sexta-feira, 7 de junho de 2013

Está encontrado o primeiro investidor da SAD

Está encontrado o primeiro investidor. O primeiro e único até agora conhecido, Pedro Baltazar que, segundo noticia hoje "ABola", terá já avançado com uma acção de penhora para receber os 5,5 milhões que acha no direito de cobrar pela sua anterior participação no capital da SAD.

Será difícil contestar o direito de Pedro Baltazar a receber o que o Sporting livremente contratou com ele. Pode-se discutir o negócio bem como o timing agora escolhido para fazer valer os seus direitos. Não se pode esquecer a sua qualidade de sócio e ex-candidato a presidente do clube. Mas no fim do dia é apenas o negócio, é apenas o dinheiro que está em causa. 

Quem acha que os investidores são o próximo milagre tem aqui um bom motivo para discutir ou pelo menos reflectir sobre as possibilidades e virtudes da abertura do capital de uma SAD com as especificidades da nossa.

14 comentários:

  1. LdA,

    Não consigo ser tão benevolente com essa figurinha.

    Esperou mais de 3 anos para avançar com esta ação de penhora no momento mais frágil (financeiramente) para o clube.

    Para mim esta postura é a postura de um canalha não de um Sportinguista, ex candidato à presidência ... o dinheiro é dele é certo mas não nos podemos esquecer também que o preço de venda estipulado por uma também "competente" direção do SCP atribui um valor à BPN das ações do clube (2€ a ação quando na altura nem 1 € elas já valiam).

    O Timing diz tudo acerca desta personagem.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Nem vou perder tempo em comentar o direito a reaver a massa, o carácter, a ética, a moral, o sportinguismo, etc, etc...

    Para mim o timing é bem elucidativo de uma coisa que mina o SCP há muitos, muitos anos... Acho. aliás, q é uma situação q dura décadas:

    Pedro Baltazar detesta / odeia Bruno de Carvalho... e esta acção vem 'ajudar' ainda mais à festa...

    Resumindo: ódios pessoais (entre sportinguistas) a sobreporem-se. mais uma vez, ao interesse comum do SCP! Podem vir com tds as teorias que quiserem, que para mim esta acção de PB tem por base motivações pessoais...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Qt à questão dos investidores... Nc tive ilusões...

    BdC é que andou a semear algumas ainda por concretizar. É ele o presidente, é ele que tem q dar explicações sobre o que prometeu durante a a campanha e calou logo a seguir.

    Abç, LdA!

    ResponderEliminar
  4. "Pedro Baltazar detesta / odeia Bruno de Carvalho... e esta acção vem 'ajudar' ainda mais à festa..."

    Exatamente o que penso Virgilio questões pessoais sobrepor-se aos interesses do clube ... é a nossa sina, ainda gostam de catalogar esta gente de notáveis !? nada mais errado.

    SL

    ResponderEliminar
  5. O timing é perfeito para Pedro Baltazar, eqto investidor. E eu faria o mesmo, independentemente do meu sportinguismo, são 5,5 milhoes que estão em jogo. Se não tem confiança no actual presidente da SAD, quer o dinheiro de volta. E mais, não confiando, vê na entrada de dinheiro do Monaco, do Real e do M. United como a hipotese de recuperação do seu capital.

    ResponderEliminar
  6. As opções que vamos tomando ao longo da vida têm normalmente uma consequência associada. A nossa vida será mais ou menos simplificada conforme a capacidade que se tem de prever e preparar cada uma das nossas decisões e arcar com as suas inevitáveis consequências.

    Pedro Baltazar, se realmente tinha a ambição de um dia vir a ser Presidente de Sporting, acabou de assinar a sua sentença de morte, como investidor pode sempre participar directa ou indirectamente.

    A direcção deve ter uma boa centena de casos destes para resolver. Quando resolver este fica com, aproximadamente, 1% do passivo saldado, faltam 99% para gerir.

    Depois há outros aspectos da vida que facilitam, ainda que temporariamente, as consequências das nossas opções, uma é ter um pai rico, outra é ir ao BES...

    ResponderEliminar
  7. A promessa dos investidores vem no mesmo pacote da do dinheiro para pagar salários sem haver a necessidade de vender jogadores e a do treinador adjunto da casa. Passámos de uma direção de incompetentes e trafulhas para um da mentirosos e trafulhas. Nunca estive tão pessimista em relação ao futuro do nosso clube.

    ResponderEliminar
  8. Metralha: Não tenho dúvida nenhuma de que este era o melhor timing (perfeito) para PB... Por tds as razões que indicou mais a q eu indiquei antes...

    Já para o SCP (independentemente de quem o preside neste momento) é q ñ me parece que seja...

    SL

    ResponderEliminar
  9. Não vou defender o Baltazar mas há que ver isto do ponto de vista de quem tem o dinheiro do lado de lá: ele tinha um crédito de 5 milhões e como garantia o passe do Carriço. O Sporting vendeu o Carriço, deve-se ler ofereceu. Ele vem agora assegurar o dinheiro exigindo outro bem como garantia.Julgo que deve ser agora que o Bruno de Carvalho vai entrar em cena com os investidores numa cena grandiosa como foi a apresentação do Van Basten e pagava em el contado ao Baltazar só para não o ouvir gaguejar mais.Ou não...

    ResponderEliminar
  10. "O dinheiro do lado de lá" deve ser brincadeira.

    O Baltazar comprou acções de uma SAD que destruiu valor como poucas sociedades (e ele foi administrador), e por razões que escapam a qualquer entendimento o Sporting decidiu poupá-lo à perda do investimento e comprou-lhe as acções com um prémio de 150% sobre o valor que tinham no mercado.

    Formalmente será credor, em termos substantivos a conversa é outra.

    ResponderEliminar
  11. Penso que ninguém sairá bem deste processo.
    Mas há alguém que, creio, se irá ver em palpos de aranha.
    Bruno de Carvalho. Desde logo porque não tem um tusto.
    Pedro Baltazar. Porque não verá um tusto.
    Godinho Lopes. Deverá ter de responder na justiça o que fez ao tusto que não tinha.

    Ou seja, O Sporting Clube de Portugal.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Até me esqueci de comentar sobre o Baltazar.

    Ga..ga..ga.

    Já está. Sportinguistas somos nós.

    ResponderEliminar
  13. Veiga Trigo, penso que quem fez o acordo com Pedro Baltazar foi Bettencourt e não Godinho.

    Independentemente, porque é irrelevante, o maior prejudicado é sempre o mesmo. O Sporting.

    P.S.- Se Bettencourt não tivesse feito esse acordo o resultado na altura também era o mesmo. Falência.

    ResponderEliminar
  14. Quer elaborar? Se a SGPS não comprasse um lote de acções da SAD fora de bolsa, por duas vezes e meia o preço que valiam em bolsa, o Sporting falia!?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.