terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Assim dizem os números: o Sporting está de volta!


Na passada jornada o Sporting foi responsável por 57,8% do volume de espectadores da Liga Zon Sagres. Ou seja, os mais de 40 mil espectadores presentes em Alvalade estabeleceram um maioria confortável sobre os mais de 64 mil portugeses que acorreram aos estádios. O facto de nem SLB nem FCP terem jogado em casa em nada desvalorizam o feito, até porque o Sporting é o segundo clube com maior número de espectadores no seu estádio, 199.996. O SLB, no site da Liga segue em terceiro, mas sem serem contabilizados os números do último derby, pelo que deve ser o comandante desta lista.

 Acontece que quer o FCP quer o SLB já tiveram pelo menos um jogo grande em casa, coisa que não aconteceu ainda com o Sporting. Parece termos aqui um sinal inequívoco de que antes dos demais, são os Sportinguistas aqueles que mais acreditam na sua equipa.  Mas não só, porque segundo o barómetro de “O Jogo”, o Sporting é actualmente o favorito à conquista do titulo, segundo 37,7 % dos inquiridos.

Outros números complementam o testemunho do regresso do Sporting. É a equipa com a maior série de vitórias, 7, a segunda no número de pontos fora de casa, 13, menos um ponto que FCP e mais um que SLB. Detém a maior goleada da prova, ocupando também o segundo lugar no número de golos marcados ex-aequo com o SLB e atrás do FCP que leva 30 apontados. Se é verdade que o número de golos sofridos nos atira para fora do pódio, também é verdade que 7 dos 11 golos até agora sofridos aconteceram até à 5 jornada, sendo que, a partir daí, o Sporting não sofreu mais do que um golo por jogo, ficando com a sua rede sem balançar em cinco jogos. Em termos individuais o destaque vai para Wolfswinkel, que, no terceiro está a 2 golos do comando de Babá e menos um que Edgar.

O Sporting está de volta e isto é já mais que um slogan de campanha, os números servem-lhe de sustentação.

10 comentários:

  1. "O Sporting é o segundo clube com maior número de espectadores no seu estádio, 199.996", e como o post diz, é aquele que segura a melhor série na sua competição Nacional.

    São factos.
    Com o quê não ligam tais factos? Os lugares comuns que a toda a hora são vendidos de que um outro clube em Portugal faz uma notável campanha e arrasta multidões onde quer que vá.

    Como os títulos, já agora: uns têm a fama, nós, um proveito na ordem de 16000. Realidade e realidade paralela, dir-se-ia ... ambas existem, mas é tão melhor fazermos parte da primeira.

    ResponderEliminar
  2. MM Seria mt interessante saber quantos adeptos de fora se deslocam aos estádios a acompanhar a equipa.

    No passado fim-de-semana em Aveiro o FCP tinha "meia-dúzia" de adeptos na bancada e o Porto fica a 60 km de distância...

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade julgo que nesse capítulo ninguém nos bate ... a vivência do Sporting é muito genuína e real, comparativamente a outros. E é dela que surgem o carácter fiel e leal dos seus adeptos.

    Não significa tal é que será assim para sempre.

    Aquilo que incomoda é que quem acompanhe o futebol Português via "relatos" não capta o que esses números mostram. Não é culpa do Sporting, mas do meio onde se insere.

    ResponderEliminar
  4. Haja números para reflectir a realidade, já que os donos e mensageiros das "letras" assim não o permitem...

    SL

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade,

    Também acompanho desde o início os números das assistências dos jogos da Liga. Mas queria fazer uma pequena correcção: estranhamente a Liga não contabilizou as assistências da jornada do derby, e só por isso o Sporting está no topo das assistências em casa. Quando contabilizarem as assistências do Benfica-Sporting e do FCP-Braga, o Sporting vai cair para terceiro. Mas sim, o Sporting é o único que ainda não teve um jogo grande em casa. De qualquer modo, as assistências do princípio da temporada no Dragão são muito boas. Aliás, nas assistências em casa (excluindo derby) o SLB não se consegue superiorizar ao Sporting em mais de 3 ou 4mil adeptos por jornada (isto numa média)...

    Já sobre as assistências nos jogos fora, o Sporting está mesmo de volta. O FCP está a léguas ainda do Sporting e do SLB, no número de adeptos que arrasta, o que mostra que o FCP ainda não passa muito de um "fenómeno regional". O que é interessante é que o clube "mais grande", e com "mais milhões", e com "mais casas", não consegue mobilizar mais gente que o Sporting nos jogos fora, nem tão pouco consegue audiências na TV assim tão superiores, que justifiquem os famosos 40milhões porque eles "é que são a verdadeira força do futebol português"...

    ResponderEliminar
  6. JPDB, mencionei o facto do derby não estar contabilizado mas nessas contas entram já os dados do FCP/SLB como podes verificar:

    http://www.lpfp.pt/futebol/pages/espectadores.aspx?epoca=20112012&info=TopJogo

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    Não é o FCP-SLB, é o FCP-Braga, que se jogou na mesma jornada do derby SLB-Sporting. Essa jornada toda não foi contabilizada, e calculo que o FCP tenha tido uma boa assistência contra o Braga...

    ResponderEliminar
  8. Mas isto são minudências...

    Onde também se vê que o Sporting está de volta, é nos preços para ver o Académica-Sporting, quando ainda há meses, o presidente da Académica dizia com ar de gozo que o jogo contra o Sporting em casa já não dava lucro...

    Assim não me cheira que vá a Coimbra, almoçar ao Zé Manel dos Ossos, e beber cerveja para a Munique...

    ResponderEliminar
  9. Já agora fica a informação que a LFPF só irá revelar os dados referentes à 11ª jornada no dia 21 de Dezembro, dado que esses números são cruciais para o passatempo que foi lançado em conjunto com os clubes, a APCL e vários internacionais portugueses, com o objectivo comum de aumentar o número de dadores de medula óssea.

    SL

    ResponderEliminar
  10. E não é só no "nosso" estádio que essas contas se fazem.
    Domingo, em Coimbra, lá estarei, com mais dois, a torcer pelo Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.