segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Depois de 4 vitórias, 5 empates e 1 derrota, a pergunta que se impõe


Está quase concluído o primeiro terço do campeonato. Nestes dez jogos o Sporting ganhou apenas a equipas que estão posicionadas abaixo do décimo lugar da tabela. Hoje, se o Rio Ave vencer, cairemos para o oitavo lugar. 

Este ritmo de empates (5) é igual ao verificado há dois anos, quando o ficamos de fora das competições europeias. Nos últimos seis jogos oficiais, e apesar da boa prestação atacante (14 golos!) estamos a sofrer uma média também elevada de golos (13 golos), com a agravante de estes acontecerem em todos os jogos.

Isto é um padrão, revelador da qualidade do plantel e do trabalho e Marco Silva ou uma mera tendência passageira, em que a distância pontual é perfeitamente recuperável?

7 comentários:

  1. Números terríveis, de facto...

    LdA: Respondendo à pergunta, diria, sem pensar muito e de supetão, que os resultados serão tendência passageira, mas que o sofrer golos em todos os jogos é (e continuará a ser) padrão. Continuamos a produzir futebol ofensivo suficiente para vencer a vasta maioria dos nossos adversários internos da Liga, mesmo com as evidentes fraquezas defensivas. Ainda ontem, apesar de tantas "vicissitudes", só não ganhamos pq o Slim, p.e., enganou-se ao calçar as chuteiras durante o intervalo e trocou os pés e mesmo a testa não estava em dia de acerto... e, há que dize-lo, pq a apaf tb não quis. E é precisamente por isso que depois, recordo-me dos nossos inimigos (slb, fcp e, o pior de tds: apaf), e parece-me que estes resultados poderão mt bem passar a ser padrão... logo, a recuperação pontual, com esta conjuntura, é pura ilusão. A continuar assim, o mais certo será verificar-se um afastamento pontual para a 'apaf and friends'. Ao ritmo que se notam estes erros próprios e alheios determinarão isso mesmo.

    Abç.

    ResponderEliminar
  2. Muito ponto perdido para quem quer estar nos momentos de decisão. Foi um erro assumir já este ano a candidatura ao titulo o bom trabalho efectuado no ano passado precisava de ser consolidado e não acrescido de pressão, continuo a bater na mesma tecla, não é ao Porto nas Antas que o Sporting tem que ganhar consistentemente é aos Vitórias, Paços, Belenenses, etc., desta vida que temos de vencer sempre.

    Como? Como for. Com futebol bonito ou feio, à cabeçada, de 30 metros ou a empurrar em cima da linha. Não interessa, a equipa não pode admitir que "só" porque joga bem está isenta de vencer e estes jogos com equipas equilibradas e orgulhosas ganham-se na humildade e no balneário tanto como no treino.

    Marco Silva tem de descobrir como ganhar para poder vencer. Em vários momentos durante o jogo viram-se momentos caricatos de bloqueio geral e erros de ansiedade como finalizações pobres ou cortes pouco decididos. A equipa tem receio de quê? Vencer? Assumir o seu estatuto?

    Muito trabalho para Marco Ferreira pela frente.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais nada, existem 4 coincidencias neste campeonato, que são :

    Coincidencia 1) 4 golos limpinhos anulados ao adversário; 2 deles nas duas últimas jornadas (os outros dois aconteceram no Bessa e em Setubal)

    Coincidencia 2) expulsões perdoadas, principalmente aquela entrada sem bola e por trás contra o Arouca

    Coincidencia 3) foras-de-jogo mal tirados a adversários quando iam isolados (também ocorridos nas duas últimas jornadas que podem ser considerados como a coincidencia 1, tanta coincidencia!!!)
    e

    Coincidencia 4) adversários a terminar o jogo reduzidos a 10 elementos quando a coisa está ficando feia e o golo não aparece...

    É preciso citar o nome a quem todas essas coincidencias aconteceram neste campeonato???

    Penso que não é preciso...

    Em tempo real ao vivo e a cores, sem replay, o golo anulado ao Sporting era mesmo fora-de-jogo...depois em slow motion e em outro angulo é que se vê que não foi...o problema é que o fiscal de linha não tem 200 camaras em super slow motion...e provavelmente assinalou por causa do Slimani, que se fez à bola e estava realmente adiantado...e por causa de Slimani, que perdeu logo a seguir um golo imperdível, no melhor estilo Nulo Gomes, é que mais dois pontos foram pó c*******

    Incrível como o GR do Nacional que fez uma exibição de luxo no Dragão....só não conseguiu defender os dois golos indefensáveis... e ontem, que "azar", entregou 2 frangos bem grelhados em bandeja de ouro aos boificas....

    ResponderEliminar
  4. Exº Sr. Anonimo das 19:02
    Há de facto muitas coincidencias, algumas até coincidem com interesses instalados

    Gostava de lhe fazer uma pergunta. O Sr. esteve em Alvalade no Domingo?

    É que eu estive e por coincidencia estava no alinhamento do lance, exactamente como o coincidente "arbitro assistente" e por cima da sua careca não tive qualquer dúvida de que o lance era legal, pois Montero, por coincidencia não estava fora de jogo e foi o único a intervir no lance. Por coincidencia todas as pessoas que estavam ao meu redor foram da mesma opinião. Coincidencias.

    ResponderEliminar
  5. Mas ninguem estará preocupado com o que está acontecer aos jovens da equipa B ? ninguem fica preocupado com o Bruno de Carvalho ter perdido os jogadores por causa do lavar de roupa suja cá para fora? vamos andar constantemente a bater no ceguinho das linhas do fora de jogo? será que fomos assim tao prejudicados pelos arbitros este ano que faça que tenhamos estes pontos? ninguém se preocupa que em ano de champions , os reforços do sporting valem menos dos que ja ca estavam , e nem sequer jogam na equipa A , mas será possivel ? que não se pode criticar quando está mal ? eu tou me a cagar para o fora de jogo , preocupa-me é a maneira como em casa só queremos ganhar o jogo quando ficamos com mais um logo se o arbitro quisesse prejudicar o sporting nao expulsava o jogador do paços , na 1ª parte tivemos um lance com 4 jogadores fora de jogo , e nem assim marcamos , na académica ha um penalty que se o abritro quisesse marcava , e ainda com o porto a mesma coisa e ainda com belenenses ou com o arouca mesmo no final da partida , ja nao recordo. O que importa é pensar em nós e há muita coisa errada , e eu tenho olhos na cara e nao os quero enterrar tipo avestruz , só porque dá jeito , por isso é que nao saimos da cepa torta a culpa é sempre dos arbitros , nunca é nossa.

    ResponderEliminar
  6. LMGM


    LdA

    O Sporting só pode reentrar se fizer um segundo terço impressionante e Marco Silva abrir os olhos rapidamente para o potencial perdido na equipa B que arrisca estagnar.

    Alguém que diz que tem 3 centrais e o Rabia ainda está em adaptação , depois questionado acerca de Tobias (o melhor centro esquerdo do SCP) , fica nervoso e responde a palha do costume , só pode estar atarantado.

    Depois questiona publicamente os objetivos propostos pela direção , dizendo que com um objetivo tão claro é normal que haja intranquilidade , dando um passo atrás nas suas próprias palavras de entrada no SCP.

    A minha conclusão é que falhamos no perfil do treinador , e o projeto também ficou pouco claro pela politica de contratações. Não tem perfil para trabalhar com jovens nem formar , depois é muito afeto a comunicação social pois tem uma excelente imprensa , e guia-se demasiado por ela pois foi seduzido desde que está no Estoril , ou está de corpo e alma no projeto , e tira o receio que tem de ser o novo Paulo fonseca , porque estar ali no SCP com a cara de "a culpa não é minha" não o leva para a frente , um profissional tem de defender o seu projeto até ao fim , "ai eu sou bom , tenho um grande futuro , mas os jogadores é que não". Fica a tentar proteger-se , como um elemento exterior à causa quando não é , e tem de ser advertido rapidamente.

    Tobias tem menos uns meses que Sarr e joga 5 à frente, e tem até mais potencial que o Paulo Oliveira , porque não dá oportunidade ao central , que lhe dá saída de bola , antecipação , jogo aéreo , tudo o que falta à defesa do SCP tecnicamente , o Tobias completa o Paulo Oliveira , uma dupla de centrais tem de ser um verdadeiro casamento para ter sucesso. Mas é ignorado de uma forma que ninguém entende , e estou a perder a paciência para a limitação cerebral deste treinador.

    Podia ir mais a fundo e comentar taticamente o jogo mas já o fiz na camarote não me quero estar a repetir.

    ResponderEliminar
  7. As ultimas 2 jornadas foram terríveis de facto mas penso que não podem servir para esquecer o potencial que esta equipa já demonstrou ter.

    Para mim essa historia de assumir candidaturas tem o seu que de ridículo, na época passada estivemos meses com a pergunta de quando íamos assumir a candidatura nesta vamos estar como a mesma conversa mas em sentido oposto?! O SCP como grande clube que é tem de assumir que em todos as competições que entra é para vencer e caso não consigamos para chegar o mais longe possível.

    A critica nos DC é recorrente mas parece-me claro que onde o SCP tem perdido os pontos tem sido na pouca presença no meio campo (Adrien e principalmente WC não estão em forma) e na má organização das bolas paradas defensivas.

    Percebo que com estas duas ultimas jornadas o balão da euforia se tenha esvaziado mas sinceramente acho que é cedo para atirar a toalha ao chao.



    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.