sexta-feira, 14 de março de 2014

Fazer da guerra aos árbitros uma peça rococó

O Sporting decidiu "proceder litigiosamente, em sede própria, contra todos os responsáveis pelas arbitragens que conduziram no ano passado a que o Sporting ficasse fora das competições europeias e que este ano são responsáveis pela retirada de, pelo menos, 7 pontos no Campeonato Nacional, o que associado à atribuição indevida de pontos aos adversários do Sporting justifica a actual posição do Clube na tabela classificativa. As Taças de Portugal e da Liga também serão alvo de análise."

A itálico o excerto do comunicado que o Sporting acabou de emitir no site do clube. 

Que o Sporting tem razão quando invoca diferença de tratamento por parte da classe em causa e até dos organismos que a tutelam não restam dúvidas a ninguém, mesmo até dos que fazem de conta que não o percebem. Mas até para ter razão e preciso saber tê-la e conservá-la.

Por acaso também acho que alguns dos jogos, sobretudo da parte final do campeonato, sofreram alguns desvios, dos quais o jogo "à Capela" ficou como monumento evocativo. Mas vir desenterrar a época transacta, em que o Sporting se arrastou em muitos jogos pelos campos de futebol, não é propriamente muito avisado. O Sporting jogou muito pouco para ter o direito de invocar "razões de arbitragem" para ficar afastado das competições da UEFA.

Por outro lado a oportunidade. Creio que seria mais útil concentrar neste momento os esforços na subida de rendimento da equipa para, caso se continuem a registar erros dos árbitros, ganhar o direito a reclamá-los, sem que tal pareça uma desculpa para o que não conseguimos fazer. É que para ganhar aquele que pode muito bem ser o jogo mais importante da época vai ser preciso jogar um bocadinho mais do que temos feito.


18 comentários:

  1. Desde já digo que tb não gostei deste comunicado.

    Mas não percebem qual é o objectivo disto tudo? Fazer barulho pressionar os árbitros e concentrar a imprensa na direcção deixando em paz os jogadores.

    Desde que estes não se afectem por estas histórias, o resto é "peaners"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais... Mas parece difícil de entender por alguns que antes pareciam mais iluminados.

      Eliminar
  2. porque se jogou mal nao se pode criticar arbitragens??
    really???
    só contam os pontos perdidos com más arbitragens se tivermos jogado bem???
    really??
    o facto de se ter ficado a um ponto de ir Europa, (com consequente perda de entrada de dinheiro em sociedade cotada em bolsa), depois de pelo menos 5 ou 6 arbitragens claramente tendenciosas(para ser simpatico), nao pode ser rebatido porque se jogava mal??
    really??
    esperava criticas mais inteligentes...sinceramente...

    ResponderEliminar
  3. Espero que toda esta algazarra sirva para alguma coisa. Efectivamente, o resultado do jogo Sporting-Porto é importantíssimo. Com um jogo difícil na Quinta, o Porto estará mais fragilizado. Espero que o Sporting não perca o jogo, caso contrário começa a cair-lhe o céu em cima.
    Se o Sporting não perder fica em condições de discutir o segundo lugar com o Porto e para o ano terá árbitros internacionais em alguns dos seus jogos. Efetivamente, nesta época o Sporting não teve jogos com árbitros internacionais e gostaria de ter tido. Mas na época anterior jogou mesmo mal e não ganhou acesso a jogos com árbitros internacionais.
    Boa Sorte aos Sportinguistas no próximo jogo.
    Saudações desportivas de um Benfiquista.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  4. Acho que a ideia aqui é forçar outra greve de árbitros contra o SCP, para dar mais força ao clube e meter cá árbitros estrangeiros.

    ResponderEliminar
  5. 14.18 plenamente de acordo, eu por vezes lei cada post, em blogs pretensamente de sportinguistas.

    ResponderEliminar
  6. Caro Leão de Alvalade, há dois dias atrás criticavas a posição do Sporting e dizias que "o trabalho, a luta árdua, essa cabe a quem nos representa nas instituições onde ele tem que ser levado a cabo, e não vai lá com manifestações ou gritaria".

    Aqui está ela, a luta nas instituições, segundo as regras dessas instituições, sem desrespeitos e sem gritarias.

    Do meu ponto de vista, é a atitude mais acertada.

    Quanto ao jogo de Domingo, acho que se as duas equipas jogarem dentro do que têm feito e não ocorrerem fenómenos estranhos, o Sporting ganha com naturalidade.

    ResponderEliminar
  7. Relva,
    Supostamente sportinguista era a tua tia, não sei se casou mas sei que tem um sobrinho parvo.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 14:18,

    também esperava comentários mais inteligentes. Nos meus posts, anteriores foquei esse tema várias vezes e afirmei que não cabe ao árbitro introduzir justiça no resultado. Em Setúbal, por exemplo, não jogamos grande coisa, o empate até seja um resultado justo face à qualidade do jogo, mas fizemos o suficiente para sair de lá com os 3 pontos. Não saímos graças à intervenção do árbitro.

    Ir buscar o que sucedeu o ano passado, de que o facto mais notório para a generalidade da opinião pública e em particular da Sportinguista é que foi a pior época de sempre é dar argumentos aos adversários/inimigos e não sei mesmo se não é expor o Sporting à chacota. E nem foi preciso esperar muito, o fulaninho da APAF, já veio dizer que o Sporting se serve dos árbitros para justificar as suas faltas de organização.

    Jô,
    A resposta acima também é para ti. Esclareço ainda que no post aludido não faço nenhuma critica, aponto caminhos, que são coisas bem diferentes. E não há nenhuma contradição entre o que aí apontava e a critica que agora faço a este comunicado. Há alguém que acredite que levar os árbitros a tribunal - se isso alguma vez acontecesse - é um caminho que signifique a resolução dos actuais problemas ou sequer algo de bom para o Sporting.

    ResponderEliminar
  9. No meio do comunicado, só concordo com uma coisa: chamar a atenção da UEFA para o que se passa em Portugal a nível de arbitragens. Há muito que defendo isso, embora acredite que não valesse de nada, porque o futebol em causa é português, e o seu peso é quase nulo na Europa.

    Completamente em desacordo é dizeres que não temos direito a reclamar de arbitragens quando jogamos mal. Os jogos ganham-se a jogar bem, mal ou assim-assim. Não se devem é perder por consecutivos erros de arbitragem.

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    Posso ter interpretado mal, os teus posts, mas não sou assim tão estúpido.

    Primeiro, o teu post anterior era uma crítica. Basta ler o título.

    Segundo, se nesse post se indicam caminhos e se esses caminhos não eram a luta nas instituições, então são muito subtis, tão subtis que não os encontro. Nem tu, aposto. Mas, claro, o caminho da crítica é sempre o mais fácil.

    Terceiro, não faço ideia de que tipo de processos estamos a falar, mas no futebol actual um erro de arbitragem pode acarretar consequências financeiras graves para os clubes. Se se provar que o árbitro actua com culpa (e não precisa de ser dolo, basta negligência), faz sentido que o clube seja indemnizado.
    Ou seja, se se provar que, por exemplo, o Sporting ficou arredado da Liga Europa por erros de arbitragem, então faz sentido que seja indemnizado, em montante equivalente ao valor das receitas perdidas.
    Isto, claro, no plano dos princípios, pois admitir este tipo de indemnizações seria abrir uma caixa de pandora sem qualquer interesse para a UEFA ou para a FIFA.
    Mas a coragem e o arrojo é que fazem este mundo avançar.
    Em tempos, houve um tal de Bosman que se atreveu a seguir contra as leis da UEFA e revolucionou o futebol.

    ResponderEliminar
  11. Jô,

    o post a que me refiro é este:

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/03/a-conferencia-de-imprensa-e-o-que-pode.html

    As instituições que me refiro são as do futebol como é óbvio

    Quanto ao resto do teu comentário só me ocorre dizer o seguinte: cada um acredita no que quiser. Eu não acredito que este seja o caminho nem acredito que alguma vez uma instância judicial produza qualquer decisão de qualquer sentido e tenho dúvidas que o Sporting chegue sequer a intentar qualquer acção.

    ResponderEliminar
  12. Se eles têm feito e fazem a vida negra, prejudicam e menosprezam o Sporting Clube de Portugal e os sportinguistas, é lógico que não podem sair desta história impunemente.Está na hora de prestar contas. Deve ser feito tudo, a nível de tribunais, UEFA, FIFA, opinião pública mundial do que se tem passado e o que se está a passar. Os sportinguistas estão unidos e vão lutar, pacificamente, mas com estoicismo e abnegação pela isenção e verdade desportiva. Doa a quem doer custe o que custar!...PORQUE A NOSSA FORÇA É BRUTAL...

    ResponderEliminar
  13. De facto, ó Leão de Alvalade!...
    Estiveste muito mal neste post!
    Então, já que o SCP joga mal, pode ser prejudicado à vontade pela arbitragem que nós só temos é que ficar caladinhos?!?!?!
    Que raio de lógica!
    Infelizmente, não és o único sportinguista a dizer isso, muitos o dizem.
    E se calhar por causa dessa mentalidade é que todos gozam com o SCP.

    ResponderEliminar
  14. Louvo-te a paciência LDA!
    É que não é nada fácil escrever da forma clara como o fazes, vir aqui explicar a quem não consegue perceber, e ainda ter que aturar certos comentários. Quanto ao assunto do post de hoje isto é conversa para manter a turba entretida. Enquanto isso ninguém repara que a equipa não joga nada, que a ida ao mercado nem foi a prometida aposta em jogadores da formação ou "contratações cirúrgicas" de entre muitas promessas eleitorais que aos poucos vão caindo no esquecimento.
    JP

    ResponderEliminar
  15. Eu pensava que rui gosma da selva era a coisa mais estúpida e ridícula que já tinha visto na vida, mas este comunicado é imbatível...

    ResponderEliminar
  16. JC,
    se lesses os meus comentários anteriores não terias escrito esse comentário. Ou então leste e não compreendeste ou não quiseste perceber. E ai é-me indiferente o que quer que penses.
    Duvido que o que escrevi venha a ser motivo de chacota para o clube. Já comunicados como este tenho poucas.

    ResponderEliminar
  17. A sério estão assim com tanto medo do Porto que até publicam estes comunicados surreais?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.