sábado, 11 de agosto de 2012

Silly Press


A imagem que Benfica e Luisão deixaram na Alemanha é coisa que não me preocupa e nem sequer me merece reflexão para além desta: por cá, apesar de menos, vá lá, impactantes, o brasileiro é useiro e vezeiro neste tipo de ‘abordagens’ às equipes de arbitragem, sempre que estas têm que tomar uma atitude mais desagradável para com a equipa que…tão ‘exemplarmente’ capitaneia. Se justa ou injustamente, creio que isso é-lhe completamente indiferente.

O objectivo deste post passa por analisar outra abordagem… A da nossa estimada e imparcial (vá, riamo-nos um pouco para preparar o peso do tema que se segue)… Comunicação social (CS).

Depois deste incrível e a todos os níveis lastimável episódio que o vídeo reporta, logo a tal querida e isenta CS portuguesa se disponibilizou para ‘limpar’ a porcaria feita por um elemento do seu clube protegido… Um jogo que terminou após “lance” ocorrido aos 41 minutos entre o árbitro e Luisão. Tudo derivado do protagonismo que um árbitro resolveu assumir quando caiu apenas e só porque Luisão deu um 'encosto' (rascord) ou após um 'contacto' (a bolha)… Resumindo, “fez peito”.



Ao verem-se assim protegidos, é pois, muito natural, que quer jogador, que se proclama de “consciência tranquila” e acusa o árbitro de simulação, quer dirigentes encarnados, que se mostram “incrédulos” com a “posição” do árbitro, cavalguem a onda que a nossa prezada e justa CS lhes preparou. Está em curso mais um saneamento… básico, sim, mas que urge aproveitar. Tentar, não custa. E, no fim, talvez Luisão saia aos olhos de muita gente como grande injustiçado pelas malhas da corrupta arbitragem alemã. É assim… a vida.

Admitindo o meu espírito especulativo (dupla ironia), procurei fazer um pequeno exercício que consta do seguinte: imaginar o que a mesma admirável e neutra imprensa nacional informaria caso este caso tivesse como protagonista Onyewu, jogador do SCP, que escolhi dadas as semelhanças quer na posição que assume dentro do relvado, quer na simetria e ‘volume’ físico que partilha com o defesa benfiquista. Não vou alterar muito para além de obviamente o nome do clube e jogadores envolvidos. Aliás, aproveito mesmo para reescrever a primeira notícia que ‘linquei’, alterando, somente o título e algumas palavras estratégicas no corpo do texto da notícia.

Fica pois, de seguida, o meu parcial entretém nesta escaldante tarde de sábado:

“Jogo do Sporting cancelado por agressão de Onyewu a árbitro”


O jogo do Sporting com o Fortuna Dusseldorf foi interrompido perto do intervalo, depois de uma agressão de Onyewu ao árbitro do encontro.

 Tudo aconteceu ao minuto 41. Fito Rinaudo já tinha um cartão amarelo e cometeu uma falta dura junto à área dos alemães. O juiz tirou de imediato o cartão amarelo do bolso e os jogadores do Sporting começaram a reclamar.

Primeiro, foi Bruno Pereirinha a contestar o árbitro, já com Fito Rinaudo com as mãos na cabeça, (incrédulo) porque sabia que ia ser expulso.

À medida que o juiz se dirigia para o argentino, Onyewu foi correndo na sua direcção e, a dada altura, atropela o árbitro e atira-o ao chão.

O juiz, Christian Fischer, ficou estendido no relvado, (como que) desmaiado, perante os jogadores do Sporting, atónitos com a reacção do companheiro.

Os futebolistas alemães juntaram-se aos verde e brancos, os assistentes foram de encontro ao árbitro principal e pediram assistência médica. Mas, eis que, felizmente, Christian Fischer recupera e decide retirar-se. Saiu do relvado visivelmente combalido e foi para os balneários.

Ora, perante isto, os jogadores ficaram em campo a falar uns com os outros. Na comitiva leonina, ninguém escondeu sorrisos trocistas pela situação. Depois, chegou a confirmação de que o encontro fora cancelado e que o Fortuna Dusseldorf resolveu formar duas equipas, para que jogassem uma contra a outra.


Nota: a negrito as minhas alterações. Entre parênteses coloquei texto que o neutro, justo, isento jornaleiro… perdão jornalista, convenientemente evitaria colocar num eventual caso Onyewu.

Que fique bem claro. Não é o Benfica que me move e me enoja: é esta comunicação social tendenciosa, trapaceira, manipuladora e alarvemente despudorada.

31 comentários:

  1. Sem pedir autorização, copiei o texto para o blog onde sou lagarto entre lampiões...

    Genial.

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  2. Virgilio,

    Grande post, só não concordo com o título porque mais uma vez a press é tudo menos silly!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Em grande forma Virgílio, nitidamente a merecer a titularidade indiscutível nesta época que se avizinha!

    ResponderEliminar
  4. Virgílio

    Excelente.

    Mas eu estava a ver o jogo e vi, claramente, que o arbitro se atirou deliberadamente ao Luisão, na tentativa de o agredir à cabeçada, só que o brasileiro muito mais forte e bem preparado fisicamente nada sofreu e o alemão é que caiu inanimado.

    Temos de ser justos: estou cansado de ver o trinco do slb fazer faltas daquelas ou piores em Portugal e não receber cartão amarelo quanto mais dois no mesmo jogo. As regras na Alemanha (ou em Portugal?)devem ser diferentes.

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,
    Grande regresso.
    Eu vi o vídeo e a culpa foi do árbitro. Assim que viu que o Sr. Ânderson Luís da Silva vinha a correr ele devia ter fugido como fazem os corajosos apitadores nacionais.
    Se o caso se passasse com o Ogushi as tintas tinham sido ainda mais carregadas, além disso a CS já tinha movido este mundo e o outro para arranjar comunicadozinhos da APAF e do Vitinho Pereira a pedir a irradiação do jogador.
    Abç

    ResponderEliminar
  6. Virgilio, excelente comentário, mas parece-me um pouco brando e tolerante para a nossa excelente e imparcial CS. Então e a execução sumarissima e as fortes medidas punitivas? Completando o racíocinio, o Capitão América incorria desde já numa pena entre 2 a10 anos de castigo, o Sporting seria desde já impedido de participar nas competições europeias, e muito provavelmente o médico, o roupeiro, o motorista do autocarro e a D. Eugénia da secretaria, seriam irradiados. Isto numa análise isenta, porque amanhã no tempo extra, o Armani Man de certeza que iria propor uma medida muito mais severa, que passaria pela extinção definitiva do SCP clube e respectiva SAD.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite a tds!

    Yeah,I Know! :) Eu sei que a nossa inestimável CS que agora é tão lesta a desvalorizar (adulterar será o termo mais correcto...) o episódio, pintaria um quadro negríssimo caso fosse(m) outro(s) o(s) protagonista(s)...

    Mas não quis alterar o texto exemplificado, a não ser mt ocasionalmente, para se perceber que não é preciso mt para dar uma 'noticia' completamente desfasada da realidade. Chamo a isto manipulação pura e dura... Basta uns eufemismos e trocar a responsabilidade dos intervenientes nas causas e consequências dos factos ocorridos. Adultera-se toda uma realidade. Os sportinguistas que não se esqueçam disto, na altura de avaliar futuras 'notícias' da pasquinada...

    LMendes, relativamente ao titulo: Esta tentativa de manipulação é tão torpe, tão visivelmente desenvergonhada que sim, chega a ser apenas e só... pateta.

    SL!

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que eu não sou jornalista!! ehehehehe!!!

    ResponderEliminar
  9. Este é só mais um episódio em que ficam expostos e mostram bem ao que andam.
    E a Press pode ser silly, mas é por cá. Na Alemanha trazem às primeiras páginas e chamam de: Escândalo! (assim, como está, com o ponto de exclamação).
    A pasquinada por aqui tratou de fazer o habitual trabalho, que é varrer a merda para debaixo do tapete, e entregou aos criativos aquilo que eles acharam que se passou.
    Já com o Sporting a merda tem sido a mesma nas últimas semanas. Uns criativos metem-se a escrever sobre o Sporting, o que lá se passa, e depois rematam com títulos bombásticos à espera da desordem leonina.
    Resumindo, a pasquinada, e um deles em particular, que tem feito do Sporting um alvo a abater, o Record, faz da política editorial um inventar constante sobre o que se passa no Sporting para o prejudicar, e depois revela a mando de quem anda, quando neste episódio do Luisão se pôe a especular, a inventar, e a criar processos de intenções por parte do árbitro.
    Se é que há jornalistas do Record a acompanhar este blog, tenho-vos a dizer o seguinte: O Luisão agrediu um árbitro. Ponto. O árbitro, segundo as informações de que disponho, e vocês também, foi agredido de tal forma que ficou inanimado. Ponto. Esta é que é a notícia.

    P.S. - Virgílio, regresso em grande! Em muito grande, porque estas coisas têm de começar a ser denunciadas já aqui, ou então é o adeus a mais um campeonato com a colaboração destes merdas.

    ResponderEliminar
  10. Passou-se qualquer coisa de estranho ontem?

    Não vejo aquele clube na TV e não compro jornais desprtivos!

    Hoje em Alvalade será que veremos 30m de Labayad e 10m de Viola, para aguçar o apetite?

    Ed1963

    ResponderEliminar
  11. Estranho o silêncio de Gobern, Leonor Pinhão, Sobral, Serpa, Alexandre Pais, David Borges, Joaquim Rita e Guerra, a exigir a cabeça de Luisão e a irradiação do Benfica.
    Estarão de férias?

    E Vieira? Já pediu audiência à sra. Merkel? Já invadiu mais um estudio televisivo?

    Onde já se viu... tentar expulsar um jogador do Benfica. Tentar expulsar o Javi Garcia... Na 1ª parte???

    Está tudo doido? Então na Alemanha não sabem que o Eusébio tem andado adoentado? Já não há respeito?

    ResponderEliminar
  12. Só por acaso, depois de ver mais um episódio triste com este cabeça de melão, lembrei-me do João Pinto no munidal 2002 e como recebeu um castigo exemplar por ter dado um murro no árbitro do Portugal-Coreia do Sul.

    Esperemos pelos próximos episódios.

    Mas o que gostei mais foi de ver o mascador de pastilhas e o Javi caceteiro Garcia a gozarem os dois com o episódio.

    Pode ser que se f...

    Mais uma episódio que comprova a ténue linha que separa lampiões e tripeiros.
    As atitudes e tácticas são as mesmas.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  13. LdA, se me permite, só um reparo em relação aos nomes dos dois pasquins: "Rascord" não está mal mas, eu gosto mais de chamar o outro, o journal "A Bosta". Acho que combina melhor com esse journaleco e seus journaleiros.

    ResponderEliminar
  14. excelente post!

    Óh Cantinho do Morais

    Disse o nome deles quase todos só faltou um: o manha, Eh,eh,eh.Estão todos mudos.Como se vê são isentos...S.L.

    ResponderEliminar
  15. E a APAF, alguém sabe da APAF? Estão à espera de autorização para falar? Estão à espera que lhes digam o que devem dizer? É que quando foi do caso J.Pinto(jogador do Sporting)no Mundial do México, a associação de árbitros foi muito rápida a pedir punição exemplar para o jogador. S.L.

    ResponderEliminar
  16. Para quem ainda tem dúvidas, sugiro a visualização deste video aos 2m15s:
    http://www.youtube.com/watch?v=wsFW9woeGPI

    ResponderEliminar
  17. Cantinho do Morais,

    a Pinhão, o Gobern, o Pais, o Sobral, o Serpa e o Rita foram todos de férias, mas deixaram um pateta chamado Pedro Henriques (uma anedota como jogador lá do grupo de Carnide, agora uma supervedeta como comentador) que já fez todas as análises possiveis e de todos os ângulos disponiveis ao lance, e além de ter achado muita piada ainda se atreve a insinuar que o árbitro é que deveria ser sancionado, pois aquilo foi tudo uma grande conspiração contra as papoilas saltitantes.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo e Mário Fernandes,

    Não mereço menção quando me esqueço do Manhoso... Imagino o que diria Ribeiro Cristóvão se isto acontecesse no Sporting.
    Eu tinha vergonha de ter um treinador que se ri, depois de um jogador seu ter acabado de agredir alguém (seja árbitro ou jogador adversário).
    Acho que ele pensou que seria o Proença e que andava a passear no Colombo.

    Quanto ao Pedro Henriques. Que desilusão. Entrou muito bem a comentar jogos (dava mesmo prazer ouvi-lo), mas nesta pré-época tem-se revelado (de forma muito negativa).

    ResponderEliminar
  19. não foi o pedro henriques que comentou o jogo do slb, foi outro gajo

    ResponderEliminar
  20. Pois não, mas foi ele o comentador de serviço no resumo do jogo, que passou às 22:00

    ResponderEliminar
  21. E eu que pensava que branqueamento era não dar importância a um vice-presidente de um clube depositar € na conta de um árbitro em vésperas de jogo....

    ResponderEliminar
  22. Virgilio, é inadmissivel que não tenhas feito uma única referência ao estado de falência eminente do clube e da necessidade urgente de vender o Elias, o Patricio e o Ricky. Assim não vais lá... Ah e das saudades que o João Pereira deixou!

    Islander, "...um vice-presidente de um clube depositar € na conta de um árbitro em vésperas de jogo..." Oh, foi? E já o apanharam? Quem terá sido?

    ResponderEliminar
  23. LMGM,

    Lá está. Os lamps odoram a pasquinada. O que os pasquins escrevinham é lei. Para eles só interessa o que abosta (obrigado pela sugestão José Gomes), o Rascord e o correio da manha ditam... mesmo com os vídeos no YT a contrariar os delírios vermelhuscos. Pois... o mesmo canal que eles adoram qd mostra o PdC a comprar árbitros, agora já não lhes serve...

    Para as criaturas o árbitro "fez teatro", não largou o cartão, etc, etc. E o Luisão, que correu de que nem um possesso ao encontro do árbitro durante mais de vinte metros, foi "emboscado" e, note-se, duvidam se lhe "chega sequer a tocar"...

    É que nem param para perguntar pq raios é que o árbitro haveria de fazer teatro? O q é q o homem ganhava com isso?... Para já o que se vê: chatices e um cagaço do caraças ao ser atropelado por uma autentica besta... ainda por cima, quadrada. Mas pronto, a imprensa alemã, que relata outra realidade paralela e contraditória à deles, foi todinha comprada pelo bimbo da bosta...

    Enfim, o famoso delírio lamp volta a atacar. Qual é o espanto? E a novidade?

    ResponderEliminar
  24. Registo a ultima frase: "é esta comunicação social tendenciosa, trapaceira, manipuladora e alarvemente despudorada." Muito bom!!!

    ResponderEliminar
  25. Não nos podemos esquecer que o Luisão fez isto num jogo particular... toda a imprensa lembrou isso, pena não terem lembrado do castigo de 1 ano em TODAS AS COMPETIÇÕES do nosso actual treinador porque agrediu o seleccionador num parque de estacionamento, e nada relacionado com Futebol...
    Este ano vai ser bonito, cheira-me que em Guimarães vai ser à antiga... começou com DGomes no troféu 5 violinos.


    ResponderEliminar
  26. Porquê imaginar o americano se o Pedro silva deu uma peitada no Lucílio num jogo oficial?

    ResponderEliminar
  27. Pois deu... Obrigado por nos lembrar de mais uma vergonhosa e prodigiosa ROUBALHEIRA! A favor de quem?... Dos burros que, não tendo episódios sequer semelhantes a apontar (o Luisão corre 20 metros lançado e atinge o arbitro com o ombro...isto não é nenhuma peitada é abalroamento!), vêm trazer episódio que comprovam como o clube deles é eternamente beneficiado e, ainda assim, não ganham ponta de corno... Ou melhor, ganham as taças das bejecas que lhes oferecem! Parabéns, páh... Qt mais falam, mais se enterram...

    ResponderEliminar
  28. Então o problema está no acto ou depende da motivação? Agora fiquei baralhado...

    Eu pelo menos critico o Luisão pelo acto porque só o acto importa. Na cabeça dele de certeza que o árbitro agiu mal. Se o árbitro tivesse feito merda o Luisão já tinha direito a portar-se mal?

    ResponderEliminar
  29. É normal que fiques baralhado, lampião, tudo o que foge da esfera da cartilha, habitualmente vos baralha. Faz assim, sobe ao Cristo-Rei com um lençol a dizer: "Eu pelo menos critico o Luisão".
    Depois manda-te de lá abaixo e depois prepara-te para apareceres na televisão com o João Gabriel com a mão sobre o teu lombo e dirigindo-se à tua corja a dizer: este é dos meus!

    ResponderEliminar
  30. O teu comentário é bastante elucidativo relativamente a cartilhas e ao mundo a preto e branco onde vives.

    ResponderEliminar
  31. Já tu vives num mundo a vermelho e branco. Aconselho a tirares os óculos vermelhos e a colocar uns transparentes com 200 dioptrias em cada lente. Vais ver que a 'baralhação' das vistas e, principalmente do cérebro, passa-te logo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.