quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Há um novo 31 no Sporting


Renato Neto é, para já, a única "aquisição de inverno" do plantel profissional do Sporting. O que se pretende de Renato e o que viu nele Domingos para o chamar de volta a Lisboa é a grande incógnita. Certo para já é que o Sporting tem um novo 31, depois de Liedson ter o número na camisola mais conhecida das últimas décadas.

Numa primeira análise o regresso de Neto é um bom sinal para a formação do Sporting. E particularente para os jogadores que se encontrem na condição de ser emprestados, como foi Neto ou Reis, uma vez que deixarão de olhar para a "hipótese Cercle" como quem olha para o exílio.

A chamada de Neto é também um óptimo sinal para a generalidade dos jogadores da formação, independentemente do momento em que se encontre a sua carreira. Este foi um ano em que chegaram inúmeros jogadores, muitos deles também jovens, e isso poderia lançar a dúvida aos que se alinham para pedir um oportunidade. Ficam a saber que o caminho não está encerrado. E é bom lembrar que a equipa de juniores em que Renato jogava, e se sagrou tri-campeã, jogavam Cedric, Baldé, Nuno Reis.

Os próximos tempos permitirão esclarecer melhor o que pretende Domingos de Renato Neto. Se o chamou para recompor o número dos jogadores no plantel, tendo em conta a sáida de Aguiar, ou se lhe reserva um papel diferente do habitualmente interpretado pelo médio, pela lesão de Rinaudo. Muitos esperam que o treinador faça dele um 6 diferente do que Rinaudo é capaz de oferecer, tendo em conta a sua morfologia, mas quem o conhece e segue há algum tempo diz que lhe falta, além da rotina indispensável,  a velocidade e agressividade indispensáveis ao desempenho da função. 

Seja qual for a ideia subjacente ao regresso de Neto, a última coisa que ele necessitará é que se confunda a pressão excessiva com a exigência natural que representa vestir a camisola do Sporting. Até porque Renato Neto tem apenas 20 anos.

1 comentário:

  1. Xandão muito perto do Sporting http://arttedofutebol.com/2011/12/xandao-muito-perto-do-sporting/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.