sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Já tinham ouvido falar nisto?

A 31 de Março Nobre Guedes previa implementar a já famosa reestruturação financeira no prazo de 2 meses. Passados 3 meses dava a reestruturação como "quase feita" e o seu anúncio iminente. Hoje o DN diz que "a CMVM aprovou na quarta-feira o prospecto dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), em acções, no valor de 55 milhões de euros e desbloqueou a situação." E que "a reestruturação financeira do Sporting foi desbloqueada. Ainda este mês vão entrar nos cofres leoninos 73 milhões de euros." 

Pronto, diríamos agora. O que eu não sabia e nunca tinha ouvido nestes termos, a não ser na voz dos habituais contestatários e sempre negado pelos representantes dos orgãos sociais  é que, e citando o que o DN encontrou no prospecto, há alguns riscos inerentes à subscrição. Como por exemplo: "A Sporting SAD poderá ser alvo de uma oferta pública de aquisição" e ver-se "condicionada na execução da sua estratégia/linhas de orientação". Além de que "poderá ter dificuldades na contratação e retenção de pessoal qualificado". Já tinham ouvido falar nisto, nestes termos?

3 comentários:

  1. "A Sporting SAD poderá ser alvo de uma oferta pública de aquisição"

    Eheheheh...se alguem conhecer algum árabe, envie uma proposta!

    Qualquer empresa cotada em bolsa pode ser alvo de uma oferta publica de aquisição.

    "Segundo o prospecto " o montante líquido das ofertas, deduzidas todas as despesas associadas, será de, aproximadamente, 72,3 milhões de Euros". E "relativamente à emissão de VMOC, foi celebrado entre o Emitente [ Sporting] e os Bancos uma garantia de colocação onde estes se comprometem a subscrever, em partes iguais, a quantidade de VMOC que não for subscrita pelos accionistas e demais investidores" pode ler-se no documento enviado ao Mercado."

    Na minha opinião, o mais provavel vai ser isto, os bancos vão ficar com a maior parte do "bolo".
    Pelo que ouvimos todos os dias, não deve haver muitas empresas com liquidez para investir na nossa SAD.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Dezperado:

    A tua fé é de louvar...

    A questão não é haver alguém interessado em fazer uma OPA à SAD.

    E não sendo um adepto fervoroso dasSAD´s sou de opinião que elas fazem pouco sentido existir para o clube deter a totalidade das acções. Para isso para quê dar ao trabalho de fazer uma SAD?

    A questão é que não foi isto que foi "vendido" aos sócios e há alguma desfaçatez fazê-lo constar no prospecto, a crer no que diz o DN.

    ResponderEliminar
  3. Todos a Alvalade amanhã, vamos encher o estádio, só assim a direcção, jogadores e treinador vão perceber o que é um estádio cheio de sportinguistas,o que é o SPORTING. Como vocês bem sabem... aquele estádio cheio, é de ir ás lágrimas, levanta todos os pelo do corpo !!! Talvez seja assim a melhor forma de protesto pelo estado actual das coisas. Se correr mal vai ser uma chatice das grandes , se correr bem... acredito que nada voltará a ser com dantes.
    Bom ano para todos, saudações leoninas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.