domingo, 13 de janeiro de 2013

Que jeito dá ter um treinador!



A vitória de hoje, normal para um Sporting normal, ajudará a entender que não ganhávamos porque os jogadores não queriam mas porque não podiam.  Jesualdo pôs os jogadores a jogar nos seus lugares, aproximou as linhas e sobretudo os jogadores criando com isso o patamar mínimo para se lutar por mais do que um empate ou sofrer mais uma derrota.


Ficha de jogo

I Liga: 14ª jornada
Estádio José Arcanjo, em Olhão
Árbitro: Hugo Pacheco (AF Porto)

Olhanense: Bracali, François D’Onofrio, Vasco Fernandes, André Micael, Jander, Rui Duarte, Nuno Piloto, Targino, Fernando Alexandre, Abdi, Yontcha.
Suplentes: Ricardo, Djalmir, Evandro Brandão, Rafael, Fábio, Betinho, Pedro Paz.

Sporting: Rui Patrício, Miguel Lopes, Boulahrouz, Rojo, Insua, Adrien, Rinaudo, Labyad , Jeffren, Capel e Wolfswinkel.
Suplentes: Marcelo Boeck, Pereirinha, Zézinho, Carrillo, Xandão, Eric Dier, Viola.

Golos de Labyad e Adrien

11 comentários:

  1. Plenamente de acordo...Labyad no sítio certo fez uma diferença enorme.
    Capel mais uma vez incansável...
    Hoje o Sporting jogou, não andou a arrastar-se pelo campo durante 95'.

    ResponderEliminar
  2. São os mesmos jogadores?http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/108667.html

    ResponderEliminar
  3. A questão é mesmo essa: que jeito dá ter um treinador.
    Limitações individuais à parte, erros de construção do plantel à parte, a forma coesa e solidária como a equipa se apresentou em campo fez toda a diferença. A incapacidade defensiva até agora manifestada muito atenuada por força do melhor posicionamento dos homens do meio-campo. Um meio-campo adinâmico até agora que hoje foi capaz de defender bem, de trocar a bola com segurança e de sair com critério. Boa capacidade de circulação de bola, com Labyad, Adrien, Jeffren e Cappel a darem muito trabalho ao meio-campo defensivo do Olhanense. Uma boa e clara vitória. Há quanto tempo não tinhamos este prazer?

    ResponderEliminar
  4. Finalmente, estava a ver que não ganhavamos um jogo com naturalidade.

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Um treinador com um bom grupo de jogadores em quatro ou cinco treinos faz a diferença. Impressionante.

    Labyad estava preso. Ninguém o deixava jogar, Vercauteren, Sá Pinto, Oceano eram os defesas que marcavam Labyad! Jesualdo acho que Labyad não era extremo, é "solto". E foi pelo campo a andar de um lado para o outro que aparece: na esquerda, na direita, no meio! A sua classe veio ao de cima porque finalmente não tinha um inimigo no treinador.

    Mais apoio ao avançado. E o princípio da resolução de problemas que já era crónicos.

    Capel: não do lado esquerdo. Do lado direito onde é obrigado a parar e voltar para trás para cruzar, assim levanta a cabeça.

    Adrien: excelente. Posse de bola de qualidade. Enorme exibição.

    Até tivemos um remate do Insua, coisa que até agora raras vezes tínhamos visto. E Jeffren que não se lesione. Começa a aparecer!

    Rojo destoa. Na única jogada do Olhanense digna de registo é Rojo que está mal posicionado. Não sei se tem remédio...

    Mas pronto, já parecemos uma equipa de futebol. Este foi o segundo jogo de uma pré-época que deverá durar cerca de um mês. Podemos não ganhar todos os próximos jogos mas sabemos ao menos que virá algo bom. Um mês de pré-época e a meio de Fevereiro teremos Sporting na máxima força.

    ResponderEliminar
  6. Há qt tempo não via um jogo do SCP tão 'descansado'? Que agradável sentir aquela sensação de que a vitória dificilmente fugiria. E dps do segundo golo, ainda ficámos a dever mais alguns a nós próprios. Finalmente um futebol coerente e sem sobressaltos defensivos constantes.

    O 'segredo' é msm esse:

    "Jesualdo pôs os jogadores a jogar nos seus lugares, APROXIMOU AS LINHAS e sobretudo os jogadores..."

    Abç, LdA.

    ResponderEliminar
  7. Finalmente um jogo razoavelmente conseguido. Boa
    vitória, conseguida de forma normal, natural!

    Destaco as declarações do Jesualdo na flash interview.


    ResponderEliminar
  8. Disse aqui um dia que GL pecava por nunca saber emendar a mão e perceber tempos de decisão.

    Ontem ele tem de ter tirado a maior das lições! A competência é a única coisa que deve ditar a vinda de um treinador. Não os adeptos ou as circunstancias, a competência.

    Se o SCP quer potenciar jogadores só pode mesmo ser assim.

    Não sei quanto tempo mais GL vai durar. Mas a lição ou fica para ele ou fica para o próximo: um bom treinador é a diferença entre mediocridade e qualidade. Custa dinheiro, mas o clube sai sempre a ganhar.

    ResponderEliminar
  9. Que saudades de ver o Sporting a jogar futebol! Como têm dito é realmente impressionante a diferença que Jesualdo conseguiu que os jogadores colocassem em campo.

    Ontem jogaram soltos e organizados. Gostei bastante de Labyad (19 anos!) e Adrien! E gostei também de Capel...a soltar a bola muito mais cedo do que o habitual.

    Ainda bem que temos Jesualdo!

    ResponderEliminar
  10. Agora é irmos à procura de ganhar consistência e aproveitar o factor casa nos próximos 2 jogos. A Liga Europa está perfeitamente ao nosso alcance, quem sabe com (muita) sorte até mesmo a Champions. Mas uma coisa de cada vez.

    ResponderEliminar
  11. Tudo se resume a Organização, Disciplina e Exigência...

    Nada que me surpreenda nem no resultado da aplicação dessas normas nem na pessoa de Jesualdo Ferreira... Com características de líder e comandante de homens JF sempre deu a entender, nos parcos dias que leva de leão ao peito, que esse seria, o certo e único, caminho... (as questões técnicas... vêem nos livros... - é só preciso saber ler... e lê-los... passe o simplismo da coisa!!!)

    A questão é...!?!? Será JF capaz de impor o mesmo à sua hierarquia superior...!!!

    Esses é que me assustam... metem-me medo mesmo... é que dois ou três resultados negativos e a """coisa""" reacende-se...!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.