domingo, 20 de dezembro de 2015

Ter ou não ter estofo de campeão, eis a questão

Não vale a pena perder muito tempo com o jogo com o União da Madeira, que ditou a primeira derrota no campeonato. Vários factores se conjugaram entre si para ela acontecer:

- Há jogos assim. Neste campeonato já ganhamos jogos com muito menos número de oportunidades criadas. A equipa pagou pela falta de eficácia. 

- Muita displicência na hora do remate aquando das oportunidades criadas, que até foram várias; Ao contrário do que viria a acontecer, parecia ser o entendimento dos jogadores que se não marcassem no momento marcavam depois. No futebol o depois pode nunca existir.

- A mesma displicência a defender na única oportunidade do adversário. Tudo muito devagar a reagir num lance que nem foi particularmente rápido.

- Com Ruiz a acusar desgaste evidente, não há jogadores capazes de criar desequilíbrios por iniciativa individual, quando os argumentos de ordem colectiva escasseiam, como foi o caso de hoje. Ainda assim não é seguramente tirando Ruiz para dar o lugar a Tanaka que se muda o destino de um jogo como o de hoje. Ou que se esconde Matheus até estar a perder.

Todas as derrotas são amargas. Esta é também dolorosa porque não só nos pode fazer perder a liderança da Liga, como obriga a mudar significativamente a estratégia para o próximo jogo que, como se sabe, é precisamente com o FCPorto. Com vantagem na classificação havia uma margem para gerir, agora torna-se imperiosa a necessidade de ganhar, para recuperar a liderança.

Jogos assim são comuns quando uma equipa vem de uma derrota onde se hipoteca um dos objectivos da época. Ou são meramente casuais, afinal é futebol. É em momentos como este que as equipas se revelam. Veremos então nos próximos jogos se esta equipa tem ou não o espírito  e a determinação de que se fazem os campeões. 

8 comentários:

  1. Se queres que te diga, este resultado foi o melhor que nos podia acontecer antes de recebermos o FCP. Partindo do princípio de que eles ganham à Académica, teremos de entrar para ganhar, e o Jesus não vai ter muito por onde inventar. Vai pôr a melhor equipa em campo. E acredito plenamente que a nossa melhor equipa ganha à melhor equipa do Porto. Jogaremos como mais gostamos: a atacar. Sem invenções, sem alterações de estratégias. Nunca nos demos bem com defesas de resultados... Sabes como sou: quando acontecem coisas más, há que procurar rapidinho pelo que de bom possa daí advir. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "este resultado foi o melhor que nos podia acontecer antes de recebermos o FCP"
      Sinceramente não consigo entender este princípio. No Sporting, perder seja em que circunstâncias for, seja contra quem for, é péssimo. Perder pela primeira vez na competição, deixar de depender-mos só de nós para continuar na lideraça isolada, precisamente na véspera de recebermos um dos maiores rivais, o principal neste momento, precisamente quem poderia vir a Alvalade para ficar a 5, se não a 7 pontos. Sabendo, como infelizmente se sabe, que um coisa é o clube da fruta entrar contra a Académica em Contumil sabendo que com uma vitória, entra em Alvalade líder isolado, e outra é entrar contra a Académica em Contumil sabendo que vai entrar em Alvalade pelo menos com dois de desvantagem, antes do fim da 1ª volta. Tudo isto na semana que perdemos a defesa da Taça de Portugal. Perdemos duas vezes seguidas ja nao acontecia há não sei quanto tempo. Na semana do Natal, que como se sabe, historicamente é uma semana decisiva para nós.
      Então isto é o melhor que nos aconteceu?!? Não consigo entender. Ah mas é que assim o Jesus mete a melhor equipa. Mas o que é isso de meter a melhor equipa? Mas quê iamos contratar o plantel do Desportivo de Caneças, pra ele meter contra o Porto? Mesmo que o fizessemos, como se sabe nao iria ser possivel inscrevê-los a tempo de jogarem dia 2. Seja quem for que ele leve para campo dia 2, vai ser a melhor equipa, porque se assim não fosse não estariam no plantel do Sporting.
      Não dá para entender como é que se sendo do Sporting se considera a derrota o melhor resultado que se poderia ter.
      Feliz Natal

      Eliminar
    2. Pedro R,
      tenho a certeza que a Ana não ficou feliz ou sequer indiferente com a derrota. Percebo o que ela quer dizer: o foco de JJ e da equipa será outro depois deste resultado.
      Contudo não estou inteiramente de acordo, como aliás expressei no post. Estou convicto que as nossas possibilidades aumentariam se o FCP não pudesse vir aqui jogar para defender o lugar e, ao invés, estivesse obrigado a procurar um resultado.
      Obrigado e Feliz Natal também.

      Eliminar
    3. Claro que não fiquei contente. Se ler a minha última frase, constatará que é o pensamento que me atenua um bocado o imenso sentimento de frustração. "Always look on the bright side of life" é lema que faço por seguir. :)
      Lembro que a última vez que o Jesus montou uma equipa para garantir um jogo que representaria o título... perdeu-o no último minuto, precisamente contra o mesmo adversário, ao serviço do Benfica. O mesmo nos aconteceu a nós com o Peseiro. Só há uma maneira de como o treinador terá de encarar este jogo, que é a única de que tanto gosto, e que o Pedro também, decerto: é para ganhar!
      De qualquer das maneiras, deixe-me fazer uma correção: continuamos dependentes de nós próprios para ganhar o campeonato. Só se perdermos o jogo de dia 2 é que teremos de começar a rezar a Jesus, que não o nosso, para que os adversários tenham deslizes.
      Boas Festas!

      Eliminar
  2. Espero que os adeptos do SLB não leiam este meu comentário como sinal de "azia" minha ou "desrespeito". Leiam-no à luz do que é o Futebol:
    - O Sporting perdeu em Braga, jogando melhor que o Benfica, que lá ganhou.
    - O Sporting perdeu com o União, jogando melhor que o Benfica, que lá empatou.

    É futebol.

    Este jogo foi o espelho da falta de humildade e enorme arrogância revelada pelo Presidente do clube durante toda a semana. Os exemplos chegam de cima.
    Espero que reflicta sobre isto e procure-se mudar rapidamente.

    Receber FCP, ir a Setúbal e receber Braga tem tudo para, em Janeiro, acabar o que só aí chega a meio: o sonho de vencer a Liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, nem mais. Primeiro ganha-se e depois é que se faz a festa. Com tanta fanfarronice e folclore pode-se dizer que andavamos mesmo a pedi-las.

      Abraço

      Eliminar
  3. Frustração imensa e impossível de não ficar a rodar em powerplay na cabeça que "quem não consegue ganhar a 'este' União...não merece ser campeão"...isto assim a quente.
    Agora, nada está perdido, mas provavelmente os índices de confiança reduziram alguma coisa.
    Bom, mesmo assim, lá estarei no Comboio Verde dia 2 de Janeiro para ver o nosso Sporting a dar uma resposta cabal a este tropeção.
    LdA, iremos "partilhar" o Comboio Verde? :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga dos Mancos.
      Partilhamos esse sentimento de frustração. Posso dizer até que são duas noites mal dormidas esta semana. Infelizmente, e apesar dos anos e do "calo" ainda continuo a reagir assim.
      Já tenho bilhete e viagem marcada para o clássico do dia 2 mas não irei no comboio verde. Ainda Não será desta.
      Abraço

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.