segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dispensas: confirmações, desilusões e mistério. Sporting em vantagem para a Supertaça

Não há ainda uma lista definitiva de dispensas do actual plantel, mas pode-se entender, pelas opções já feitas, que há pelo menos um esboço, já muito perto da versão final. Sobre esta matéria JJ não confirmou nem desmentiu o que se vai dizendo, justificando apenas a escolha dos apresentados a "dois jogadores por posição" (mais 3 guarda-redes). Pelo menos o número de jogadores pode já estar definido, vinte e cinco, mas, com os "dossiers Carrillo e André Martins" por fechar e ainda com muitos rumores a circular, a composição final pode ver alguns nomes riscados da lista.

Confirmações:
Os nomes de Capel e Rosel na lista de dispensas não são de todo surpreendentes, atendendo ao tempo que lhes foi dado nesta pré-época. Capel desde a sua chegada que realiza uma curva descendente e já ninguém se parece lembrar dos cânticos entoados em seu nome. Rosel não pegou o ano passado. Também não surpreende ninguém que, das contratações da temporada passada, apenas Paulo Oliveira, Jonathan e Ewerton tenham bilhete para a viagem deste ano. Este ano já ninguém perguntará porque não jogam Héldon, Slavchev, Gauld, por exemplo. Tal deve-se em grande parte à autoridade e prestigio de JJ que ninguém, da direcção da SAD aos adeptos, passando pela comunicação social, se atreve, pelo menos para já, a questionar.

Desilusões
Não escondo a minha desilusão pessoal pelas ausências de Iuri Medeiros e Labyad. Sobretudo do primeiro, a quem espero ver actuar num clube da I Liga este ano. Mas, por favor, não o U. Madeira de Norton de Matos. Já o regresso a Arouca, agora de Vidigal, poderia ser interessante. Meia desilusão por Miguel Lopes, que não só não é inferior a nenhum dos laterais - até me parece ligeiramente superior - mas, para lá das qualidades profissionais, ser um Sportinguista. Dos futebolistas do actual plantel é talvez aquele que revelou sempre uma enorme consideração e compreensão para com os adeptos e tal deve ser realçado. Os zero minutos para Viola também cabem neste parágrafo, era dos jogadores cujas características me pareciam interessantes no 4x4x2 de JJ.

Mistério
Chama-se Ciani o mistério, cuja justificação para a ausência na apresentação foi uma gastroenterite. Ora, não é demais lembrar que Ewerton e William se apresentaram de "canadianas" o que leva a supor que, se é mentira o rumor de hoje que o francês está de partida, que o jogador só não se apresentou porque não dava jeito nenhum ir de... fraldas.

Sporting em vantagem para a Supertaça
Muito se tem falado do percurso decepcionante do nosso rival na pré-época. Não o vejo (ao percurso) como surpreendente. Como agora tanto se diz, "a estrutura" preferiu uma digressão, sem dúvida prestigiante e bem remunerada, ao tradicional estágio de pré-época em bom recato. Complementarmente mudou de treinador e perdeu jogadores importantes sem substitutos aparentes, bem como mantém a indefinição relativamente a alguns dos melhores que ainda restam e ainda por cima escolheu adversários quase todos eles de valor.

A vantagem do Sporting neste momento é evidente. Mas apenas no que diz respeito à componente anímica, que depressa se esvai às primeiras contrariedades*. A técnico-táctica e apuramento de forma colectivo é apenas aparente e carece de confirmação em jogo oficial. Não é altura de deitar foguetes e a festa, a existir, deve ser breve apenas quando o caneco estiver prestes a ser entregue nas mãos de Adrien que, ao que parece, é o novo capitão.

*acrescentado ao post inicial para melhor representar o espírito do parágrafo.

6 comentários:

  1. Não gosto deste excesso de confiança. Ainda não ganhamos nada. O facto de sermos neste altura coletivamente muito superiores ao Benfica deve dar-nos confiança para o campeonato, não para uma competição que se decide em 90 minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu post não há qualquer excesso de confiança. A vantagem anímica não é tão importante como a superioridade colectiva e individua. Daí a última frase do texto.

      Eliminar
  2. "coletivamente muito superiores ao Benfica!

    Epá, clama com isto. Não há qualquer razão para exageros deste teor depois de 4/5 jogos.
    Não faz sentido.

    ResponderEliminar

  3. Não vi o jogo contra a AS Roma. Dos anteriores, ou seja, do torneio na África do Sul, não fiquei mt entusiasmado, apesar de algumas boas indicações, o que tendo em vista as circunstâncias deste inicio de época, o tempo de trabalho do novo treinador e de novos jogadores, é perfeitamente normal.
    Costuma dizer-se que nem os ciganos gostam de ver bons inícios aos filhos... Por isso, encaro com naturalidade as eventuais falhas que se possam ainda notar.


    Sobre o próximo embate contra o SLB para a Supertaça, não estou nem alarmado,nem excessivamente confiante. Qlq resultado, com excepção de goleada aplicada ou sofrida, será por mim encarada com naturalidade. Independentemente de favoritismos (sempre algo subjectivo qd competem duas equipas sem desníveis de qualidade mt acentuados) é nosso hábito (dos sportinguistas) respeitar todos os adversários e convém não esquecer que vamos lutar contra o actual bi-campeão.

    ResponderEliminar
  4. Muitos sportinguistas estão com grande confiança para a super taça. Mas nestes jogos a precaução manda guardar os foguetes para a festa. Festejar por anticipacão, a conta de uma pré época negativa do adversário, não me parece aconcelhavel.
    Labyad. ...o gajo tem bons pés. Mas pelo seu passado, é bom que não fique. O Sporting de hoje é diferente do Sporting de Godinho Lopes. Espero é que desta vez o consigam vender. Ele ainda tem o passe na Doyen, certo ?
    O Viola igual. Embora este nunca tenha criado historias. Mas grande parte do passe pertence a um fundo ! Vamos valorizar activos dos outros ? Além disso, também não é nenhum fenómeno.
    Iuri Medeiros teve azar. O Jesus olhou para o plantel e tinha 2 escolhas : ele ou o gelson. Acabou por ficar de fora. Mas penso que no futuro voltará.
    Gauld é craque. O miúdo é bom de bola ! Mas com Jesus a treinar não sei se algum dia terá oportunidade. O estilo franzino, aliado a posição que ocupa, são factores que o jj geralmente não gosta. Mas aqui ou noutro clube qualquer, este miúdo vai mostrar capacidade. Quem o crítica, um dia destes engole o sapo !
    E que novela é essa com o Ciani ? Invenção sua ou invenção de algum jornal ? Não li nada sobre isso.

    MLV

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.