quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Que repercussões de Manchester no derby?

Poderá haver uma relação directa entre o empate do SLB em Manchester e o derby de sábado? Responder a esta questão é sempre um exercício especulativo mas por isso não menos interessante. Para responder a essa questão há que ter em conta como o resultado foi lido de ambos os lados dos contendores do derby. 

Do lado do SLB e dos seus adeptos registe-se um misto de alivio há medida que o jogo ia decorrendo até redundar na euforia final por um empate que foi conseguido com muito mérito mas também com uma elevada dose de sorte. Os golos encarnados resultaram ambos de ofertas pouco habituais no melhor dos Manchester´s que a actual equipa de Sir Alex está longe de representar, acrescido do facto de também ambos terem ocorrido em momentos cruciais do jogo. Mesmo encomendado era difícil de proporcionar melhor. Do lado negativo do jogo a aparente perda do capitão e baluarte da defesa. No computo geral fica o apuramento para a fase seguinte da competição, o que constitui um importante reforço de confiança para enfrentar o derby.

Não tendo jogado o Sporting pôde assistir pela televisão ao jogo do futuro adversário  e preparar o jogo durante a semana. Aparentemente beneficia de menor cansaço e mais tempo para pensar derby mas também de este se entranhar no subconsciente dos jogadores, o que nem sempre é muito favorável.  Do lado das más noticias a perda de Rinaudo que é tão ou mais difícil de substituir que Luisão. Do lado dos adeptos não me parece que o empate de Manchester tenha feito esmorecer o entusiasmo ou a confiança.

Do ponto de vista psicológico o momento de ambas as equipas equivalem-se, ambas chegam ao derby no melhor momento da época. É natural que o bom resultado de Manchester provoque uma entrada forte por parte dos comandados de Jesus, beneficiando do factor casa, e isso certamente será tema de conversa por estes dias entre Domingos e o plantel. Mas transcorridos esses momentos iniciais a tendência será de prevalecer o que cada equipa fizer no momento. Cada jogo tem a sua história e ela far-se-à com o que cada equipa puser em campo.

Quer o  resultado de Manchester quer mesmo o de Donetsk, como momentos positivos dos adversários directos, podem ser interpretados como negativos para o Sporting, pela componente de reforço moral que encerram. Mas a médio prazo vejo-os como positivos para o Sporting, uma vez que significam uma frente de batalha onde ambos os adversários terão que alocar importantes recursos. Até porque, seja qual for o resultado do derby, a história do actual campeonato não ficará encerrada aí.

7 comentários:

  1. Não há repercussões, há, sim, confirmações.

    Este Benfica é uma grande equipa, tem grandes jogadores e está muito bem orientado. São quase três anos de trabalho e evolução. Tem dos melhores planteis de sempre e soluções atacantes que nunca mais acabam. Em Manchester, Jesus não teve de usar Nolito, Cardozo e Saviola (lesionado, mas já recuperado). E usou Gaitan, Aimar, Bruno César e Rodrigo. Muitas opções de qualidade.

    Benfica joga muito bem a partir do meio-campo. Passes curtos, tabelas fáceis, rapidez e muitas opções para desenvolver as jogadas. E é nesta zona (no campo defensivo), que o Sporting tem revelado mais fragilidades, entre a nossa defesa e o nosso meio-campo defensivo. Se solucionarmos isto, podemos ser felizes.

    Foi um jogo bom do Benfica, que pode dar (ainda mais) confiança, mas também temos de relembrar que Alex Fergunson não sabe estudar as equipas portuguesas. Já foi eliminado por Benfica e Porto e até o Sporting, quando lá foi jogar, perdeu por 2-1, depois de ter estado a ganhar e de ver ser (mal) anulado o 0-2 a Liedson. E o golo da vitória aconteceu nos descontos, num livre de Ronaldo (que bem podia ter enviado a bola para bancada).

    É um resultado que lhes dá mais favoritismo e coloca-os como uma equipa melhor preparada para o Derby. Mas isso até pode ser bom, pois sabemos que nem sempre ganhar quem está melhor...

    ResponderEliminar
  2. Gostava já agora... de lembrar que o 1º golo do MU foi obtido em fora de jogo...
    Também lhe ficava bem ver para ambos os lados.
    A gente sabe perfeitamente como vocês vem os jogos dos Benfica...
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Isto por estes dias anda muito mal frequentado.

    Leão de Alvalade veja lá se não arranja uma gaiola para meter as galinhas que aqui andam.

    ResponderEliminar
  4. "A gente" consegue ver que o golo do MU foi em fora-de-jogo.

    ResponderEliminar
  5. Cantinho do Morais, os pontos fortes e fracos de cada equipa são idênticos, ambas são mais fracas defensivamente e fortes ofensivamente.

    Também gostava de contar com Izmailov, Jeffern e Rinaudo e infelizmente não posso. O jogo de Manchester teve quase sentido único, sendo que o slb teve a sorte do jogo pelo golo caído do céu cedo e o seguinte do céu caído em resposta à reviravolta no marcador.

    O Sporting pode ser feliz se conseguir pressionar o sector defensivo do slb, principalmente porque lhe falta o seu líder natural, mesmo os duelos Insua/Gaitan e Capel/Maxi emparelhou aquilo que cada equipa tem de melhor.

    Acho que vai ser um jogo excelente e se a tradição se mantiver e ambas as equipas forem incapazes manter grandes rigores tácticos e "pegarem o freio nos dentes" pode ser um jogo histórico!

    Até os duelos Domingos/Jesus já têm fama de ser renhidos, vamos ver se aquilo que eles desenharam nas suas cabeças sobrevive ao espírito do derby.

    ResponderEliminar
  6. só espero é que este seja o sentimento dos meus amigos lampiões no Sábado à noite loool :

    http://www.youtube.com/watch?v=QAXV-3QD8Yw&feature=share

    ResponderEliminar
  7. Atenção aos caceteiros luisão, matic e garcia..então este passa sempre ao lado das expulsões

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.