser o treinador que o acabava de derrotar. Depressa se esqueceu de Manuel Fernandes e do Sporting. Não me espantaria que este discurso absurdo radique no melindre que lhe provocou o fechar das portas de treinador adjunto, para que terá sido sondado no inicio de época. Seria capaz de fazer o mesmo diagnóstico se estivesse integrado na estrutura técnica? Não creio.

Não são necessários mais exemplos para ilustrar o efeito de estufa que torna quase irrespirável o ar verde-e-branco. Os interesses do Sporting como instituição são permanente remetidos para segundo plano nas palavras e  nos actos poluídos pelas conveniências dos indivíduos ou de grupos de interesse ou pressão. O aquecimento global onde definha o clube é o meio propicio para a vaidade pessoal,o orgulho desmedido, a ambição cega, a inveja e o expediente proliferarem. As faltas de respeito pela história do clube, pelo esforço dos que nos precederam, a depreciação do associativismo florescem.

O que devia estar agregado está retalhado. Mesmo entre os que se opõem e reconhecem necessidade de mudança vivem em trincheiras cada vez mais fundas, de reduzidas perspectivas, não hesitando, aqui e ali, de forma mais evidente ou discreta, trocar tiros entre si. Hoje, no Sporting as boas ideias "são as minhas" e as de quem comigo concorda. A avaliação de qualquer proposta  é feita em função de quem é o autor e não apenas pelo mérito que a mesma encerra. Não surpreende por isso que a teoria de "ou nós ou o caos" renda grandes dividendos eleitorais. Mesmo que do caos já se vejam mais do que apenas sinais.

Tenho dúvidas que assim germine em algum Sportinguista a vontade de avançar com ideias e força para fazer a mudança que é, por hoje, talvez a único facto que nos aproxima do consenso. Para o Sporting voltar a ser primeiro, temos que voltar a por, a cima de tudo, de todos e de cada um de nós, o Sporting em primeiro lugar.

7 comentários:

  1. Este acaba por ser o principal problema ... quem tem tempo de antena quem mais fala acaba por ser aqueles que vivem ou gostavam de viver à pala do SCP.

    Poucos são aqueles que comentam sem segundas intenções .... isto mais parece um partido politico do que propriamente um clube de futebol.

    Será que não existem SPORTINGUISTAS com capacidade para liderar um projecto que tenha como objectivo único elevar o nome do SCP !?

    Cada vez tenho mais dúvidas que isso possa acontecer.

    Por outro lado já vimos que uma direcção "profissional" também não é grande alternativa.

    Precisamos de um projecto sólido e desinteressado para o nosso clube.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. "Tenho dúvidas que assim germine em algum Sportinguista a vontade de avançar com ideias e força para fazer a mudança que é, por hoje, talvez a único facto que nos aproxima do consenso."

    Bom post, só não concordo com parte do ultimo paragrafo. Com a contestação que se tem sentido no ultimo ano e meio...na minha opiniao, é mais facil alguem avançar, visto que tem boas possibilidades de ganhar!

    SL

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    "Para o Sporting voltar a ser primeiro, temos que voltar a por, a cima de tudo, de todos e de cada um de nós, o Sporting em primeiro lugar."

    Isso era o que deveria ser feito mas basta ler as últimas declarações de Aguiar de Matos, para vermos que o que interessa, é o ajuste de contas e pequenas vinganças.

    ResponderEliminar
  4. Gigantes:
    Старши-треньорът на Левски Ясен Петров говори днес пред представителите на медиите на брифинг преди утрешния двубой от груповата фаза на Лига Европа срещу португалския гранд Спортинг (Лисабон).
    "Coach of Levski Yassen Petrov spoke today before the media at a briefing before tomorrow's match of group stage of Europe League against Portuguese giants Sporting."

    Agressiva, flanqueadora, enorme poderio de fogo de meia distância, causam sensação, jogo agressivo nos flancos (reitera), uma equipa que controla a bola de modo perfeito e um Clube que é dos mais respeitáveis do mundo:
    "Не мисля, че може да се отличи само един футболист на Спортинг, целият им отбор е много силен. Доста мачове сме им гледали, играят изключително агресивно, търсят фланговете, стрелят силно отдалеч, един отбор, който играе добър футбол. Сега да се впуснем в подробен анализ на отбора на Спортинг, това ще го оставим за нас. Прави обаче впечатление агресивната игра по фланговете и много добрия контрол на топката. Един отбор, който заслужава уважение", коментира Петров играта на противника.
    "I do not think you can distinguish only one player of Sporting, their whole team is very strong. Many games have seen them play very aggressively looking for flanks, firing heavily from afar, a team that plays good football. Now let launch a detailed analysis of team Sporting, this will leave it to us. Makes an impression, however, aggressive game in the wings and much better control of the ball. One team that deserves respect" said Petrov opponent's play.

    http://www.firstrow.net/webmaster/Live-Football-Stream/41774/1/watch-levski-sofia-vs-sporting-lisbon.html

    E não, isto não está no sítio do Sporting, está mesmo no sítio do adversário. É o que ele pensa de nós. E já agora:

    Шампион на България (26):
    1933, 1937, 1942, 1946, 1947, 1949, 1950, 1953,1965, 1968, 1970, 1974, 1977, 1979, 1984, 1985, 1988,1993, 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2006, 2007, 2009

    Купа на България (26):
    1942, 1946, 1947, 1949, 1950, 1956, 1957, 1959,1967, 1970, 1971, 1976, 1977, 1979, 1982, 1984, 1986,1991, 1992, 1994, 1998, 2000, 2002, 2003, 2005, 2007

    Суперкупа на България (3): 2005, 2007, 2009

    26, 26, 3. Palmarés impressionante de campeonatos e taças domésticas. E ocupam o 2º lugar do seu campeonato, hoje, à frente que estão do Lokomotiv. Levski em 2º, Lille em 1º e os Belgas também em 2º no seu campeonato, pelo menos no dia em que jogámos com eles. Quer isto dizer que no meio de tanta tristeza a Liga Europa - essa pelo menos, e essa só - tem de nos deixar orgulhosos.

    E seremos cabeças-de-série nos 16/avos.
    Força Sporting, rumo à final de Belfast.
    "Oh the bricks they will bleed and the rain it will weep. And the damp Lagan fog lull the city to sleep. It's to hell with the future and live on the past. May the Lord in his Mercy be Kind to Belfast."

    ResponderEliminar
  5. O Evaldo hoje vai fazer 2 golos.

    E claro ... NAC. É o jogo perfeito para ele. Um batatal cheio de neve é o terreno talhado para fazer o gosto ao pé, a 37 metros da baliza.

    ResponderEliminar
  6. É rigorosamente por isto que eu acho que é inutil actualmente trocar ou deixar de trocar de direcção.

    Já perdeu o timing, mas continuo a pensar que não é tarde para Bettencourt, tomar a iniciativa de reunir à porta fechada com o maior numero de seus criticos/opositores/grupos e grupelhos e tentar um qualquer minimo denominador comum.

    ResponderEliminar
  7. Acompanho à distância e com enorme preocupação o que se está a passar no Clube. Tenho tantos anos de sócio como de vida e já passei as quatro dezenas, e nunca assisti a nada como o momento que vivemos.
    Assisto e leio, todos os dias, opiniões que apontam todas no mesmo caminho: a Direcção vale zero e todas as suas opções são erradas - escolheram mal os gestores do futebol, a equipa técnica e os reforços. Têm uma politica de comunicação (?) suicida e manifestam uma falta de rumo aterradora. A conclusão de todos é óbvia! Rua...
    O que me assusta é a falta de sensibilidade ou convicção denotada por estes ineptos para ouvir e contestar este estado de coisas. Não percebem o que se está a instalar? Não querem ver o "desamor" pelo clube que estão a permitir? Não falam porque não querem ou porque não sabem o que dizer?
    Esta direcção foi eleita por mais de 90% dos votos. Aquando das eleições, sentiu-se uma união que permitia ter esperanças. Finalmente tínhamos à frente do clube um gestor com créditos que gostava e percebia de futebol - tinha sido dirigente desta área com agrado e resultados em equipas anteriores. O que os sócios estão a fazer é expressar a sua indignação pelo abandono que sentimos existir relativamente ao clube. Precisamente por aqueles que tiveram tamanho voto de confiança há um ano atrás.
    Não sei como dar a volta a isto, talvez a saída dos dirigentes seja boa (não tenho a certeza...), mas alguma coisa tem que ser feita. Se navegarmos pelos blogs e facebook podemos ver a força que temos, a insatisfação que sentimos, a ambição a que nos obrigamos. Como é que esta força não tem uma condução positiva?
    Vivo em Espanha presentemente. Vivo uma realidade clubística que nada tem a ver com a escala dos nossos clubes (refiro-me ao RM e Barça) e desta experiência retiro uma conclusão: o que faz este clubes grandes, maiores que os demais, não é o passado, nem as glórias passadas. O que os faz enormes é a ambição, a intransigência com a mediocridade e falta de profissionalismo. Se não tivermos esta cultura de vitória no clube o que é que estamos aqui a fazer? Se aceitarmos esta miséria, mais vale mudarmos de clube.
    Olhemos para as palavras dos nossos fundadores. Não façamos as coisas por menos.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.