segunda-feira, 18 de julho de 2011

O encanto da primeira vez

O Sporting mostrou-se hoje pela primeira vez aos seus adeptos num jogo que marca também o final do estágio na Holanda sendo por isso muito cedo para tirar conclusões definitivas. Mas podem-se perceber algumas linhas mestras do que pretende Domingos do Sporting desta época: uma equipa mais compacta, com sectores menos distantes entre si e menos passiva no que á procura da bola diz respeito. É verdade que o oponente era demasiado frágil para oferecer grandes dificuldades ao teste de hoje mas é sintomático que a baliza do Sporting praticamente não correu perigo durante os noventa minutos.


Aparentemente o treinador, sendo fiel ao seu registo, parece ter-se concentrado na construção de baixo (defesa) para cima (ataque) o que, além de ser o mais aconselhável, é também mais fácil de realizar. Falta-me ainda perceber melhor como se construirá o ataque do Sporting, até porque há elementos considerados nucleares que ainda não se puderam observar, como Aguiar, Bojinov e Matias. Para essa dificuldade de análise contribuiu a forma pouco atenta com que visionei o jogo, agravado pela exiguidade de um streaming que até era de boa qualidade.


Notas: Quando toda a gente parece preocupada com a truta que há-de vir não pude deixar de reparar que dificilmente se pudera contar com muito mais do que vimos o ano passado a Evaldo, um dos pontos frágeis da equipa. Sendo Turam a alternativa que se fala, terá que ser um jogador muito mais maduro que a sua idade pode levar a supor para me deixar dormir tranquilo sobre o lado esquerdo. 

Falando em maturidade achei muito interessante, no pouco que vi, a atitude de Rúbio, que me parece muito mais maduro do que é vulgar ver na sua idade.

Rinaudo pareceu-me ser um 6 que oferecerá muita segurança à frente da defesa e Schaars tenho que rever para perceber melhor. 

Só vi Wolfsvinkel no penalty e Postiga está com a corda toda. 

Prevejo como muito difícil a vida de Rodriguez e Onyewu para roubar a titularidade a Carriço e Polga.

12 comentários:

  1. Um detalhe que não sei se reparaste Leão, mas o Schaars SABE MESMO marcar bolas paradas. Finalmente alguem !!!

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    Relativamente à primeira nota... Já nem sei o que posso mais acrescentar.

    Acabei de ver em diferido. O que mais apreciei, para além do Postiga - mais uma gde golo e um remate soberbo ao...poste-, foi de ver, finalmente, uma camisola da puma à SCP... à frente e atrás...

    Concordo que puto Rubio promete...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Primeiro ensaio com direito a transmissão e sinceramente gostei do que vi, em especial da 1ª parte. Pareceu-me clara a intenção de jogar em bloco, um futebol apoiado e colectivo sem aquelas correrias idiotas. Talvez por isso nunca tive aquela sensação da época anterior de permanente angustia de achar que o adversario por pior que fosse podia marcar a todo o instante.

    Aquele livre marcado pelo Schaars é soberbo!

    Isso e aquela imagem do americano ao lado do André Martins lolll

    (Continuo sem conseguir comentar com a conta do google)

    FCS

    ResponderEliminar
  4. Não vi. Estive fora todo o dia e regressei a Coimbra já após o final do jogo. Queria só fazer uma chamada de atenção, falta uma defesa inteira que ainda não se treinou JGonçalves/Arias, Rodriguez, Thuran (se vier...) e o "Amaricano" (dois treinos não contam), falta a criatividade de Aguiar, Matias, Carrillo, Capel (se vier...) e por fim estou a ficar preocupado com o ocaso de Bojinov. Estará assim tão mal fisicamente para ainda não ter dado um ar da sua graça?

    ResponderEliminar
  5. Bem isso do Evaldo concordo plenamente. Seria apenas e só um suplente razoável. Quanto custará o Fucile? :) Quanto à dupla de centrais, parece-me que o Domingos vai claramente apostar no Rodriguez a titular..

    ResponderEliminar
  6. FCS:

    Eh pá... Pareciam o Golias e o David, lado a lado. LOL!

    SL

    ResponderEliminar
  7. FCS:

    Em casa já 'deslarguei' o IE... Passei-me para o Chrome e acabaram os problemas...

    SL

    ResponderEliminar
  8. 2 notas:

    o Sporting apresentou um modelo alternativo que aparentemente não será a regra. Este 4.1.3.2 não me convence, talvez mais pelos interpretes do que pelo modelo.

    A outra nota vai infelizmente para uma negativa confirmação que entronca na primeira ideia e tem a ver com o facto de Djaló, não ter qualidade suficiente para jogar no Sporting. Ainda acredito seriamente que este jogador, no dia 31 de Agosto já não faça parte do plantel do Sporting. Djalo jogou 90 min (julgo) e não teve praticamente uma acção positiva durante todo o jogo, não por má vontade, mas por claras limitações que não vale a pena esconder.

    Claro que houve coisas boas. No global, gostei do que vi!

    ResponderEliminar
  9. Há várias notas a reter, umas boas, outras más:

    - O Ankaragucu pareceu mau, mas foi 13º na Turquia, e provavelmente terá a mesma qualidade de metade das equipas da Liga portuguesa. 3-0, sem eles fazerem um lance de perigo, não me pareceu mau...

    - Pelo que vi dos jogos do Perú, os centrais irão disputar o lugar com Rodriguez. Talvez o Peruano só reapareça em Setembro, mas será titular, acredito que ao lado de Onyewu, cuja altura poderá ser decisiva;

    - Não me pareceu que Evaldo estivesse assim tão mau. E penso que melhorará com a inclusão de um extremo de qualidade, pois na 1ªparte jogou com um rapaz à frente que é tudo menos jogador de futebol;

    - Rinaudo e Schaars vão garantir o lugar neste esquema de Domingos, pois apresentam uma solidez que jamais ASantos ou Aguiar conseguem. E se o uruguaio é mt bom nas bolas paradas, hoje SChaars mostrou que tb o pode ser...

    - continuo a achar que na frente jogarão 2 avançados, um mais fiuxo, outro mais móvel, um extremo e um 10. Para já, Marat, Matias, Postiga e Ricky.

    - Yannick não tem qualidade para jogar a extremo em nenhuma equipa da primeira liga portuguesa. A segundo avançado, numa equipa de contra-ataque ou num campeonato do norte da europa, talvez possa ser util, num 442. Eu pagava uma cota extra para o ver com o 7 do Celtic.

    - Turan poderá ter a sua chance, o mesmo se aplicará ao maduro Rubio, mas os outros miudos (e nunca vi Arias) ainda não serão opções esta época. Martins tem uns belos pés, mas falta-lhe musculo, e experiência, devia rodar a sério;

    - na segunda parte começamos com 2 Yannicks - Pereirinha parece pior a cada jogo que passa;

    - daqui a 10 dias lá estarei para ver a bola em alvalade, de gamebox, de camisola e cachecol (que vai estar fresco!), e se Deus quiser com a minha afilhada de 4 anos, que já está em boa idade para se iniciar nas lides, antes que passe a gostar só de ballet e hipismo!

    Grande Sporting!!!

    ResponderEliminar
  10. Melhores estamos e muito. A ver se chega...

    Pelo desafogo financeiro que atravessam as contas leoninas e apelativa liga portuguesa de futebol, estava eu à espera de ver Messi ou Ronaldo atravessar a porta 10ª, quando não é o meu espanto, me aparece este Capel. Sim, quem teve Figo, Ronaldo, Nani e outros, não se contenta facilmente. Não é qualquer um que nos faz esquecer Angulo ou Cristiano, autênticas flechas a furar pelos flancos.

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/capel-se-ainda-um-burrito-patito-ou.html

    ResponderEliminar
  11. Só não concordo com a análise aos defesas centrais. Apesar de duvidar muito da qualidade do Americano e só porque não o conheço, penso que não será dificil relegar tanto Carriço como Polga para o banco, mais, na minha opinião devíamos mesmno pensar em comprar mais um defesa central!

    Acrescento só mais uma análise ao Djaló: Absolutamente patético!

    ResponderEliminar
  12. Espero que o Postiga consiga transpôr para o campeonato esta veia goleadora da pré-época. Qualidade técnica sabemos que a tem, a eficácia é que tem sido fraquíssima.
    Ah e que se deixe de protestar constantemente.

    Quanto ao Djaló, quer dizer o Tilt, não me vou repetir. ;)

    Alguém que dê uma injecção de sangue e garra ao Pereirinha. Dos jogadores mais apáticos que já vi.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.