segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Três taças para seguir com ou sem espinhos

Um fim-se-semana em cheio para o futsal (foto RR)
Qualidade e seriedade
Duas palavras centrais a marcar a deslocação à casa emprestada do Espinho: qualidade e seriedade. Começando pela última, não é por acaso que a Taça de Portugal tem associada a si a expressão "tomba-gigantes". Equipas fortes que encaram adversários teoricamente acessíveis sem o devido respeito e acabam fora da competição ajudaram a construir o historial da competição e foi precisamente a atitude oposta a do Sporting em Vila da Feira uma das chaves da passagem à eliminatória seguinte. Quando foi preciso lutar lutou e, depois de fazer prevalecer a enorme diferença de qualidade que separa as duas equipas. O obra de arte no golo de Montero foi o ponto de exclamação num jogo que só foi fácil porque assim a equipa assim o quis.

Uma palavra para o clube anfitrião que, no ano em que celebra o seu centenário, merece mais do que a agonia espelhada por um estádio a desfazer-se aos bocados e o arrastar da sua equipa histórica pelas profundezas do futebol nacional.

Salão de mostra continua de qualidade 
Como aqui já aqui foi várias afirmado, o trabalho realizado de forma sustentada no futsal que dá ao Sporting a hegemonia nacional na modalidade e projecta o nome do clube internacionalmente deveria fazer escola e servir de exemplo. Estabilidade directiva, escolha criteriosa de jogadores e treinadores são algumas das chaves do sucesso que, este fim-de-semana, registou mais uma jornada histórica. O desafio da Final Four é enorme, atendendo ao poderio de qualquer um dos adversários, mas quem tem uma equipa de gente tão focada em ganhar como a nossa pode esperar sempre o melhor.

Fugir aos eslovenos espinhosos 
Poucos poderiam vaticinar que a esta altura do apuramento da fase de grupos o Maribor estivesse com três pontos e em posição de discutir a passagem à fase seguinte da Liga Europa. Porém já conseguiram roubar pontos às três equipas tidas como favoritas, somando três empates, sendo o conseguido na Alemanha o que lança o aviso mais notório sobre o que o Sporting pode esperar amanhã em Alvalade. Ao Sporting só uma vitória interessa para manter intactas as suas ambições de prosseguir em competições internacionais.

O que é melhor para nós, o apuramento para Liga dos Campeões ou Liga Europa?
Não sei se este debate faz muito sentido mas sempre vou dizendo que se é verdade que não temos equipa para ganhar a Liga dos Campeões isso não obsta a que o Sporting deseje prosseguir na mais importante competição de clubes do mundo. O contrário é atraiçoar o espírito que norteia o clube desde a sua fundação e quem tem medo de jogar com os melhores nunca será como eles. E se o medo de perder pode tolher alguns espíritos, porque é que na Liga Europa ele pode ser de todo afastado?

5 comentários:

  1. É que nem tenho duvidas. Quero continuar na liga dos campeões, porque não só traz muito mais dinheiro, como mais prestigio para o clube e para os jogadores.

    Em relação à pontuação para o ranking de clubes, ir para a liga europa só compensa se for para, pelo menos, ir às meias-finais (isto admitindo que o SCP era eliminado nos 4ºs de final da liga dos campeões).

    ResponderEliminar
  2. Foi uma enorme vitória a do Futsal!:)

    Qt 'a LC, totalmente de acordo, ganhar sempre! Cair para a L.E. será o mal menor.

    Qt ao ranking, por uma questão de completude em relação ao comentário do Mike: passar 'a próxima fase da LC da' um bônus de 5 pontos, e seriam os 8os de final. Caindo p L.E estaríamos nos 16avos. Para o ranking as vitórias contam 2 pontos e os empates 1. Qtas "rondas de avanço" isso equivale, em rigor, depende dos resultados finais. Da para fazer 2 pontos e ser eliminado (D e V) ou passar (D/V tb ou 2 empates).
    Abraço, vamos a eles!
    E que o Xelse ajude :p

    ResponderEliminar
  3. LdA, ganhar para atingir desde já a LE. Depois logo se vê. . . :)

    ResponderEliminar
  4. Lda,

    Excelente fim de semana desportivo!
    Relativamente ao Futsal começam a esgotar-se os adjectivos para caracterizar prestigiante modalidade dentro do Sporting Clube de Portugal. Se o sucesso é enorme, para mim o Orgulho maior reside na dedicação e motivação que toda a estrutura do Futsal leonino emprega nas suas acções.
    Como o diz o título do post do blog "A insustentável leveza de Liedson" - Mais futsal no nosso futebol - , eu diria que concordo mas aumentaria esse desejo para todo o Clube.
    No Futsal do Sporting, é fácil perceber porque há Sucesso. Este é uma consequência óbvia do trabalho ali produzido, por todos. Sem dúvida, que o melhor que existe na definição de Sporting, está ali.
    Parabéns para (mais) este grande feito!

    Para mais logo, na Champions, só há um caminho, o da Vitória. E porquê?
    - porque sim;
    - porque somos mais fortes;
    - porque temos melhores jogadores;
    - porque investimos mais;
    - porque a nossa história dá-nos essa responsabilidade;
    - porque não podemos recear o sucesso e a evolução;
    - porque garante o acesso à Liga Europa;
    - porque permite disputar o acesso à próxima fase da Champions;
    - porque garante 1M de euros;
    - porque aumenta o preço dos nossos jogadores;
    - porque nos torna uma marca mais apetecível;
    - e porque ganhar será sempre melhor que empatar ou perder;

    Se vai ser fácil? Não, mas alguma vez foi?

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu também tenho algumas dúvidas , mas prefiro o chip terça-domingo , do que quinta-domingo.

    Teríamos sempre mais possibilidade de ganhar uma competição europeia na LE , mas por outro lado , o nome do Sporting tem de voltar a Europa do mais alto nível , de forma consistente , é necessário que o SCP esteja sempre na decisão na LC. De qualquer forma temos 3 pontos para fazer e é esta a nossa obrigação , se passarmos tudo bem ( a próxima fase já teremos Janeiro , isto pode acabar por exigir mais de BdC no mercado - melhor para nós sócios - pois tem mais responsabilidades, e facilita estarmos nos 8s para contratar ou até pedir empréstimos de verdadeiras mais valias.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.