quinta-feira, 14 de maio de 2015

Então e se o novo patrocinador for este?

O Correio da Manhã avança hoje com a possibilidade de o novo patrocinador ser a Guiné Equatorial. 


Enquanto aguardamos pela confirmação ou não do rumor duas questões:

- O que importa é apenas o valor do patrocínio, ou também se deve atender ao que o patrocinador representa?

- Para quem está lembrado das polémicas à volta das cores da então PT, como é que se vai encaixaria o símbolo do novo patrocinador nas nossas camisolas?

52 comentários:

  1. Duvido que seja verdade, mas se os montantes fossem bons nao imagino qual seria o problema...
    O Atletico de Madrid nao tem propriamente a bandeira do Azerbeijao estampada nas camisolas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre de serviço!

      Eliminar
    2. Nem imagina qual seria o problema de ver o Sporting associado a tudo quanto é lixo.

      Eliminar
    3. "O regime autoritário no poder na Guiné Equatorial tem um dos piores registos de direitos humanos no mundo, e consegue se manter como o "pior do pior" no ranking da pesquisa anual da Freedom House de direitos políticos e civis. Repórteres classificam o presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo um dos "predadores" da liberdade de imprensa.4 O tráfico de pessoas é um problema significativo, de acordo com o "US Trafficking in Persons Report", de 2012, que afirma que "a Guiné Equatorial é uma fonte e destino para mulheres e crianças vítimas de trabalho forçado e tráfico de sexo.""

      Tá a ver o problema agora?

      Eliminar
    4. Mea culpa; nao me agradaria de todo ver o Sporting patrocinado por um regime tao brutal como este. Deveria ser esse o foco do post/comentários e nao a questao do logotipo nas camisolas, que é a meu ver acessória.
      De qualquer maneira, notícias do CM sao o que se sabe.

      Eliminar
    5. A hipocrisia da malta nao deixa de me surpreender, se fosse a Bet and win ou a emirates também criticavam pelas constantes acusações de haver lavagem de dinheiro (no caso das empresas de apostas) ou de exploração humana (no caso dos emirados)?

      Sinceramente custa a perceber que interesse tem para 1 Cazaquistão, Azerbaijão ou guine patrocinar 1 clube de futebol mas se for 1 valor interessante porque nao?

      Sobre a integração da bandeira no equipamento é brincadeira nao? Seria sempre o nome do pais com uma frase qqr publicitária a estar nas camisolas.

      Eliminar
    6. Não há hipocrisia nenhuma, é mesmo a rasquice oficializada. O patrocínio combina perfeitamente com este presidente. Ainda bem que o assumem.

      Eliminar
    7. Lindo, se fosse Angola se calhar já estava tudo bem, era um grande patrocínio e uma boa jogada empresarial pois ficávamos iguais ás maiores empresas portuguesas sejam publicas ou privadas.
      Mas...espera...acho que segundo a revista Forbes em 2013, o presidente da Guine Equatorial e o de Angola são respectivamente o pior e segundo pior chefes de estado a frente de sanguinários como Mugabe...enfim...
      Se estivessem mas é caladinhos...

      Eliminar
    8. "Se estivessem mas é caladinhos..."

      Dava-te tanto jeito, não era? Percebe-se que o embaraço é muito. Aguenta e não chora.

      Eliminar
  2. Mais interessado em atear fogos em Alvalade do que o Correio da Manhã, só mesmo este blog e o outros parecidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ligue, ontem o problema era não se ter patrocionio.

      Eliminar
    2. Anteontem eram os calções verdes.

      Eliminar
  3. Nem quero acreditar num vexame desses. Não digo mais nada, porque não acredito que esta direcção se atrevesse a tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como por exemplo deixar 40 milhões de défice, normal não.

      Eliminar
    2. Não tens outra cassete? Lá porque os outros fizeram merda, vocês não têm justificação para fazer merda igual ou pior.

      Eliminar
    3. Cassete precisou o Godinho para justificar os 8000 euros mensais para vigiar os jogadores do plantel.

      Eliminar
    4. E mais? O Bruno deve tudo ao Godinho, literalmente. Olha que dois...

      Eliminar
    5. vai lá à guiné equatorial mudar o que dizes estar mal... faz algo e deixa d conversa fiada

      Eliminar
  4. Leão,

    não dramatizes, podia ser pior (KKK, PNR, Al-Qaeda, Estado Islâmico, Síria, Administração Bush, Coreia do Norte, Somália, entre outros).

    (ainda havemos de suspirar por um "tacho easy")

    ResponderEliminar
  5. nao acredito que chegue a tanto, pelo que já ouvi dizer digamos que o tal patrocinador so quer entrar se patrocinar os 3 grandes e pelos vistos os outros 2 não estão interessados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegue a tanto? O Sporting já está efectivamente na Guiné Equatorial.

      Eliminar
    2. Será porque já tem outro patrocinador, que nos quer dar metade do que a estes?

      Eliminar
  6. Leão de Alvalade,

    Haja alguma capacidade para rir, à falta de emenda.

    Forte capacidade de raciocínio do sub-chefe de redacção do CM também:

    «Não vale a pena entrar em considerações de ordem política. O Atlético Madrid aceitou o patrocínio do Azerbaijão em duas épocas consecutivas e não se pode dizer que o regime de Ilhan Aliyev seja um exemplo de democracia».

    O que legitima a hipótese levantada para o Sporting é portanto o facto de o At. Madrid já ter feito semelhante. Forte lógica. Subscrita pelos Petingas, naturalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Atlético de Madrid, esse "exemplo" de gestão, de grande "marca" e de "dirigismo". Só nos falta um "Gil y Gil" tuga. Se calhar já lá está.

      Eliminar
  7. Por mim nâo tinha publicidade - não sendo isso possivel, que seja o melhor negocio possivel, sendo que não sou indiferente à natureza do patrocinio, mas claro que os valores envolvimos são tambem muito importantes na tomada de decisão



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também prefiro uma camisola sem patrocínios ainda por cima quando temos de pagar mais para as ter assim. mas sabemos que sem dinheiro fica tudo mais complicado

      Eliminar
  8. Record, Correio da Manhã, A Bola, O Jogo e A Norte de Alvalade, tudo contra o Sporting. Preferiam o Godinho Lopes, o Bettencourt, o Soares Franco, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Ferreira de Almeida,

      as nossas preferências são mais prosaicas. Já nos contentávamos com melhores comentários e comentadores, de forma que contribuíssem para uma discussão mais elevada.

      Eliminar
    2. Ficou tocado o leão, os posts tem por aqui tem sido bem elevados.

      Eliminar
  9. não gosto de misturar politica e futebol.

    como sportinguista não consigo ficar indiferente ao ver o clube ligado à guine equatorial - que faz parte da CPLP, no entanto quando se começa a dar cor ao dinheiro onde se traça a linha do moralmente aceitável?

    Angola já o é? Qatar? Arabia Saudita?

    Acho que o Petinga estava tentar dizer era relativamente ao LOGO da marca Guiné Equatorial e não quanto ao seu patrocínio. O atlético tem do ajerbeijao e não tem como o petinga disse a bandeira estampada na camisola.

    LdA uma pergunta: uma difenrença de conteúdo entre "Record, Correio da Manhã, A Bola, O Jogo e A Norte de Alvalade, tudo contra o Sporting. Preferiam o Godinho Lopes, o Bettencourt, o Soares Franco, não é? "

    e

    "Chegue a tanto? O Sporting já está efectivamente na Guiné Equatorial." ou "E o Atlético de Madrid, esse "exemplo" de gestão, de grande "marca" e de "dirigismo". Só nos falta um "Gil y Gil" tuga. Se calhar já lá está."

    contribuem ambos para uma discussão mais elevada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que tu pensas que és para definir o que é uma discussão elevada? Chora lá mais um bocadinho.

      Eliminar
    2. http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/sporting-academia-guine-equatorial/sporting-investe-na-guine-equatorial

      Eliminar
    3. http://euacuso.blogs.sapo.pt/dinheiro-de-canibalismo-da-guine-257764

      http://www.publico.pt/mundo/noticia/cplp-a-mesa-dos-canibais-1679407?page=-1

      Eliminar
    4. O caro anon está a comprar um contrato comercial entre instituições independentes com um patrocínio directo de um estado ditatorial?

      mais respeito se conseguir, parece um "fã do bruno o gordo"

      Eliminar
    5. Quem gosta de comparações é o PTM. Eu só acho piada à lavandaria em que o Sporting se tornou ou se preferir no bom caminho do Carlos Vieira. É só moral para apontar o dedo aos Fundos não é?

      Eliminar
    6. se tornou? CM torna oficial?

      Eliminar
    7. Qual cm? O cm é só mais um título que tem dias para alguns adeptos, quando convém. A Guiné Equatorial é um dos buracos mais negros da história da humanidade disposta a gastar o que for preciso para lavar a cara. E onde não há nada disso que o PTM chama de instituições independentes. O protocolo já vem do ano passado. O SCP anda a promover um esquema piramidal farto de ser denunciado há muito mais tempo. Cada um é responsável pelo que quer ver mas independentemente disso não se vão safar todos da mesma maneira. Agora cá caras de espanto é que não! O patrocinador nº 1 desta trampa toda foi o primeiro a dizer que não importava nada a origem do dinheiro.

      Eliminar
    8. Não, mas também não foi desmentido, e foi o CM que noticiou primeiro a rescisão com a Somague, portanto nem tudo o que publica de polémico sobre o Sporting é mentira.

      Eliminar
    9. O sporting, de acordo com as noticias, efectuou um protocolo ( não um investimento financeiro ) com a academia http://www.canosportacademy.com/ no qual o Sporting dá o nome e equipamentos em troca de primeiras escolhas nas formações. Se isso é ficar ligado a um "buracos mais negros da história da humanidade" é a sua interpretação.

      Em relação ao esquema piramidal, desconheço, mas se tem provas é mostra-las e até pode ir à PGR com elas.

      Outra, a guiné equatorial é reconhecidamente um dos piores países do mundo em termos de liberdade e direitos civis, mas angola não anda longe, há diferenças?

      Eliminar
    10. É a minha interpretação ou é a interpretação do PTM que o responsável financeiro foi daqui à Guiné Equatorial assinar um protocolo desportivo e social com uma instituição independente? Em relação ao esquema piramidal infelizmente para os lesados já não é preciso ninguém fazer nada, há muito que decorrem as investigações e basta ouvir as notícias. Como é normal neste tipo de esquemas já chegámos aquela fase em que as subsidiárias tentam cortar o cordão umbilical com a casa mãe, sempre a primeira a cair nas malhas da justiça: “Dado o incumprimento comercial por parte do Grupo Getseasy, a TachoEasy Ibérica SL optou por afastar-se, colocando um ponto final na relação comercial que unia as duas entidades.”

      E comparar Angola ou qualquer ex-republica socialista com a Guiné Equatorial é voltar à única razão que justificou a troca de comentários. Se bem que em relação a Angola os ciúmes nem fazem muito sentido, o que não falta na SAD é capital angolano. A verdade é que o PTM continua a não fazer a ideia nenhuma do que se passa na Guiné Equatorial ou no SCP. Há muito tempo que estava escrito que o SCP voltava a cair neste de pântano. Mais concretamente desde as eleições com o ex-polícia. Que ironicamente agora até está a servir de mote de comparação com o pouco que não fez mal feito. É mesmo o tipo de moral que assenta bem ao actual SCP. Ou ao PTM. Que é só mais um que só vai acordar para a realidade do actual SCP quando bater com o cu no chão. Ao menos não continua à espera dos milhões vindos da Rússia.

      Eliminar
  10. A conjuntura actual para o futebol Português não é a melhor: empresas Portuguesas para investir em futebol são inexistentes; regime Angolano fortemente comprometido com o SLB logo, as empresas angolanas, naturalmente, dificilmente investirão no SCP (ainda que haja o caso do Sobrinho) que veremos no que dá; empresas de renome preferirão, tendo essa possibilidade, investir em clubes de dimensão mundial. Pelas privatizações que este Governo anda a fazer poderia surgir alguma empresa que quisesse afirmar-se e usasse a marca scp para tal (p. ex. a nova TAP).

    Dito isto, teria vergonha de ter um regime ditatorial e facínora a promover-se na nossa verde e branca, havendo valores que não se podem abdicar.

    SL

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    Não se incomode com comentário do género....Esse senhor já nos habituou a comentário iguais. Provavelmente tem um ficheiro de Word previamente formatado!

    ResponderEliminar
  12. PTM,

    como expliquei anteriormente há uma diferença: o primeiro comentário visa-me directamente, tenho o direito de reagir.

    Da outra vez, sobre este tema, imputou responsabilidades ao blogue, ou a mim, de forma exclusiva relativamente ao que se passa na caixa de comentários. No entanto a responsabilidade é sobretudo de quem comenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a casa é sua faça o que quiser dela, é impossível comentar sem ser atacado por anónimos que não passam de imbecis sem capacidade de manter um discurso saudável sem partir para ataques pessoais, mas pelos vistos o LdA não se incomoda com isso.

      Eliminar
    2. PTM,

      Neste post

      http://anortedealvalade.blogspot.pt/2015/05/breves-jamor-em-alvalade-emprestimo.html

      depois de um leitor me ter dito isto:

      "LdA, enfie o seu pseudo-superioralismo no cu, pode ser?"

      o PTM veio-me isto:

      http://anortedealvalade.blogspot.pt/2015/05/breves-jamor-em-alvalade-emprestimo.html?showComment=1431526074868#c8599819958444117328

      Aceitei a critica e respondi-lhe, mesmo estranhando que me fizesse aquele reparo e nada tivesse a dizer sobre aquele comentário. Insurge-se agora contra anónimos que o atacam e nada diz sobre outros que aqui vieram deixar comentários sem qualquer nexo contra mim.

      Acha que eu contribuo para este tipo de discussão ou que a aprecio?

      Eliminar
    3. O meu reparo a dois pesos e duas medidas não tem nada a ver com os comentários que se passaram nesse post LdA. Compreendo e aceito que gerir um blog não é nada fácil.

      Ao menos o utilizador estava identificado e passa-se a ignorar tudo aquilo que escreve ou pelo menos sabemos o que contar

      Se o LdA preferir eu posso dizer ao que me estava a referir em relação à moderação dos comentários: http://anortedealvalade.blogspot.pt/2015/04/que-planeamento-esta-ser-feito-para-o.html?showComment=1430327635403#c5910404233262501576

      Se não a aprecia, modere, (não confundir com censurar). Porque ataques pessoais vão redundar em mais ataques pessoais e só o blog é que sofre com isso

      Eliminar
    4. PTM,

      admito o reparo. Na altura pensei que o comentário se dirigia ao post que escrevi e não ao comentário que o antecede. Já depois reparei que a interpretação pode não estar correcta.

      Nesse mesmo post recomendo que o ideal era que os comentários se cingissem à expressão de uma opinião pessoal sobre a matéria em causa e não comentando os comentários dos outros. Agora não posso admitir uns e censurar outros.

      Sobre a questão dos ataques pessoais acho que ninguém está mais exposto que eu e não é de agora. Aliás se há critério lato sobre comentários pessoais é o que aplico a mim.

      Eliminar
    5. não estou com isso a dizer que o comment contribuía para a discussão, pareceu-me despropositado foi a moderação do LdA.

      O LdA tem toda a razão quando diz que mais ninguém está mais exposto que si, é o problema de ter opiniões, parece que há pessoas que não convivem muito bem com elas e depois ficam ofendidas quando um jornal sem nomear uma única fonte relaciona o clube com uma ditadura.

      Está a ver a ironia?

      Eliminar
  13. A ser verdade aplaudo pois quereria dizer que a SAD trabalhou bem este assunto e soube procurar fora dos mercados tradicionais.
    Sendo coerentes, se não concordam com o patrocínio da Guiné Equatorial num contrato de duração limitada, deviam protestar veementemente por ser desconhecida a % da SAD que o angolano que alegadamente perdeu 500M do BES vai ter a partir de Setembro.
    Por fim quem critica o regime da Guiné Equatorial deve lembrar-se que a democracia nos Emirados Árabes Unidos deve estar quase ao mesmo nível.

    ResponderEliminar
  14. E entretanto, num tribunal bem próximo, passam-se coisas, essas sim factuais, que arrastam o nome do SCP para a lama.

    Mas o que interessa é discutir um hipotético patrocinador de camisola, e fazer disso uma questão de ética.

    Interessante.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Depois do Bruno Gimenez de Carvalho e da sua tasca andarem a dizer que o Marco Silva é o Paulo Fonseca do Sporting, eu "mijo-me" a rir se o próximo treinador do Sporting for o Paulo Fonseca.

    Ups, LdA descupai a minha "metáfora", mas é que seria verdadeiramente hilariante!

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=948526

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.