segunda-feira, 14 de março de 2011

O fundo russo de Bruno de Carvalho

Cumpriu-se mais um episódio nestas eleições com a apresentação dos investidores que Bruno de Carvalho havia prometido. Surpreendentemente, ou talvez não, um dos 3 presentes era precisamente Leonid Tiagatchov que no sábado havia desmentido com veemência a sua participação nesta operação. José Milhazes, correspondente da Antena1, à pergunta se estes parceiros de BdC podem ser considerados credíveis respondeu: são pessoas muito influentes. Os investidores são Leonid Tigashov (ex-presidente do Comité Olímpico russo), Alexandre Nazarov (último governador da província russa CHUKOKTA, cargo que também foi ocupado por Abramovich) e Yuri Pachechnik (dono de uma empresa do ramo da construção civil e com ligações à portuguesa BRISA). Aguardemos então pelas cenas dos capítulos.

16 comentários:

  1. 60% á conta do Sporting são 30M€, onde é que os arranjam? Na banca?

    Carece de uma melhor explicação por alguém que perceba deste tipo de negócio.

    ResponderEliminar
  2. Repete-se com o fundo do BdC aquilo que aconteceu há 2 anos com a lista Ser Sporting: têm que explicar tudo - o que acho bem - ao passo que os seus adversários não necessitam de o fazer - o que é completamente errado.

    ResponderEliminar
  3. Não sou entendido 100% na matéria, mas a interpretar pelo que se vai vendo pelo mundo do futebol, e em outros clubes será basicamente assim O Sporting compra os jogadores e vende ao fundo 40% dos mesmos.

    Sendo que como o Sporting já tem alguns jogadores que poderão fazer partd do fundo, passa para este 40% do valor dos seus passes e o fundo vai libertando a verba, para começar mos logo a ter capacidade de compra.


    Por exemplo vendemos 40 % dos passes de R. Patricio, João Pereira, André Santos e Salmomão que terão valor de mercado de 8 milhões os dois primeiros 5 o segundo e 4 o terceiro, ora 40% disso são 10 milhões.

    Nesse momento o sporting irá deter 15 milhões desses jogadores e o fundo 10.

    Depois com esses 10 o SPorting podera comprar por exemplo dois jogadores por 10 milhões. vende os ao fundo (os 40%) e recebe mais 4 milhões. recebendo 4 milhões que pode investir em mais um jogador por exemplo.


    ou seja o Sporting sem ter de gastar um centimo comprou 3 jogdaores no valor de 14 milhões de euros.

    Penso que será mais ou menos assim.

    O Sporting investe com os activos e o fundo vai libertando dinheiro nada mais simples,
    usufruimos dos jogadores e ao mesmo tempo capitalizamos logo parte do seu valor.


    SL
    SPorting Sempre.

    ResponderEliminar
  4. JVL

    ora nem mais.

    a candidatura de BdC até uma virgula tem que ser explicada.

    é o candidato que ainda não faltou com a palavra.

    logo é o meu candidato

    Lda, concordo que aches um disparate BdC imiscuir-se na táctica mas não é por aí que o gato vai às filhoses

    finalmente estou a ver um tipo com carisma & garra para colocar o Sporting no seu devido lugar

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Fiquei bastante mais esclarecido com a explicação, obrigado MFM, estava a ver uma relação directa de valores a investir. E se for como dizes... vamos embora Carvalho.

    O problema pode ser o facto de os principais activos do Sporting já estarem num fundo, segundo li.

    ResponderEliminar
  6. MFM, se o valor dos jogadores a por no fundo for esse é um mau fundo, se for pelos valores de outros fundos que compram juniores a 8 milhões já pode ser interessante.

    Mas resumindo, seja lá de que modo for, é uma venda de patrimonio (neste caso desportivo) por trinta milhões. Resta apenas saber quais e em que percentagem são os jogadores a incluir.

    Com, por exemplo:

    Izmailov, Vuk, D'jálo, Saleiro e Postiga a renderem 30 milhões, é já!

    ResponderEliminar
  7. Acabei de ouvir o Bruno de Carvalho, os 50 milhões é para contratações, e 60% das mais valias é para o Sporting. Parece que a dificuldade da negociação foi essa. Ele queria garantir que a maioria das mais valias seriam para o Sporting e salvaguarda os salarios pagos pelo clube nesses 60%. Há que escolher bem é os jogadores.

    ResponderEliminar
  8. Engraçado que em Janeiro do ano passado falo da necessidade do sporting procurar novos mercados e especificamente do mercado de leste.

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/01/coisas-miudas-coisas-graudas.html

    ResponderEliminar
  9. LMGM

    cuidado contigo

    ele é costinha

    ele é russos

    hmmm começo a desconfiar das tuas capacidades :)

    ResponderEliminar
  10. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=688186

    ResponderEliminar
  11. boa noite, e peço desde já desculpa pela informação errada, eu apenas interpretei a julgar pelo que aparecia escrito nos jornais, mas pelos vistos o fundo é diferente.

    li á pouco que o investimento é todo do fundo e depois as mais valias é que serão diviidas entre sporting os tais 60% (para ajudar aos custos com salários e investidores 40%. O investimento é na totalidade feito pelo fundo e nads pelo Sporting.

    Quanto ao valor dos jogadores foi apenas para tentar exemplificar.


    Aqui está o fundo explicado ao pormenor

    http://www.sporting-sempre.com/eleicoes-1/o-fundo-sporting-champions-ao-pormenor

    SL
    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  12. Boa noite. Acho que posso dar umas achegas quanto ao funcionamento do fundo.

    Um fundo fechado funciona com limite de subscritores. Neste caso, segundo o anúncio, serão os 3 investidores russos e o SCP em termos nominais (i.e., surge como subscritor sem avançar com capital).

    Em termos práticos, os russos metem lá 50 milhões que serão usados para comprar jogadores NOVOS para o Fundo. Notem que isto não implica a passagem de jogadores actuais do SCP para o fundo, significa sim, que o fundo pode comprar jogadores ao SCP (isto seria uma mera operação contabilistica ou para dotar o clube de liquidez).

    Primeiro exemplo: o Fundo decide adquirir o Djaló por 5 milhões. Se assim fosse, o jogador deixava de ser do SCP, que recebia 5 milhões, e passava a ser do fundo. Mais tarde, caso fosse vendido, as MAIS VALIAS (e apenas as mais valias) seriam distribuidas 60 / 40. Se Djalo fosse vendido por 6 Milhões, o SCP receberia 600 mil euros e os russos 5.4M.

    A razão de o SCP subscrever nominalmente o Fundo prende-se com a lei. Para receber dividendos de um fundo fechado é necessário ser subscritor. Em termos financeiros, o valor das mais valias, tanto quanto percebo, está ligado às despesas com os salários que serão suportadas pelo SCP.

    Ex 2: O fundo adquire o Adebayor (LOL) por 15 Milhões. Os 15M são gastos pelo fundo mas os salários (cerca de 10M por época) suportados pelo SCP. Se o jogador lá tem de ficar 2 épocas seriam 20 Milhões em ordenados. Para o SCP não perder dinheiro com esta aquisição, o jogador teria de ser vendido por cerca de 50 Milhões (mais valias = 50-15 = 35 ; 60% x 35 = 21)

    Portanto, o fundo serve para fazer aquisições que terão de ser ponderadas em 2 vertentes: (i) custo dos salários dos jogadores; (ii) potencial para mais-valias que cubram, no mínimo, os referidos salários.

    Ex. 3 (investimento ruinoso)

    Jogador barato (v.g. 1 Milhão) com salários altos (v.g. 1 Milhão por época) que é vendido por menos do que 5 Milhões.

    Espero que ajude.

    SL
    Miguel

    ResponderEliminar
  13. Têm aqui uma análise muito boa feita pelo MRO -> http://osangueleonino.blogspot.com/2011/03/e-no-fundo-sera-sempre-capacidade-de.html#comments

    ResponderEliminar
  14. Bruno de Carvalho quer Tiagatchov no SCP, um homem ligado a um passado de contrabando, falências e branqueamento de capitais...

    ResponderEliminar
  15. João e Rodrigo, durante o recente crach americano de alguns triliões de dólares consta que a administração americana recorreu aos carteis da droga para se financiar. A injecção financeira foi de alguns biliões de dólares lavados na reserva federal americana.

    Os processos mafiosos têm normalmente grande rentabilidade, por duas razão, trabalham com dinheiro vivo e não precisam dos tribunais para lhes pagarem as dividas. Só tem um problema, não pagam impostos... logo não contribuem como eu e vocês para um conjunto de estruturas à disposição de toda a sociedade.

    Bom já vos dei muita conversa, queria só dizer, o Obama é um corrupto mafioso.

    E acrescentar, se não querem falar do Sporting, que tal falarem de gajas? Sempre era melhor para ajudar os nossos jogadores a levantar a cabeça!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.