sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Com os olhos postos no 1º lugar

Não sei se por cautela se por superstição poucos parecem ter  reparado que o encontro de sábado poderá ter um sério impacto na classificação geral do actual campeonato. Tudo depende da conjunção de resultados. Se é certo que o SLB pode manter o primeiro lugar mesmo não ganhando também é verdade que, em caso de vitória do Sporting o clube pode chegar ao primeiro lugar, desde que o FCP não ganhe na recepção ao Braga. Caso os portistas façam prevalecer o factor casa e o habitual favoritismo, e com uma vitória nossa, subimos ao segundo lugar. No pior dos cenários, em caso de derrota e vitória do Marítimo, que se desloca ao vizinho Nacional, descemos para o 4º lugar. 

Continuando com dados estatísticos Jesus chega ao derby invicto em jogos do género - 5 vitórias e um empate - embora não possa ombrear com eficácia de Domingos ante o SLB antes de ter chegado a treinador do actual clube: duas vitórias na Luz e com a improvável Académica, se atendermos às realidades dos dois clubes. Acresce ainda o facto de ter sido Domingos o último treinador a impor o sabor da derrota a Jorge Jesus.

Em termos genéricos o Sporting é actualmente o 2º melhor ataque, menos um que o FCP, tem o mesmo número de vitórias que SLB e FCP, 7. O derby poderá desempatar o número de golos sofridos, ambos têm 10, muito longe dos 4 golos sofridos pelo Braga, a melhor defesa da prova.

É verdade que também pode continuar tudo como dantes após o encerramento da 11ª jornada. Mas não deve ser deixado passar em claro que o Sporting já não chega ao primeiro lugar desde a época 2004/05 com Peseiro. Se isto diz muito do que têm sido os últimos anos não pode deixar de ser realçado o facto de o Sporting voltar a disputar o primeiro lugar do campeonato de Inverno. Isso também diz muito do que é o Sporting actual, especialmente se tivermos em conta todas as circunstâncias que envolveram a preparação e o inicio da actual época.

6 comentários:

  1. O que é engraçado é que tanto o SLB como o SCP marcam golos mas também sofrem bastantes. Penso que o que decidirá este jogo será quem conseguir aproveitar a altura do jogo em que estiver por cima.

    ResponderEliminar
  2. Concordo Mike, vai ser o jogo da eficácia ou talvez um duelo de guarda redes.

    ResponderEliminar
  3. Vai-se jogar muito nas bancadas! Mais do que qualquer derby recente.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Anónimo, espero que não. Espero que o enjaulamento não seja uma primeira medida, encapotada pela palavra segurança, para ser possível fazer a revanche disto:

    http://www.youtube.com/watch?v=YSZe1dC-dEM&feature=related

    Neste sentido, não houve melhor medida por parte da Direcção do Sporting do que estar presente entre os seus para "in sito" tentar controlar excessos de parte a parte.

    ResponderEliminar
  5. Que a tal jaula tenha um efeito positivo sobre os níveis motivacionais dos leões que entrarão em campo amanhã e demonstrem a essas hienas que os leões mesmo enjaulados podem ser indomáveis. Paralelamente que esse mesmo facto contribua para que os adeptos do Sporting se focalizem naquela que vai ser a sua verdadeira luta: apoio brutal à sua equipa ao ponto de envergonhar essas avezinhas.

    Quanto ao jogo em si, é óbvio que o resultado, sempre imprevisível, não será determinante para qualquer das equipas, contudo já faz algum tempo que o Sporting não chegava à luz com tantas hipóteses de vencer e é essa a resposta adequada à provocação de inaugurar uma estrutura específica para receber as claques do Sporting.

    Se a Equipa do Sporting entrar em campo com altos níveis de concentração, superando-se em Esforço, Dedicação e Devoção então temos verdadeiras condições para sair da jaula em Glória, deixando o inferno para quem venera o vermelho.

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  6. O benfica NÃO está no 1º lugar! Isso é uma peta do jornal record.

    http://cuatidiano.wordpress.com/2011/11/26/antevisao-benfica-sporting/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.