domingo, 3 de julho de 2011

Bojinov: uma promessa de... problemas?

Confesso a minha perplexidade quando ontem li o anúncio de Godinho Lopes: "Esperamos ter entre amanhã e segunda-feira anunciar dois jogadores e o plantel fica praticamente preenchido". Ora ou o presidente do Sporting dava como certos jogadores como Rinaudo, Luis Aguiar e Turam, e referia-se assim a outros dois jogadores - provavelmente o ponta-de-lança e ala que parecem faltar - ou, daqueles 3, só virá um e ia por água a baixo a aquisição de Diego Rúbio e, claro, do tal ala e ponta-de-lança.

Qualquer das interpretações é legitima, embora a primeira me pareça a que faz mais sentido. Até porque, e fazendo fé nos rumores, Rinaudo já estará em Lisboa desde ontem, Aguiar vem a caminho e o Sporting prepara-se para contratar Bojinov. Só falta saber para que funções, uma vez que o búlgaro não é um número 9 clássico, sendo mais usual vê-lo jogar das alas para o interior.

Confuso? Um pouco, mas faltam poucas horas para perceber melhor. Ou não...

Quem é Valeri Bojinov
Trata-se de um esquerdino robusto que também pode jogar do lado direito, com remate poderoso e que também finaliza bem, como indicam os seus mais de 30 golos nas várias épocas na série A italiana. Tem 25 anos e tarda em confirmar o estatuto de grande jogador que lhe era augurado quando, em 2007, foi transferido para os azuis de Manchester. Tal como muitos bons jogadores que por lá têm passado, não triunfou, o que o fez regressar a Itália, onde, apesar da nacionalidade búlgara, fez toda a sua formação desde os 14 anos, no Lecce. Vem nitidamente à procura do seu espaço de afirmação, depois de ter jogado em clubes como Fiorentina, Manchester City, Juventus (no ano em que subiu após castigo) e Parma, clube a que pertence actualmente e de, aos 18 anos, ter sido considerado um dos jogadores mais promissores do continente europeu. Acontece que a sua vida pessoal nem sempre tem sido a base estável que um futebolista necessita e a responsabilidade parece ser sua.

Vida pessoal atribulada
Bojinov em sessão de fotos com Alisia
Separado de Alisia, uma famosa cantora búlgara com quem teve um filho e uma vida tempestuosa, marcada por rumores de infidelidade até à véspera do seu casamento, Bojinov ameaça tornar-se mais conhecido pelo seu gosto por mulheres bonitas e pelos golos que marca fora do relvado.

No final do ano passado Bojinov esteve envolvido numa história muito falada em revistas cor-de-rosa. Foi-lhe apontado um caso com Nikoleta Lozanova, uma WAG destruidora de lares e alguns corações. São-lhe conhecidos vários relacionamentos com estrelas do futebol búlgaro como Dimitar Bernatov. Essa "aquisição" teria sido responsável pelo fim do casamento com Alisia.

Nikoleta Lozanova
Lozanova era já célebre tanto pelas  fotos para diversas revistas com a linha editorial da Playboy como pelo fim do seu relacionamento com o guarda-redes do Twente, Myhailov, filho do guarda-redes com o mesmo nome e que jogou no Belenenses. Segundo o que se diz nos mentideros, o guarda-redes terá "despedido" a namorada por esta ter sido vista várias vezes na companhia de um conhecido mafioso, Georgi Stoilov, conhecido pelos sua facilidade de "persuasão". Este teria sido já responsável pelo fim da relação da WAG com Berbatov, certamente usando argumentos suficientemente convincentes. Myhailov deve-se ter esquecido com quem lidava pois, em declarações públicas, chamou de tudo a Lozanova menos santa. Foi o suficiente para ter visto o seu belo Ferrari semi-desfeito por um "acidental" banho de ácido.

A confirmar-se a aquisição de Valeri Bojinov, que este consiga em Alvalade o que há tanto tempo procura. Certamente não será por falta de talento que ainda não se afirmou, como comprovam as oportunidades concedidas pelo bom naipe de clubes por onde passou. Esperemos que Bojinov reforce o Sporting no relvado e não na beleza nas bancadas onde não precisa pois, como dizia Sousa Cintra, o Sporting está muito bem servido de mulheres bonitas.

4 comentários:

  1. Eu fiquei foi confuso com as contas que o Sr Presidente fez hoje na comunicação social.

    Ora segundo pagamos mais em comissões(e outras "operações" estranhas que ele fala...)do que nos passes dos jogadores?

    Alguma coisa não bate certo...

    ResponderEliminar
  2. Hoje entrei num blog sportinguista, ao calhas, só naquela de ir À barra lateral ver todos os títulos sobre este jogador nos blogs "linkados"

    Ainda não é nosso e já vem rotulado de tudo-e-mais-um-par-de-botas, de lesionado, de esperança falhada, de playboy, de badboy

    caramba, haverá jogador que aguente e que vingue num ambiente como este que nós próprios criamos? só me lembro do patrício, mas duvido que haja assim tantos

    ResponderEliminar
  3. Vasco,

    A seu tempo falarei sobre isso.

    Dangerfields,

    Parece-me que fui justo na apreciação do Bojinov no parágrafo "quem é Valeri Bojinov".

    Pessoalmente interessa-me pouco o que fazem os jogadores fora do relvado quando rendem mas não posso deixar de me interrogar sobre as razões que levaram a que um jogador talentoso tenha sucessivamente desperdiçado oportunidades em clubes e ligas de primeira, daí ter abordado questões relacionadas com a sua vida pessoal que são públicas.

    No entanto não termino fazendo juízos de valor sobre a sua contratação, antes estimando que seja feliz em Alvalade, caso se confirme a sua contratação.

    Pessoalmente sou até mais favorável a um perfil deste tipo, de um jogador à procura de triunfar, que um nome consagrado acomodado.

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que é um Derlei com cabeça de Vukcevic.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.