sábado, 8 de janeiro de 2011

Um pedreira que se aproxima de Alvalade

Os dois Sporting´s que mais logo se encontram nunca pareceram estar tão próximos como nos últimos anos. Invertendo a tendência que o registo histórico documenta, o Braga ganhou os dois últimos jogos em Alvalade para o campeonato e, no final da competição do ano transacto, tomou o lugar no pódio que nos pertenceu durante os 4 anos anteriores. São 3 anos de aproximação da Pedreira a Alvalade, num movimento convergente, que tem tanto de crescimento dos arsenalistas como de depreciação do nosso valor.

Mas não é apenas no relvado que a aproximação do Braga tem acontecido. Fruto de uma gestão realista e apontada por muitos como um exemplo, o clube minhoto conseguiu, no último exercício, uma receita extraordinária com a venda de jogadores acima dos 11 milhões de euros (desses 7 milhões “são” nossos, pela compra de J. Pereira e Evaldo) e apresentou um orçamento para a época em curso de cerca de 17 milhões de euros. (Não consegui apurar o valor do orçamento da nossa SAD mas andou nos últimos anos um pouco acima dos 20 milhões.)

Se a contabilidade pouco diz aos adeptos, o facto é que, com uma primeira volta abaixo do que se esperaria, o Braga deveria chegar hoje a Alvalade com muito mais do que apenas 5 pontos de atraso. Daí que, se Paulo Sérgio quer continuar no grupo da frente, tem que se esmerar na estratégia para mais logo. É que o Braga de Domingos sentir-se-à como peixe na água a explorar as deficiências na manobra colectiva que o Sporting apresenta desde que lhe foi entregue a braçadeira de treinador. E a hipótese avançada pelos jornais da possível titularidade de um Zapater sem ritmo deve ser uma boa noticia para Domingos e companhia, que, mesmo sem ter Aguiar, não faltará quem a conduza. A vitória de mais logo é necessária para manter o 3º lugar mas, a ocorrer, será muito difícil de alcançar.

12 comentários:

  1. "São 3 anos de aproximação da Pedreira a Alvalade, num movimento convergente, que tem tanto de crescimento dos arsenalistas como de depreciação do nosso valor."

    Nem mais! Ou muito me engano ou logo temos o Braga a 2 pontos. Na melhor das hipóteses à mesma distância.

    Sou eu que acho que as conferências de imprensa do Pal são deprimentes?

    ResponderEliminar
  2. Não que eu goste muito de conversas de orçamentos mas eles deixam evidentes uma realidade indesmentível: esta geração de gestores deixou o Sporting a marcar passo (que é muito bem explicado na análise do LDA sobre a última década). Como os outros evoluiram estamos mais longe dos da frente e mais perto dos que vinham atrás. Infelizmente o resultado de logo não mudará nada a realidade em que vamos ter que viver nos próximos anos.

    ResponderEliminar
  3. Logo a realidade do Braga vai ser ficar a 8 pontos de distância do grande Sporting!!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Cachecol, sapatilhas, impermeável, forro polar gamebox, tá tudo, vamos para a estrada até logo que há um jogo para ganhar.

    Estou a contar com um bom jogo, se bem que o melhor jogo até agora redundou numa derrota em casa.

    Vamos lá receber os arsenalistas como deve de ser, Patricio Imperial, André Consistente, Valdes Artista e Liedson Matador.

    P.S.- Clic! Pode ser? Vá lá, deixem-me vir para cima com um sorriso. Clic!

    ResponderEliminar
  5. O SCB a subir com as cavalitas do SCP como suporte...

    Logo à noite desejo uma vitória, mas estou 'preparado' para qlq resultado.

    Mas, já estou como o Pedro Carvalho: este jogo para o campeonato significa exactamente o quê? Afastar um potencial competidor pelo 3.º posto da geral?? Eia, c'um catano, tou numas ansias que nem posso...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Virgilio,

    Este jogo significa que, após a vitoria, ficaremos mais perto do benfica, já que eles vão perder pontos ;)

    ResponderEliminar
  7. Vocês nem imaginam as figuras que eu fiz em pleno Jumbo...de fones nos ouvidos.
    Quero lá saber...só tenho pena de não ter festejado mais golos.
    O que aconteceu a Postiga?

    ResponderEliminar
  8. Aleijou-se Dina, no início do jogo.
    O Salomão entrou para o seu lugar 1 na 1ª vez que tocou na bola fez o 1-0.

    PS, espero que te sintas melhor ou que estejas recuperada.

    ResponderEliminar
  9. MM, estou quase a 100%, só a tosse ainda resiste.
    Muito obrigado por te teres lembrado.
    Eu na altura em que o Postiga se lesionou estava com uma audição péssima,estava numa zona do supermercado onde apanhava muito mal.
    Pedro Paixão como sempre...é sempre o maior protagonista e neste momento podíamos ter feito o 3º...

    ResponderEliminar
  10. Corrijo...Bruno Paixão, onde é que eu fui buscar o Pedro?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.