domingo, 11 de setembro de 2011

Um filme (fiel) do futebol tuga



A acção decorre com duas histórias em paralelo… A primeira tem como actores principais 'lampiões' e 'andrades' a digladiarem-se para ver quais dos respectivos clubes é mais beneficiado, na segunda vemos sportinguistas ocupados com os seus ódiozinhos internos de estimação e as suas lutas intestinas. De vez em quando o argumento faz com que as histórias se cruzem, bem ao estilo de Quentin Tarantino. Sim, também é composto por actores secundários e alguns figurantes… Os figurantes para fazer número e preencher o filme, os outros actores para manobrar nos bastidores bafientos, com os ‘tuneles’, jornalistas e sócios da APAF devidamente domados e a luta pelo controlo do CA da FPF a terem poucos minutos de visibilidade mas grande protagonismo no desfecho final… Não esquecer que também tem muita fruta e culinária exótica para apimentar a coisa.

O resto? É paisagem… Agora se não se importam vou ali à varanda da minha sala olhar para a Serra da Estrela. Qualquer dia está novamente com neve… Tão certo como ficar tudo exactamente como está nesta idílica encenação futebolística nacional, após as próximas eleições da FPF… Vamos ao remake 2011/12?

P.S. - A única duvida que me assalta é em como etiquetar o género da película: não sei se nos documentários, se nos filmes noir, comédia maluca, thriller psicológico, terror, policial, mafioso, erótico… Enfim, decido-me pela pornochachada à portuguesa. Um sub-género que engloba todos os anteriores.

6 comentários:

  1. Ver benfiquistas e portistas a discutir benefícios de arbitragem é como ver dois pedófilos a discutir quem foi mais vezes ao rabinho do menino. Duas cores, dois emblemas, a mesma falta de vergonha.

    O futebol português é uma piada, e não fosse o facto de ser adepto de um clube que tem o azar de participar nesta palhaçada de liga, daria vontade de rir!

    ResponderEliminar
  2. A luta no futebol português (propositadamente escrito a letras minúsculas, porque é isso que ele é, pequeno) é feita a dois. Um tem um método. Eficaz e que traz sucesso há cerca de 30 anos. O outro não se quer impor por via de um método próprio, simplesmente adopta aquele que o seu rival usa.

    ResponderEliminar
  3. Nélson:

    Analogia excelente. Penso eu de que...

    Cantinho:

    Estamos em sintonia.

    Abraço a ambos os dois... (reconhecem as personagens? ;) ).

    ResponderEliminar
  4. Virgílio,

    Infelizmente assim é. Estou convencido contudo que sem resolvermos os nossos problemas dificilmente teremos força suficiente para resolver os problemas que vêm de fora.

    Ontem em Paços de Ferreira após a decisão estúpida do lampião Baptista o culpado era o Rui Patrício que não deveria ser ingénuo quando a única coisa que ele está obrigado a fazer é a respeitar as leis do futebol e essas são bem claras.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. LdA:

    Pois... O Palito Boitista erra e a quem é nós apontamos o dedo? Aos nossos. RP é que fica com as orelhas a arder... Lá andamos nós a entreter-mo-nos com ataques entre nós... Não se percebe.

    Até parece que existem regras diferentes para o RP relativamente a tds os outros GR's.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Isto é só uma questão de olhar para dentro. O resto não tem influência.

    Para quem tiver 5m.

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/09/as-fragilidades-do-sporting-e-os-pontos.html

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.