sexta-feira, 21 de novembro de 2014

De pequeninos a heróis muito por causa de um gigante de 1,82m

Admito que quem nunca viu Damas jogar não perceba o porquê da devoção que os Sportinguistas mais antigos lhe devotam. Infelizmente as televisões nos anos 70 e até mesmo inícios de 80, não tinham o poder que hoje detêm, privando-nos de apreciar a enorme qualidade de muitos dos jogadores dessas gerações, como Damas e outros.

Hoje, graças ao vídeo roubado no Facebook do Rui Malheiro, deixo um registo de uma enorme exibição de Vitor Damas, num empate a zero da selecção nacional em Wembley, completaram-se ontem 40 anos. Os habituais pequeninos portugueses provocariam assim uma enorme surpresa, quando o esperado era por quantos é que os ingleses fechavam a contagem.

Este post já tem palavras a mais, pese embora a falta de adjectivação à altura do meu ídolo de sempre, um gigante de 1,82m, de seu nome Vítor Damas. Ficam as imagens:


12 comentários:

  1. A altura do Vítor Damas era 1,77m. Tinha todavia uma agilidade invulgar que o fazia "encher" a baliza como poucos na história do futebol mundial.

    Mas também convém notar que nos anos 60/70 o porte dos guarda-redes era francamente inferior ao que se observa nos dias de hoje. O grande concorrente do Vítor Damas na baliza "nacional", o Manuel Bento, tinha 1,74m.; e o José Henrique, conhecido por "Zé Gato", dada os seus reflexos e agilidade, guardião que partilhou a baliza do Benfica com o Bento na primeira metade da década de 70, esse quedava-se pelo 1,70m. São portes "inaceitáveis", quase "incompreensíveis", à luz dos parâmetros "gigantescos" que dominam actualmente o perfil dos guarda-redes do futebol mundial.

    ResponderEliminar
  2. Certo, mas tomara hoje a selecção poder ter um duelo Bento/Damas na hora de escolher o redes...

    ResponderEliminar
  3. 1974 foi um ano negro para o Sporting, mais precisamente desde o 25 de Abril de 1974.

    O Sporting, clube de génese nobre e elitista, deixou ao longo das décadas a porta aberta ao zé povinho e onde o zé chega origina a miserabilização.

    Antigamente o Sporting era dirigido por pessoas da elite mas hoje em dia atingiu o seu ponto mais baixo, é dirigido pela Juve Leo.

    Bruno de Carvalho, vulgo Bruninho, chegou e veio com sede de vingança contra as anteriores direcções. É a luta clássica do proletariado contra a elite.

    Hoje em dia, o Sporting é uma ruína do esplendor de outrora.

    ResponderEliminar
  4. Não podia deixar passar este post sem fazer um comentário.

    Para além de amigo do meu pai, com quem tive a oportunidade de estar várias vezes, o melhor guarda redes português que vi na minha vida e um sportinguista convicto.

    Grande Vitor Damas. Um daqueles que deveria ser dado como exemplo aos jovens da academia.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se este é o melhor vídeo para mostrar a grandeza do Damas. O que eu vi aqui foi:

    - 1 grandíssima defesa (50s)
    - 1 boa defesa (4m13s)
    - o resto ou foram remates para fora ou foram remates sem grande grau de dificuldade, quase à figura

    ResponderEliminar
  6. Rapidamente, que o tempo escasseia...

    Foram mts e boas as defesas, mas que defesa espantosa ao 50'' do vídeo!!! Incrível. Assombrosa! Só mesmo o Damas...

    Damas é eterno. VIVA o SCP!

    ResponderEliminar
  7. Eu vi este jogo em directo.
    Infelizmente o vídeo não mostra um décimo do que foi a exibição de Damas nesse jogo.
    Foi monstruosa!
    Inesquecível!

    ResponderEliminar
  8. Lembro-me muito bem deste jogo e da fantástica exibição de Damas. Mas foram tantas e tão espectaculares. Recordo os derbis com o Benfica com o Eusébio a apertar-lhe a mão depois de Damas lhe negar o golo vezes sem fim. Voava como não vi mais nenhum guarda-redes fazer. O melhor guarda redes português que vi jogar - provavelmente o melhor de sempre, sportinguistas mais velhos diziam-me que era o melhor de todos - e um dos melhores do mundo.

    ResponderEliminar
  9. Caro José Guinote

    Permita-me cumprimentar um leão do seu calibre pois era um bebe em 1974. Nasci em 1973 e estou de boca aberta com as defesas do nosso querido Damas neste vídeo - obrigado LdA

    Meu querido amigo como bem diz , o nosso grande Damas "voava". Sou com muito orgulho sportinguista pois Damas e tantos outros fizeram por isso.

    Sporting sempre!

    ResponderEliminar
  10. LdA, Virgílio, LMGM, 8 e outros

    é possível voltar aos comentários directos e para que possamos ler de imediato.

    noto que vcs tb postam comentários que não são do vosso agrado daí a minha pergunta.

    abraço

    ResponderEliminar
  11. The Cure,

    a observação faz todo o sentido, sobretudo porque há dias como os deste fim-de-semana em que estou afastado (voluntariamente) da net e não posso moderar os comentários, prejudicando os que fazem o favor de comentar. Contudo mesmo num post como este foram pelo menos 3 os comentários que não pude deixar passar. Uma vez que conheces o historial do blogue sabes que moderar comentários nunca foi da minha vontade, não tenho para já outra alternativa.

    Um abraço e obrigado por permaneceres na lista dos nossos amigos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.