terça-feira, 4 de agosto de 2015

Boateng: entre o Prince e o Shikabala?

A chegada hoje anunciada pela generalidade dos meios-de comunicação social de Kevin Prince Boateng ao Sporting parece uma daquelas noticias da "silly season" que, pelos vistos, e apesar de toda a improbabilidade e incredulidade que se lhe associa, está a um passo de se tornar real.A confirmar-se é uma jogada de alto risco, bem maior do que a assumida na contratação de Teo Gutierrez. Desde Maio deste ano que as funções do jogador no clube alemão se limitavam apenas a cobrar a parcela mensal dos oito milhões de euros anuais do respectivo contrato.

Boateng vem de dispensa sem honra nem glória, da qual ficou muito por dizer, mas que no essencial deixa em causa o seu compromisso com a profissão que lhe deu tudo. O jogador carrega  atrás de si não apenas o talento indiscutível para ser um grande jogador de futebol, como a fama e o proveito de ser um personagem complicado, com uma atracção fatal pelo desnecessário show-off. Este tanto pode ser um inofensivo moon-walking por ocasião da celebração do scudetto de 2011, (siga o link, porque vale a pena ver) em Milão, ou apresentar-se num controlo antidoping de telemóvel, garrafa de cerveja e cigarro, como a foto de Fevereiro abaixo documenta.
Como pode ser o jogador que esteve em Milão e marcou golos como que os que se podem ver aqui, sendo o último da compilação o que marcou ao Barcelona e concentraram sobre si todas as atenções.

É muito provável que JJ olhe para  Boateng e o veja mais como um centro-campista para jogar a "8", ao lado do trinco - recuá-lo para "6" não está assim tão fora de hipótese, mas ainda assim pouco provável - do que fazê-lo regressar a posições mais adiantadas no terreno, mas onde não foi particularmente feliz, sobretudo na sua passagem por Inglaterra (Tottenham, ou pelo fracassado projecto Portsmouth). 

Apesar de demonstrar um indiscutível talento, foi apenas em Milão, jogando mais atrás, onde chegou via Génova e por quinze milhões de euros, que o conseguiu confirmar. A sua chegada ao Schalke, pelo mesmo preço, não deixou de constituir uma grande surpresa para todos, até para Jürgen Klop - que o treinou uma temporada por empréstimo do Tottenham em 2009 - que então terá deixado escapar um incrédulo "Why Schalke?...", quando todos lhe apontavam voos mais altos que o clube da Weltins Arena.

Diga-se por curiosidade já vimos este ano Boateng em Alvalade, mas ainda com a camisola azul do Schalke 04, mais propriamente no dia 5 de Novembro, mas apenas por vinte e cinco minutos e sem deixar grande impressão. 

Sem dúvida que o Sporting contrata um grande jogador. A comparação com Shikabala só se estabelece caso ele acabe por confirmar a propensão para a polémica, porque o talento e o passado dos jogadores estão a várias galáxias de distância. Veremos quem ele quer ser - se um Prince do futebol se um ignoto Shikabala - e se o risco implícito da sua contratação compensa.

10 comentários:

  1. Contratação que não percebo. Engordar a folha salarial (e suponho que muito) com um jogador problemático, em fase descendente da carreira e pouco mediático (não tem nem de perto nem de longe o poder mediático do Casillas para chamar holofotes e patrocinadores).
    Até estar confirmado, ainda espero que seja tudo mentira.

    ResponderEliminar
  2. Uma vergonha o que jj está a fazer e vai continuar a fazer ao plantel do clube, O próprio ruiz, mané é inferior? A ganancia do bruno em ganhar vai dar um furo, a ver vamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. inferior o mané ainda esta a milhas do ruiz

      Eliminar
  3. Percebo a tentação, na medida em que a única forma de o Sporting contratar um craque é ir buscar um que esteja em desgraça e reabilitá-lo.

    Percebo também que o Sporting acredite que, com Jesus no banco, a reabilitação seja possível e que deposite grande fé nesse processo.

    Mas não me parece que os possíveis benefícios justifiquem o risco desta jogada, ainda mais quando temos dois jogadores com enorme potencial para a mesma posição: Adrien e João Mário. Ambos podem jogar a 8 ou a 10 e desenrascam a 6 (ou seja, fazem exatamente o mesmo que Boateng).

    Espero que não se concretize.

    Por outro lado, temo que os rumores que dão conta de um enorme interesse do Schalke em Carrillo (que se tornou conhecido logo após a eliminatória da CL e que tem vindo a ganhar força nos últimos dias) estejam por trás desta manobra.

    Se o carrillo sair, ficamos com o Gelson como único extremo de raíz no plantel (para mim, Mané e Bryan, sobretudo o primeiro, são para jogar no meio).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JJ não usa extremos puros, usa extremos que fazem muitos movimentos interiores para o centro e os laterais sobem para dar largura, Bryan e Mané é o ideal para JJ e Gelson faz muitos movimentos interiores com qualidade.
      Carrillo perde qualidade quando flete para o centro do terreno, só desiquilibra na ala.
      Creio que Boateng virá para jogar na linha e fazer o mesmo que Ruiz

      Eliminar
  4. Caro relva, voce parece ansioso para que as coisas corram bem. É bom de ver.

    ResponderEliminar
  5. 7.5m de Euros de salario? 2.5 liquido e o Boateng, segundo o que se diz ja aceitou baixa-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O número "8 milhões", e não 7,5 milhões, vem descrito em diversos sites, não foi inventado por mim.

      Eliminar
  6. A ser verdade, o Sporting traz até si uma autêntica doença, alguém que contrária a união, fome de vencer e bom ambiente num plantel que está a evoluir muito bem.

    Isto estava a correr bem demais... Afinal, ainda somos o verdadeiro Sporting.

    Julgava que se tinha aprendido a lição com o egípcio maluco, com bojinov e Elias.

    Será um grande murro na minha confiança para o futuro próximo e veremos quem sairá para entrar está batata quente que ninguém queria.

    ResponderEliminar
  7. Craque com talento fantástico mas atitude de bad boy que pode deitar tudo a perder.
    Em condições normais será titular e 1 claro upgrade as soluções existentes, caso venha para criar problemas será naturalmente afastado por uma estrutura que nao tolera esses comportamentos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.