domingo, 21 de agosto de 2011

Boicote aos golos

O árbitro Fernando Martins (à esquerda da imagem) foi o protagonista.


São 18:15 horas. O início do jogo atrasa-se. Cortesia da APAF, do Conselho de Arbitragem da LPFP e da própria FPF. Parabéns pela imagem de organização transmitida que corresponde, efectivamente, à nossa realidade: uma palhaçada crónica que grassa na Liga… profissional do futebol tuga. Os cerca de 15 minutos de atraso sobre a hora inicialmente prevista para o começo da partida justificam-se, já que Beira-Mar e Sporting tiveram que chegar a acordo sobre qual dos árbitros disponíveis iria recair a responsabilidade e a mediatização, acrescente-se, de arbitrar este jogo. Fernando Martins, da Associação de Futebol de Aveiro, foi o eleito.

O Sporting começa prometedor com Diego Capel endiabrado pela esquerda. Mas são cartuchos de pólvora seca e rapidamente esgota a munição.

Começam a notar-se as primeiras ausências. Rinaudo, aquele que tem aparecido neste início de época, não se vê. Ou melhor vê-se com falhas de intercepção da bola… graves. Wolfswinkel e Matias também não se notam.

Yannick com boa iniciativa individual foi o primeiro a rematar à baliza. Estavam decorridos 28 minutos.

Sai Yannick e Matias aos 35 minutos. Entram Izmailov e Postiga. Altera-se a disposição táctica da esquipa que deixa o 4-3-3 e passa para um 4-1-3-2. Logo a seguir nota-se uma jogada de futebol envolvente que termina com remate forte mas torto de Schaars. Seria o segundo do Sporting durante os primeiros quarenta e cinco minutos. Logo a seguir termina uma primeira parte soporífera com muito poucos lances junto às áreas. Os remates escassearam e as oportunidades de golo foram inexistentes.

A segunda parte começa novamente bem. Num canto Daniel Carriço, acabado de entrar, acerta pela primeira vez na baliza, mas o remate de cabeça sai fraco e à figura de Rego. Cinco minutos depois seria Postiga a rematar de primeira à entrada da área e após excelente jogada pela direita de Izmailov. A bola sai por cima da baliza. O jogo parece querer aquecer. A seguir é Wolfswinkel que falha de cabeça, em boa posição com Izmailov novamente a cruzar. Aos 59’, o holandês ganha novamente de cabeça, desta vez após cruzamento de Evaldo, mas a bola sai por cima. O Sporting aperta… mas o nulo mantém-se.

À entrada para os últimos 20 minutos Postiga atira à figura de Rego depois de livre cobrado por Schaars. À entrada para os últimos 15 é o espanhol Diego Capel que falha de forma claríssima… A falhar golos destes é difícil vencer. À entrada para os últimos 10 minutos as forças começam a faltar aos leões. Rui Bento refresca a sua equipa e segura o nulo. Apito final de Fernando Martins... Domingos levanta-se impacientemente do banco.

Para a história deste campeonato ficam os dois pontos perdidos pelo SCP e o boicote da APAF e de... GOLOS. Sobre a arbitragem a pergunto que deixo é: afinal qual é a diferença de nível, ou melhor dito, de categoria entre árbitros internacionais e os árbitros, esses sim amadores, dos escalões dos regionais do nosso futebol? Fernando Martins e auxiliares tiveram erros, nomeadamente no julgamento de foras-de-jogo, ainda assim, bem menores que muitos associados da APAF…

Ao Sporting faltou uma primeira parte condizente e golos na segunda metade do encontro.



Estádio: Cidade de Aveiro

Resultado Final: Beira Mar - Sporting, 0-0Marcadores: 
não houve.


Beira Mar: Rui Rego, Pedro Moreira, Tavares, Hugo (cap), André Marques, Rui Sampaio, Nuno Coelho, Nildo, Artur (Dominic Reynold), Zhang (Balboa, 79) e Cristiano (Joãozinho, 62). 


Sporting: Rui Patrício, João Pereira (cap), Anderson Polga, Rodríguez (Daniel Carriço, 46) , Evaldo, Rinaudo, Schaars, Matias (Izmailov, 35), Yannick (Postiga, 35), Wolfswinkel e  Diego Capel. 

Árbitro: Fernando Martins coadjuvado por Fábio Silva, Nuno Simões e Nuno Soares (A. F. Aveiro).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Pedro Moreira (64), André Marques (80), Artur (84)

Assistência: cerca de 15.000 espectadores.



27 comentários:

  1. Hoje não foi arbitro nenhum... Amigos, o jogo do SPorting é pobre, muito pobre, vergonhasamente pobre... e isto não é o clube com que cresci, já pensei que era preciso trabalho, muito trabalho, mas depois de dois jogos com 90 minutos miseraveis um a seguir ao outro, não sei bem o que dizer... acho que não é so com trabalho que vamos lá.

    Pode-se dizer que o unico que não foi uma completa mer** foi o Capel, fora esse, hoje ningem merece jantar.

    ResponderEliminar
  2. Então o Rodriguez não demorou muito tempo a lesionar-se, hein.
    A falha do Capel é inaceitavel, tal como as 3 cabeçadas do Postiga todas mal direcionadas.
    Domingos tem muito trabalho pela frente.

    ResponderEliminar
  3. Virgílio,

    Falta muito mais do que golos.

    FCS

    ResponderEliminar
  4. JoaoF e FCS:

    Concordo. Falta futebol condizente.

    A primeira parte então, foi miserável.

    SL

    ResponderEliminar
  5. mais 5 milhoes deitados fora no holandes a desperdiçar dinheiro desta maneira...................

    ResponderEliminar
  6. bons extremos mas centram para quem o sporting joga todos jogos sem pontas de lança........................

    ResponderEliminar
  7. pontas de lança holandes muito verde,rubio muito verde,postiga nao presta resta bojinov vamos ver o que vale

    ResponderEliminar
  8. O melhor em campo foi Polga. E isso diz quase tudo.



    P.S. - Hoje não me posso queixar do Yannick, só jogou muito mal, e esteve apático durante 35min. Postiga é o nosso melhor avançado, pelo menos até chegar Boji9. Medo!

    ResponderEliminar
  9. com os extremos que temos podemos tentar o oneyou a ponta lança pelo menos nao cabeceia de olhos fechados................

    ResponderEliminar
  10. Concordo com vocês: futebol pouco ligado, especialmente nos primeiros 35 minutos, e as poucas oportunidades conseguidas desperdiçadas.

    Hoje estou triste pelo fraco futebol, por não termos conseguido marcar, e pelos dois pontos perdidos.

    No domingo passado estava revoltado: até tínhamos jogado um pouco melhor, tínhamos metido um golo, tínhamos sofrido um penalty, tínhamos sido ROUBADOS, ao mesmo tempo que os que pretendemos que sejam os nossos concorrentes directos tinham sido favorecidos descaradamente.

    Se houvesse honestidade na arbitragem portuguesa o Sporting teria 4 pontos, mais um que o clube do outro lado da Circular, e, com muita benevolência, os mesmos que o actual campeão.

    ResponderEliminar
  11. Que bofetada sem mãos deu o sr. Fernando nos chulos apitadores ditos de 1ª! Como se viu arbitrar um jogo até nem é dificil desde que se seja isento! Os meus parabens sr. àrbitro,pois permitiu desmascarar as primas donas que se julgam,e são uns verdadeiros artistas do apito.Quanto ao nosso Sporting só posso dizer que assim não(con)vencem ninguem.Mau demais para ser verdade!

    ResponderEliminar
  12. ahahaha...

    O nojento do Rui gel ... a dizer q o SCP é prejudicado, sim senhor, mas tb é beneficiado...

    Para exemplificar as duas situações utilizou no primeiro caso uma situação passada numa competição nacional (final da Taça Lucílio). Na segunda teve que recorrer a uma situação da Liga Europa com o Lille!!!

    LAPIDAR!

    ResponderEliminar
  13. se a equipa jogar com a garra que demonstrou contra o olhanense e hoje, têm-me a seu lado até à morte!
    que vir o que se escreve aqui pensa que isto são tudo adeptos habituados a ver futebol à barcelona em alvalade...
    há quanto tempo não se via o sporting a encostar os adversário à corda como o fez nos ultimos 2 jogos do campeonato?
    quando começarmos a jogar - e vamos jogar à bola daqui por um mês! - quero ver-vos a sair debaixo das pedras a dizer que sempre acreditaram no valor da equipa!

    SEMPRE SPORTING!

    ResponderEliminar
  14. Até o jornalista da SICn está espantado com a posição do nojento...

    ResponderEliminar
  15. A semana passada fomos roubados pelo Xistra. Hoje senti-me roubado pelo Freitas e pelo Duque. 5,4 milhões pelo menino Holandês?
    Pontos positivos: Polga, Patricio, Capel e Rinaudo
    Pontos mais ou menos positivos: Postiga, Evaldo, Rodriguez/Carriço e JP.
    Pontos negativos: os restantes "artistas"

    Pedro

    ResponderEliminar
  16. acabado de chegar de aveiro e sem grande vontade de fazer qq comentários sobre mais 1 jornada de frustração

    ResponderEliminar
  17. Os reforços durante os primeiros dias e jogos mostravam confiança, atitude e alegria por estar no Sporting. Punham a sua qualidade em campo e mostravam o porquê das suas contratações.

    Com o passar dos dias, e há medida que os treinos passavam, tudo começou a descambar com expoente no Sporting Valência, momento fulcral para o declínio do futebol e esperanças leoninas.

    Que se passa?
    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/pescadinha-de-rabo-na-boca.html

    ResponderEliminar
  18. Soa a ridiculo mas passados apenas 3 jogos oficiais ou ganhamos os proximos 2 jogos em casa e de preferência de forma minimamente convincente ou então este ano o natal é em setembro.

    FCS

    ResponderEliminar
  19. Foi realmente um jogo pobre por parte do SCP, especialmente na 1ª parte.

    Situações como a do Capel não se podem desperdiçar.

    Quanto à arbitragem, das mais isentas dos últimos tempos. Se o Olegário, Paixão e Duarte Gomes quiserem boicotar os jogos do SCP, estejam à vontade.
    Gostava de saber se haverão consequências para o João Ferreira e se irá manter a sua posição.

    ResponderEliminar
  20. FCS:

    Que exagero...

    JPS:

    "Gostava de saber se haverão consequências para o João Ferreira e se irá manter a sua posição."

    Estás a brincar ñ estás? A respostas às duas questões q levantas é, logicamente: Não e Não.

    ResponderEliminar
  21. Virgílio,

    Exagero? Veremos. Obviamente espero estar completamente enganado, mas como todos nós sabemos as coisas não acontecem só pq fazemos muita força.

    FCS

    ResponderEliminar
  22. Cheguei há pouco de Aveiro.
    Meus amigos,isto visto ao vivo ainda é mais escabroso.Djaló saiu festejou-se que mais parecia um golo.Matias tb se esqueceu de aparecer, não sei se ainda é falta de ritmo ou outra coisa.
    Evaldo.Não falo de coisas que não existem.
    O Holandês que não é voador mas custou mais de 5M de euros ainda está a leste da equipa e tb achei curioso que na 1ª parte NINGUÉM lhe passava a bola.
    Na 2ª parte melhorou-se um pouco, mas só um pouco,Capel finalmente arrancou para aquilo que sabe e mexeu na equipa,velocidade? Só por ali,mas aquela perdida...
    Postiga continua perdulário que dá dó,não sabe mais PONTO.O Holândês lutou mais e saltou que nem um desalmado,mas a eficácia tb foi para esquecer.
    Izmailov nota-se que nem está a 80%...mas raramente joga mal.
    Domingos tem trabalho para fazer e não é pouco,ou então...em Dezembro temos outro treinador.

    ResponderEliminar
  23. Meus caros amigos Sportinguistas,

    como eu já esperava o Sporting que todos nos queremos e ansiamos ainda não apareceu.

    Sejamos realistas, depois da revolução operada no plantel, só por milagre a equipa estaria agora a jogar um futebol ligado e o sistema de jogo estaria completamente estabilizado.

    Como eu já disse num comentário anterior, a vir a existir um SCP forte, isso só acontecerá lá para Outubro. Até lá temos que tentar perder o menor número de pontos e contar com alguma "estrelinha" para concretizar as poucas oportunidades que vão aparecendo.

    O jogo de Aveiro deu para tirar algumas conclusões úteis:
    - o Yannick não apresenta regularidade para ser titular, em especial com equipas que jogam fechadas;
    - o Matias Fernandez não é o salvador da pátria; aliás não compreendo a obsessão de alguns sportinguistas pelo Matias, não me recordo de nenhuma exibição dele de encher o olho;
    - o Wolfs tem que mudar muito a sua forma macia de abordar os lances;
    - o Capel é um extremo a lembrar o Defrancesci; só falta ter poder de fogo na área;
    - a produção actual do Schaars não justifica a sua incondicional titularidade;
    - o Evaldo precisa urgentemente de banco para se recompor; embora o seu rendimento na 2ª parte tenha melhorado;
    - contra equipas mais fracas o SCP tem que jogar com 2 avançados na área;
    - a atitude da 2ª parte deve ser conseguida desde o 1º minuto.

    Quanto à arbitragem elogio a coragem e o trabalho do trio que esteve presente. Quanto aos que estiveram ausentes, surge-me uma pergunta: será que o Sr. João Ferreira e aquela espécie de auxiliar nunca mais vão arbitrar o SCP? É que se não tinham condições antes do jogo, depois da sua ausência dúvido que as voltem a ter. Depois de tudo o que é público sobre "fruta" e "apitos dourados" é preciso "lata" para os Srs. árbitros se comportarem como "primas donnas" ofendidas. Enquanto eles não lutarem por limpar o nome da classe e continuarem a dar abrigo a gente que subiu à 1ª categoria e a internacional à custa de favores e de cestos de "fruta", podem tomar as decisões que quiserem que nós não acreditamos em demasiadas coincidências.

    Posso estar errado, mas esta é a minha humilde opinião.

    Saudações Leoninas,

    João Leal

    ResponderEliminar
  24. Quanto ao futebol que o Sporting neste momento apresenta estamos todos de acordo.Zero.Que num futuro proximo vai melhorar e muito tenho a certeza absoluta.Se calhar ja esta qinta-feira.Quanto ao Capitao-maluco espero que nunca mais na vida volte a aoitar um jogo do Sporting.
    Sporting sempre

    ResponderEliminar
  25. PArabéns, João Leal.

    Argumentaçaõ clara, objectiva e racional.
    muito bom

    praticamente de acordo a 100%

    ResponderEliminar
  26. Caro Hélder,

    agradeço as suas palavras.

    Saudações Leoninas,

    João Leal

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.