sexta-feira, 4 de março de 2011

O factor "valeeazevedo" nas eleições do Sporting

O verdadeiro período eleitoral está prestes a começar. A minha primeira dúvida é que as seis listas que agora se propõe cheguem todas a apresentar-se às urnas, sendo natural assistir-se a desistências e/ou alianças há medida que for ficando evidente a pouca aceitação de algumas propostas. Por curiosidade, e tal como ontem avançava o DN, a manterem-se as actuais 6 listas, os próximos corpos sociais podem ser eleitos com apenas 18% dos votos. Um cenário pouco entusiasmante,  revelador que os primeiros passos do próximo presidente têm que ir no sentido de restaurar a confiança e a unidade mínima indispensável para que a sua acção possa ser bem sucedida.

A pulverização de candidaturas revela bem o estado de desagregação a que chegamos. Um sinal bem evidente que a principal falha no Sporting está longe de ser de militância antes de sim de liderança. Aí andamos numa linha paralela com o País: do mesmo modo que quem olha para o Portugal de hoje ninguém diria como é que fomos capazes de nos espalhar pelos cinco continentes, dando “novos mundos ao Mundo”, quem olha hoje para o Sporting não identifica o clube com o acervo ímpar de conquistas nem com o pioneirismo que lhe era peculiar.

Sem dúvida que fracos reis foram fazendo fracas gentes outrora fortes. E é ainda sob os “auspícios” de um dos mais fracos e irresponsáveis reis que há memória nas cortes leoninas que chegamos a estas eleições, neste momento post-Alcácer-Quibir, à procura do restauro do brilho perdido.

Mas o factor Bettencourt está aí para durar, só não se sabe por quanto tempo. E ele é evidente nos programas e nas propostas dos candidatos, elaborados de forma apressada e desconexa com a realidade e na confusão que se instalou nos Sportinguistas, desconfiados e confusos por se sentirem não só enganados como abandonados e com a criança nas mãos.  Estou convicto que, não fora a deserção apressada de Bettencourt, e havendo eleições apenas no final do mandato, teríamos projectos elaborados de forma mais  consistente e, em consequência, sócios muito mais esclarecidos e seguros.

Já tivemos o nosso Vale e Azevedo, à boa maneira Sportinguista com duas consoantes no apelido, falta saber quanto tempo mais nos vão continuar a cair as facturas por pagar.

14 comentários:

  1. Compara JEB com Vale e Azevedo é uma estupidez tremenda. Acho tão ofensivo, como o Abrantes Mendes falar de "belenensização". Aliás, um putativo candidato que diz isto á boca cheia, nem categoria para ser candidato possuí.

    ResponderEliminar
  2. No Benfica depois de vale veio um certa bonança.

    Vamos acreditar que temos pessoas mais capazes que Vilarinho e Luí Vieira para recoloarem o nosso clube no lugar que merece rapidamente...

    PODIA TOMAR BANHO...PODER PODIA MAS NÃO ERA A MESMA COISA...

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que cheguem os 6 até ao fim. 4 já será superar as minhas expectactivas.

    De qualquer maneira parece-me que isto se vai discutir entre 2, essas sim, com votos muito equivalentes.

    Se forem apenas 3 listas eu prevejo uma distribuição de votos mais ou menos deste género: 50, 40, 10.
    Se forem 4 listas: 40, 35, 15, 10

    ResponderEliminar
  4. Concordo que há vários candidatos sem projecto nenhum procurando apenas o benefício próprio.

    Mas como Sportinguista tenho vindo a gostar cada vez mais da candidatura de Godinho Lopes, parece-me a única verdadeiramente pensada e consistente. Os nomes que apresenta são muito credíveis, e não precisa de utilizar um treinador como trunfo eleitoral.

    ResponderEliminar
  5. "Estou convicto que, não fora a deserção apressada de Bettencourt, e havendo eleições apenas no final do mandato, teríamos projectos elaborados de forma mais consistente e, em consequência, sócios muito mais esclarecidos e seguros"

    Lê-se com cada coisa que até já dá vontade de rir

    O homem era tão mau, tão mau, mas afinal devia ter ficado mais tempo.
    Porquê? porque os projectos para o substituírem não prestam.
    E de quem é a culpa? é dele, claro, porque ele que faz os projectos para o substituírem
    Para quê ficar mais tempo? para constatar o 8º lugar na actual liga e preparar o 12º na liga de 2012.
    Aí sim os socios estavam mais esclarecidos e os projectos seriam extraterrestres

    Afinal não é só o homem que bacorava, mas todos os que vivem à custa do mau estado do clube tb estão de cabeça perdida

    ResponderEliminar
  6. nunotexas,

    Penso ser a 1ª vez que aqui comentas e sendo assim, sê bem-vindo.

    "Os nomes que apresenta são muito credíveis, e não precisa de utilizar um treinador como trunfo eleitoral."

    Quais nomes é que merecem tanta credibilidade assim, da tua parte e porquê? Em que é que isso ajuda o SCP, tendo em conta que até ao momento, têm sido os nomes a serem eleitos e não a competência?

    Eu acrescento que os nomes são tão credíveis que dispensam um treinador como trunfo eleitoral e um programa.

    ResponderEliminar
  7. Curiosidades,

    Escrevo para quem além de saber ler saiba interpretar o que lê e o que faz é um interpretação obviamente tendenciosa, para a seguir escrever o que mais lhe convinha, pelo que nem me vou dar ao trabalho de contestar.

    ResponderEliminar
  8. FCS,

    O argumento da credibilidade junto da banca é uma das maiores falácias que institui no Sporting: à partida qualquer presidente eleito pelos Sportinguistas tem credibilidade junto da banca porque acima de tudo representa uma grande instituição.

    Será a sua acção que ditará a continuidade ou não dessa credibilidade. Sabemos bem que JEB não só era credível junto da banca como era um gestor de topo do próprio sistema. Não me parece que tenha saído com a credibilidade incólume.

    ResponderEliminar
  9. LdA,

    É verdade que com mais tempo e com um trabalho acabado sem o descalabro que foi, o factor JEB não se fazia notar tanto mas mesmo assim eu acho que ele já saíu tarde de mais. Ele o cretino campino que anda a gastar a chulisse que deu ao Sporting na bebida!

    Mesmo assim não comparo o JEB ao outro lampião corrupto. Exactamente porque JEB nao me parece corrupto, apenas um incompetente na area do futebol. E o outro, que era corrupto se calhar até sabia mais de bola do que o JEB.

    É bem verdade que estamos mal em liderança, a verdade é que nenhum candidato parece entusiasmar fortemente e em todos se notam fragilidades. Com tantos candidatos e não há nenhum que nos dê descanso, entusiasmo e esperança no futuro!

    As listas de cada candidatura têm muito que se lhe diga. Entre tachos e traidores há ainda os hipócritas do costume. E nos candidatos a presidentes não há um que transmita liderança, credibilidade e raça inequívoca!!

    Já disse aqui uma vez que deviam ser confrontados com verdadeiras questões, verdadeiras dúvidas, perguntas pertinentes e incómodas, questões estratégicas, visões e tudo o que muitas vezes se discute por aqui. Porque na TV parece que as perguntas sao sempre muito fáceis, muito óbvias e que nada esclarecem!

    SL

    ResponderEliminar
  10. "Será a sua acção que ditará a continuidade ou não dessa credibilidade. Sabemos bem que JEB não só era credível junto da banca como era um gestor de topo do próprio sistema. Não me parece que tenha saído com a credibilidade incólume"

    ORA MTO BEM!!!

    Disse aqui na altura da fuga de JEB que ele devia devolver todo o dinheiro que ganhou no Sporting e responsabilizado pelos danos causados pela sua desastrosa gestão desportiva!!!

    ResponderEliminar
  11. Pedro,

    uma vez que nos dás o gosto de acompanhar o blogue há algum tempo sabes que sempre disse aqui que Bettencourt viu o problema ao contrário: 1º corrigia a má decisão que foi contratar PS, se Costinha se opusesse dava-lhe o mesmo caminho, se não punha-lhe rédea curta, como parece que o fez ao nomear Couceiro.

    Se o tivesse feito em Outubro, após a 7º jornada, p.ex. muito do que se perdeu, em particular em auto-estima podia-se ter salvaguardado desde que não fosse buscar ninguém pior que o PS.

    Na forma apressada como se escapuliu apanhou toda a gente de surpresa, prestando assim mais um mau serviço.

    Assim, e é isso que este post tenta retratar, muita da falta de consistência que existe nos programas eleitorais e nas listas feitas a correr deve-se agradecer a S. Excia. e não apenas imputado aos candidatos.

    Nesse sentido, é bom realçar que poucos são os clubes que possam listas compostas com elementos em qualidade e em quantidade como as que vemos no nosso clube. Pena é que essa qualidade não se reflicta na saúde do clube.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Vejam o seguinte link...nada mais que a verdade...com um bocado de humor à mistura...

    http://www.sportingapoio.com/mudar-para-ficar-tudo-na-mesma-por-ze-diogo-quintela-para-sportingapoio-com/

    ResponderEliminar
  14. Alguém sabe se o José Couceiro fará parte da estrutura caso a lista do Godinho Lopes saia vencedora?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.