sábado, 9 de julho de 2011

Nem todos os dias serão Domingo(s)

A importância de Domingos no último acto eleitoral nunca poderá ser contabilizada mas seria talvez a única das promessas tácitas que seria impossível não cumprir. A apresentação apoteótica do novo treinador em Alvalade foi o pontapé de saída para o reforço da confiança dos Sportinguistas e, porque não dizê-lo, de alguma euforia que, se não fizer tirar ninguém os pés do chão, é um ingrediente indispensável no preciso momento em ela se justifica inteiramente.

O lugar do treinador e o papel por ele executado, tal como afirmei aqui por diversas vezes, é fundamental num clube como o Sporting, que tem no futebol o quase tudo e o quase nada da sua existência. É por isso natural que à volta de Domingos se concentrem praticamente todas as atenções, sobretudo a partir de agora, quando parecem estar praticamente definidas as entradas e saídas no plantel.

No entanto é impossível não reparar que à volta do treinador parece estar a nascer um clima de afectividade que vai muito para lá da confiança nas suas capacidades técnicas e que nele depositam os Sportinguistas. A direcção do Sporting faz mais ou menos o mesmo, quando lhe atribui o papel de  ponta-de-lança na promoção da próxima época. 

Hoje todos os dias são Domingos(s) em Alvalade. Mas é bom não esquecer que vai chegar um dia, talvez mais, em que vai ser necessário olhar para o apelido do treinador e ter também alguma paciência. Isto tendo em conta que são muitos os que querem ver Domingos campeão.

5 comentários:

  1. Primeiro queria dar os parabéns pelo blogue é um dos meus preferidos.
    O meu comentário vai no sentido contrário ao da euforia que tenho lido na blogosfera Sportinguista.
    Acredito que Domingos e a sua equipa técnica têm pela frente uma tarefa complicada, quase impossível que é conseguir lutar com o Benfica e com o Porto pela Liga.
    Mais de metade do plantel foi renovado, vieram jogadores dos mais variados cantos do planeta, a maior parte com muito pouca experiência.
    Ninguém sabe exactamente o que valem estes jogadores, nem como resultara o seu somatório em jogo de equipa.
    Muitas incógnitas para uma equipa de futebol, é necessário dar tempo a equipa técnica de fazer o seu trabalho, se ao primeiro desaire a estrutura do futebol abanar será muito difícil esta equipa vingar.
    Aquilo que peço a todos os sportinguistas é que mantenham a esperança, mas com os pés bem no chão sem sonhos desmedidos, porque esta equipa do Sporting é uma grande equação com um resultado muito imprevisível.

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    Não é demais repetir mensagens de prudência. Isto, pq parece-me que, realmente, existe alguma expectativa exacerbada entre muitos de nós. Prudência e... paciência no inicio da pré-época a sério, qd o esférico começar a rolar, será fundamental. Domingos demonstrou ser no passado um treinador capaz. Se era o meu treinador preferido? Não, não era. Eu teria optado por outra solução técnica, mas, ainda assim, sempre lhe reconheci mérito nos desafios que paulatinamente foi ultrapassando com êxito.

    A uma equipa totalmente nova, dos pés (plantel) à cabeça (CD e SAD) há que dar tempo para crescer e não se lhe pode pedir a terra e o céu de um dia para o outro. Enfim, td isto soa tão básico, não é?... Pois é, na nossa vida quotidiana... mas no futebol, pedir prudência e paciência a adeptos e sócios que tão maltratados foram nos últimos anos (em tds os sentidos) é mt mais complicado... Mas vale a pena tentar. Eu, que tão critico fui com a gestão de JEB e FSF, estou disposto (como sp estive anteriormente) a esperar para ver, desde que note para além da imprescindível vontade, uma estratégia que faça sentido, um rumo coerente e o mínimo de verdade na acção e no discurso de dirigentes e esforço e dedicação na equipa técnica e plantel. Estou certo que se o clima de união e compromisso, que parece existir no seio do futebol do SCP, se mantiver, o crescimento e a qualidade do futebol produzido da equipa irá aparecer. Mais cedo (oxalá) ou mais tarde. Se isso será suficiente para ganhar o campeonato? Acho muito difícil, mas tais dificuldades não implicam que um sportinguista deixe de sonhar ou desista facilmente dos seus objectivos... Com as duas estrelas abordadas no post anterior td é possível. A esperança é , aliás, uma das nossas maiores qualidades.

    Por fim... mas qd é q chega um lateral esquerdo, c*r*lh*? O puto francês, aquele com nome que tradicionalmente arrepia meio Orópa, qd é que chega? :P

    SL

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais parabéns pelo blog, claramente uma referência no universo Sportinguista.

    Quanto ao post, acredito que o primeiro reforço anunciado será também o melhor: Domingos Paciência.

    Isto porque se é verdade que não temos um plantel carregado de estrelas ou com uma estrutura sedimentada, não é menos verdade que tem sido esse o ingrediente principal das equipas de Domingos, que teve de refazer por várias vezes o seu plantel no Braga. Contudo essas equipas do Braga nas últimas duas épocas caracterizavam-se pela entrega, entreajuda, garra e rigor; se transportar essas virtudes para o actual plantel do Sporting, teremos pelo menos a garantia de não voltarmos a ver um jogo do Sporting com uma lupa à procura de futebol.

    Se vamos ganhar alguma coisa? Penso que sim!
    O Campeonato? Isso já será outra história, ou então não!

    LCG

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Venho por este meio propor uma troca de links entre o seu blog e o meu (http://olhar-futebolistico.blogspot.com).

    Em caso de aceitação agradecia que nos comunicasse via e-mail ou por comentário.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Leão com Garra e jmbb,

    Obrigado pelas vossas palavras, esperando continuar a merecê-las bem como os vossos comentários.

    Abraço Leonino!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.