quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sunil Chhetri - A primeira aposta está ganha

Foto lovingsporting.blogspot.pt
O tráfego que se gerou nas redes sociais, nomeadamente no Twitter com o nome do Sporting associado ao do seu novo recruta Sunil Chhetri é uma amostra do que pode ser a ligação do nome do nosso clube a país com a dimensão da Índia. A primeira aposta, que seria meter uma lança numa das referências mundiais das economias emergentes e com isso expandir a marca do clube parece ganha. O facto do jogador ser o capitão da equipa nacional e uma das estrelas do também ainda emergente futebol parece estar ganha.

Mas certamente que não foi apenas para o nome do Sporting ter mais menções na imprensa que se partiu para esta aquisição. Em termos técnicos desconfiamos que Sunil não venha acrescentar valor mas possa significar a abertura de uma porta para um mercado de 1.200 milhões de consumidores cada vez mais interessados em futebol, apesar do domínio avassalador do críquete.

Como, com quem e onde se irá operacionalizar essa aventura, será o segredo para o seu sucesso. Porque quando falamos da Índia falamos de um país com 3.287.590 Km2 (Portugal tem 92.090 Km2!) e que fala 21 línguas. Do ponto de vista estratégico a aposta parece sem dúvida correcta, estamos a fazer o que outros já fazem há algum tempo e com outro poder e intensidade. Atente-se por exemplo aos horários da Premier League...

20 comentários:

  1. e jogando na equipa b, os jogos serao a horarios mais acessiveis e com transmissao pra a india

    ResponderEliminar
  2. Somos pioneiros em Portugal. É claramente 1 boa aposta q se espera dê frutos. Esta direcção tem 1 estratégia e 1 rumo bem definido. Por mt q custa a alguns "bota-abaixista" finalmente o clube parece rumar na direcção certa. Com esta direcção mudou-se o paradigma do clubem e espera-se q os sucessos desportivos venham por arrasto. Força Sporting!
    Lascp

    ResponderEliminar
  3. Não me choca este "negócio". Alias acho capaz de revolucionar a nossa marca. Vamos ver até onde vai ser bem gerido esta porta que se nos abre. Quanto ao jogador, não conheço e jogos há que até pode fazer na equipa principal. (taça da liga ou de Portugal)

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  4. Lagarto Piromaníaco5 de julho de 2012 às 14:20

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Convém aceder ao site dos homens que proporcionaram esta vinda do Sunil:http://www.wizcraftworld.com/. Olhando para o site, vê-se bem o poderio financeiro que dali vêm, e como quando eles se metem em algo é para ganhar. Esperemos por novos desenvolvimentos. Palpita-me que ainda ai vem muitas coisas boas

    ResponderEliminar
  6. E não é preciso vir charters de indianos... è que a comunidade imigrante indiana em Portugal é já considerável...

    Trabalho com vários indianos e lido com eles quotidianamente. De repente a minha 'evangelização' leonina tornou-se mais fácil!

    FORÇA SCP!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns à direcção. É o principio de um projecto louvável.S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  8. E já calcularam o que se poupa no transporte das camisolas para Portugal?
    Como são feitas por aqueles lados só virão para Portugal as necessárias. Todas as outras, e eu tenho esperança que sejam muitas mais,já ficarão por lá para a sua comercialização na India.

    ResponderEliminar
  9. Talvez o melhor acto de gestão desta direcção até agora. Esperemos para ver, mas o impacto da lógica que levou a esta contratação a longo prazo pode bem ser o começo de uma nova era para o Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Um titulo europeu e o titulo nacional potenciaria a marca Sporting a niveis nunca vistos.

    É preciso que, seja na equipa B ou A, os jogos sejam transmitidos para a India, que o Sporting abra lojas verdes nas principais capitais, que Figo, Ronaldo, Nani e outros sejam nossas bandeiras, etc.

    O CANAL SPOTING TV, com este facto, torna-se impescindivel para a expansão do clube, consequentemente da marca.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  11. CANAL SPORTING TV, obviamente

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  12. DIGAM O QUE DISSER mas esta direcção ou mal ou bem tem feito trabalho e agora falta esperar pelos resultados...Muito diferente dos outros que lá tiveram um só dava meia hora ao clube o outro só falava no PB forever o outro mais antigo só falava no sistema etc etc..Agora vê se trabalho ....desde as pinturas as enchentes, as academias ao novo complexo de odivelas, aproximação aos núcleos a nova sala de sócio etc etc Este blogue deveria de fazer mais posts pelos grupos de apoio ao sporting no facebook..

    ResponderEliminar
  13. Parabéns direção.!!

    ResponderEliminar
  14. Daqui a 6 meses vamos ver esse optimismo... Ainda não se viu retorno e já dissem que a aposta está ganha.
    Nem os 4 milhões de Sportinguistas pelo mundo fora conseguem cativar... Querem cativar Indianos que só vêm cricket!
    Continuem a bater palmas! Cada vez menos distingue os Sportinguistas dos lampiões...

    ResponderEliminar
  15. Que tristeza de comentários. Iludidos e felizes. Descobriram a pólvora!! Que vergonha, ter pseudo adeptos destes no meu clube. O Francisco Stromp deve estar a bater no caixäo para sair dele e espancar esta gentinha da cabeça na areia. Odeio-vos mais que o benfica.

    ResponderEliminar
  16. Aos 2 últimos anónimos:

    Ao 1º-quando digo que a 1ª aposta está ganha explico bem porquê, mas escrevo para quem sabe ler e interpretar.

    Ao2º- Provavelmente nem sabes bem quem foi Francisco Stromp. E pelo que escreves seguramente que ele não te passava uma procuração para falares em nome dele.

    ResponderEliminar
  17. Dado o nível de investimento que deve ter sido utilizado num negócio destes, que só para começar já pôs alguns milhões de pessoas a falar do Sporting, que já levou a milhares de pesquisas sobre o que é o Sporting, que já fez tomar o conhecimento que não existia a muitos milhares (ou milhões) que é o Sporting, afinal, o clube que viu nascer Futre, Figo, Ronaldo, Nani, etc., eu diria que a aposta está completamente ganha.
    Quantos clubes no mundo inseridos num futebol como o português, num país com a nossa dimensão, se podem dar ao luxo de uma projecção a este nível?
    Dirão os mais críticos que estamos a entrar num mercado onde o o futebol não é muito valorizado, mas também não o era na China, Japão, EUA, etc.
    Ora, se se quer cativar adeptos é agora, quando ainda não existem preferências por outras cores.
    Isto já é falar mal por falar. É falta de que criticar, falta de que fazer.
    Tal como os iluminados que vieram também a terreiro apontar o dedo ao Sunil e ao Sporting por estarem a tirar o lugar ao jogador português, tentando apanhar o que lhes sobra como argumento. Logo ao Sporting, que é só o responsável por colocar mais de metade dos jogadores na equipa que nos representa agora nos sub-19, e que só não coloca mais porque, tal como no recente Europeu, os seleccionadores nacionais continuam a entender que têm de cumprir quotas.
    Até a patetice devia ter os seus limites.

    ResponderEliminar
  18. Visigordo,

    fiz este comentário noutro local sobre o mesmo tema:

    Se já estivesse tudo feito não valeria a pena ao Sporting ir porque nessa altura já o mercado estará inundado pelos habituais eucaliptos como Real, Barça e, no caso da Índia pela ligação ao RU, pelo MU, Arsenal, etc.

    A contratação do Sunil é meramente instrumental numa operação que contará também com a expansão da Academia. Para lá de não saber se existem outros acordos, como financiadores, é uma operação para o médio prazo e não no imediato.

    Se pensarmos no potencial de recrutamento que existe numa cidade - pensar à escala do país parece-me um erro dada a vastidão - é indiscutível que, como hipótese, merece ser considerado. É que 10 milhões, o equivalente à nossa população, é para eles apenas o universo de uma cidade.

    Numa primeira fase a aposta está ganha, desde que se soube que Sunil ia para o Sporting o nome do clube aparece em 10º na trend mundial no twitter.

    ResponderEliminar
  19. LdA, vê isto: http://www.sportingapoio.com/transferencia-de-chhetri-ja-e-fenomeno-mediatico/?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+sportingapoio+%28Sporting+Clube+de+Portugal+-+Site+de+Apoio%29

    Estranho. Não querem saber do futebol para nada e só ligam ao críquete ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.