segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Arouca-Sporting: posta servida à sobremesa

Noite fresca em Arouca para receber o comandante da Liga. Sem surpresa, o Sporting puxou dos galões e assumiu a iniciativa do jogo e o Arouca remeteu-se à expectativa. Apesar de mandar no jogo, o Sporting não foi muito assertivo nas suas acções.

Procurando a progressão com base numa teia de apoios, revelou muito pouco acerto inicial nas tabelas e assistências, especialmente por intervenções deficientes de Teo e especialmente Slimani, com Ruiz muito lento a decidir, perdendo-se a sequência das jogadas.

Do outro lado a defesa subida do Arouca com Nuno Coelho a  juntar-se ao quarteto defensivo, preocupado com Teo. Apesar do muito espaço que ficava nas costas Slimani, ao invés de explorar a profundidade, era visto frequentemente ao lado dos Nunos do Arouca (Coelho e Valente), o que facilitava consideravelmente a tarefa defensiva dos da casa.

Nas iniciativas atacantes o Arouca contava com uma ala esquerda muito activa, onde um Roberto particularmente acutilante, dava muita profundidade e largura. Contava com o apoio de Lucas Lima, a que se juntava Zequinha, infernizando a vida a João Pereira.De forma atípica, vimos muitas vezes o Sporting privilegiar o jogo directo, prescindindo de William na construção que, ao contrário do habitual, descia poucas vezes para entre os centrais.

Apesar da superioridade esperada,  os lances de perigo real ou de golo eminente foram praticamente inexistentes, não por falta de jogadas com potencial, mas sobretudo pela falta de acerto no último passe ou no remate. Fica o exemplo, entre outros, do remate deficiente de Teo, após Ruiz ter descoberto João Pereira e o centro deste ter deixado o colombiano em excelente posição para fazer muito melhor do que “aliviar” a bola pela linha do fundo.

Na segunda parte os técnicos começam a intervir  na partida de forma forçada ou involuntária, (como foi o caso da saída de Jefferson por Esgaio) sem que isso alterasse significativamente o cariz da partida. Assinale-se o contributo do lateral que, surpreendentemente, não deixou que o nome de Jefferson fosse muitas vezes lembrado.

À medida que o tempo decorria o Arouca ia confiando cada vez mais, chegando mesmo a criar um lance de golo iminente. Do lado Sporting instalava-se alguma sofreguidão, com Slimani a revelar total ineficácia, quando lhe bastava ter encostado em frente à baliza.Quando tudo parecia estar encaminhado para a divisão de pontos, Slimani consegue aquilo que tanto procurou mas nunca lhe tinha sido permitido e o jogo encontraria um vencedor. 

O Sporting conquistaria assim os três pontos, vendo premiada a vontade dos jogadores sobre a qualidade do desempenho, que esteve longe de ser brilhante. Como diria o outro, nem só de ópera se fazem os campeões.

1 comentário:

  1. O scp segue o seu caminho tendo já despachado três das 5 deslocações mais difíceis (luz, vila do conde, arouca em arouca, braga e porto). Ontem creio que era difícil fazer muito mais, campo pequeno e pesado, equipa bem fechada. Honestamente, perto do fim, pensei para comigo que se empatássemos seríamos campeões, já que gostei da 2a parte do scp (não pude ver a primeira).

    Espero que não vacilemos em casa, já que fora estamos a corresponder de forma excelente (pena o incompreensível empate no bessa, dada a falta de qualidade do boavista).

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.