quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Muitos sportinguistas sabem porque ainda ficam em casa

Poucas coisas irritarão tanto como, por incúria ou ignorância, não ser tratado pelo nome de baptismo. Pelas mesmas razões é comum os sportinguistas irritarem-se quando vêm escrito Sporting de Lisboa quando somos Sporting Clube de Portugal. E é irritação que sinto quando vou, por exemplo, ao site da UEFA e vejo Sporting de Lisboa, como se o nome da cidade onde nascemos sirva para nos distinguir de outros Sporting´s como o de Gijon, ou outros. Por mais respeito que nos mereçam, essa distinção é feita pelo nosso percurso histórico, pelas conquistas alcançadas e também podiam e deviam ser feitas pelo nome do País que ostentamos no nome e para cujo desporto contribuímos de forma ímpar.

É óbvio que é em Lisboa que reside a força estrutural do clube mas é de vistas curtas gerir o clube como se a sua força se circunscreva difusamente na sua área metropolitana e zonas limítrofes. O Sporting diz que é de Portugal mas extravasa muito para lá das suas fronteiras.  Julgo que ninguém duvida disso, basta ver o que tem sido a afluência dos sportinguistas aos estádios nas jornadas mais recentes, como foi Guimarães, Famalicão ou Aveiro. Mas falta dar uma dimensão prática a essa noção, nomeadamente nas horas a que se disputam os jogos em Alvalade que, sendo a nossa casa, tudo deve ser feito para permitir a recepção do maior número de sócios e adeptos espalhados por todo o País.

Infelizmente não é isso que sucedeu no último jogo com a União de Leiria, e já tinha sucedido em jornadas anteriores, e se vai repetir na jornada da Taça de Portugal, quando recebermos o SCBraga. Jogos disputados no domingo à noite, especialmente agora no Inverno, são um convite a ficar em casa. Não só para os que vivem a centenas de quilómetros de casa, e com isso não conseguem evitar chegar a casa a poucas horas de ir para o trabalho, como também a muitos que, vivendo mais perto, não evitam chegar já a horas que convidam ao descanso.

Quando este fim-de-semana assistimos à transmissão do jogo do Real Madrid para 60 milhões de chineses e com o estádio cheio às onze horas espanholas, quando sabemos que desde pelo menos a presidência de Filipe Soares Franco se fala em usar o mesmo expediente (julgo que foi também uma das medidas faladas durante a campanha eleitoral, não tenho a certeza se pela lista vencedora) urge perguntar porque tal ainda não aconteceu. Parece haver aqui um campo de oportunidades por explorar, quer ao nível das receitas de bilheteira e eventualmente televisivas ao abrirmo-nos a novos mercados (desconheço se o contrato com a Olivedesportos inclui a venda destes direitos), podendo nós chegar primeiro que os nossos rivais e com isso retirar dividendos.

Seguramente que uma medida deste género não ira ser a panaceia para todos os males que obstam a um estádio de Alvalade cheio e vibrante como esta equipa tem feito por merecer. Até porque é impossível a existência de um horário à medida de todas as agendas sportinguistas e novos horários implicam alterações de hábitos e exigentes negociações com os representantes dos interesses televisivos. Mas tenho poucas dúvidas que pior do que jogos ao domingo ou segunda-feira à noite é muito difícil. Nesta conformidade o Sporting Clube de Portugal é muito mais apenas Sporting de Lisboa e arredores. E, quer-me parecer, a culpa não é só da SportTv...

17 comentários:

  1. Não culpo a UEFA. Primeiro porque o SCP é o primeiro a não fazer barulho quanto à sua denominação e segundo porque eles "Inglesam" os nomes dos clubes: Oporto sendo o exemplo mais obvio.

    Quanto aos horários dos jogos, é uma guerra que tem que ser travado por TODOS os clubes em conjunto.

    ResponderEliminar
  2. Pena foi a SporTV (e falando só deste jogo):

    1. Com tantas cameras ter cortado em directo o momento dos festejos do 1º golo quando os jogadores se dirijiram para o banco, junto da camisola do Rinaudo;
    2. Com tantas cameras não ter um grande plano desse momento que pudesse mostrar nas repetições;
    3. Nunca foca as claques do Sporting com as suas coreografias, nunca passando para os telespectadores a festa de Alvalade;

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. Gostaria de voltar a ver jogos ao Domingo à tarde, tenho a certeza que a forma de jogar do Capel ainda seria mais parecida com a do Futre se o visse à luz do dia, como quando ía à bola a pé, ao Domingo, e via Manuel Fernandes, Jordão, Futre, Damas e muitos muitos outros grandes jogadores!
    Agora também devemos ter em atenção que as generalizações são sempre perigosas. Por exemplo o jogo do Leiria: 1- o nosso treinador referiu as menos de 72 horas de recuperação efectiva; 2- alternativa a isto - 2ª feira à noite!!!!! bem pior!!!; 3- o dinheiro da transmissão faz-nos muita falta...; 4- nos países onde isto se resolveu, as transmissões têm valores diferentes consoante a hora do dia a que o jogo se realiza. Por exemplo, porque acham que o Real Madrid acede a jogar às 12:00H?? E se fosse a esta hora, íam muitos portugueses???

    ResponderEliminar
  4. E não obstante o jogo do Sporting Clube de Portugal vs U.Leiria ter sido Domingo à noite, estavam no Estádio de Alvalade 34.214 espectadores! Enquanto no Braga vs Benfica estavam 18.000 espectadores! Tivemos quase o dobro de espectadores do outro jogo, jogado à tarde e com equipas (que hipoteticamente)também lutam pelo título! Isto mostra a nossa grandeza! Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  5. LdA,
    Na minha modesta opinião, não há hora melhor para se ver futebol como o Domingo à tarde. Permite que todos os adeptos possam ver o seu clube a jogar ao vivo, adeptos de perto e de um pouco mais longe, mais novos e mais velhos (porque os jogos à noite podem ser quase inconciliáveis com as horas de deitar, pois levantar cedo no outro dia pode ser um tarefa hercúlea) e permite um convívio antes, durante e após os jogos que não é igual a um jogo nocturno. Aliás, quando preenchi o questionário que o clube enviou aos sócios há uns meses, levantei precisamente a questão dos horários dos jogos como um dos pontos a melhorar.

    Os jogos em Inglaterra são a horas "normais", têm óptimas assistências e os jogos não deixam de ser vendidos para transmissões televisivas.

    ResponderEliminar
  6. desta vez nao tinhamos hipoteses sem ser no domingo a noite, é que com os jogos das selecçoes a passarem para as 6f, nas datas fifa os jogadores convocados têm que la estar 4 dias antes, ou seja na 2f.

    se o sporting joga-se 2f nao podia utiliar os jogadores que tivessem convocados para as selecçoes

    ResponderEliminar
  7. Dos melhores posts que já vi aqui! Mas não te esqueças que não fomos a Famalicão, mas sim duas vezes a Aveiro. A hora ideal para jogar em Alvalade sem dúvida domingo à tarde, às 15 ou 15 horas.

    Subscrevo o comentário do primeiro anónimo! A maior vergonha é ver que o único canal que transmite a festa das claques em Alvalade é a... Sic.

    ResponderEliminar
  8. diogo bernardo, tu não foste a Famalicão mas não podes negar a passagem de alguns milhares de sportinguistas por lá :-)

    ResponderEliminar
  9. Riga/V-1-Boy, Vítor Borges o jogo podia ter sido à tarde, não faria diferença de monta em relação ao descanso dos jogadores. Como digo no post é sempre um risco mas é uma avaliação que vale a pena ser feita.

    10/A, concordo, mas tem que se levar em conta que a essa hora há diversos jogos que tornam mais difícil a realização do nosso com transmissão televisiva, à qual estamos obrigados pelo contrato que nos liga à Olivedesportos. Também eu coloquei essa questão no questionário do clube.

    ResponderEliminar
  10. O que eu gostava mesmo era que houvesse alguma competição à SportTV, desculpem lá, mas é um escandalo os valores que eles pedem por mês, e podem fazer isso porque enfim, não há outras opções.

    Valem as Streams na net!

    ResponderEliminar
  11. Para se poder ver os jogos ingleses à tarde e de manhã, temos que ter os jogos da Liga Nacional à noite. Se os jogos passassem para a tarde não havia campeonato inglês para ninguém.
    Desta forma, a Sporttv tem a grelha completa.

    Para mim, gostava que fosse à tarde (sábado ou domingo) e/ou de manhã.
    Jamais esquecerei as tardes em Alvalade, o cheiro as castanhas, as queijadas de sintra, os nogás (3 Cem [escudos]!), ver o Sol a bater e a sombra só na Central.
    E ir para casa, a tempo de ver o Domingo Desportivo.

    Agora é frio, noite, chuva, enfim, é desagradável. E quando se tem mais condiçõe no Estádio.

    ResponderEliminar
  12. Sem contar com os canais específicos (Golf, Premier League, etc.) existem 4 canais da SportTV... pelo que dá perfeitamente para darem um jogo nosso, um inglês, um espanhol e um italiano ao mesmo tempo se for preciso...

    ResponderEliminar
  13. Falaram acima no Domingo Desportivo... até isso "fugiu"!!

    ResponderEliminar
  14. vejam a merda do sentido de humor da catarina HOMEM marques, que nos apelidou de MITRAS.

    http://cuatidiano.wordpress.com/2011/11/10/o-sentido-de-humor-da-catarina-homem-marques/

    ResponderEliminar
  15. leoa de alvalade, pelos regulamentos sao precisas 72h entre jogos, o sporting jogou as 20.15 porque jogou fora 5f e as 72h apenas fariam as 18h, por isso o braga jogou mais cedo, porque jogou em casa na 5f

    ResponderEliminar
  16. Aqui fica a letra da musica da JL que protesta contra os absurdos horarios dos jogos do SCP...

    "Eu quero ir à bola num domingo à tarde
    Eu não quero ver na tv
    Abrir uma tocha e cantar bem alto
    FORÇA SPORTING ALLEZ

    Mas Porquê??? Mas Porquê???
    Não posso Porquê???
    A culpa é da SPORTTV

    Mas Porquê??? Mas Porquê???
    Não posso Porquê???
    A culpa é da PS... ;)"

    Diogo

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.