terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

3 pontos sobre uma triste capa de jornal

1- "Soube" na passada sexta-feira que Bruno de Carvalho teria ido às instalações do Record, acompanhado com o novo director de comunicação. "Soube" entre aspas, porque a informação foi-me transmitida por terceiros e, como qualquer "comentador", não possuo fontes ou outras formas de confirmar a veracidade da notícia. De qualquer forma, a "noticia" não me surpreendeu, atendendo à entrada de funções da nova empresa de comunicação e o que foi a politica editorial daquele jornal ao tempo da anterior direcção. Estive para colocar um pequeno artigo dando conta do facto, a par de algumas considerações avulsas, não tendo feito por razões que explico abaixo. No sábado, fui meio surpreendido com a capa do referido jornal. Não totalmente porque, de alguma forma, ela era a confirmação de que a informação recebida era boa.

2- A capa é de todo infeliz e lamento ver o nome do Sporting nela envolvida. Não me parece mais do que uma história triste, inserida numa estratégia de sobrevivência e poder e que, atendendo ao seu teor (fragmentado), aproveita o discurso "oficial". Parecem juntar-se dois interesses que não são os dos sportinguistas, nem os dos portugueses, que melhor seriam defendidos por uma imprensa séria e independente. A tresandar a frete, não sei onde é possível compaginá-la nas exigências recorrentes de tratamento equidistante e imparcial, dando a ideia que quando temos os meios estamos dispostos a ir tão ou mais longe que aqueles cujo comportamento reprovamos. Uma história triste e sonsa de um jornal tentado limitar os estragos de meses de uma politica editorial nitidamente anti-Sporting e um presidente motivado por razões semelhantes, depois tempos difíceis  que, acima de tudo, tem que "agradecer" si próprio.

3- Porque é o presidente do Sporting abstenho-me de fazer juízos de valor sobre quem revela de forma directa ou indirecta conversas privadas (com ou sem "fortes abraços"). Contudo o que posso dizer é isto: pela primeira vez em muitos anos que escrevo sobre o Sporting tive medo de ser processado. Não sei o que isto diz sobre o Sporting, ou o que diz sobre mim, mas olho para os exemplos em que os críticos são silenciados desta forma e não fico confortável. Muito menos quando o Sporting era suposto "ser nosso outra vez" ou quando me lembro da adjectivação ofensiva e grosseira usada pelos mais fieis seguidores de Bruno de Carvalho toda e cada vez que alguém sai da estreita linha do discurso oficial.

16 comentários:

  1. Parece-me muito mais provável que o Record tenha tido acesso a essa informação no inquérito instaurado pela CII da Liga para averiguar este assunto.

    Tenho mesmo muitas dúvidas que o Sporting, ainda por cima de forma institucional, decidisse disponibilizar essa informação a um único meio de comunicação social (ainda por cima um dos que mais odeia o Clube).

    Acho o "ouvi dizer" em que se baseia este post muito pouco credível.

    ResponderEliminar
  2. Há algo que é notório nos últimos meses: a ligação direcção do scp record. Cada um ganha o que quer, quem perde é a imagem do scp e o jornalismo (mas isso....). Quando vi esta capa, e qq pessoa que queira ver (basta ver, nem é preciso pensar) sabe bem de onde ela surgiu.

    De resto, assino por baixo o texto.
    Quanto ao seu receio de ser processado, não o tenha. Certamente haverá alguém disposto a defendê-lo e de forma gratuita. Se não houver, eu próprio me disponibilizo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Não percebo a questão de fundo neste post.
    Critica-se a questão da Doyen do Nélio Lucas, da tentativa de unir esfoços de 2 instituições em Portugal através de uma empresa privada com interesses no futebol, do posterior desmentir por parte do Benfica chamando de mentiroso o presidente do Sporting?
    Ou está-se a questionar as formas como o clube "presumidamente" está a tentar se defender?
    É que bem vistas as coisas, a Bola (hoje temos mais um exemplo) segue já há muito tempo a sua politica editorial. O Jogo idem idem, sobrá este Record. O que fazer?
    Deixar que cada qual siga o seu rumo, ficando o clube como "saco de porrada" da Comunicação Social para que possam publicar o que quer que seja?

    Não digo que as formas sejam as ideais. A confirmar-se isto que dizes.Soa quase a filme do Scorcese dos 80´s em NY.
    Mas ignorar o que se passa hoje no nosso futebol e ficar de braços cruzados com discursos moralistas tb não é solução.
    O que se está a passar no nosso futebol é muito grave. E tivemos mais um exemplo disso este fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Grande posta LdA, que nunca te doam os dedos. Esta capa envergonha-nos por tudo o que muito bem vem fundamentado no post.

    ResponderEliminar
  5. eu estou com medo de comentar aqui.. o que é que isto diz sobre ti?
    joao

    ResponderEliminar
  6. João, apesar de disparatado publico o teu comentário e não tens que recear nenhum processo.

    ResponderEliminar
  7. Leão,

    é triste quando sentimos que não temos liberdade para pensar e escrever, que são partes importantes de um todo: Viver.

    É, claramente, um momento triste. Por isso mesmo, não posso passar por aqui e ler o que escreves sem te dizer que tens todo o meu apoio, deixando a ti e a todos que fazem este espaço um forte e solidário abraço.

    Uma das coisas que distingue o ser humanos de todas as outras espécies é a capacidade de Evoluir.
    Esperemos que o Sporting esteja a ser governado por Homens. É a única esperança.

    ResponderEliminar
  8. Enquanto isso, assim anda o nosso sporting graças às batalhas do nosso presidente...

    http://postimg.org/image/z0o55sdnd/

    ResponderEliminar
  9. Quem é que foi processado e o disse exactamente ?

    Porque isso faz toda a diferença

    Ninguem é processado por escrever, ou escrever sobre BC, ou escrever no seu FB, ou ainda criticar BC, porque foram às centenas os que o fizeram naquela altura

    Mas dessas centenas 3 ( e não 21 como diziam) terão sido processados - acha que foi aleatoriamente ? ou acha que se deveu a algo mais ?

    Se eu escrever aqui que não gosto de si e do que escreve (como sabe até não corresponde à verdade) é bastante diferente de lhe chamar ladrão, de meter a sua familia ao barulho de o chamar de pedofilo, não acha ?

    Eu não concordei de todo com essas acções, porque é mais uma vez o nome do Sporting que fica mal visto, mas desculpe dizer, é uma parvoice o que diz - não acredito minimamente que tenha esse receio, mas acredito que veja nesse incidente (mais) uma forma de poder atacar BC

    Está no seu direito, mas não considero que o tenha feito da melhor forma agora

    Sobre a capa, concordo com tudo o que diz

    ResponderEliminar
  10. Em vez de estarmos juntos a contrariar a corrupção do benfica em relação às arbitragens continuamos a mandar tiros para dentro de casa.

    Grandes sportinguistas que vocês me saíram.

    ResponderEliminar
  11. Quando se dá mais um passo, esperemos que firme, em direcção ao desmascaramento das políticas de bastidores seguidas por benfica/porto/doyen, neste blog critica-se a direcção por avançar para esse desmascaremento.
    Não percebo, juro que não percebo.

    ResponderEliminar
  12. A capa do Record revela que o mundo é uma bola colorida que pula e avança. O Álvaro Sobrinho através da Newshold é detentor do jornal "Sol" e de 15% da Cofina (Record, Correio da Manhã e Jornal de Negócios). Álvaro Sobrinho é formalmente detentor de quase 30% da SAD do Sporting, mas, em função de posteriores entradas de dinheiro, há quem aproxime dos 40%.
    Da referida pessoa, Bruno de Carvalho fez o elogio: “Álvaro Sobrinho, também vibra muito com o Sporting, é um sportinguista fanático -, para ser nosso parceiro num projecto que é colocar o Sporting no lugar de topo do futebol nacional.”

    Posto isto, depois de gritar no meio da rua que o Sporting é diferente, o Bruno deu publicidade no facebook a uma troca de mensagens entre o inefável Nélio, o sabidão Luís e ele próprio. Para compor o ramo não falta o motorista (agora está na moda meter motoristas nas alhadas!). E tudo saiu escarrapachado na capa de um jornal desportivo que para tantos já foi o “Rascord” mas, se calhar, está prestes a ser o venerável Record. O omnipresente Álvaro Sobrinho cuida que assim seja, isto é que “seja nosso”... pelo menos um bocadinho!

    Se se confirmar que o Bruno mais o Morgado da Comunicação foram falar com o director do badalado jornal aposto que foi para apresentação de cumprimentos e partilha dos respectivos cartões de visita. Só pode, porque, sendo o Sporting um clube diferente que se bate pela transparência no futebol, não envereda por caminhos esconsos e manhosos!

    ResponderEliminar
  13. Caro LdA,

    Desculpa, mas tenho mesmo que dizer isto.

    Num Estado de Direito, os litígios resolvem-se nos tribunais. Se alguém entende que os seus direitos foram violados por terceiros, o que tem que fazer é recorrer aos tribunais.

    O recurso aos tribunais, em si, representa um dos mais basilares princípios da nossa sociedade: o livre acesso à justiça.

    Serve isto para dizer que prefiro mil vezes o Bruno de Carvalho que recorre aos tribunais do que o Bruno de Carvalho que recorre ao facebook ou aos comunicados para fazer justiça à sua maneira.

    Num Estado de Direito como o nosso, as pessoas não devem guiar as suas acções com base no medo que têm de ser processadas, mas sim no medo (que devem ter) de ser condenadas.

    Por tudo isto, peço desculpa mas tenho mesmo que dizer que esse discurso do "tenho receio de ser processado" comigo não colhe.

    Por último, uma opinião mais jurídica: apesar do carácter algo persecutório do post (e do blog em geral) e da incerteza quanto à veracidade dos factos invocados, posso-te garantir que não haveria um único juiz em Portugal que encontrasse por aqui matéria para uma condenação (civil ou criminal).

    Por isso não tenhas medo e faz o teu caminho, que o Sporting precisa de todos. Dos que apoiam a direcção, como eu, e de todos os outros.

    E não duvides nunca: o Sporting é mesmo nosso. A Direcção escolhe o rumo do Sporting, mas quem escolhe a Direcção somos nós.


    ResponderEliminar
  14. Avança ,amigo! Sem medos... Queres testemunhas abonatórias? :)

    O método é feio... BdC foi cuscar pró jornal. E logo o Rasca, lembre-se!... Que tanto nos atacou. Já não há nem memória, nem... pudor. Criticam-se jogadas de bastidores com... jogadas de bastidores (abastecer um pasquim com informação do âmbito privado, para daí retirar ou obter suposto beneficio pessoal). Está certo e tem toda a lógica... Nada de estranho, no entanto, até pq BdC mantém o seu nível.

    Mas, para lá da estética e da (ausência) de ética, duvido muito da eficácia deste tipo de medidas. Quem ganha é o 'rasca' que vende mais papel pra limpar ao dito cujo... BdC, tb ganha, os radicais vão adorar esta sua “tomada de posição”. E o SCP? Alguém explique o que ganhou com esta quebra de sigilo do seu presidente... Que o Orelhas é um pulha sem escrúpulos? Ora... Isso já há mt que tds nós sabemos. Basta, aliás, seguir a "exquisite performance" da apaf semana sim, semana sim para o verificar na prática.

    Força, LdA. Abç.

    ResponderEliminar
  15. "medo de ser processado"??

    Voce insultou ou injuriou a honra e reputação de alguém ?? Difamou ??

    De facto lamento imenso esta frase de um escritor que respeito bastante, a dar uma ideia de vitimazação e a tiranizar o Presidente do SCP. Há 3 processados e não por críticas no facebook , mas por difamação e falsificação de documentos para provar que BdC faliu as empresas. Agora teem simplesmente de ser responsabilizados , pois vivemos num estado de direito...e deveres.

    ResponderEliminar
  16. O que é que o Sporting beneficia com este tipo de post?

    Não era essa a pergunta há algum tempo atrás?....

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.