terça-feira, 30 de agosto de 2011

Elias, o mais caro de sempre, pode até ser barato

O Sporting acabou por adquirir o jogador mais caro de sempre, desembolsando quase 9 milhões de euros pela totalidade do seu passe. Porém, ao contrário do que era habitual quando o clube desembolsou verbas significativas (lembro-me do caso de Tello e mais recentemente de Pongolle) o Sporting contrata um jogador que é um valor seguro e num bom momento da sua carreira. A atestá-lo está a sua presença na lista de convocados da selecção brasileira, que joga este fim-de-semana em Londres.

Desde a saída de Moutinho que o Sporting penava no seu meio-campo por um camisola 8 de categoria e muitas das dificuldades na organização do seu jogo também têm passado por aí. Elias foi um jogador que esteve nas cogitações do nosso rival SLB quando este teve necessidade de substituir Ramires quando este foi para o Chelsea. A alcunha de guerreiro diz muito da forma como Elias está em campo, revelando total disponibilidade física e mental para o jogo. Para lá disso o brasileiro é um jogador com boa meia-distância e capaz de dar uma grande verticalidade ao jogo interior quer executando passes a solicitar os avançados, coisa que tanta falta nos tem feito, como se encarrega ele mesmo de criar desequilíbrios com as suas rápidas incursões nos espaços entre os defesas centrais e laterais, sempre mais preocupados com as movimentações dos avançados. 

O video que coloco a seguir é um exemplo dessa característica de Elias. Naturalmente que quem coloca estes vídeos se preocupa muito mais com os golos esquecendo tudo o resto. Por isso a jogada do primeiro golo só exibe o final de uma jogada tipica de Elias, pelo que o melhor exemplo sucede a partir do minuto 2:46 em que o jogador organiza o ataque, com um passe a solicitar Ronaldo, que havia descido a dar apoio para criar a linha de passe, acabando Elias  por finalizar na zona central, surpreendendo os defesas contrários. Ah, e o momento anterior tem o seu quê de hilariante com o médio a marcar sem querer, coisa que, convenhamos também nos daria muito jeito...


Elias é uma grande aposta do Sporting, é o jogador mais dispendioso mas não será necessariamente caro. Basta para tal que consolide o seu valor, que o faça crescer aos olhos do mercado tarefa que não é apenas da sua incunbência. Tem a palavra Domingos e, já agora todos nós.


10 comentários:

  1. Excelente jogador. Em vez de termos comprado 4 contentores de jogadores deveriamos ter optado por jogadores deste nível.
    Caso chegue um PL e um central de qualidade poderemos ter algumas hipóteses de sucesso.
    Senão...

    ResponderEliminar
  2. LdA,
    De facto, pode vir a ser barato. Mas há muitas questões que me deixam apreensivo com as saídas e entradas de jogadores.

    ResponderEliminar
  3. O problema não é o jogador, qualquer adepto minimamente conhecedor do deste jogador sabe que a questão central não é o Elias.

    O Sporting Clube de Portugal está desesperado por uma avançado digno da posição, ou seja, um que marque golos.

    Qual tem sido o principal problema deste Sporting? O substituto de Liedson ainda não chegou.

    Portanto, não é inteligente, tanto desportiva como financeiramente, despender uns exorbitantes 8,8 milhões de euros num jogador que não é de todo a principal necessidade do clube.

    Que ele é bom todos sabemos, e arrisco-me a afirmar que, para além de Rinaudo, o melhor da sua posição do campeonato português, este garante qualidade, mas, como já escrevi várias vezes, precisamos, por ordem, de um avançado e de um defesa-central.

    Matías está a ser pessimamente utilizado no Sporting - necessita de ser incumbido de uma função igual à de Aimar.

    Esta contratação só conhecerá um de dois cenários possíveis: total tragédia, uma versão presente de um fiasco do passado próximo, Pongolle, ou sucesso, mas parece-me, escrevo-o sinceramente, que o último cenário está dependente não apenas do Elias, que é bom, mas da restante equipa. E esta tem um defeito gravíssimo: não tem um avançado digno do clube.

    Eu exijo mais racionalidade na contratação de jogadores.

    E pergunto: proveniência destes 8,8 milhões de euros?

    Conhecendo os brutais defeitos desta equipa, que oscila entre excelentes jogadores, alguns os melhores do campeonato, e total inexistência de soluções verdadeiras em algumas posições, é inadmissível concluir este mercado de transferências sem contratar um avançado de qualidade real, não uma promessa ou uma fezada.

    Força Sporting!
    Abraço aos Sportinguistas!
    Continuem a escrever sobre o Sporting!

    ResponderEliminar
  4. Apenas um post scriptum (a escassez de tempo provoca estes esquecimentos): alguém conhece um qualquer clube que tenha sido campeão sem um avançado goleador?

    Eu não.

    Se dermos uma vista de olhos, que certamente será de jubilo, na história de recentes campeonatos vencidos pelo Sporting, a conclusão é óbvia.

    E a do próprio campeonato nacional de Portugal é óbvia: sem avançado goleador, sem um avançado que enfie a maldita - para nós é maldita! - dentro da baliza pelo menos 20 vezes, nada feito.

    Nós não só não temos dupla de avançados (e isto para não mencionar total falta de rotinas ofensivas), como nem avançado temos. Temos um jogador que em três épocas não chegou aos 30 golos.

    O defesa-central do outro lado da estrada já marcou mais golos que o nosso jogador que se considera avançado.

    Saudações orgulhosamente Leoninas!

    ResponderEliminar
  5. Pode vir a ser barato e são destas contratações/investimentos que a margem de insucesso é muito pequena. Este é daqueles que, numa equipa com sucesso pode ser vendido pelo triplo.

    Só não percebo porque não contrataram logo um central de valor inequívoco umas vez que parecem ter meios financeiros disponíveis. E até se podia falar noutra posição.

    SL

    ResponderEliminar
  6. No mercado actual 10 milhões de euros não é um valor exorbitante por um bom jogador.

    Elias caso pegue de estaca pode é tornar caros outros jogadores (como Schaars, Matias ou Aguiar) e em nada choca com outras necessidades da equipa.

    O ataque é a posição mais reforçada, ficou Postiga e entram 3 novos jogadores, o principal reforço Bojinov esteve lesionado até ao inicio de Agosto, já jogou em duas ocasiões mas ainda nem fez 90 minutos. Os mais novos Rubio jogou 20 min e Wolfswinkel foi aposta falhada num jogo e tem entrado a espaços. Mas já têm todos um veredicto seguro! Não vão marcar 20 golos esta época individualmente.

    Ok, Freitas venha de lá o Postiga russo, o Pavlyuchenko para depois se dizer que falha muitos golos fáceis...

    Nos centrais assim que Rodriguez ficou em condições entrou para titular, mas o Domingos gosta é dos antigos! Quando se lesionou entrou Carriço que fez um bom jogo, no seguinte devia-se ter esquecido a boa exibição do Carriço e ter feito nova aposta. O Sporting tem 4 ou 5 (contando com Tiago Ilory) centrais e todos irão jogar durante a época.

    P.S.- Concordo desde Julho com o LdA e com os mais diversos comentadores sobre a necessidade de mais um ponta de lança, mas tinha de ter a certeza que era um Liedson ou um Falcão e não um Luis Fabiano ou um Bergessio e na hora de passar o cheque ninguém sabe qual vai ser o seu rendimento naquele ano.

    ResponderEliminar
  7. O resto nem me atrevo a pensar que seja possível...espero sinceramente que não se concretize.

    ResponderEliminar
  8. Desta vez não estamos de acordo.

    Permite-me reproduzir o que escrevi no 442.


    1. Como é que o Sporting - logo o Sporting - dá 9 milhões de euros por um jogador de 26 anos? Conforme nota o Miguel no Sector B32, são 25% das receitas da SAD num ano inteiro e menos do que o valor da presença na Champions League

    2. Sendo Elias um rejeitado pelo Atletico de Madrid, que pretendia livrar-se dele por excesso de estrangeiros, como é que o Sporting dá mais dois milhões de euros do que os espanhóis pagaram pelo médio brasileiro há uns meses?

    3. Pongolle, Roberto, Ruben Micael, Elias - que negócios são estes entre o Atletico e o futebol português?

    4. Com a ressalva de que Djaló pode estar de saída, para quê o Sporting tem oito médios e quatro extremos - 12 jogadores - no plantel, quando no máximo jogará com seis deles ao mesmo tempo e só se actuar em 3x4x3?

    5. Como é que em oito médios não há um único com mais de um metro e oitenta?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.