terça-feira, 1 de abril de 2014

O que significam 8 pontos de vantagem?

Não podia ter corrido melhor a jornada do passado fim-de-semana no que à luta pelo segundo lugar diz respeito. Já quanto à miragem do primeiro lugar aconteceu precisamente o inverso, acentuando a vitória do SLB ante o SCBraga o carácter cada vez mais quimérico da nossa pretensão ao lugar mais alto do pódio.

A vantagem real do Sporting não é de 8 pontos mas sim de 7, por força da desvantagem nos jogos realizados com o FCPorto. 7 pontos que significam mais ou menos metade dos pontos que ainda falta disputar. 

Um facto que não tenho visto destacado é que o Sporting não perdeu nenhum jogo a não ser com os seus rivais. Dessa forma, e ao contrário do que aconteceu várias vezes em anos anteriores, nunca perdeu nenhum jogo de forma consecutiva, o que diz bem da consistência dos resultados e da carreira da equipa.

Os momentos mais críticos viveu-os entre o empate com o Nacional em casa (jornada 14) e a derrota na Luz (jornada 18), onde coleccionou apenas um vitória. Esta somou-se a 3 empates e uma derrota, equivalendo à perda de 9 dos 15 pontos em disputa.

Faltam neste momento cinco jogos para o final do campeonato (o que equivale a 15 pontos em disputa):

Paços de Ferreira (f); 
Gil Vicente(c), 
Belenenses(f)
Nacional(f)
Estoril(c)
Pode a vantagem ainda ser anulada? 

Que influência terá no comportamento do principal adversário o facto de o 2º lugar ter ficado mais distante e as restantes provas onde pode ganhar alguma coisa lhe sobrecarregarem o calendário?

Tratando-se de futebol é evidente que tudo pode, não me parece porém muito provável. A acontecer significaria um desvio telúrico daquela que tem sido a trajectória da equipa. Três vitórias em cinco jogos resolveriam a questão. Contudo nenhuma delas se afigura fácil. 

O Paços de Ferreira não está completamente seguro de não cair na zona de despromoção. Aí está o Belenenses que, se chegar vivo ao embate connosco fará do jogo uma questão de vida ou morte. Nacional e Estoril são das melhores equipas da presente competição e degladiam-se entre si pelo primeiro lugar logo a seguir ao pódio, com vantagem para os canarinhos que não enjeitariam um pouco mais se o FCPorto facilitar. Só o jogo com o Gil Vicente aparenta mais tranquilidade mas, como se sabe, as aparências iludem.

Nota: espero amanhã publicar o post anteriormente prometido sobre o ano de mandato da actual direcção.

15 comentários:

  1. 7 pontos, a 5 jornadas do fim, tendo em conta os adversários que faltam e visto que está em disputa o acesso a milhões com uma equipa presa a esses milhões, significam ZERO.
    Ganhar 3 jogos, de preferência os próximos 3, para não deixar lugar a dúvidas e desespero (deixar para as duas últimas jornadas será a "morte").

    Já vi muita coisa neste nosso futebol. Duas épocas nos últimos 10 anos:

    - 2003/2004: a 4 jornadas do fim, com a vitória do Sporting (de F. Santos) sobre o Estrela, a vantagem para o 3º lugar (Benfica de Camacho e Vieira) era de 6 pontos. A pré-eliminatória da Champions estava praticamente garantida. Além disso, o Porto de Mourinho estava a 5 pontos e tinha as meias-finais da Champions para jogar, o que lhe ocupava tempo. Sporting vai ao Bessa e todos nos lembramos do que lá se passou. Derrota com expulsões incríveis de Rui Jorge e Barbosa, perdendo 3 pontos para o Benfica e deixando que Porto, no dia seguinte, jogasse sem 8 ou 9 titulares em Aveiro (ficou 0-0), em vésperas de ir à Corunha (trazia um 0-0 do Dragão). Relembro que esse foi o jogo em que Augusto Duarte passou por casa de Pinto da Costa para levar um envelope com o mapa do jogo (os GPS ainda eram um luxo). A liga fica entregue e luta pela Champions volta. Na jornada seguinte o Sporting vai a Leiria e perde. Igualdade pontual com o Benfica. Ainda conserva a vantagem por ter vencido 3-1 na luz. Penúltima jornada: Sporting vs Benfica. Visto que ia a Guimarães na última jornada, o Sporting pretende vencer para não ficar dependente de uma difícil vitória em Guimarães. Sporting faz um bom jogo, merece vencer mas poucos minutos do fim, Geovani marca um golão, dando o 2º lugar ao Benfica, com 3 pontos de avanço. O Sporting acaba por vencer em Guimarães... (mas acaba em 3º, na Taça UEFA).
    Ainda me recordo que Camacho (que vence a Taça de Portugal) afirma que Benfica só perdeu o campeonato para o super Porto de Mourinho. O que não diz é que só na penútima jornada é esteve em 2º lugar, quando o Porto já era Campeão... Enfim.

    - 2004/2005: a 2 jornadas do fim, após vitória sobre o Guimarães, o Sporting é líder com os mesmos pontos que Benfica. O Porto está, creio, a 3 pontos. Sporting vai à luz e perde contra Paraty, oferecendo o 1º lugar isolado a Benfica e perdendo a hipótese de chegar ao 1º lugar (Benfica com mais 3 pontos e vantagem no confronto directo. Só o Porto pode lá chegar). A última jornada em casa com o Nacional serve para uma despedida em grande de António Costa da arbitragem. Oferece 3 golos ao Nacional em 20 ou 30 minutos e ainda vai a tempo de tirar alguns penaltys ao Sporting. Derrota por 1-3. Porto acaba por não vencer o seu jogo mas garante a entrada directa na Champions (afinal o esforço de António Costa tinha uma razão de ser). Benfica de Trapatoni é campeão e o Sporting fica em 3º, na pré-eliminatória (viria a perder com a Udinese).

    7 pontos com 5 jornadas por jogar? Como diz o outro, isso são peaners...

    ResponderEliminar
  2. Podia ter corrido melhor se o Estoril tivesse ganho e só ficasse a 3 pontos do fcp. Nesse caso a última jornada ganhava novos contornos...

    Abraço
    Carlos

    ResponderEliminar
  3. Só uma pequena correcção. A vantagem real é de 8 pontos, visto que se o Sporting perder 7 pontos continua na frente.

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    Mesmo traumatizados pela época passada (que nos leva a ter mais dúvidas do que teríamos normalmente), creio que se ganharmos os 2 próximos jogos (o que está perfeitamente ao alcance) a tarefa fica praticamente concluída.

    O Paços pode ganhar ao Sporting? Claro que sim, com um Paços em dia sim (Bebé anda inspirado...) e um Sporting em dia não. Mas um Sporting no seu máximo ganha o jogo.

    Quanto ao Gil Vicente, parece-me uma equipa sem argumentos para vir tirar pontos a Alvalade, uma vez mais desde que o Sporting se apresente a 100%.

    Em suma, se não facilitarmos nestes próximos dois jogos, mesmo que a distância se mantenha em 8 pontos, teremos 3 jornadas para sacar 2 empates... Temos que focar a atenção nestes 2 próximos jogos, são os mais importantes da temporada.

    Um abraço

    PS: Mesmo na nossa pior fase, o percurso foi relativamente próximo dos percursos dos rivais até aí. O problema é que o Benfica a partir de Janeiro disparou e não mais perdeu pontos. E depois a dinâmica da liderança fez o resto. Não fosse o trauma da época passada e já estariam a encomendar as faixas...

    ResponderEliminar
  5. Há uma perversão quando chegamos ao final dos campeonatos, os jogos contra as equipas que lutam pela manutenção são os mais difíceis, o Sporting encontra Paços e Belenenses, todos os cuidados são poucos.

    Bem me lembro de como já fomos afastados do segundo lugar com arbitragens inenarráveis com Boavista e Nacional... 8 pontos são 3 jogos... falta muito!

    ResponderEliminar
  6. LMGM,

    Não gosto de lamechices mas saber que é o Xistra o árbitro também não me deixa nada tranquilo.

    ResponderEliminar
  7. Esse ponta de lança já nos tirou 2 pontos!

    ResponderEliminar
  8. Cantinho, peço desculpa pelo atraso bem como aos demais. Detesto esta coisa da moderação mas o blogue todos os dias continua a ter visitas indesejáveis. O atraso desta vez deveu-se também ao blogger que não me disponibilizou os comentários quase em tempo real, como é normal.

    Koba, sem ter visto o seu comentário passei lá pelo F3.

    ResponderEliminar
  9. Tudo esclarecido Leão. Até removi o duplicado do comentário e as minhas questões.
    Concordo com a moderação só que estranhei.
    Obrigado e abraço.

    ResponderEliminar
  10. Parece que já não há preocupações com descidas de divisão... Sobe o objectivo dos 70 pontos para os 82...

    ResponderEliminar
  11. LMGM, ainda há porque o Belém pode ficar em último e, se bem percebo, só o penúltimo jogaria um play-off com o 3º (não B) da II liga para apurar o 18º.

    Aliás, creio mesmo que o Belém já percebeu que só se safa se ganhar ao Moreirense/Penafiel/Portimonense/Aves... porque pela via do campeonato é muito pouco provável.

    ResponderEliminar
  12. Os oito pontos podem ser menos se a corja fizer o Sporting perder pontos na secretaria por causa da queixa do porco. Pelo sim, pelo não, não se pode facilitar!

    ResponderEliminar
  13. A teoria sobre reviravoltas nas últimas jornadas, tem todo o cabimento.
    Xistra será o artista na nos calhou na rifa para Paços! Este é o árbitro que, sobre o penalti (mais um!) que nos gamou no jogo com o Rio Ave, da 1ª volta, disse "não vi" -pronto, ficou tudo explicado!!!
    Creio que o histórico/contencioso que temos com esta abécula supera a perfomance de Duarte Gomes, pelo que apenas temos que pedir aos nossos jogadores que tenham cabecinha e muito, muito cuidado, pois será muito difícil acabarmos com 11 e sem a ddos 18upla William/Adrien amarelada. E Slimani, se ainda não está "à bica", deverá ficar.
    O que eu vejo nesta nomeação, não é falta de cuidado, é a necessidade de calar os fruteiros, compensando-os dos pontos perdidos no Funchal.
    Compreendam, a direcção da Liga vai cair, o novo presidente será o "super-ladrão" presidente do Belenenses (Rui Gomes da Silva, em Dia Seguinte de 31 Março, dixit) e o G-18 (gang dos 18) vai tomar conta dos destinos do futebol profissional. Assim, o lugar do sr Vítor Pereira ficará em risco, a menos que consiga no gang, perdão, no G-18, os apoios necessários para a sua continuação.
    Precisamos de 8 dos 15 pontos em disputa, porque o Porto, é quase certo, vai fazer os 15 em disputa...ou nem precisará de tantos.
    Como diria o cego, "vamos a ver"!
    SL
    Alberto Bastos

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.