sábado, 11 de agosto de 2012

Equipa B: aí está a primeira amostra

O Sporting cumpriu hoje o primeiro jogo desta sua nova aventura que é ter uma equipa B a jogar num escalão inferior e o jogo serve para amostra das dificuldades que este campeonato encerra. No computo geral não fomos inferiores ao adversário, sendo a derrota penalizadora para os nossos jogadores, cujo lote encerra muita qualidade.

O Sporting, ao contrário de grande parte dos adversários, não joga apenas para os pontos, joga para formar jogadores. Jogadores esses que, na sua maioria, são inexperientes e ainda a evoluir do ponto de vista físico, características que, geralmente, não afectam os adversários. Encontrar o equilíbrio entre as duas obrigações - formar e ganhar - é uma dificuldade adicional mas também um aliciante. 

Para os adeptos em particular a dificuldade em lidar com as derrotas com equipas de clubes de menor dimensão, mas, quiçá, melhor adaptadas às exigências da competição.

Notas para a 

1) chamada de Rúbio. A exibição não foi famosa, mas a isso também se deve o facto de o nosso jogo estar ainda muito pouco oleado. Mas a decisão parece-me correcta, seria quase um crime sujeitar um jogador com tão boas indicações a mais um ano de paragem. Acabou expulso, num misto de ingenuidade e má vontade do árbitro.

2) A exibição de João Mário e de Tobias Figueiredo, juntando à segurança de Pedro Mendes. A brincar, a brincar, o Sporting parece ter já centrais para os próximos 10 anos.

4 comentários:

  1. Tirando o guarda redes e os 2 centrais, todos os restantes jogadores tinham menos de 1,80m.
    Alguns eram mesmo muito baixos.
    Já é sina do Sporting apresentar equipas com jogadores com baixo poder físico.
    É óbvio que a altura não é tudo, mas, atendendo ao tipo de futebol que se pratica em Portugal, o poder atlético tem bastante importância.
    Vamos esperar que a equipa B melhore o seu desempenho
    Pelo menos que não desça de divisão.

    DUARTE

    ResponderEliminar
  2. Duarte, com certeza não viu o jogo. o infeliz lance de bola parada foi mais má posição e ataque de bola do que altura.

    de resto, jogo superior da equipa verde e branca (vi logo a seguir o slb b e o scb b e foi algo a roçar a inatel) com várias situações para marcar e com um Rubio a passar ao lado da construção ofensiva do futebol do Sporting. preocupante a situação do Rubio que pareceu que era vedeta no meio de jovens mais velhos que ele (alguns).

    de salientar que não estava mais nenhum ponta de lança no banco. nem Betinho nem Chhetri, nem Etock nem Nii Plange. ? neste aspecto penso que o Sporting devia melhorar a sua comunicação.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Duarte,

    Infelizmente ainda há muito boa gente que confunde altura com "baixo poder físico" e na sua importância para uma equipa de futebol. Bastaria olhar para a equipa do Barcelona para perceber a diferença.

    Do que vi ontem a equipa B precisa de melhorar o seu desempenho sobretudo na concretização das oportunidades porque, no jogo jogado, foi sempre superior ao adversário.

    Claro que a partir do momento em que a Oliveirense se apanhou a ganhar a tarefa ficou muito mais complicada, ao recuarem as linhas e jogarem no contra-ataque, mas mesmo assim sem criar grande perigo.

    Tiago,

    Concordo, o Sporting deveria tratar melhor a informação no que diz respeito à equipaB.

    Quanto ao Rúbio, vejo a sua actuação de outra forma: que se saiba nunca treinou com a B e por isso nem ele conhece os colegas nem os movimentos que treinam nem o contrário. Sem dúvida que pareceu um corpo estranho ali implantado. Mas, como lembras, não havia avançados nem no banco. Problemas de inscrições e lesões?

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    Embora Rubio fosse um corpo estranho implantado no seio da equipa, ainda deu fazer alguns movimentos que davam a ideia de conhecer bem o que fazer naquelas situações e com aqueles jogadores. Será por as 2 equipas tentarem ter sistemas de jogo parecidos e assim qualquer jogador puder ser incorporado numa das equipas sem se notar esse " corpo estranho"? Parece-me que sim....

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.