sexta-feira, 15 de maio de 2015

O treinador que o Sporting precisa (e pode estar quase aí)

Nota importante:a conferência de imprensa de Bruno de Carvalho não só não altera o teor do post como reforça o essencial do que nele é dito. Aliás é difícil perceber o que se pretendeu com a sua realização porque, ao invés de as especulações terminarem, ganham agora mais combustível. 

O psicodrama Marco Silva
Na altura do ex-futuro divórcio de Bruno de Carvalho com Marco Silva já aqui havia deixado que o caso, como não tinha ficado encerrado, voltaria à actualidade. Enganei-me. Na verdade nunca deixou de marcar a actualidade, transformando-se numa espécie de folhetim, parecendo que o seu desfecho ficará marcado pela saída do treinador. Seja qual for o seu final o importante agora é que, para alivio de todos termine. Depois, se há coisa que estamos habituados é a mudar de treinador. Pena é os resultados, que esses quase não mudam.

A culpa é dos jornais
Será um alivio para todos, menos para os órgãos de comunicação social, que terão que arranjar nova novela. Uma das acusações mais ouvidas é a de que tudo isto é apenas especulação jornalística. (Embora mais recente, também nos estamos a especializar em projectar inimigos na própria sombra.) E até pode ser. Mas não deixa de ser verdade também que o silêncio de Bruno de Carvalho sobre a matéria, (a ausência de defesa do que devia ser considerado um dos mais importantes activos da SAD perante ataques sibilinos ou descarados), constituem repasto de difícil recusa para quem vive de vender noticias. É um favor que lhes temos estado a fazer, ajudando assim a justificar porque não perguntam para onde vai Jesus e o que fez Lopetegui a quarenta milhões de euros em reforços.

A anormalidade da situação 
O que o bom senso e o interesse comum aconselharia é uma avaliação conjunta (SAD+treinador) permanente dos resultados, das exibições, percebendo os erros que urgia corrigir, o que de bem feito devia ser conservado e potenciado. Essa seria a forma de, daqui a poucos meses, podermos estar um pouco mais à frente do que há um ano atrás. Isto sem falar na concentração necessária para o jogo mais importante da época estar a ser abalada pelo ruído permanente. Pelos vistos o senso comum não é assim tão comum.

A estabilidade como valor
Uma das razões mais apontadas para a continuidade de Marco Silva é a da estabilidade. Quem a advoga acredita que, feita a exegese anteriormente referida, a possibilidade de evolução para um patamar competitivo superior era possível. Essa era aliás a ideia subjacente à contratação por quatro anos do treinador, e foi essa a percepção que deixou em muita gente, vincada pela aposta num técnico jovem, promissor, mas de experiência limitada.

A soberania de quem manda
Quem é eleito é mandatado para tomar decisões, mesmo que algumas delas sejam de difícil compreensão, tendo depois de viver com as consequências que resultam da avaliação que os eleitores delas farão. Bruno de Carvalho pode entender que Marco Silva não é suficientemente dotado para a função, pelo que a estabilidade que seria aportada pela sua continuidade, ao invés de nos conferir maior segurança e aptidão, enfranquecer-nos-ia. Aliás é essa a sua obrigação se assim fosse. Se, como me parece, essa incompatibilidade é de ordem pessoal, o caso acaba por terminar da mesma forma, uma vez que não se pode substituir o presidente pelo treinador. Isso porém não o eximirá da avaliação que se fará da sua actuação e das respectivas consequências.

O caminho fica ainda mais estreito
Até agora Bruno de Carvalho tem contado com uma elevada dose de tolerância e compreensão por parte da generalidade dos Sportinguistas na avaliação do seu trabalho. Esse estado de graça sofreu o primeiro mas visível abalo em Dezembro. O risco contido na insistência na mudança de treinador é porém muito elevado. Quem vier terá que fazer melhor, para que as perdas e danos associados se justifiquem, sob pena de ver a sua autoridade e competência colocadas em causa.

É possível fazer melhor?
É sempre possível fazer melhor. Da avaliação do que foi conseguido é notório que tanto a SAD como o treinador poderiam ter feito melhor. Isso tem sido aqui dito nas análises aos respectivos desempenhos. O que seguramente qualquer raciocínio equilibrado não vaticinará é que a culpa é apenas de um dos lados.

Que treinador então seria o ideal para o Sporting?
A resposta é fácil: um que ganhe. Como lá chegar é que é mais difícil. Um treinador renomado e com títulos é sempre a primeira tentação a apontar. Para lá do reconhecimento das nossas limitações financeiras o impedirem, e o imprescindível assentimento que a aleatoriedade do futebol continuará a ter, há que reconhecer também que dificilmente um treinador desse perfil aceitaria trabalhar no Sporting com as mesmas limitações que trabalharam Jardim e Marco Silva. E, talvez ainda mais importante, com as imposições feitas na constituição do plantel, sem que a sua palavra pudesse ser ouvida. Muito menos admitiriam que, depois disso, isto é, depois de lhe depositarem no treino jogadores que não pediu nem conhece, lhe venham chamar à atenção para resultados e exibições.

Daí a chegar ao nome de Santo António é um passo. Parece-me o treinador ideal para este momento do Sporting. Depois, ele está para chegar no próximo mês e é padroeiro de Lisboa. É um santo milagreiro, capaz por isso de multiplicar os nossos recursos de forma que seja mais fácil competir com os rivais mais gastadores.

Mas Santo António é sobretudo conhecido por ser um santo casamenteiro. Quem sabe ele não facilita uma união mais perene e harmoniosa entre o presidente e futuro (se vier, ou Marco Silva, se ficar) treinador. É que em dois anos um noivo já foi para o Mónaco e outro parece que já está a fazer as malas.

18 comentários:

  1. Eu a LJ e Ms vejo um traço comum: competência. Perfis totalmente opostos não se deram com o presidente, estará no meio a virtude?

    ResponderEliminar
  2. "A resposta é fácil: um que ganhe." - Marco Silva, se sempre sair, não sai por não ganhar. Em termos de resultados, conseguiu resultados dentro do esperado: 3º lugar, boa prestação na Champions, está na final da Taça de Portugal. Marco Silva, se sempre sair, pode ser que saia por ter má relação com o presidente (não sei, não os conheço e não dou grande importância a rumores e sound bytes jornaleiros) mas também pode ser que saia por a equipa jogar um futebol pobre e não haver desenvolvimento em nenhum jogador do plantel durante toda a época (e não são poucos os que regrediram e perderam cotação).

    "E, talvez ainda mais importante, com as imposições feitas na constituição do plantel, sem que a sua palavra pudesse ser ouvida." - é um mito giro e que interessa a muita gente perpetuar, mas que a contratação de, por exemplo, Gerson Magrão, desmente. De qualquer modo, a responsabilidade da construção do plantel deve ser sempre da direcção (eleita pelos sócios para decidir o futuro do clube) e não de uma equipa técnica que pode muito bem ir à sua vida daí a uns meses (por inadaptação ou por ter encontrado um emprego melhor).

    "...depois de lhe depositarem no treino jogadores que não pediu nem conhece, lhe venham chamar à atenção para resultados e exibições." - Além do Nani (!!!!), que jogadores viu Marco Silva depositados que não conhecia? Marco Silva perdeu 1 jogador titular do plantel do ano passado, o "péssimo" Rojo. Se ele preferiu dar a titularidade a Naby Sarr em vez de Paulo Oliveira, Tobias ou Nuno Reis, a quem devem ser acartadas as culpas?

    "É que em dois anos um noivo já foi para o Mónaco e outro parece que já está a fazer as malas." - é verdade e é pena. Mas os tempos dos 2 e 3 treinadores por época não estão assim tão distantes.

    Quem está com medo da saída do Marco Silva, ainda está escaldado com a saída do Robson e a não contratação do Mourinho. Não me admiro que Marco Silva venha a ser campeão no Porto ou no Benfica, mas aí é fácil ganhar, até Jesualdo é tri-campeão. Mas pelo que mostrou esta época, Marco Silva é fraco treinador. A forma como a defesa actua (ou actuava até entrar um central que já não precisa de um bom treinador que o ensine) é (era) simplesmente patética (e é bom relembrar que Marco Silva só perdeu 1 titular do ano passado). Ter um jogador como Nani e ter como plano de jogo ir à linha centrar para a cabeça do Montero (!!), ou é pouco competente ou não está interessado no trabalho que desenvolve. E, para mim, o pior momento foi a forma como geriu a vantagem sobre o Benfica: desde manter a substituição planeada com 0-0, passando por fazer a substituição no momento do golo em vez de na próxima paragem para queimar mais tempo, até não conseguir explicar aos jogadores como se guarda uma vantagem durante os últimos minutos dum jogo daquela importância. Nesses poucos minutos, mostrou não ter estofo para o lugar.

    ResponderEliminar
  3. Eu continuo na minha. Entre marco Silva e Bruno de carvalho alguma coisa aconteceu. So que ninguém sabe o que.
    Notícias diárias a especular sobre jogadores e treinadores, são notícias a pedido de alguém. falta saber de quem.
    De qualquer maneira, não sou o fã número 1 de marco Silva. Se por mim, ficava mais um ano, também não vejo nenhuma catástrofe a sua saída. Afinal, não fez nada de especial. a comunicação social, e os seus dotes em futurologia, e que vem ali o novo Mourinho. E muitos Sportinguistas vão na conversa.
    MLV

    ResponderEliminar
  4. Interessante. há anos atrás de um tal de Bruno de Carvalho, não deve ser este, que dizia para quem o queria ouvir, que o despedimento de Domingos devia dar lugar a eleições porque a saída de um treinador sem cumprir o contrato significava a falência de um projecto e um novo projecto devia ser sufragado em eleições.
    O rei vai ou roto ou o que lhe queiram chamar.

    ResponderEliminar
  5. Estou a começar a ficar com receio que o Sporting acabe se o Marco Silva sair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é a saída do Marco Silva, mas sim a continuação do Bruno de Carvalho.

      Eliminar
  6. A confiança dos sportinguistas é "tanta" que os bilhetes para a final da Taça vão demorar uma semana a esgotar, pois só hoje (em princípio) serão vendidos os últimos bilhetes. Quem tem Gamebox há 5 anos pode comprar bilhete neste Sábado.

    Recorde-se que a venda começou para os que têm Gamebox há 12 anos no passado dia 9, dado que foram colocados à venda pouco mais de 9 mil bilhetes, e tendo em conta o universo de detentores de Gamebox, nota-se perfeitamente que entre os sócios mais fiéis não houve nenhuma corrida às bilheteiras, o que é muito mais revelador sobre o estado de alma do universo leonino, do que a propaganda toda que é despejada na internet por essa tropa de avençados que ocupa os blogues.

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futbilhetesfinaltaca_060515_147201.asp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro anónimo está a esquecer-se de que foram usados critérios para a venda dos bilhetes. Os que foram vendidos pela FPF voaram em hora e meia. Tivessem posto os atribuídos ao Sporting à venda sem "esquisitices", e há muito teriam esgotado.

      Eliminar
    2. Não é sem esquisitices e não precisamos de ser todos advogados para conhecer a lei fundamental. Uma discriminação e das grandes.

      Eliminar
    3. "O caro anónimo está a esquecer-se de que foram usados critérios para a venda dos bilhetes.

      Faça as contas sobre o universo dos detentores de Gamebox, só nos primeiros quatro dias havia mais de 9 mil sócios com possibilidade de comprar bilhete, e no entanto foram precisos 8 dias para esgotar os bilhetes (se esgotarem hoje). Só não vê quem não quer.

      Eliminar
    4. O caro anónimo não pode avaliar a massa e o entusiasmo sportinguista unicamente pelos detentores de gamebox. Não caia no mesmo erro da direção.

      Eliminar
  7. Atenção saudosistas de Godinho Lopes, Bettencourt e Soares Franco: continuam a alimentar a invenção dos pasquins?

    ResponderEliminar
  8. Sabendo como é o Pinto da Costa, de certeza que só deixará cair o espanhol se poder ir buscar o Jesus ou o Marco Silva, porque assim atingirá um dos rivais. Mas isso não significa que o Jesus ou o Marco Silva queiram ir para o Dragão. E aliás é muito provável que o Lopetegui continue onde está, porque tem grandes hipóteses de ser campeão na próxima época se a equipa dele não sofrer grandes perdas. É preciso ver que se não tem havido o colinho lampiónico na primeira volta, este tosco tinha sido campeão já este ano.

    ResponderEliminar
  9. Eu mantenho-me na mesma, vou esperar pelo final da época para a avaliação sobre esta...As notícias que por aí aparecem são "piners" neste momento.

    ResponderEliminar
  10. A conferência de imprensa de BdC foi mais um momento surrealista, tendo felizmente sido interrompida a transmissão televisiva, para bem da imagem do clube, quando o Carvalho dava umas indirectas sobre o Marco Silva, e as vezes que os jornalistas dizem Marco, e a expressão cada macaco no seu galho... No fundo acabou por não dizer nada de relevante. Está tudo na mesma, foi mais um momento de vitimização e de desplante.

    É tudo tão reles, tão pelintra, que não há comunicação que lhe valha quando o problema é de falta de carácter.

    ResponderEliminar
  11. É sintomático que o BdC e a brunalhada se tenham picado por o Marco Silva ter dito que era uma sacanice associarem-no ao Porto e a Pinto da Costa, pois se acusaram o toque é porque se calhar têm a consciência pesada. Isto é claro como a água, mas são tão BURROS que nem percebem como se enterraram.

    Nenhuma pessoa bem intencionada interpretou a afirmação do treinador como um ataque ao presidente, uma vez que o primeiro tem todo o direito de se sentir indignado - se aquilo for mentira - e de achar que lhe fizeram uma sacanice. Mas uma vez que o último enfiou a carapuça, significa que há qualquer coisa, e que se BdC não está por detrás da "notícia" do dia, acaba de provar que já esteve por detrás de outras que visavam atingir o outro.

    Esta gente é tão burra, tão estúpida, tão infantil e tão reles que não tem explicação!!! É uma situação degradante para um clube desta grandeza e só vem mostrar mais uma vez que o Sporting está MUITO MAL representado e governado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aguenta, não chora. O belenenses é já ali ao lado, cheio de gente inteligente

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.