sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Sporting - Tondela: Trop Petit

Houve muito, muito pouco Sporting hoje. Falo daquele Sporting mandão e que quer ganhar o jogo desde o primeiro minuto. Há algum mérito de Petit na forma como montou a equipa mas nada que não fosse nossa obrigação contrariar. Os primeiros vinte minutos foram tenebrosos, com perdas de bola consecutivas, a não permitir assentar o nosso jogo. 

Como as aselhices nunca vêm sós haveria de aparecer um penalty e consequente expulsão de Patrício. Não vale a pena entrar na discussão se foi ou não. A minha interpretação é que não é falta. Mas para perceber melhor a decisão do árbitro ficam as decisões que se seguiram, com faltas marcadas ao contrário, outras deixadas passar em branco, parecendo ter como objectivo final a desestabilização da nossa equipa. Enfim, nada de novo e que não tenhamos visto antes.

Ainda assim, e depois de ter conseguido, de forma brilhante, ter dado a reviravolta ao marcador em inferioridade numérica é profundamente frustrante acabar por sofrer um golo em contra-pé. O avançado do Tondela não estava fora-de-jogo, mas já não se pode dizer o mesmo de Jefferson, que estava nitidamente a dormir. 

Tinha dito aqui anteriormente que o jogo com o União da Madeira poderia ser o jogo mais importante na  busca do tão desejado titulo, caso os jogadores retirassem dele os devidos ensinamentos. O mesmo se pode dizer da euforia dos que pensavam que o jogo de hoje eram favas contadas. Este vai ser um campeonato duro, que provavelmente durará até aos últimos minutos. Vai ser preciso nervos de aço e atenção redobrada. E entretanto já lá vão sete pontos com algumas das equipas mais fracas do campeonato...

7 comentários:

  1. Como é que uma entrada daquelas nem sequer é falta?

    ResponderEliminar
  2. De início pensei que fosse penalti mas depois no intervalo vi bem o lance e acho que não foi penalti mas a verdade é que o Sporting entrou em campo como se o jogo fosse um treino. Não deve ser por acaso que só tem perdido pontos com as equipas mais fracas.

    ResponderEliminar
  3. penalty foi, mas duvido que fosse vermelho, a bola vem para tras...

    o que nao se admite é que:

    contra o ultimo classificado, desfalcado de 4 titulares, ate ao penalty e expulsao fez-se ZERO. velocidade... NULA.

    ora isto foi falta de mentalidade, aburguesamento depois de duas brilhantes prestacoes com braga e porto.

    os burgueses nao ganham campeonatos - no benfica, o JJ aprendeu isso a custa de derrotas, portanto tem obrigacao de tirar conclusoes hoje e alertar os jogadores que todos os jogos sao iguais.

    ResponderEliminar
  4. Eh pá, eu sou sportinguista, mas desculpa, não sou cego. O Rui entrou a matar sobre o gajo, sem pensar muito bem nas consequências... Penalti claro e vermelho igualmente claro. Podemos discutir ou não é se houve falta antes. Mas o lance em si é claro... De resto, jogamos mal e porcamente, e o empate é merecido. Num campeonato como este, ganhar a Porto, Benfica e Braga, e mesmo assim, estar com tão poucos pontos de vantagem não é bom sinal.

    ResponderEliminar
  5. Para mim há duas formas para analisar a questão do penalty e não tem a ver com o facto de ser mais ou menos sportinguista.
    1- não é penalty como se pode ver pelas imagens na TV. O jogador do Tondela tropeça e vai em queda promovendo o contacto com Patrício que até joga a bola, como também se pode ver na repetição.

    2 Não tendo acesso às imagens em câmara lenta o árbitro tem que decidir na hora e sem ver a sua perspectiva do lance ninguém pode afirmar se decidiu se acordo com o que viu ou com o que quis ver. Tendo marcado penalty tem que se aceitar a expulsão de Patrício como consequência.

    Ora fosse apenas o penalty a actuação do árbitro não me levantaria suspeitas. Mas o que se seguiu obriga a constatar a má vontade do árbitro em relação ao Sporting. Faltas não marcadas ou marcadas ao contrário, paragens de jogo desnecessárias ou excessos de rigor que inevitavelmente enervam uma equipa que até estava a jogar mal e com dificuldades em encontrar a sua identidade. Tudo isto na primeira parte tendo na segunda exibido um critério diferente, mais próximo do que é a sua obrigação e expectável numa actuação imparcial.

    São estes "pormenores" que me deixam desconfiado em relação à arbitragem deste jogo em particular.

    ResponderEliminar
  6. Concordo absolutamente. Não seria verdadeiramente penalti, mas era difícil para o árbitro ajuizar. Mas o critério que usou em faltas sucessivas sobre os jogadores do Sporting foi...ridículo.

    E o pior é que sabemos bem como as coisas se passam nas áreas dos nossos competidores... Queria ver isto acontecer no dragão ou na luz....

    ResponderEliminar
  7. Leão, desculpa lá, mas independentemente de não ter sido uma boa arbitragem, o mesmo árbitro de quem desconfias é o mesmo que marcou penalti naquele lance da bola na cabeça...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.