quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sporting 4 - Schalke 2: digníssima qualidade!

Quando, ainda tão cedo no jogo, sofremos um golo, ainda por cima um auto-golo, parecia que os deuses da desgraça haviam marcado nova reunião em Alvalade, à semelhança de tantos outros conclaves ali efectuados em jogos nacionais e internacionais. Porém, a equipa recusou o papel de mordomo dos deuses e dos alemães e reagiu, numa demonstração de carácter e alardeando qualidade indiscutível. Na primeira parte ainda com alguma insegurança, no inicio da segunda com enorme vontade e categoria.

O homem do jogo
Nani. Ainda parece que só o estamos a ver nos sonhos mais ousados mas ele já cá mora e a ele se deve grande parte da nossa qualidade ofensiva. Obviamente que Nani se destacaria sempre numa equipa de pernetas, acontece que, felizmente, a nossa equipa é bem mais do que isso e os golos de Jefferson e o do próprio Nani são o resultado de uma mistura de execuções individuais de primeira água com envolvimento colectivo.

O momento do jogo
Há vários lances candidatos, o golo do 3-1, o do 4-2. O meu é o momento mágico em que Rui Patrício esconjurou definitivamente os maus agoiros que às vezes, nem mesmo jogando a bom nível, nos impedem de conseguir bons resultados. Aquele lance, que daria o empate, só é possível pela coragem, qualidade imprescindível num guarda-redes, e com uma leitura de jogo perfeita. Sem ela Patrício nunca estaria ali naquele lugar a tempo. Ou ficaria uns passos atrás, com a baliza a parecer o estuário do Tejo ao avançado alemão ou, como tantas vezes acontece, chegaria suficientemente atrasado para não conseguir intervir, ou até mesmo fazer um penalty clássico.

O balneário ouve e sente o que se diz dos seus ocupantes?
Se dúvidas houvesse sobre a permeabilidade do balneário às criticas e ao ambiente envolvente basta ver as declarações de Nani ( ...temos de saber lidar com a derrota. A derrota faz parte do desporto e quem não sabe perder também não sabe ganhar. Demonstrámos que sabemos perder e hoje demos uma boa resposta com uma excelente vitória) e sobretudo Marco Silva (um grande carácter, entrámos bem no jogo, depois, em momentos como este, tudo acontece. Voltámos a sofrer um autogolo, mas nunca deixámos de acreditar em nós próprios), que ainda esteve muito bem ao dedicar a vitória aos adeptos que foram agredidos em Guimarães.

E agora já somos os maiores outra vez?
Nada melhor do que apanhar o Paços de Ferreira, do regressado Paulo Fonseca, para nos demonstrar que há diferença entre os jogos internacionais e os jogos do campeonato nacional. O que o Guimarães nos fez sofrer no sábado é bem possível de ter reedição já na próxima jornada, apesar das enormes diferenças de qualidade individual entre as equipas do Paços de Ferreira e o Schalke 04. Paulo Fonseca não só nos conhece melhor, como a generalidade dos treinadores portugueses, como também me parece melhor esclarecido sobre como nos parar do que Di Matteo. O jogo de ontem não mudou nada nas apreciações gerais feitas às virtudes e debilidades colectivas e individuais do plantel, tal como o mesmo devia ter sucedido na sequência do jogo de Guimarães.

15 comentários:

  1. Porra Leão,

    escusava ter escrito o meu post :).

    Tá tudo aí: O azar do 0-1, Nani, Patrício e as declarações de quem são, os verdadeiros, intervenientes no futebol.

    Uma vitória muito merecida que tem de ser acompanhada por uma vitória frente ao Paços de Ferreira, pois a Liga vai parar e os focos não podem estar em cima de nós.

    8 portugueses titulares. Qual foi a última vez que isso aconteceu? Talvez com o Porto de Mourinho, não?

    ResponderEliminar
  2. Cantinho,
    queria ter chamado à atenção para esse facto (8 portugueses) mas acabou por me passar. Falarei disso talvez num post sobre a formação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também acabei por não mencionar esse dado, "usando" este vosso espaço para o fazer.

    E é tempo de apreciar esse momento, porque pelo que se vê nos juniores e B, tão cedo não se terá tamanha qualidade e abundância.

    Rossel e Mané mostraram que a equipa pode ser mais rodada do que tem sido.

    (e ontem não havia nenhum defesa central no banco)

    abraço

    ResponderEliminar
  4. E os nossos rapazes voltaram a ser dignos... Outra vez!

    Grande jogo: fez-me recordar outra gde noite europeia: os 4 a 1 ao Newcastle. Onde tb começamos o jogo a perder!

    Se os fatídicos minutos finais de Gelsenkirchen e Eslovénia não têm existido, estávamos com mais 3 pontinhos e os oitavos-de-finais praticamente garantidos...

    Mas olha-se para o goal-average na CL e vê-se reflectido este SCP: oito golos marcados (média de 2 por jogo) o que é muito bom e ... oito golos sofridos (média de 2 por jogo) o que é mt mau...

    Obrigado tugas, obrigado formação, obrigado Marco. Para além de bom treinador Tu sim, sabes ser líder e sabes como, onde e quando ...falar. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Ah! E devolvemos a chapa 4 aos boches... mas desta vez sem roubos e a jogar contra 11, ou seja sem "gases nauseabundos" a envolver a conquista de 3 pontos. Assim, é mt mais saboroso!!!

    ResponderEliminar
  6. Fica apenas um registo negativo da noite de ontem: a inqualificável camisola toda verde.

    Depois da abolição dos calções pretos, irá pelo mesmo caminho a verde e branca? Se fosse noutras eras, o que se diria desta descaracterização despudorada dos símbolos do Sporting?

    Ainda me lembro da indignação que foi a retirada do amarelo dos mastros, com apelos facebookianos ao abandono de sócios.

    Enfim, sinais dos tempos.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente continua a ser bastante dificil passar o grupo (era na minha opinião fundamental fazer 4 pontos com os alemaes), mas enquanto for possivel vamos acreditar

    Como o "Cantinho" disse, Mane, Rossel e claro Jefferson mostraram que são no minimo alternativas de qualidade o que nos deixa mais descansados no que diz respeito à rotação do plantel.

    Quanto ao presidente, acho que percebeu que fez trampa - não foi tão efusivo como de outras vezes, embora ao contrario do que já se ouviu hoje dizer, sim esteve no banco e não foi deixado de mão estendida quando felicitou MS aquando de um golo.

    Para mim tem feito um bom trabalho - que não o deixe estragar com atitudes palermas como a de Domingo

    ResponderEliminar
  8. Nani não foi o melhor nem o segundo melhor, o golo que marcou foi de empurrão, e tem decrescido. Saliento o enorme jogo de wiliam e adrien, assim como jefresson. Enorme vitória, agora venha o paços.

    ResponderEliminar
  9. Oh Relva, mude de lentes porra. Foi só a melhor exibição do Nani desde que voltou. E olha que o mérito do regresso até é do teu querido BdC.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Virglio, se o Marco Silva é que sabe ser lider, entao quer dizer que os outros acima so la andam a fazer peso. Para isso nao precisamos de Presidente, ou entao pode passar a ser o Marco Silva o Presidente do Sporting quem sabe...

    ResponderEliminar
  11. "...entao quer dizer que os outros acima so la andam a fazer peso."

    Se o amigo PedroC diz, quem sou eu para o contrariar...

    ResponderEliminar
  12. Nada contra si amigo. So que uma pessoa que va lendo o que voce escreve fica com a impressao que tudo o que corre bem é por causa do treinador(ja com jardim era assim), e so quando algo corre mal é que é da estrutura...é que se a estrura nao serve para nada, sempre sao uns ordenados que se poupam...ja que nem deve de ter sido a estrutura a escolher os treinadores..se calhar so escolhe os da equipa b...

    ResponderEliminar
  13. A "estrutura", caro amigo, toma decisões certas e erradas. Eu cá estou para apontar ambas. Uma vez que está atento ao que escrevo deve, por certo, recordar-se dos meus elogios à "estrutura" aquando da contratação de Jardim e de Marco Silva...

    Agora, na gestão da equipa profissional de futebol A do SCP e na forma como esta actua em campo, não duvide que a enorme percentagem de mérito deve-se ao trabalho do... treinador. Acrescente-se que, para mim e relativamente à comunicação, MC goleia a... "estrutura".

    Bom fds.

    ResponderEliminar
  14. MC -> MS de Marco Silva. Fica feita a emenda.

    ResponderEliminar
  15. Ainda bem que a dignidade lhes puxa pela concentração , fizeram a melhor exibição em Alvalade , sem baixar nunca , acho que jogaram e dominaram com e sem bola os 90min do jogo , os 2 golos do Schalke são 2 erros. Não queiram fazer da vitoria da equipa , uma derrota do Presidente , mas se for assim , que não se esqueçam tão cedo das palavras do Presidente , e joguem futebol de alto nível como mostraram 4ª feira.

    Como diz o Cantinho , é possível rodar mais , se o plantel for melhor explorado.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.