quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Ter ou não ter estofo de campeão, William, Adrien, Spalvis

Ter ou não ter estofo de campeão
É muito frequente, em particular quando os jogos correm mal, como foi caso do último jogo, que os adeptos questionem as decisões do treinador, as prestações e o empenho dos jogadores. Frequente e natural. Já menos natural é que um mau resultado sirva para colocar em causa aquilo que é indiscutivelmente um bom trajecto no campeonato nacional e, ainda mais importante, um enorme salto qualitativo, que nos coloca a disputar no mesmo espaço tido como quintal privativo dos nossos rivais SLB e FCP. 

Quando se fala de falta de estofo de campeão a apreciação não pode ficar apenas limitada à prestação da equipa, mas deve-se estender também à reacção dos adeptos. Não há nada que justifique o pessimismo, mesmo considerando o facto de a liderança isolada se ter perdido. Desde logo porque, apesar do bom campeonato, o Sporting não deixou de ser um outsider, o mesmo é dizer que o menos favorito dos três concorrentes. 

Havendo ainda muito que decidir, não pode deixar de se constatar a vantagem que detemos no confronto directo com ambos os adversários e que dificilmente poderá ser anulada. O pessimismo é tão prejudicial como foi a basófia registada aqui e ali, quando tinhamos vários pontos de conforto a separar-nos dos segundos classificados. O que o Sporting mais precisa é de ter os pés bem assentes no chão, sem derrotismo ou euforias sem sentido. Isso também é ter estofo de campeão.

William Carvalho
Em breve vamos ficar a saber se a renovação pendente era o factor de distracção que o estava a arredar do que melhor pode dar a equipa. Provavelmente era apenas um dos vários factores, a que juntaria a auto-confiança. Os passes que tem falhado, e até linguagem corporal no momento de execução, são um sinal indicativo nesse sentido. Tenho uma certeza: não irá melhorar com os assobios, como os que foi brindado no jogo passado.

Adrien
Não o escondo, sempre foi dos meus jogadores preferidos da sua geração por lhe reconhecer um potencial que, todavia, tardava em demonstrar. A isso não terá sido alheio o facto de ter sobrevivido a vários anos de profunda instabilidade. Não é um sobredotado, mas as equipas não se fazem apenas de Messis e Ronaldos. Adrien, para lá das suas qualidades técnicas, pela sua vontade indómita de vencer, tem tudo para ser considerado um jogador à Sporting. Ao prolongar a sua ligação ao clube, e sendo já o capitão de equipa, tem tudo para escrever o seu nome junto ao lote exclusivo de jogadores cuja carreira é uma referência para os vindouros, sejam eles adeptos ou jogadores oriundos da formação.

Lucas Spalvis
Vamos ter que esperar para ver o que tem este jovem ponta-de-lança lituano para nos oferecer. Não é de todo um desconhecido, pois há vários apontamentos de scouting com o seu nome, em particular no capítulo de "jogadores promissores a bom preço". Esperemos que confirme a nota é o máximo que se pode dizer neste momento. Se assim for não deixará de se considerar uma boa jogada de antecipação num mercado tradicionalmente dominado por alemães, holandeses e eslavos (Rússia e Ucrânia).

13 comentários:

  1. Uma questão para o LdA:

    O que achou da estreia de Coates?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogre,

      Relativamente ao Coates, parece-me que pode vir a ser um jogador importante. Qualidade parece ter. A primeira impressão é positiva, pelo que é de esperar que, com mais tempo de jogo possa ainda melhorar, em particular o entendimento com o colega de sector, porque não sucesso individual que não comece por aí.

      Aí é que surge a maior preocupação, uma vez que Naldo e Oliveira não estão aptos e Ewerton é cada vez mais uma carta fora do baralho, quando podia estar a ser a agora a dupla natural. Vi vários jogos do Semedo em Setúbal, onde alternou o bom com o péssimo e parece-me não ter ainda maturidade para ser uma aposta segura. No entanto não lhe faltam condições físicas.

      SL

      Eliminar
  2. "o Sporting não deixou de ser um outsider" - mas se o Sporting é o clube que mais paga (e de longe!) ao seu treinador, significando isso um investimento brutal, como é que pode ser considerado "outsider"?!? Já tivemos 7 ou 8 pontos de avanço, mas como os perdemos passamos de "principais candidatos ao título" para "outsiders"?!? O último campeonato ganho já foi há mais de dez anos, mas pela história do SCP não somos sempre candidatos? Os "outsiders" não são aqueles clubes que muito de vez em quando se intrometem nos primeiros lugares, do género Paços de Ferreira, Braga, Estoril etc? É com estes que nos temos que comparar?
    Adorava estar enganado, mas o problema do William não é a renovação do contrato (que já agora só entra em vigor na próxima época), mas sim o facto de ter parado de evoluir. Isto é que tem que ser compreendido: o WC hoje em dia não é melhor do que o WC que apareceu na equipa principal do Sporting depois de andar emprestado. Estagnou ali.
    E o mesmo se pode dizer do Adrien... pouco mais que vulgar.
    Por tudo isto, e voltando ao título da publicação, não é bem falta de estofo, penso que é mais falta de qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vicente,
      É meu entendimento que o salto qualitativo de que falo no post é devido ao factor Jesus, pelo que o dinheiro que lhe é pago parece-me bem empregue. Infelizmente a qualidade disponível no plantel é inferior, em termos individuais, ao dos nossos rivais directos. Isso só não é reflectido na classificação porque colectivamente o Sporting tem sido quase sempre melhor.

      Eliminar
  3. "É meu entendimento que o salto qualitativo de que falo no post é devido ao factor Jesus, pelo que o dinheiro que lhe é pago parece-me bem empregue. Infelizmente a qualidade disponível no plantel é inferior, em termos individuais, ao dos nossos rivais directos. Isso só não é reflectido na classificação porque colectivamente o Sporting tem sido quase sempre melhor."

    Concordo em absoluto.

    Estofo de campeão para mim, não é nada mais nada menos, do que entrar todos os jogos para ganhar. Independentemente de maior ou menor pressão que possa haver.

    Este ano ja demos um bom exemplo do que é ter estofo de campeao. Tivemos um jogo menos conseguido, perdemos o primeiro lugar para o porto, de seguida recebemo-los em casa, e ganhamos sem espinhas. Estivemos a altura do que tinha de ser feito, coisa que a muitos anos não aconteçia.

    O estofo, penso eu, está lá.

    Agora o que faz falta, são 2 ou 3 jogadores la na frente, um pouco acima da media, que desbloqueiem jogos como os de segunda contra o rio ave. É o que tem valido ao benfica para estar onde esta...tem esses jogadores.

    E infelizmente isso não temos nos para já...acredito que gelson e matheus serão jogadores deste nivel num futuro proximo. Nós temos é muito trabalho, e temos tido querer.

    Este campeonato é um bom exemplo para se mostrar que se pode fazer mais com menos, mas jogando em equipa(Sporting). Que claro se pode fazer mais tendo muito, mas sem se saber bem como (Benfica). E que se pode fazer só porcaria, mesmo tendo muito mais do que os outros (Porto).

    ResponderEliminar
  4. Concordo praticamente a 100% com o seu texto dos seus comentarios

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida!
    O JJ é um treinador de classe extra e o Sporting durante muitos anos não percebeu que o treinador é uma peça fulcral.
    Creio que se os presidentes anteriores investissem num treinador de top, o Sporting tinha conseguido mais sucessos e o ilusionista que preside hoje ao clube não tinha tido uma passadeira estendida.
    As pessoas encaixam mal os empates e derrotas. Contudo, o percurso da equipa é bom e o JJ percebe do ofício. Não me parece haver razões para desespero. Há ciclos mais felizes e outros nem tanto.
    Mantenho inteira confiança na equipa.

    ResponderEliminar
  6. Concordo em absoluto.

    So una ressalva, o Spalvis é Lituano e não Nórdico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, correcção efectuada. De facto ele é lituano o mercado de onde provém é que é nórdico, a confusão nasceu daí.

      Eliminar
  7. "Creio que se os presidentes anteriores investissem num treinador de top, o Sporting tinha conseguido mais sucessos e o ilusionista que preside hoje ao clube não tinha tido uma passadeira estendida."

    Estranho entao, que tenha sido este "ilusionista" a ter a capacidade de ate agora, ter tido sempre treinadores de qualidade, culminando agora no Jesus que voce tanto elogia.

    Se este é um ilusionista, nao sei o que dizer dos outros.

    O senhor Bruno teve a passadeira estendida, porque os socios votaram nele. Nada mais.

    E se votaram nele foi porque viram nele o que não viam nos outros que contra ele concorreram. E porque em Março de 2013, no meio de tantos bons gestores, de tanta gente de bom nome e de qualidade, que se diz sportinguista e fala por aí, so apareçeram a vista, e tiveram coragem para isso, ele, o jose couceiro e o carlos severino.

    Os outros que nao devem de ser ilusionistas, fizeram um bom serviço ao Sporting, e nao apareçeram com ideias novas para o clube. Alguns ate diziam que nao havia nada mais a fazer...

    Este seu comentario caro anonimo, nao tem logica nenhuma, e é um bom exemplo de como criticar por criticar, onde acaba por elogiar no meio disto tudo, a pessoa que tenta visar.

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro C, estimo que se preocupe com a figura do sr Carvalho. É sempre curioso ver como qualquer crítica ao senhor, produz logo a reacção da guarda pretoriana.
    Era uma opinião lateral, nada mais. Mesmo assim, não passou no escrutínio da polícia do pensamento :)
    A questão central era o desânimo, quanto a mim sem razão, que invade os adeptos quando a equipa perde alguns pontos.
    A obra do sr Carvalho será avaliada à posteriori.
    Escolheu bons treinadores, sem dúvida. E ainda bem que o fez. Imagine um mau treinador a treinar os maus jogadores que ele compra...seria um fiasco completo.
    Os sócios escolheram este como antes haviam escolhido os outros. Que raio de argumento.
    Por acaso, os sócios mais ativos a divulgar o evangelho foram os que antes apoiaram a candidatura do PPC, que usava precisamente a mesma cartilha de ser contra uma tal de dinastia, etc.
    Hoje, o homem que antes tanto queriam que fosse presidente do Sporting é usado como bombo da festa contra a anterior direcção diabolizada para reforço motivacional do homem-novo, o tal Vasco.
    PPC, apenas porque serviu num cargo directivo ficou contaminado pela maldição lançada pelo sr Carvalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. ‎Ai ai  
      Há pessoas que só porque conseguem escrever três frases seguidas com agradável prosa devem pensar que temos de engolir os disparates que dizem.

      Não ligue ao meu primeiro parágrafo, não é a questão central ! ‎

      Tem noção da incoerência do seu bem escrito mas falacioso exercício opinativo?

      A obra do sr Carvalho será avaliada à posteriori.
      No entanto, chama - o de ilusionista. 
      Incoerência número um.‎

      Imagine um mau treinador a treinar os maus jogadores que ele compra...seria um fiasco completo. 
      Farpa desnecessária, e bem parva, Como se este presidente tivesse inventado as compras de jogadores. ‎
      Como o nao tenho tempo e paciência não lhe vou fazer esse trabalho, mas é fácil saber quantos jogadores nos últimos 20 anos vieram sem serem escolhidos pelo treinador .‎

      Os sócios escolheram este como antes haviam escolhido os outros. Que raio de argumento. 
      Ora, ainda bem que chegou ai.
      Que raio de argumento, in deed.‎
      Aí sim ilusionismo...tantas e tantas promessas. 
      Obviamente que votaram nesses, iludidos, ilusionados. Os salvadores do SCP. 
      A linhagem. 
      Votaram nesses mas convenhamos, havia alternativa ?!?‎
      Aliás, o ilusionismo é tanto que até desapareceram votos na primeira vez que bruno de carvalho foi a eleições ‎.‎

      Por acaso, os sócios mais ativos a divulgar o evangelho foram os que antes apoiaram a candidatura do PPC, que usava precisamente a mesma cartilha de ser contra uma tal de dinastia, etc.‎
      ‎Ligar BdC a PPC é, simplesmente, baixo nível .
      Posto isto, ‎quanto aos evangelistas, não sei quais conhece mas eu conheço muitos do evangelho segundo  Carvalho que repudiam e repudiavam o cristo(vao).‎
      Se calhar refere-se as claques, as que protegerem o paquette man godinho?!? 
      Mas a essas não lhes levo a mal, protegem quem lhes dá de comer...
      Antes rosnaram por Godinho como o farão por carvalho..‎.
      PPC, apenas porque serviu num cargo directivo ficou contaminado pela maldição lançada pelo sr Carvalho :) ‎‎
      Wtf?! Eu li mesmo isto?
      Um ex-pj corrupto e ladrão (claro que para a nossa comunicação social é bem mais relevante os meses de SCP que os anos de PJ, mas adiante), apenas serviu? 
      Serviu-se, era o que queria escrever?!‎ 
      Não entendo bem o que queria dizer mas parece que está a insinuar que o PPC era um anjo diabolizado por Carvalho?!
      Apenas serviu?!? 
      A sério?!
      A única coisa louvável do paquette man foi mandar este senhor para fora do SCP. 
      Responsável pela única mancha em termos de desportivismo vs corrupção associada ao nosso SCP. 
      (ainda assim, uma tentativa de incriminacao, em vez de corrupção activa).‎

      ‎‎
      Concluindo, sejam quais as razões, não entendo, não compreendo, neste momento ‎, a necessidade de "picar" o presidente do SCP, quem, conjuntamente com a sua excelente equipa, está a fazer um trabalho extraordinário de recuperação financeira e desportiva. ‎

      E não me venham com a treta da exigência. 
      Azia ainda entendo... agora a exigência.
      Exigência que,  estranhamente, parece que só surgiu depois de Bruno de carvalho ser eleito e, curiosamente, fazer bandeira de duas coisas exigência e transparência. ‎

      Claro que o homem, Como qualquer outro não está acima da crítica nem isento de erro.
      Mas daí a ilusionista vai um mundo.‎

      Se sabe alguma coisa que o preocupa, que prove que o ilusionista nos está a iludir, Como homem e sportinguista devia partilhar. 
      Eu ficaria agradecido.‎ 

      Não sou da Guarda pretoriana, nem sequer votei no homem.
      Mas tenho dois dedos de testa e nenhuma azia.‎
      ‎‎

      Eliminar
    2. Pois é. Até para mandar é preciso saber. E o Bruno sabe ! Acha obra do acaso, ou sorte a escolha dos treinadores ? Não me parece.
      Quantos aos jogadores medíocres...slimani, montero , naldo , Paulo Oliveira, nani, Jefferson, ewerton, ruiz, aquilani....não me parece que sejam medíocres. São bons ou muito bons. Se houve casos como naby sarr ou cisse , drame e afins, e porque se apostou em jogadores baratos, com margem para evoluir. O saldo financeiro e desportivo é positivo.
      Claro que não temos craques como no passado recente : jeffren, boulharouz, schars, oniewu, labyad, bojinov, evaldo....mas esses craques foram na altura em que havia cheques grandes e vassouras em Alvalade. Alturas de grande glória para o clube, como aquele sétimo lugar...

      MLV

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.