quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Está encontrado o novo presidente!

"O meu nome é São, Abstém São, e serei a próxima presidente do Sporting." Podia ser assim apresentada a velha figura que há muitos anos ocupa a cadeira presidencial. A abstenção. Figura essa que tem ganho não apenas as eleições, mas também as sucessivas votações sempre que os Sportinguistas têm sido chamados a pronunciar-se.

Pode ser muito conveniente a todos os que não votaram nos últimos anos e aos que foram ratificando os sucessivos corpos sociais e respectivas cooptações, reestruturações financeiras, alienações de património, e politicas desportivas ruinosas pensar ou afirmar que a culpa da actual situação é apenas dos que foram eleitos. Conveniente mas pouco conforme com a realidade.

Ninguém tomou o Sporting de assalto, o  caminho que nos trouxe até à situação em que nos encontramos hoje resultou sempre da comunhão de ideias, da conivência, da complacência, do silêncio cúmplice ou apático, ou do alheamento de uma grande maioria dos Sportinguistas que outorgaram autores e legitimaram as respectivas acções. Essa larga maioria silenciosa foi tão cúmplice como os que sucessivamente sufragaram os últimos anos da vida do Sporting. O Sporting não é apenas hoje o que Roquete sonhou e não concretizou. O Sporting é hoje o que  a maioria de nós foi querendo que se tornasse.

16 comentários:

  1. Concordo plenamente com o post...e como disse anteriormente, são os sócios que decidem o futuro do Sporting, para o bem e para o mal!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais...

    Dia 26 não pode haver desculpas. É um sábado, e perante a actual situação do SCP, é obrigação de todos os sócios participarem no acto eleitoral. Um pequeno esforço pessoal e/ou financeiro para alguns, um esforço grande para outros (principlamente aqueles que residem longe de Lisboa) mas que vale a pena todos fazermos.

    Como disse há uns dias atrás, esta será uma janela de oportunidade do SCP enfrentrar melhor o seu futuro, que se pretende grandioso e digno do seu passado. Não sei se, desaproveitando esta oportunidade, poderão existir muitas mais.

    Abraço, LdA.

    ResponderEliminar
  3. Fazerem as eleições a uma sexta-feira como aconteceram estas ultimas, por exemplo, não me parece a melhor solução para combater a abstenção. Porque o Sporting não é só Lisboa e arredores, já se deveria ter á muito pelo menos tentado implementar o voto electrónico a ser realizado em todos os núcleos leoninos espalhados pelo país.
    Mas toda esta situação favorece claro, os que lá estão e não querem que as coisas se alterem, para que os velhos de Alvalade continuem esses sim a ir ás urnas votar na continuidade que nos corrói a cada dia que passa.

    ResponderEliminar
  4. brunus

    que eu saiba dia 26 de março dia das eleições, é um sabado

    ResponderEliminar
  5. Riga/V-1-Boy,

    Diz o Brunnus:

    "Fazerem as eleições a uma sexta-feira como aconteceram estas ultimas"

    ResponderEliminar
  6. Sim a Abstenção vai por certo vencer as próximas eleições, mesmo sendo a um sábado, e com todos os factores que existem para validar uma presença massiva de sócios.

    O Sporting será sempre aquilo que nós quisermos que ele seja.

    ResponderEliminar
  7. Em principio serão as últimas eleições em que o cartão do cidadão....perdão, os sócios só podem votar em Alvalade. MUAHAHAH

    ResponderEliminar
  8. Mike Portugal

    Isso quer dizer o quê?

    Que em principio serão as últimas eleições em que os sócios poderão votar o seu Presidente?

    ResponderEliminar
  9. 8,

    Estava a fazer uma piada em relação ao cartão do cidadão. E estava a dizer que estas deverão ser as ultimas eleições em que os sócios que moram longe terão que se deslocar a alvalade para votar.

    ResponderEliminar
  10. Mike Portugal

    Tinha percebido, mas referindo-me ao que se ouve sobre a proposta de estatutos, que parece que já está feita, além de possibilitar a voto à distancia, parece que tambem prevê a mudança das AG's nos actuias moldes, e isso sinceramente NÂO GOSTO.

    ResponderEliminar
  11. "Sou contra o que está. Sou contra a mudança. Só gosto da minha pança."

    Aplica-se bem esta máxima sindicalista ao comum Sportinguista.

    Clama-se por eleições descentralizadas, mas depois critica-se as alterações aos estatutos que as permitem.

    Assim vamos longe, vamos.

    ResponderEliminar
  12. Autêntico

    Parafraseando:

    Sou contra o que está mal. Sou contra a mudança do que está bem. Só gosto do meu Clube.

    Sou totalmente de acordo com uns estatutos que permitam a todos os Sportinguistas votarem.

    Estou em perfeito desacordo com uns estatutos que transformem as AG’s em Conselho Leonino alargado.

    ResponderEliminar
  13. 8,

    O que significa esta frase: "Estou em perfeito desacordo com uns estatutos que transformem as AG’s em Conselho Leonino alargado"?

    Porque é que dizes que as AGs ficariam transformadas em conselho leonino?

    ResponderEliminar
  14. Mike Portugal

    Sem ter bases fundamentadas em nada que tivesse lido de concreto, apenas “no diz que disse”, consta que o projecto de estatutos que, segundo Rui Oliveira e Costa que nele colaborou, já está pronto, e só estava à espera que as bolas em vez de baterem na trave entrassem na baliza para ser apresentado aos sócios para aprovação, está previsto que as AG’s deixem de ser nos modos actuais, abertas a todos os sócios, e passem a ser eleitos representantes dos sócios para nelas participarem.

    É com isto que eu não concordo.

    ResponderEliminar
  15. 8,

    Estou esclarecido, mas isso não me parece que venha a acontecer. Seria anti-democrático.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.