segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que faria Faria e outras questões

Se algum mérito tem que ser reconhecido a Braz da Silva é o dinamismo que imprimiu à sua candidatura e que obrigará os que se venham perfilar na corrida à presidência do Sporting a trabalhar muito bem para encurtar a vantagem de quem não só partiu à frente como impõe a agenda e ainda por cima diz o que a maioria gosta de ouvir:  “um fundo de 50 milhões”, “o Sporting tem que ter os melhores ”ou “Sporting em primeiro”etc.

Obviamente que as questões do futebol serão centrais em todo o debate eleitoral. Se por um lado se percebe, pela importância que a modalidade assume no clube, quer ao nível desportivo quer financeiro, era importante que a restante actividade do clube não fosse esquecida, bem como a modernização do seu modelo organizativo. Questões relacionadas com o pavilhão e a revisão estatutária – o número de votos por associado versus antiguidade, o voto à distância, o modelo de A.G. – são fundamentais para imprimir uma nova dinâmica que há muito se reclama e que nem após o Congresso de Santarém se verificou.

Mas o futebol acabará por marcar a agenda e, nesse sentido, Braz da Silva continua a marcar pontos, ao ver o seu nome associado a Rui Faria, treinador adjunto de Mourinho. Não deixa de ser caricato que, após termos tido Mourinho como tradutor e tê-lo visto entrar e sair pelas portas dos fundos, estejamos agora à volta dos seus sucedâneos, como se o ADN se transmitisse pelo ar comum que se respira. Ser braço direito  do "Melhor do Mundo" não o garante como o 2º melhor do Mundo nem sequer como bom treinador, embora haja quem alvitre que ele é o ponto de arquimedes de Mourinho. Ao contrário de Villas Boas que, mesmo com pouco tempo de trabalho, deu pelo menos para perceber haver potencialidades que este ano se vão confirmando, apesar de, correndo mal, poder acabar a época sem ganhar nada. Mas é indiscutível que a sua entrada no FCP correspondeu a uma melhoria notória na qualidade de jogo, apesar de nem ser liquido que disponha de melhor plantel que Jesualdo teve à disposição.

Essas são, no entanto, considerações para mais tarde. Porque ainda sem saber o que é realmente verdade nesta noticia e o que faria Faria como treinador principal parece-me  desde já assinalar que estas eleições, mais do que nenhumas outras na história do clube, ficarão assinaladas pelo poder de comunicar das candidaturas, como o prova o facto de quer Braz da Silva quer Godinho Lopes, o candidato que se segue, apostarem forte ( e seguramente que caro…) em agências de comunicação.

Talvez por isso, talvez como nunca, os Sportinguistas sejam obrigados a estarem atentos de forma a destrinçarem o que são intenções e acções e talvez até o que são sound-bytes e o que são realmente medidas necessárias e desejáveis para o futuro melhor que todos ansiamos.

P.S.- Hoje será o dia da apresentação da candidatura de Bruno de Carvalho. Esta é a mensagem que o nosso consócio enviou aos seus seguidores no Facebook, nos quais me incluo:
Quero agradecer todas as vossas mensagens de apoio e incentivo que acabaram por motivar a minha reflexão séria para avançar com uma candidatura ao Sporting Clube de Portugal.

O Sporting CP vai viver um periodo de mandato decisivo pois tem de definir agora o seu rumo futuro e as linhas de actuação estratégicas fundamentais para atingir os seus objectivos.

A primeira coisa que pretendi foi criar um Programa rigoroso para o Sporting Clube de Portugal e a partir dai começar a preparar as condições e a convidar a equipa para o poder cumprir. Essa tarefa foi imperiosa e era a unica forma de mostrar o respeito que tenho ao nosso grande Clube.

Mais que criar necessidades e movimentos no facebook é preciso pensar, refletir e ter soluções reais para o Sporting Clube de Portugal e esse foi o nosso caminho.

Agora está na hora de avançar e demonstrar que o Sporting Clube de Portugal tem de facto soluções, que existem sportinguistas qualificados que podem e querem dar o seu contributo, experiência e dedicação a esta grande instituição.

Vamos segunda feira dar um passo decisivo para o futuro com a apresentação de um Programa cujas linhas mestras assentam no respeito pelos sócios, na mobilização efectiva da massa associativa, numa estrutura empresarial transparente e competitiva, num Sporting CP Eclético e num Sporting CP com capacidade de assumir a liderança do futebol português.

Convido desde já todos para virem conhecer o Programa na próxima segunda feira no Hotel Sana Malhoa às 17h na Sala Belém IV.

Quero também informar que a partir de segunda, após a conferência, estará activo o facebook da campanha e que será por esse canal que iremos dar sempre todas as noticias, estando o meu facebook pessoal, por razões que podem facilmente compreender, privado.

Obrigado a todos pela força e contribuição para esta candidatura e nunca se esqueçam que vocês são a razão da existência do nosso Sporting Clube de Portugal!

Saudações leoninas,

Bruno de Carvalho

4 comentários:

  1. Não posso assistir uma vez que estou a trabalhar, mas depois leio o programa quando estiver no facebook. Podias por aqui o link, por favor?

    ResponderEliminar
  2. so por ser na sala Belem já nem quero ouvir falar. se há coisa que me irrita profundamente é Sportinguistas pronunciarem a palavra "belenização"! estão a pôr-se a jeito, assim! Ainda na 6a no Record, lá vinha mais um palhaço (um cromo do Eixo do mal, da SicN) a falar do tema... e a dizer-se Sportinguista.. menorizam-se

    ResponderEliminar
  3. Se cortarem o cabelo ao Faria e lhe partirem os dentes, o gajo é a cara chapada do Emplastro...
    ao que chegámos....

    ResponderEliminar
  4. Para verificarem o que digo:

    Faria:
    http://www.theage.com.au/ffximage/2005/04/12/Rui_Faria_narrowweb__200x292.jpg

    Emplastro:
    http://1.bp.blogspot.com/_iVHLG1sD6Dg/TQkXm3X-xxI/AAAAAAAAEO8/Ds9sx40Nuok/s1600/emplastro.jpg

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.